• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • Recado aos EUA: daremos 'resposta esmagadora' se formos atacados, alerta líder do Irã

Presidencialismo francês revelou “narcisismo” de Macron, diz Edwy Plenel

Edwy Plenel, fundador do jornal francês Mediapart, considera que Emmanuel Macron revelou o seu “narcisismo” desde que está no poder e que contestação social dos “coletes amarelos” é o resultado das promessas não cumpridas da campanha eleitoral.
“A França pode ser vista como um país forte no exterior, mas é um Estado frágil por causa da degeneração do presidencialismo que é a versão moderna do regime imperial de Napoleão. Não por haver um Presidente, mas por ele agregar em si quase todo o poder. Isso dá força aos presidentes, mas também os fragiliza. Miterrand foi um monarca republicano, isso mostrou a histeria de Nicolas Sarkozy e a impotência de Hollande e, agora, o narcisismo de Emmanuel Macron”, considerou Edwy Plenel em entrevista à agência Lusa.

Sem querer fazer previsões sobre o impacto dos “coletes amarelos” na vida política em França, o fundador, diretor e presidente do jornal Mediapart, que estará em Lisboa no dia 15 de maio para participar na conferência “Democracia e Liberdade de Imprensa”, promovida pela revista Sábado, diz que a abstenção vai aumentar nas eleições europeias marcadas para 26 de maio.

Edwy Plenel foi diretor do diário Le Monde antes de fundar, há 11 anos, o jornal Mediapart.

“A confirmação do movimento dos ‘coletes amarelos’ vai chegar através da abstenção nestas europeias. Ela já é forte, mas será ainda mais forte. […] Esta impaciência [de conhecer o impacto imediato do movimento] é da velha democracia. Estamos à espera de partidos, de organizações, de porta-voz, de um líder. Quando há movimentos sociais autónomos, algo novo, o que eles criam como organização é também novo”, disse o jornalista.

Os “coletes amarelos” são mesmo uma reação à eleição de um Presidente que disse que tudo mudaria.

“Emmanuel Macron, ao criar um movimento como o En Marche que não existia antes, que estava aparentemente fora dos partidos políticos, prometeu uma revolução democrática profunda. O que lhe está a ser atirado à cara é essa promessa não cumprida”, indicou.

Já algo que parece uma forte possibilidade é a vitória da extrema-direita nas eleições europeias em França. Algo que, na visão de Plenel, também se deve à ineficácia de Emmanuel Macron.

“[Uma vitória da extrema-direita] Só mostra que Macron falhou no seu mandato. Ele foi eleito contra a extrema-direita, o que fez pesar sobre ele uma forte responsabilidade de ouvir as pessoas e de ter em conta a diversidade das pessoas que o elegeram. Ele não o fez e, como outros antes dele, não conseguiu fazer baixar a extrema-direita”, afirmou.

Edwy Plenel diz-se mais favorável a um regime semipresidencialista como o português, onde “há uma verdadeira democracia parlamentar em que é possível fazer alianças”.

Observador | Lusa

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/presidencialismo-frances-revelou.html

Tags:

Artigos relacionados

Itália e França prometem agir de maneira coordenada após conversas sob...
Itália e França prometem agir de maneira coordenada após conversas sob... Roma, 18 set (Xinhua) -- Roma e Paris mostraram vontade de agir de maneira coordenada depois que o primeiro-ministro... 18 views Fri, 20 Sep 2019, 13:46:21
França quer alívio das tensões com a Rússia após cúpula de ministros e...
França quer alívio das tensões com a Rússia após cúpula de ministros e...     Numa reunião importante entre os principais ministros franceses e russos, Paris sinalizou que deseja... 54 views Wed, 11 Sep 2019, 21:22:30
Busto de Hitler, bandeira e mais: lembranças nazistas são achadas em p...
Busto de Hitler, bandeira e mais: lembranças nazistas são achadas em p... © AFP 2019 / Lionel Bonaventure Uma bandeira nazista, uma lâmpada de gás, um aparelho respiratório e ainda u... 26 views Wed, 04 Sep 2019, 23:41:40
França tem um enclave na região da Amazónia quase do tamanho de Portug...
França tem um enclave na região da Amazónia quase do tamanho de Portug...     Foi terra de deportados políticos e presos de delito comum que, condenados a trabalhos forçados, caí... 57 views Sun, 01 Sep 2019, 22:17:42
Bolsonaro põe condição a Macron para receber ajuda contra queimadas na...
Bolsonaro põe condição a Macron para receber ajuda contra queimadas na... © REUTERS / Adriano Machado Presidente disse a jornalistas que só aceitará ajuda do G7 para combate a queima... 41 views Wed, 28 Aug 2019, 14:52:39
Cimeira do G7 começa e já há protestantes detidos e policias feridos
Cimeira do G7 começa e já há protestantes detidos e policias feridos     Início oficial da cimeira do G7 começou hoje, em Biarritz, mas na sexta-feira à noite foram detidas ... 36 views Sun, 25 Aug 2019, 14:48:20

França

  • Criado em .
  • Visualizações: 163

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate