• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Beleza de Narrativas e Chatice de Realidades
  • José Mateus in 'O TORNADO'
  • Mundo

Beleza de Narrativas e Chatice de Realidades

Os universos políticos-mediáticos, confrontados com as evoluções das realidades, tendem a produzir “narrativas” para “explicar” e explorar tais evoluções.

Umas vezes, essas “narrativas” são meramente pontuais, de circunstância, e breve desaparecem, mas podem também (embora aconteça menos) tornar-se dominantes e mesmo hegemónicas. O drama acontece quando políticos e ‘opinion makers’ passam a acreditar nas “narrativas” de conveniência que eles próprios inventaram e a tomá-las como palavra sagrada. Está a acontecer agora.

Depois da queda do Muro e do célebre e infeliz “fim da história”, impôs-se a hegemonia de uma “narrativa” criadora das mais líricas ilusões e geradora dos mais perigosos erros. A coisa dizia que as “democracias liberais” (seja lá isso o que for…) eram o supra-sumo da evolução histórica da humanidade e que rapidamente os Estados ainda entregues a partidos únicos (como a China e outros) ou com regimes “musculados” (como a Rússia e outros) iriam, inevitavelmente, evoluir para “democracias liberais.

Sobretudo porque, com o desenvolvimento económico induzido pela abertura de mercados e entradas na OMC ,essa evolução era uma coisa óbvia e natural… Enfim, era o”progresso” a chegar a todos os cantos do mundo. Íamos, finalmente, viver num mundo sem conflitos de maior (apenas umas coisitas residuais, ali ou acolá), com pessoas, bens e capitais a circular livremente, as fronteiras passavam a figurar apenas nos compêndios de história e como toda a gente é simpática e gentil isto ia ser o melhor dos mundos.

Um ideólogo francês, então, muito na moda, cunhou mesmo a expressão “globalização feliz”… E, já no início deste século, tivemos até o caricato episódio do “nation-building”, uma espécie de remake da “revolução permanente” de Trotsky, levado à cena, em territórios do Médio Oriente, por discípulos do “profeta mal armado” degenerados em neo-conservadores.

É claro que nem toda a gente embarcou na cantiga. Estrategistas mais lúcidos explicaram (mas cuidadosamente e com palavras bonitas) que a coisa era uma patetice, alguns (poucos) ‘opinion makers’ torceram o nariz, políticos da esquerda de governo (não muitos) denunciaram um “desenfreado e estúpido neo-liberalismo” ao serviço da “financialização” da economia mundial, mesmo alguns conservadores houve que manifestaram desconforto mas a todos respondeu a hegemonia da”narrativa” neo-liberal com uma única palavra: TINA (there is no alternative).

Esta fantasia recobria, porém, uma realidade menos lírica. E um dia… A 11 de Setembro de 2001, a queda das Torres marcou o fim de uma época. No colapso das Twin Towers não foram só milhares de pessoas que morreram, foi também a idade das ilusões. Mesmo se o momento do funeral (que está a prolongar-se por anos…) só chegou em Setembro de 2008.

A crise económica estrutural aberta no fim do Verão de 2008 rapidamente se tornou uma crise social (com a fragmentação das sociedades ocidentais e o estilhaçar dos seus pactos sociais) e uma crise política (com as elites políticas reinantes a mostrarem-se incapazes de se libertar do abraço de cumplicidade com os seus amigos financialistas). A revolta dos eleitorados e a ocupação de praças e rotundas têm sido a mais visível das consequências dessa fragmentação, desse estilhaçar e da impotência e desorientação das elites políticas reinantes.

Com as revoltas dos eleitorados (que transportavam para as urnas e para as ruas a fragmentação social e o estilhaçar dos pactos sociais) iniciou-se uma fase de fragmentação nos próprios campos das instâncias políticas. Fartos do estúpido ordo-liberalismo alemão da senhora Merkel, os ingleses recordaram-se que tinham ganho a II Guerra à Alemanha e iniciaram, com o seu Brexit, o processo de fragmentação da “Europa”. Os Estados europeus, recentemente libertados da férula da URSS, sentiram que não se tinham libertado do império soviético para cair sob hegemonia alemã e iniciaram uma resistência aos diktats de Berlim e foram, logo, chamados de “democratas iliberais” ou, abreviadamente, de “iliberais”. Nos EUA, a tribo politicamente correcta e defensora da “globalização feliz” de Obama caiu aos pés de um Donald Trump, derrotada pelo proletariado branco, os “deploráveis” do “white trash”. Agora, na Itália, a extrema-direita está no governo, coisa nunca vista desde 1944… And so on, a coisa continua.

Isto é, a impotência das classes políticas reinantes, em 2008, para se libertarem dos braços e abraços dos “financialistas” seus amigos deu azo a uma crise política, no Ocidente, que se tem prolongado por todos estes anos e está ainda bem longe do seu terminus. Nos próximos anos, as surpresas (surpresas mas apenas para quem gosta de ser surpreendido e acredita em “narrativas”) vão continuar.

Este fenómeno de rejeição das elites das “democracias liberais” ganhou já tal dimensão que nem a muito politicamente correcta Time o consegue ignorar, como se vê na capa da sua edição de meados deste Maio 2018 dedicada à “Rise of the Strongman”… Apertem bem os cintos, não se esqueçam dos suspensórios e coloquem os cintos de segurança… Ah, e não se esqueçam dos para-quedas! 2019 vai ser um ano muito interessante…

“In every region of the world, changing times have boosted public demand for more muscular, assertive leadership. These tough-talking populists promise to protect ‘us’ from ‘them’,” Ian Bremmer wrote in his article. An American columnist, Ian Bremmer, teased the next cover of TIME magazine’s Asia edition showing an illustration of four world political figures, the most prominent of which is an image of Russian President Vladimir Putin, for its May 14, 2018 issue. The three other figures on the cover are Hungarian Prime Minister Viktor Orbán, President of Turkey Recep Tayyip and the Philippines’ leader, Rodrigo Duterte.


Ver original em 'O TORNADO' na seguinte ligação:

https://www.jornaltornado.pt/beleza-de-narrativas-e-chatice-de-realidades/

Tags:

Artigos relacionados

Em jeito de reflexão sobre a reação de um grande amigo ao meu texto “2...
Em jeito de reflexão sobre a reação de um grande amigo ao meu texto “2...    Por Francisco Tavares em 12/05/2020   Sobre o texto que escrevi “25 de Abril hoje, 2020”, diz-... 67 views Wed, 13 May 2020, 14:47:02
Leitura #8 - Manter o poder conquistado
Leitura #8 - Manter o poder conquistado   Os primeiros tempos da Revolução de Outubro são de uma extraordinária dureza. O Imperialismo recusa a oferta... 45 views Tue, 28 Apr 2020, 17:05:56
 Ao camarada Lenine, no seu 150º aniversário
Ao camarada Lenine, no seu 150º aniversário por Vijay Prashad [*]  Vladimir Ilyich Ulyanov (1870-1924) era conhecido por seu pseudônimo – Lenin. Ele era, as... 121 views Fri, 24 Apr 2020, 11:14:28
Lenine
Lenine Todos concordarão em que seria insensata e até criminosa a conduta de um exército que não esteja preparado para domi... 127 views Wed, 22 Apr 2020, 23:25:30
LÉNINE E AS ARTES (assinalando os 150 anos do nascimento de Lénine)
LÉNINE E AS ARTES (assinalando os 150 anos do nascimento de Lénine)   O trabalho político e revolucionário não lhe darão tempo para se ocupar das questões artísticas como poderia pre... 77 views Wed, 22 Apr 2020, 22:58:23
Leitura #6 - Fevereiro de 1917
Leitura #6 - Fevereiro de 1917 Lénine está no exílio quando «em 8 dias se desmorona a Monarquia» na Revolução de Fevereiro de 1917. Ao mesmo tempo ... 28 views Sun, 19 Apr 2020, 23:04:51

Teoria

  • Criado em .
  • Visualizações: 239

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
31, maio 2020

China | Duas reuniões fora do normal

em Mundo

por Página Global

    David Chan* | Plataforma | opinião   Na passada quinta e sexta-feira tiveram lugar as «Duas Reuniões» da Assembleia Popular Nacional e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, adiadas devido à pandemia.…
31, maio 2020

Cascais soma mais 5 novos infectados aumentando para 551 casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 5 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 551 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
31, maio 2020

PONTO – NEWSLETTER – INFORMAÇÃO SEM RUÍDO – PARCERIA com BRASIL DE FATO

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

  Selecção de Camilo Joseph   29 de maio de 2020   Olá,   o Brasil se torna definitivamente o epicentro mundial da pandemia de coronavírus, o que poderia ser evitado se tivéssemos um governo…
31, maio 2020

Emmanuel Macron diz que é tempo de pensar o impensável. Entrevista ao Financial Times

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Francisco Tavares   Emmanuel Macron diz que é tempo de pensar o impensável. Entrevista ao Financial Times O presidente da França acredita que a pandemia do coronavírus transformará o capitalismo –…
31, maio 2020

A vingança do estado contra o mercado

em Mundo

por Brasil24/7

    A ascensão do neoliberalismo foi feito às custas de desqualificar o Estado. Que seria ineficiente, burocrático, arrecadador excessivo de impostos, que gastaria mal, que seria fonte da corrupção na sociedade. O Estado teria…
31, maio 2020

O espelho da pandemia

em Portugal

por Duarte Caldeira in AbrilAbril

Apesar de há 46 anos ter ocorrido uma revolução democrática e de o país ter evoluído em diversos indicadores, a Covid-19 revelou alguns problemas na sociedade que estão a montante da pandemia. A emergência sanitária…
31, maio 2020

CARTA DE BRAGA – “relato sobre as minhas algibeiras” por António Oliveira

em Mundo

por clara castilho in 'A Viagem dos Argonautas'

  ‘Aceito lições de quem é virtuoso, mas da Holanda, transformado no maior paraíso fiscal europeu, não aceito lições, era o que faltava! As lições aceito-as em alemão, não em flamengo!’ Este ‘desabafo’ de Romano…
31, maio 2020

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

em Portugal

por Lusa in ZAP

  A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após…
31, maio 2020

Ricos, pobres e mal agradecidos

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 30/05/2020) Miguel Sousa Tavares Numa sociedade decente, os pobres têm direito a esperar que os impostos sobre os ricos não os deixem cair na miséria nem no abandono: não é…
31, maio 2020

Os ignorados e os invisíveis

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(José Pacheco Pereira, in Público, 30/05/2020) Pacheco Pereira A pandemia,, que poderia ter tido um efeito de revelação da realidade, acaba por não o ter, não por causa do excesso de visibilidade de alguns, mas…
31, maio 2020

BE e CDS rejeitam “paraministros”. Só negoceiam com Costa e Centeno

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O Bloco de Esquerda e CDS rejeitam negociações com “paraministros”, sublinhando que só discutem com membros do Governo, comentando a manchete do Expresso segundo a qual um gestor petrolífero está a assumir esse papel.…
31, maio 2020

Os adoradores do cao

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

    Ajoelhados perante a “democracia” estadunidense, persignando-se frente ao dólar-cruz, os humanistas de máscara no bestunto olham-se nesse espelho onde escorre sangue e acham-se bonitos. No reflexo desse caco repugnante encontramos o Ministro dos…
31, maio 2020

Como idoso acho repugnante

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

    Agostinho Lopes como idoso acho repugnante   Ou a suma hipocrisia. Há coisas que fazem revolver as tripas, sem ser comida estragada. No Público de 02MAI20 vem publicada a Opinião colectiva de um…
31, maio 2020

Os salazaristas e o neofascismo português

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  Os meus leitores habituais hão de ter notado que, cada vez que acuso a ditadura fascista, surgem salazaristas a defendê-la. As datas do opróbrio são para eles facadas, os crimes meros acidentes e a…
31, maio 2020

Moro tem palestra cancelada na Argentina e critica 'intolerância' e 'polarização' no país

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Agustin Marcarian Após ter palestra virtual que realizaria para Universidade de Buenos Aires cancelada, ex-ministro da Justiça Sergio Moro disse que "houve um misto de intolerância e de pressão política num cenário…
31, maio 2020

Mais 13 mortos e 257 infetados com covid-19 em Portugal

em Portugal

por Página Global

    Há mais 13 óbitos associados à covid-19, 257 novos casos diagnosticados e mais 275 doentes recuperados nas últimas 24 horas.   No total, Portugal já registou 32203 casos de infeção (dos quais, 19186…
31, maio 2020

Onde está a liberdade de imprensa nos EUA?

em Mundo

por Página Global

    Em Minneapolis, uma equipe da CNN foi presa ao noticiar sobre os protestos populares. Uma prática autoritária inaceitável, sobretudo num país que tanto ostenta sua preocupação com a liberdade, opina Carla Bleiker.  …
31, maio 2020

Série da Netflix revela falhas nas investigações sobre quem matou Malcolm X, em 1965

em Mundo

por Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Quais as semelhanças entre as investigações dos assassinatos do importante ativista pela igualdade racial nos Estados Unidos, Malcolm X, em 1965, e da então vereadora do PSol, Marielle Franco, em 2018?     As investigações…
31, maio 2020

Trump e a censura nas redes sociais

em Mundo

por António Duarte

«Usuário assíduo do Twitter, onde conta com mais de 80 milhões de seguidores, o presidente dos EUA teve algumas de suas postagens recentes moderadas pelo microblog. Na última terça-feira (26), duas de suas publicações sobre…
31, maio 2020

União Europeia pede que EUA reconsiderem decisão de sair da OMS

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Jonathan Ernst Neste sábado (30), o chefe de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediram aos Estados Unidos por meio…
31, maio 2020

Portugal | A pobreza dá menos saúde

em Portugal

por Página Global

    Inês Cardoso | Jornal de Notícias | opinião Muitos defensores de um confinamento rígido, prolongado se possível até que haja vacina para a covid-19, insistem no argumento de que a economia não pode…
30, maio 2020

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

em Portugal

por Lusa in ZAP

  O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho.…
30, maio 2020

Brasil tem mais de 100 crianças e jovens até 19 anos mortos pela Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O Brasil tem 141 crianças e jovens até 19 anos mortos por conta do coronavírus, de acordo com o último boletim do Ministério da Saúde. Foram ao menos 42 vítimas menores…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate