• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Recado aos EUA: daremos 'resposta esmagadora' se formos atacados, alerta líder do Irã

Noruega confirma encontros entre Governo venezuelano e oposição

As autoridades norueguesas confirmaram hoje a sua mediação no sentido de iniciar o diálogo político entre "o Governo venezuelano e a oposição", para que seja alcançada uma solução para a crise na Venezuela.

"A Noruega informa que manteve contactos preliminares com representantes dos principais atores políticos da Venezuela, numa fase exploratória, com o objetivo de apoiar a busca de uma solução para a situação no país", refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Oslo.
A diplomacia norueguesa elogiou os "esforços" de ambas as partes e mostrou disposição para continuar a apoiá-las "na procura de uma solução pacífica".

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido por mais de 50 países, confirmou na quinta-feira os contactos que decorreram na Noruega.
"Sim, há uns enviados à Noruega [...]. Mas também o afirmo até me cansar que não nos vamos prestar a negociações falsas e que não nos conduzam a três coisas: fim da usurpação, governo de transição e eleições livres", afirmou Guaidó.

A televisão pública norueguesa NRK noticiou na quinta-feira que os contactos entre as duas partes começaram em Cuba, sendo que depois foram mantidas várias reuniões num local secreto em Oslo.


A delegação do Governo venezuelano foi constituída pelo ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, e pelo governador de Miranda, Héctor Rodríguez, e a oposição foi representada pelo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González, pelo ex-deputado Gerardo Blyde e pelo ex-ministro Fernando Martínez Mottola.

Os nomes dos representantes da oposição foram mencionados por Guaidó, mas o Governo venezuelano não fez qualquer declaração oficial.

Guaidó, que há duas semanas encabeçou uma tentativa de levantamento militar em Caracas - encarada pelo Governo como golpe de Estado -, disse que "não há nenhum tipo de negociação" a não ser a resposta a uma proposta da Noruega, que se "esforçou" em iniciar "uma mediação".

Segundo o líder da oposição, a iniciativa procura um processo de saída para a crise e "parte de um país (Noruega) que quer colaborar".

Guaidó acrescentou que a mediação norueguesa é semelhante à que foi proposta por Espanha, pelo Canadá e pelo Grupo de Contacto formado por países da América Latina e da União Europeia, incluindo Portugal.

Entre setembro de 2017 e janeiro de 2018, Governo e oposição venezuelanos estabeleceram momentos de diálogo na República Dominicana, mas que não produziram resultados.

Ao contrário de outros países do continente europeu, a Noruega -- que não faz parte da União Europeia -- não reconhece Guaidó como presidente interino, apesar de o Governo de Oslo ter demonstrado apoio à oposição, pedindo diálogo e a realização de novas eleições.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Ine Eriksen Soreide, disse em janeiro que o país mantinha diálogo com as partes e que tinha oferecido ajuda para promover um novo processo político.

A Noruega desempenhou funções de mediação em mais de 20 processos de diálogo nas últimas décadas, destacando-se os acordos de Oslo entre israelitas e palestinianos ou as conversações entre o governo da Colômbia e as FARC.

Entretanto, o Presidente de facto da Venezuela, Nicolás Maduro, teve na quinta-feira uma reunião, no Palácio Presidencial em Caracas, com o Grupo de Contacto Internacional.

A missão conta com representantes de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Holanda, Reino Unido e Suécia e, por parte da América Latina, com representantes da Costa Rica, Uruguai, Equador e Bolívia.

Maduro indicou através de uma mensagem transmitida pela rede social Twitter que a reunião serviu para informar acerca das "consequências do bloqueio e as sanções impostas pelos imperialistas dos Estados Unidos contra a Venezuela".

O Grupo de Contacto tinha também previstos encontros com a oposição venezuelana.

Notícias ao Minuto | Lusa | Foto: Reuters

 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/noruega-confirma-encontros-entre.html

Artigos relacionados

Maduro: Trump odeia latino-americanos, em especial, os venezuelanos
Maduro: Trump odeia latino-americanos, em especial, os venezuelanos © Sputnik / Stringer O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse em conversa com o ex-mandatário equato... 21 views Fri, 20 Sep 2019, 13:44:32
Maduro garante que Venezuela tem 'equipamentos do mais alto nível' gra...
Maduro garante que Venezuela tem 'equipamentos do mais alto nível' gra... © Sputnik / Stringer O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, assegurou que Caracas tem "equipamentos do ma... 33 views Wed, 18 Sep 2019, 00:32:25
Conselho Mundial da Paz condena proposta de ativação do TIAR contra a ...
Conselho Mundial da Paz condena proposta de ativação do TIAR contra a ... Diante da proposta apresentada na Organização de Estados Americanos pela Colômbia e respaldada por membros como o Bras... 28 views Wed, 18 Sep 2019, 01:07:04
Ministro da Defesa do Uruguai teme a chance de um conflito armado na V...
Ministro da Defesa do Uruguai teme a chance de um conflito armado na V... © AP Photo / Ariana Cubillos O ministro da Defesa do Uruguai, Jose Bayardi, expressou preocupação com a amea... 26 views Sun, 15 Sep 2019, 12:04:42
Ativação do tratado regional pela intervenção na Venezuela deve ser ba...
Ativação do tratado regional pela intervenção na Venezuela deve ser ba... As forças democráticas já se manifestam em repúdio aos intentos de países parte do infame Tratado Interamericano... 24 views Mon, 16 Sep 2019, 11:27:50
A Venezuela e o bolsonarismo de joelhos para a Casa Branca
A Venezuela e o bolsonarismo de joelhos para a Casa Branca A posição do governo Bolsonaro de apoiar com ativismo a decisão dos Estados Unidos de unir dez países para acionar... 29 views Sat, 14 Sep 2019, 23:07:13

Venezuela

  • Criado em .
  • Visualizações: 181

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate