• Carolina Maria Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'
  • Mundo

O liberalismo está obsoleto?

“O liberalismo está obsoleto”. Quem disse isso foi ninguém menos que Vladimir Putin, o poderoso presidente da Rússia, para a edição de 28 de junho do jornal inglês Financial Times. Ele disse mais. Em pleno G20 afirmou que a chanceler alemã, Angela Merkel, havia cometido um erro fundamental ao adotar uma política liberal para imigração do Oriente Médio. Merkel autorizou a entrada de mais de um milhão de refugiados na Alemanha, principalmente sírios, fugindo da guerra.

 

Putin disse que “A ideia liberal (…) está em conflito com os interesses de uma maioria esmagadora da população”. Para ilustrar o que seriam esses “interesses da maioria” afirmou que, embora, segundo ele, a Rússia não seja um país marcado pela homofobia, a disposição do Ocidente em abraçar a homossexualidade e a fluidez de gênero são excessivas “num mundo baseado em valores bíblicos”.

Em suma, disse, liberais já “não podem simplesmente ditar qualquer coisa para qualquer um, como vêm tentando fazer ao longo das últimas décadas”. O liberalismo ocidental perdeu espaço devido ao ressentimento com imigração, multiculturalismo e valores seculares.

O que me chamou a atenção ao ler esta notícia, além, é claro, de seu reacionarismo fundamental, foi a crítica ao liberalismo vindo da direita. Desde que o liberalismo dita as regras é a esquerda sua mais feroz opositora. Isso porque o liberalismo prega, grosso modo, estado mínimo e liberdade do setor privado em colocar seus preços, de acordo com a concorrência, e regulamentar sua força de trabalho, de acordo com a oferta e demanda.

Mas, se para exemplificar Putin fala de homossexuais, de qual liberalismo estamos falando?

Aí é que está. Para os americanos, e o presidente russo usar o termo liberalismo neste sentido, ser liberal é ser progressista, é abraçar o estado de bem-estar social. Ao dizer que o liberalismo está obsoleto, na entrevista, ele refere-se à pauta dos costumes, à pauta identitária, e não ao liberalismo econômico. Esta visão abrange sim a questão dos homossexuais, dos imigrantes e dos valores bíblicos a que se refere. Ele está errado, claro. A evolução de uma nação passa justamente por aceitar e afirmar todas as identidades humanas e por derrubar dogmas opressores. Meu ponto aqui, entretanto, não é nem desmontar a visão retrógrada de Putin, nem refletir sobre o esfacelamento do discurso da esquerda em diversas bandeiras específicas. É entender se o seu antiliberalismo abrange também um protecionismo econômico e um estado forte, ou se limita a dizer como as pessoas devem se comportar. Meu ponto é também trazer esta questão para a nossa realidade tropical, onde os conceitos de liberal e conservador estão juntos e misturados.

Bolsonaro, com seu Chicago Boy, Paulo Guedes, ganhou a eleição apresentando o liberalismo como farol da salvação econômica. Isso não condiz com seu histórico parlamentar, mais próximo de Cháves do que de Reagan. Desde sua posse, em janeiro, ele não parece muito afeito a lidar com assuntos da economia, os quais delega para o ministro. Mas, diversas vezes interferiu pesadamente em decisões “liberais” de Guedes, mostrando que ele, que nesta história representa o estado, é quem determina as coisas. A intervenção no preço do Diesel foi a mais escandalosa delas. Além disso, chamou a atenção o viés autoritário com o qual demitiu o liberal Joaquim Levy do BNDES por questões políticas e até mesmo pessoais.

O presidente e os ministros com os quais tem mais afinidade, que são dos da “ala ideológica” (Ernesto Araújo, Abraham Weintraub e Damares Alves) reiteradamente afirmam que a linha do governo é a da família patriarcal e dos dogmas religiosos. E fazem questão de apresentar aos brasileiros suas referências ao modo de ser. Talvez nisso ele esteja de acordo com Putim.

Paulo Guedes, entretanto, tenta ser liberal em meio aos desvarios do governo. Tenta defender e emplacar reformas austeras, antissociais e impopulares, justificando com cálculos e tabelas a necessidade do “ajuste”, como bom liberal.

Vivemos, então, o pior de dois mundos. Um liberalismo tosco, com menos proteção social e mais liberdade para exploração do capital, e um conservadorismo tosco, com o aumento da discriminação entre homossexuais, negros, mulheres, imigrantes. Em um real liberalismo econômico não faria sentido discriminar as chamadas “minorias” dado seu poder de consumo e de movimentação da economia. Por outro lado, de um estado que se diz mais conservador, espera-se maior proteção social, mais serviços públicos, maior regulamentação do trabalho.

Concluo que, embora haja globalmente uma reação conservadora ao liberalismo dos costumes, que Putin diz estar obsoleto, ele é um caminho sem volta. Hoje a humanidade já tem um repertório acumulado que sustenta a luta pela liberdade, igualdade e pela emancipação das pessoas, sejam elas como forem. Na economia, em contrapartida, não são os estados, mas as grandes empresas, hoje atuando na era digital, que é ainda mais difícil de delimitar, que continuam ditando as regras, com base na concorrência, na oferta e na demanda.


Texto em português do Brasil


 

 

Ver original em 'O TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/o-liberalismo-esta-obsoleto/

Tags:

Artigos relacionados

 O que é 'capital fictício'?
O que é 'capital fictício'? por Marx Memorial Library O "ouro das fadas" nas fábulas infantis é dinheiro mágico – uma fortuna que logo se desfaz... 53 views Wed, 13 May 2020, 14:17:49
 O capital em coma induzido
O capital em coma induzido por José Martins [*] Daqui para a frente os capitalistas de todo o mundo sentirão mais intensamente o gosto amargo d... 79 views Wed, 06 May 2020, 15:00:21
Michael Roberts sobre Marx vs. Keynes e porque é que  Marx estava mais...
Michael Roberts sobre Marx vs. Keynes e porque é que Marx estava mais...     SCIENTIFICALLY ERRONEOUS AND WITHOUT APPLICATION TO THE MODERN WORLD, por Michael Roberts Marx2... 91 views Thu, 07 May 2020, 16:56:09
Lenine
Lenine Todos concordarão em que seria insensata e até criminosa a conduta de um exército que não esteja preparado para domi... 127 views Wed, 22 Apr 2020, 23:25:30
LÉNINE E AS ARTES (assinalando os 150 anos do nascimento de Lénine)
LÉNINE E AS ARTES (assinalando os 150 anos do nascimento de Lénine)   O trabalho político e revolucionário não lhe darão tempo para se ocupar das questões artísticas como poderia pre... 77 views Wed, 22 Apr 2020, 22:58:23
Leitura #5 - Sobre o direito das nações à autodeterminação
Leitura #5 - Sobre o direito das nações à autodeterminação   Uma das questões a que Lénine dedicou especial atenção foi ao direito das nações à autodeterminação e à rela... 65 views Tue, 14 Apr 2020, 14:53:47

Teoria

  • Criado em .
  • Visualizações: 309

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
31, maio 2020

China | Duas reuniões fora do normal

em Mundo

por Página Global

    David Chan* | Plataforma | opinião   Na passada quinta e sexta-feira tiveram lugar as «Duas Reuniões» da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, adiadas devido à pandemia.…
31, maio 2020

Cascais soma mais 5 novos infectados aumentando para 551 casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 5 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 551 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
31, maio 2020

PONTO – NEWSLETTER – INFORMAÇÃO SEM RUÍDO – PARCERIA com BRASIL DE FATO

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

  Selecção de Camilo Joseph   29 de maio de 2020   Olá,   o Brasil se torna definitivamente o epicentro mundial da pandemia de coronavírus, o que poderia ser evitado se tivéssemos um governo…
31, maio 2020

Emmanuel Macron diz que é tempo de pensar o impensável. Entrevista ao Financial Times

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Francisco Tavares   Emmanuel Macron diz que é tempo de pensar o impensável. Entrevista ao Financial Times O presidente da França acredita que a pandemia do coronavírus transformará o capitalismo –…
31, maio 2020

A vingança do estado contra o mercado

em Mundo

por Brasil24/7

    A ascensão do neoliberalismo foi feito às custas de desqualificar o Estado. Que seria ineficiente, burocrático, arrecadador excessivo de impostos, que gastaria mal, que seria fonte da corrupção na sociedade. O Estado teria…
31, maio 2020

O espelho da pandemia

em Portugal

por Duarte Caldeira in AbrilAbril

Apesar de há 46 anos ter ocorrido uma revolução democrática e de o país ter evoluído em diversos indicadores, a Covid-19 revelou alguns problemas na sociedade que estão a montante da pandemia. A emergência sanitária…
31, maio 2020

CARTA DE BRAGA – “relato sobre as minhas algibeiras” por António Oliveira

em Mundo

por clara castilho in 'A Viagem dos Argonautas'

  ‘Aceito lições de quem é virtuoso, mas da Holanda, transformado no maior paraíso fiscal europeu, não aceito lições, era o que faltava! As lições aceito-as em alemão, não em flamengo!’ Este ‘desabafo’ de Romano…
31, maio 2020

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

em Portugal

por Lusa in ZAP

  A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após…
31, maio 2020

Ricos, pobres e mal agradecidos

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 30/05/2020) Miguel Sousa Tavares Numa sociedade decente, os pobres têm direito a esperar que os impostos sobre os ricos não os deixem cair na miséria nem no abandono: não é…
31, maio 2020

Os ignorados e os invisíveis

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(José Pacheco Pereira, in Público, 30/05/2020) Pacheco Pereira A pandemia,, que poderia ter tido um efeito de revelação da realidade, acaba por não o ter, não por causa do excesso de visibilidade de alguns, mas…
31, maio 2020

BE e CDS rejeitam “paraministros”. Só negoceiam com Costa e Centeno

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com “paraministros”, sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel.…
31, maio 2020

Os adoradores do cao

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

    Ajoelhados perante a “democracia” estadunidense, persignando-se frente ao dólar-cruz, os humanistas de máscara no bestunto olham-se nesse espelho onde escorre sangue e acham-se bonitos. No reflexo desse caco repugnante encontramos o Ministro dos…
31, maio 2020

Como idoso acho repugnante

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

    Agostinho Lopes como idoso acho repugnante   Ou a suma hipocrisia. Há coisas que fazem revolver as tripas, sem ser comida estragada. No Público de 02MAI20 vem publicada a Opinião colectiva de um…
31, maio 2020

Os salazaristas e o neofascismo português

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  Os meus leitores habituais hão de ter notado que, cada vez que acuso a ditadura fascista, surgem salazaristas a defendê-la. As datas do opróbrio são para eles facadas, os crimes meros acidentes e a…
31, maio 2020

Moro tem palestra cancelada na Argentina e critica 'intolerância' e 'polarização' no país

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Agustin Marcarian Após ter palestra virtual que realizaria para Universidade de Buenos Aires cancelada, ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse que "houve um misto de intolerância e de pressão política num cenário…
31, maio 2020

Mais 13 mortos e 257 infetados com covid-19 em Portugal

em Portugal

por Página Global

    Há mais 13 óbitos associados à covid-19, 257 novos casos diagnosticados e mais 275 doentes recuperados nas últimas 24 horas.   No total, Portugal já registou 32203 casos de infeção (dos quais, 19186…
31, maio 2020

Onde está a liberdade de imprensa nos EUA?

em Mundo

por Página Global

    Em Minneapolis, uma equipe da CNN foi presa ao noticiar sobre os protestos populares. Uma prática autoritária inaceitável, sobretudo num país que tanto ostenta sua preocupação com a liberdade, opina Carla Bleiker.  …
31, maio 2020

Série da Netflix revela falhas nas investigações sobre quem matou Malcolm X, em 1965

em Mundo

por Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Quais as semelhanças entre as investigações dos assassinatos do importante ativista pela igualdade racial nos Estados Unidos, Malcolm X, em 1965, e da então vereadora do PSol, Marielle Franco, em 2018?     As investigações…
31, maio 2020

Trump e a censura nas redes sociais

em Mundo

por António Duarte

«Usuário assíduo do Twitter, onde conta com mais de 80 milhões de seguidores, o presidente dos EUA teve algumas de suas postagens recentes moderadas pelo microblog. Na última terça-feira (26), duas de suas publicações sobre…
31, maio 2020

União Europeia pede que EUA reconsiderem decisão de sair da OMS

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Jonathan Ernst Neste sábado (30), o chefe de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediram aos Estados Unidos por meio…
31, maio 2020

Portugal | A pobreza dá menos saúde

em Portugal

por Página Global

    Inês Cardoso | Jornal de Notícias | opinião Muitos defensores de um confinamento rígido, prolongado se possível até que haja vacina para a covid-19, insistem no argumento de que a economia não pode…
30, maio 2020

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

em Portugal

por Lusa in ZAP

  O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho.…
30, maio 2020

Brasil tem mais de 100 crianças e jovens até 19 anos mortos pela Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O Brasil tem 141 crianças e jovens até 19 anos mortos por conta do coronavírus, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde. Foram ao menos 42 vítimas menores…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate