• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • A influência pró-globalização de Pierre Omidyar nos Média

152 milhões de crianças trabalham, alerta UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) denunciou, esta terça-feira, que 73 milhões de crianças laboram em condições perigosas ou de exploração.

Segundo a OIT e a UNICEF, 152 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil Créditos / witnessimage.com

Por ocasião do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que hoje se assinala, o director da UNICEF na Alemanha, Christian Schneider, afirmou, em Colónia, que os governos e as empresas devem ser responsáveis por evitar o trabalho infantil.

De acordo com o organismo das Nações Unidas, o número de crianças vítimas de trabalho infantil diminuiu quase em 100 milhões entre 2000 e 2016, mas, nos últimos tempos, o ritmo desse processo abrandou, revela o portal excelsior.com.mx.

«Não basta condenar e proibir o trabalho infantil», disse Schneider, tendo sublinhado que, para proteger as crianças «de um modo eficaz, devem ser melhoradas as suas condições de vida». Neste sentido, afirmou ainda que «o acesso à educação é um instrumento importante».

Este tema fará parte dos debates a que assistem mais seis mil delegados de estruturas sindicais, governos e organizações patronais que participam na Conferência Internacional do Trabalho, a decorrer em Genebra (Suíça).

De acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Dia Mundial contra o Trabalho Infantil serão abordados os avanços alcançados nos últimos 100 anos, em que o organismo das Nações Unidas prestou apoio aos países para lutar contra este fenómeno, indica a Prensa Latina.

Num documento divulgado pela OIT, afirma-se que a maioria das crianças vítimas de trabalho infantil vive em África (72 milhões), enquanto 62 milhões residem na região Ásia-Pacífico.

Por seu lado, a Federação Internacional Terre des Hommes, organização não governamental de defesa dos direitos da infância, refere que mais de 70% das crianças que trabalham o fazem no sector agrícola; laboram também em minas, pedreiras e em serviços domésticos.

A UNICEF classifica como trabalho infantil qualquer actividade para a qual os menores de idade ainda são demasiado pequenos, que é realizada em condições perigosas ou de exploração para a criança.

Trabalho infantil é também aquele que impede a criança de aceder à educação e pode causar danos físicos ou psíquicos, pondo em causa a saúde, a segurança e a moral da criança.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/internacional/152-milhoes-de-criancas-trabalham-alerta-unicef

Tags:

Artigos relacionados

Encontre o modo, aja com ousadia: Xi conversa com aldeãos sobre alívio...
Encontre o modo, aja com ousadia: Xi conversa com aldeãos sobre alívio... Zhengzhou, 18 set (Xinhua) -- "Agora que você encontrou o modo, você pode agir ousadamente", disse Xi Jinping, secre... 14 views Wed, 18 Sep 2019, 13:57:25
258 milhões de crianças no mundo não vão à escola
258 milhões de crianças no mundo não vão à escola Um sexto das crianças e adolescentes de entre 6 e 17 anos em todo o mundo não frequentam a escola, segundo dados de 20... 27 views Sun, 15 Sep 2019, 14:46:06
Portugal | É «moderno» aceitar a pobreza?
Portugal | É «moderno» aceitar a pobreza?     A ideologia dominante vai encontrando formas de perpetuar a exploração através do discurso. E é sobr... 52 views Fri, 30 Aug 2019, 16:14:08
Nem tudo são rosas
Nem tudo são rosas mais aqui   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)... 38 views Wed, 07 Aug 2019, 17:04:32
Um triste exemplo de pobreza política
Um triste exemplo de pobreza política (José Soeiro, in Expresso Diário, 03/08/2019) José Soeiro (É por estas e por outras que o PS irá ficar a ver a m... 34 views Sun, 04 Aug 2019, 22:35:53
Pobreza na Argentina aumenta e ronda os 35%
Pobreza na Argentina aumenta e ronda os 35% Um relatório preliminar da Universidade Católica Argentina (UCA) estima que, dos 40,5 milhões de habitantes no país au... 28 views Mon, 15 Jul 2019, 19:13:23

Pobreza

  • Criado em .
  • Visualizações: 68

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

Eventos

21
Set.
PATXI ANDION 50 ANIVERSARIO
sábado, 21 Set. 2019 - 21:00
  1.  Administração web
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate