• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Julian Assange é condenado a 50 semanas de prisão em Londres

Governo brasileiro minimiza dimensão dos incêndios na Amazónia

 
 
O Governo brasileiro minimizou hoje as dimensões dos incêndios que lavram na Amazónia, declarando que os fogos "não estão fora de controlo" e que a maioria se encontra no "nível mais baixo" de emergência.
 
Num comunicado enviado à agência Lusa, intitulado "nove factos sobre os incêndios na Amazónia", o executivo brasileiro defende que todos os anos ocorrem incêndios florestais no Brasil, e que o país está, precisamente, a atravessar "o período crítico de ocorrência de queimadas"
 
O governo brasileiro refere ainda que os recursos financeiros disponibilizados para o controlo de fogos permanecem em níveis similares ao passado recente, e que 2.409 "brigadistas de incêndio" do Governo Federal estão à disposição dos executivos estaduais para atuar no local, frisando que se trata de um "contingente acima da média de anos anteriores".
 
"O Governo Federal está a atuar, por meio do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), assim como em conjunto com os estados, para conter os focos de incêndios", refere o comunicado.
 
O executivo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, insistiu que o país é uma "referência mundial" no combate terrestre aos fogos florestais, e que coordena a Rede Sul-Americana de Incêndios Florestais, providenciando treino e assistência a outros países.
 
A informação deste comunicado colide com outros dados também divulgados.
 
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro (Inpe) informou que o número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazónia a região mais afetada.
 
Foram várias as figuras internacionais que se mostraram preocupadas com a situação da Amazónia, como é o caso dos chefes de Estado da França e Alemanha, assim como o primeiro-ministro do Canadá.
 
"A nossa casa está a arder. Literalmente. A floresta Amazónia, o pulmão que produz 20% do oxigénio do nosso planeta, está em chamas. É uma crise internacional. Membros da cimeira do G7, vamos discutir esta emergência de primeira ordem em dois dias", pediu o chefe de Estado francês.
 
A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa áreado planeta.
 
Com cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, a Amazónia inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).
 
Notícias ao Minuto | Lusa
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/governo-brasileiro-minimiza-dimensao.html

Artigos relacionados

Crime ambiental em ribeira de Tires
Crime ambiental em ribeira de Tires SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA: cascais24.cidadaoreporter@g... 34 views Tue, 17 Sep 2019, 03:15:38
Como o Sínodo da Amazônia revela a lucidez política do papa Francisco
Como o Sínodo da Amazônia revela a lucidez política do papa Francisco Só a Divina Providência poderia prever que um encontro internacional sobre a Amazônia, convocado há dois anos, coi... 22 views Tue, 17 Sep 2019, 14:31:37
Moro visita Bolsonaro no hospital: 'o homem é forte'
Moro visita Bolsonaro no hospital: 'o homem é forte' © AP Photo / Eraldo Peres O ministro da Justiça, Sergio Moro, fez uma visita neste domingo (15) ao president... 27 views Mon, 16 Sep 2019, 01:04:47
Mais escolarizados também começam a abandonar Bolsonaro
Mais escolarizados também começam a abandonar Bolsonaro A nova pesquisa Datafolha traz indícios de que a erosão na avaliação do governo Jair Bolsonaro acelerou ... 46 views Tue, 03 Sep 2019, 17:44:39
Dallagnol, enfim, admite autenticidade de conversas da Vaza Jato
Dallagnol, enfim, admite autenticidade de conversas da Vaza Jato A exemplo da procuradora Jerusa Viecili – sua colega na operação Lava Jato em Curitiba (PR) –, Deltan Dallagnol re... 33 views Sat, 31 Aug 2019, 15:05:16
Solidariedade com os povos afectados pelos fogos na Amazónia
Solidariedade com os povos afectados pelos fogos na Amazónia Têm vindo a deflagrar dramáticos incêndios na Amazónia, afectando em particular o Brasil e as populações indígenas d... 28 views Thu, 29 Aug 2019, 13:44:07

Ambiente, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 38

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate