• Ricardo M Santos in 'Manifesto 74'
  • Mundo

Lavar as mãos da Amazónia

 
Quando se fala no Fundo da Amazónia, patrocinado por países ricos, convém esclarecer quem contribui para esse fundo, no caso, Noruega e Alemanha, juntamente com a Petrobras. No caso da Noruega, ainda em 2018 uma empresa mineira cujo maior acionista é, espante-se, o governo da Noruega, esteve envolvida num caso de contaminação ambiental, que tentou esconder.
Os países ricos do Hemisfério Norte a decidirem o que é melhor para a Amazónia. Sem ter em conta, obviamente, o que são os interesses dos indígenas e dos trabalhadores. Já nem coloco aqui a evidente questão da soberania e o direito dos povos à auto-determinação.
Sobre os incêndios dramáticos da Amazónia, convém olharmos para dentro. É da Amazónia que vem alguma da carne que comemos, da madeira, do cobre, ferro, diamantes, chumbo, estanho e de outros minérios que consumimos. É de lá que saem petróleo e gás natural, bananas, borracha, laranjas, cacau, guaraná, óleos de coco, açaí.
Assim, a Amazónia é, ao mesmo tempo, um pulmão do mundo e um pulmão económico do Brasil que é explorado pelos países desenvolvidos.
Reduzir a importância económica da Amazónia na economia brasileira impõe uma mudança nos hábitos de consumo do mundo desenvolvido.
Por outro lado, seria necessário que o Brasil encontrasse formas de compensar as perdas gigantescas para o povo brasileiro que vive da exploração da Amazónia, empregados por grandes empresas de países ricos ou suas subsididiárias, o que é praticamente impossível no sistema económico vigente.
Neste momento, o desmatamento da Amazónia está ao nível dos anos 90 de Fernando Henrique Cardoso, demonstrando que o país recuou mais de 20 anos nesta questão.

Como se vê pelo Fundo da Amazónia, não é o assistencialismo que vai resolver o drama dos povos indígenas da Amazónia e do povo brasileiro que vive da exploração florestal. É a mudança do sistema económico vigente, que nos faz esquecer que também há Amazónia quando não arde e é de lá que vem muito do que usamos todos os dias e nem pensamos nisso.

O norte rico quer manter o seu quintal a sul, sem pensar em quem lá vive. Simultaneamente, a ONU continua inerte, tirando o já célebre "Guterres preocupado", desta vez com situação na Amazónia".

 
O problema da Amazónia e do Mundo é político e económico. E chama-se capitalismo.

Ver original em 'Manifesto 74' na seguinte ligação:

http://manifesto74.blogspot.com/2019/08/lavar-as-maos-da-amazonia.html

Artigos relacionados

A República Partida e o Partido Fardado
A República Partida e o Partido Fardado As últimas semanas nos deram mais uma vez manifestação clara de que, ao contrário do que imaginavam os mais esperanços... 1 views Thu, 27 Feb 2020, 20:16:16
Brasil anuncia que repatriará cidadãos que vivem em Wuhan
Brasil anuncia que repatriará cidadãos que vivem em Wuhan Rio de Janeiro, 2 fev (Xinhua) -- O governo brasileiro anunciou neste domingo que repatriará todos os cidadãos do pa... 28 views Tue, 04 Feb 2020, 01:18:37
Homens, mulheres e crianças brasileiras pedem em carta que Bolsonaro c...
Homens, mulheres e crianças brasileiras pedem em carta que Bolsonaro c... 247 – O jornalista Guilherme Amado, da revista Época, obteve carta de brasileiros na China em que eles pedem que Jair ... 52 views Sat, 01 Feb 2020, 20:02:56
Uma leitura sobre bolsonarismo e conservadorismo
Uma leitura sobre bolsonarismo e conservadorismo Trata-se de movimento organizado erigido sob uma base teórica, ainda que questionável, tem pensamento estratégico,... 40 views Sat, 01 Feb 2020, 19:41:36
Bolsonaro usurpa memória das vítimas do Holocausto e mistura anti-semi...
Bolsonaro usurpa memória das vítimas do Holocausto e mistura anti-semi...   247 - Jair Bolsonaro ofendeu a memória das milhões de vítimas do nazismo no dia em que celebra-se a libert... 76 views Mon, 27 Jan 2020, 16:41:33
‘Nada foi feito’ diante das mudanças climáticas, diz Greta Thunberg em...
‘Nada foi feito’ diante das mudanças climáticas, diz Greta Thunberg em...     Rede Brasil Atual– A jovem ativista sueca Greta Thunberg afirmou nesta terça-feira (21) que é prec... 72 views Tue, 21 Jan 2020, 17:06:55

Ambiente, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 62

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate