• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Trump avança para declarar Brasil aliado militar fora da NATO

Trump avança para declarar Brasil aliado militar fora da NATO

O Presidente norte-americano iniciou na quarta-feira o processo de declarar o Brasil como um aliado militar estratégico dos EUA fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), através de uma notificação ao Congresso.

Trump já havia adiantado que pretendia conceder essa vantagem ao Brasil durante a visita à Casa Branca, em março, do seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, e nesta quarta-feira notificou o Congresso norte-americano da sua intenção, de forma a aprofundar a cooperação entre os dois países na área da defesa.
"Alerto-vos da minha intenção de designar o Brasil como aliado militar estratégico fora da NATO", disse o Presidente, numa carta enviada ao Congresso.

"Farei essa designação como um sinal de reconhecimento dos recentes compromissos do Governo do Brasil de aumentar a cooperação de defesa com os Estados Unidos, e consciente do nosso próprio interesse nacional em aprofundar a nossa cooperação de defesa com o Brasil", acrescentou Trump na breve mensagem.


De acordo com a lei dos EUA, o chefe de Estado deve notificar o Congresso pelo menos 30 dias antes de designar um país como um aliado militar estratégico fora da NATO.

Dessa forma, tecnicamente, Trump poderá conceder esse estatuto especial ao Brasil a partir de 07 de junho.

O Brasil irá tornar-se assim no segundo país latino-americano, depois da Argentina, e o décimo oitavo do mundo a obter o posto de aliado militar estratégico dos Estados Unidos fora da NATO.

Essa denominação abre as portas para a entrega de artigos de defesa excedentes e à organização de manobras conjuntas com os Estados Unidos.

Quando recebeu Bolsonaro em março, Trump falou de uma negociação para a entrada do Brasil na NATO, embora tenha dito que "teria que conversar com muita gente" para conseguir a entrada do país sul-americano na Aliança Atlântica.

Na mensagem desta quarta-feira, Trump mostrou que decidiu, pelo menos por agora, limitar-se a conceder esse estatuto especial ao Brasil, um país cujo novo líder já confessou sentir admiração por Donald Trump.

O Presidente dos EUA também apoiou a campanha do Brasil para se juntar à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), considerado o clube dos países ricos, um processo que pode demorar anos, mas que Bolsonaro pretende agilizar com o apoio formal dos Estados Unidos.

A embaixada norte-americana no Brasil divulgou, na quarta-feira, no Twitter, uma nota que confirma que os EUA apoiam a adesão do Brasil como membro pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

"Os EUA apoiam o Brasil a iniciar o processo de adesão para se tornarem membro pleno da OCDE. Conforme declaração conjunta de Donald Trump e Jair Bolsoanro, acolhemos do Brasil reformas económicas, melhores práticas e uma estrutura regulatória conforme os padrões da OCDE", escreveu a embaixada norte-americana no Brasil, na rede social Twitter.

Lusa | Notícias ao Minuto

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/trump-avanca-para-declarar-brasil.html

Artigos relacionados

Petrobras e sindicatos chegam a acordo para encerrar greve, mas negoci...
Petrobras e sindicatos chegam a acordo para encerrar greve, mas negoci... © Folhapress / Código19 A Petrobras e os trabalhadores da empresa chegaram a um acordo para pôr fim à greve ... 31 views Sat, 22 Feb 2020, 18:19:25
Heroísmo petroleiros
Heroísmo petroleiros Heróis são os que ousam quando as condições são extremamente adversas. Heróis são os que lutam e se doam, não só por ... 29 views Wed, 19 Feb 2020, 17:47:36
Fotos da Veja mostram que Moro tinha razão: miliciano foi executado
Fotos da Veja mostram que Moro tinha razão: miliciano foi executado Num ato falho durante audiência na Câmara dos Deputados, o ministro bolsonarista Sérgio Moro afirmou que Adriano da Nó... 57 views Fri, 14 Feb 2020, 16:24:13
Caetano Veloso faz alerta internacional contra o fascismo de Bolsonaro
Caetano Veloso faz alerta internacional contra o fascismo de Bolsonaro 247 – O cantor e compositor Caetano Veloso decidiu erguer sua voz contra o governo neofascista de Jair Bolsonaro. Num ... 27 views Sun, 26 Jan 2020, 15:18:22
Evangélicos que apoiam Bolsonaro devem R$ 276 milhões ao governo
Evangélicos que apoiam Bolsonaro devem R$ 276 milhões ao governo Revista Forum - Apesar de serem isentos de uma série de impostos no Brasil, os principais líderes evangélicos que ajud... 38 views Fri, 24 Jan 2020, 17:41:48
O nazismo no ninho bolsonarista
O nazismo no ninho bolsonarista O rumoroso caso da demissão do secretário Especial da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, é apenas a... 41 views Mon, 20 Jan 2020, 12:38:41

Imperialismo, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 131

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate