• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Julian Assange é condenado a 50 semanas de prisão em Londres
  • Ricardo M Santos in 'Manifesto 74'
  • Mundo

Lavar as mãos da Amazónia

 
Quando se fala no Fundo da Amazónia, patrocinado por países ricos, convém esclarecer quem contribui para esse fundo, no caso, Noruega e Alemanha, juntamente com a Petrobras. No caso da Noruega, ainda em 2018 uma empresa mineira cujo maior acionista é, espante-se, o governo da Noruega, esteve envolvida num caso de contaminação ambiental, que tentou esconder.
Os países ricos do Hemisfério Norte a decidirem o que é melhor para a Amazónia. Sem ter em conta, obviamente, o que são os interesses dos indígenas e dos trabalhadores. Já nem coloco aqui a evidente questão da soberania e o direito dos povos à auto-determinação.
Sobre os incêndios dramáticos da Amazónia, convém olharmos para dentro. É da Amazónia que vem alguma da carne que comemos, da madeira, do cobre, ferro, diamantes, chumbo, estanho e de outros minérios que consumimos. É de lá que saem petróleo e gás natural, bananas, borracha, laranjas, cacau, guaraná, óleos de coco, açaí.
Assim, a Amazónia é, ao mesmo tempo, um pulmão do mundo e um pulmão económico do Brasil que é explorado pelos países desenvolvidos.
Reduzir a importância económica da Amazónia na economia brasileira impõe uma mudança nos hábitos de consumo do mundo desenvolvido.
Por outro lado, seria necessário que o Brasil encontrasse formas de compensar as perdas gigantescas para o povo brasileiro que vive da exploração da Amazónia, empregados por grandes empresas de países ricos ou suas subsididiárias, o que é praticamente impossível no sistema económico vigente.
Neste momento, o desmatamento da Amazónia está ao nível dos anos 90 de Fernando Henrique Cardoso, demonstrando que o país recuou mais de 20 anos nesta questão.

Como se vê pelo Fundo da Amazónia, não é o assistencialismo que vai resolver o drama dos povos indígenas da Amazónia e do povo brasileiro que vive da exploração florestal. É a mudança do sistema económico vigente, que nos faz esquecer que também há Amazónia quando não arde e é de lá que vem muito do que usamos todos os dias e nem pensamos nisso.

O norte rico quer manter o seu quintal a sul, sem pensar em quem lá vive. Simultaneamente, a ONU continua inerte, tirando o já célebre "Guterres preocupado", desta vez com situação na Amazónia".

 
O problema da Amazónia e do Mundo é político e económico. E chama-se capitalismo.

Ver original em 'Manifesto 74' na seguinte ligação:

http://manifesto74.blogspot.com/2019/08/lavar-as-maos-da-amazonia.html

Artigos relacionados

Temer chama impeachment de Rousseff de golpe, diz que não o apoiou e c...
Temer chama impeachment de Rousseff de golpe, diz que não o apoiou e c... © Folhapress/ Daniel Marenco No programa Roda Viva, o ex-presidente do Brasil, Michel Temer, afirmou "jamais... 30 views Tue, 17 Sep 2019, 13:58:19
Expulsão das populações e «ilegalidades» marcam exploração da Belo Sun...
Expulsão das populações e «ilegalidades» marcam exploração da Belo Sun... A presença da multinacional canadiana na Volta Grande do Xingu (Sudoeste do Pará) entra em conflito com os habitantes ... 25 views Mon, 16 Sep 2019, 15:52:38
Bolsonaro prepara novo golpe trabalhista
Bolsonaro prepara novo golpe trabalhista Na surdina, sem consultar as centrais sindicais, Jair Bolsonaro acaba de criar um grupo especial para elaborar uma... 14 views Sun, 08 Sep 2019, 16:25:29
A Amazônia: Bem Comum da Terra e da Humanidade – de LEONARDO BOFF
A Amazônia: Bem Comum da Terra e da Humanidade – de LEONARDO BOFF   leonardoboff.com, 4 de Setembro de 2019 Leonardo Boff é eco-teólogo, filósofo e escritor. Le... 26 views Sat, 07 Sep 2019, 01:10:51
Intolerância: bar de refugiados em São Paulo sofre ataque
Intolerância: bar de refugiados em São Paulo sofre ataque Reprodução da Internet O Bar e Restaurante Al Janiah, em São Paulo, foi atacado neste domingo por um grupo qu... 55 views Mon, 02 Sep 2019, 17:46:54
Furacão Dorian atinge categoria mais alta, alertam meteorologistas dos...
Furacão Dorian atinge categoria mais alta, alertam meteorologistas dos... © AFP 2019 / NOAA O furacão Dorian, que está se dirigindo para o estado da Flórida, nos EUA, atingiu a categ... 36 views Sun, 01 Sep 2019, 22:44:14

Ambiente, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 45

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate