• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Governo brasileiro minimiza dimensão dos incêndios na Amazónia

Governo brasileiro minimiza dimensão dos incêndios na Amazónia

 
 
O Governo brasileiro minimizou hoje as dimensões dos incêndios que lavram na Amazónia, declarando que os fogos "não estão fora de controlo" e que a maioria se encontra no "nível mais baixo" de emergência.
 
Num comunicado enviado à agência Lusa, intitulado "nove factos sobre os incêndios na Amazónia", o executivo brasileiro defende que todos os anos ocorrem incêndios florestais no Brasil, e que o país está, precisamente, a atravessar "o período crítico de ocorrência de queimadas"
 
O governo brasileiro refere ainda que os recursos financeiros disponibilizados para o controlo de fogos permanecem em níveis similares ao passado recente, e que 2.409 "brigadistas de incêndio" do Governo Federal estão à disposição dos executivos estaduais para atuar no local, frisando que se trata de um "contingente acima da média de anos anteriores".
 
"O Governo Federal está a atuar, por meio do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), assim como em conjunto com os estados, para conter os focos de incêndios", refere o comunicado.
 
O executivo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, insistiu que o país é uma "referência mundial" no combate terrestre aos fogos florestais, e que coordena a Rede Sul-Americana de Incêndios Florestais, providenciando treino e assistência a outros países.
 
A informação deste comunicado colide com outros dados também divulgados.
 
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro (Inpe) informou que o número de incêndios no Brasil aumentou 83% este ano, em comparação com o período homólogo de 2018, com 72.953 focos registados até 19 de agosto, sendo a Amazónia a região mais afetada.
 
Foram várias as figuras internacionais que se mostraram preocupadas com a situação da Amazónia, como é o caso dos chefes de Estado da França e Alemanha, assim como o primeiro-ministro do Canadá.
 
"A nossa casa está a arder. Literalmente. A floresta Amazónia, o pulmão que produz 20% do oxigénio do nosso planeta, está em chamas. É uma crise internacional. Membros da cimeira do G7, vamos discutir esta emergência de primeira ordem em dois dias", pediu o chefe de Estado francês.
 
A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo e possui a maior biodiversidade registada numa áreado planeta.
 
Com cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, a Amazónia inclui territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (pertencente à França).
 
Notícias ao Minuto | Lusa
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/governo-brasileiro-minimiza-dimensao.html

Artigos relacionados

Visita ao manicómio
Visita ao manicómio (Ruy Castro, in Diário de Notícias, 08/02/2020) O escritor brasileiro Nelson Rodrigues disse certa vez que o ve... 37 views Mon, 10 Feb 2020, 17:33:51
PSOL vai convocar Moro a explicar ausência de miliciano do clã Bolsona...
PSOL vai convocar Moro a explicar ausência de miliciano do clã Bolsona... 247 - A bancada do PSOL na Câmara anunciou que fará um requerimento para que o ministro da Justiça, Sérgio Moro,... 55 views Tue, 04 Feb 2020, 01:00:34
PT lança nota sobre epidemia, com críticas ao governo brasileiro e sol...
PT lança nota sobre epidemia, com críticas ao governo brasileiro e sol... 247 - Em nota da Secretaria de Relações Internacionais, o Partido dos Trabalhadores afirma que a epidemia de coronavír... 44 views Sun, 02 Feb 2020, 16:19:32
 Brazil for sale
Brazil for sale por Afonso Costa [*] O Fórum Econômico Mundial de Davos é um centro comercial às avessas:   em vez das lojas e... 46 views Sun, 26 Jan 2020, 15:00:00
Controle da catástrofe incendiária na Amazônia é desmentido pelo Inpe:...
Controle da catástrofe incendiária na Amazônia é desmentido pelo Inpe:...   247 - A notícia de queda no desmatamento em 2019 pode estar no mesmo patamar de credibilidade da alardeada... 92 views Tue, 14 Jan 2020, 22:35:38
Moro chorou ao saber que seria demitido e prometeu mudar de comportame...
Moro chorou ao saber que seria demitido e prometeu mudar de comportame...   Publicado no Blog do Rovai No dia em que foi avisado por um dos ministros militares que seria demitido por Bo... 46 views Tue, 14 Jan 2020, 22:23:15

Ambiente, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 63

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate