• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Aumenta a fome no Médio Oriente e Norte de África

Aumenta a fome no Médio Oriente e Norte de África

As Nações Unidas revelaram que a fome continua a aumentar no Médio Oriente e Norte de África, sendo que dois terços dos afectados se encontram em países atingidos por conflitos.

Com a guerra de agressão ao Iémen, milhões de crianças sofrem de desnutrição CréditosTaha Almahbashi / UNICEF

Num estudo publicado esta semana, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, na sigla inglesa) destaca que a guerra continua a ser a principal causa da fome numa região onde 52 milhões de pessoas sofrem de subnutrição crónica.

O problema tem piorado «com o aumento e o agravamento dos conflitos», e das crises que se prolongam desde 2011 nalguns países árabes. «Entre 2015 e 2017, mais de dois terços das pessoas que passavam fome na região (34 milhões) viviam em países atingidos pela violência», afirma a FAO.

Iraque, Líbia, Síria, Sudão e Iémen são os países a que a agência das Nações Unidas se refere, sublinhando que a situação «põe em causa os esforços» para erradicar a má-nutrição nesta região do mundo, de acordo com os objectivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

Aumento a partir de 2011

O fenómeno diminuiu de forma gradual na região entre 2004 e 2010, passando a crescer a partir de 2011, na sequência da chamada «Primavera Árabe», até atingir 11% da população, uma percentagem que sobe para 26% nos países atingidos pela guerra.

«Os conflitos provocaram alterações na produção alimentar e de gado nalguns países, o que afectou a disponibilidade de alimentos em toda a região», disse o representante da FAO no Médio Oriente, Abdessalam Ould Ahmed.

Além da guerra, o aumento da fome está também relacionado, segundo a FAO, com o rápido crescimento demográfico, a escassez de recursos naturais, as alterações climáticas e o desemprego crescente na região.

Melhorar a segurança alimentar

Em média, 21% dos menores de cinco anos têm atrasos de crescimento e 8,7% pesam menos do que deviam para a sua altura, dois indicadores de desnutrição crónica infantil que são piores nos países em guerra.

Para alterar este cenário e melhorar a segurança alimentar, Ould Ahmed defendeu uma produção agrícola e de gado que exija menos recursos de terras de cultivo e de água.

O documento da FAO destaca ainda a necessidade de promover o emprego rural, estimulando o crescimento nessas zonas. Outras recomendações são a redução das diferenças entre áreas urbanas e rurais, a melhoria da produtividade agrícola, das infra-estruturas e dos serviços rurais.

Ver original em "AbrilAbril" na seguinte ligação:

https://www.abrilabril.pt/internacional/aumenta-fome-no-medio-oriente-e-norte-de-africa

Tags:

Artigos relacionados

Berlim conta quase 2 mil sem-abrigo
Berlim conta quase 2 mil sem-abrigo   Capital alemã foi a primeira do país a realizar um censo sobre a população sem-abrigo a fim de reformular su... 33 views Sun, 09 Feb 2020, 19:46:45
Um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela vive em “condiçõ...
Um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela vive em “condiçõ... hapal / Flickr   Cerca de um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela “vive em condições indign... 42 views Sun, 09 Feb 2020, 15:10:06
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático?
O sistema global a caminho do colapso financeiro e climático? A crescente desigualdade, bem evidente na pauperização acelerada dos assalariados, e a sobrevivência do modelo eco... 32 views Sun, 09 Feb 2020, 01:05:13
Quase 43% dos hondurenhos vivem em situação de pobreza
Quase 43% dos hondurenhos vivem em situação de pobreza A maioria da população pobre reside nas regiões rurais do país centro-americano, que foi classificado como o mais pobr... 36 views Tue, 04 Feb 2020, 17:09:30
O mundo deve reconhecer "progresso tremendo" da China na redução da po...
O mundo deve reconhecer "progresso tremendo" da China na redução da po... Davos, Suíça, 21 jan (Xinhua) -- O mundo deve reconhecer o "progresso tremendo" da China em acabar com a pobreza e f... 83 views Tue, 21 Jan 2020, 22:27:47
O combate à pobreza no capitalismo
O combate à pobreza no capitalismo Em entrevista à TV 247 (https://www.brasil247.com/economia/eduardo-moreira-denuncia-plano-dos-ruralistas-para-destruir... 39 views Mon, 20 Jan 2020, 17:26:55

Pobreza

  • Criado em .
  • Visualizações: 165

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate