• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • O dilema geoestratégico da Índia não fica resolvido com a compra dos S-400

O dilema geoestratégico da Índia não fica resolvido com a compra dos S-400

Pepe Escobar A Índia adquiriu à Rússia um conjunto de sistemas antimíssil, e o seu primeiro-ministro afirmou uma perspectiva de reforço das relações económicas e da cooperação entre os dois países. Mas tem também (em nome de uma política de «multi-alinhamento») mantido e reforçado laços, nomeadamente no plano militar, com os EUA, cuja estratégia de confronto com a China, a Rússia e o Irão é conhecida. Uma importante questão, cuja clarificação está por fazer.


 

A cimeira Índia-Rússia de 2018 pode bem ter uma repercussão histórica. Na aparência, o que estava no centro das atenções era se a Índia iria concluir a aquisição à Rússia de cinco sistemas de defesa antimíssil S-400 por $5.43 milhares de milhões.

O negócio ficou fechado imediatamente após o Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi e o Presidente russo Vladimir Putin terem finalizado o seu encontro em Nova Deli. As negociações tiveram início em 2015. Os S-400 serão entregues em 2020.

O que virá então a seguir? Sanções da administração Trump ao abrigo do Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA) [Acta de constrangimento os adversários dos EUA através de sanções].

Oxalá todas as mudanças de rumo geopolítico fossem assim claras.

Trata-se de um negócio de armamento que envolve Rússia, India e China – uma chave, se não a chave da tríade dos BRICS e da Shanghai Cooperation Organization (SCO). A nova realidade é que todos esses membros BRICS/SCO estão agora em condições de instalar os altamente efectivos S-400.

Mas isso não significa que dois deles – Índia e China – teriam necessariamente de activar S-400 um contra o outro em caso de ataque unilateral.

Putin foi muito insistente em afirmar que a Rússia irá acelerar fortemente a sua cooperação bilateral com a Índia não apenas na SCO mas também na ONU e no G20. Modi, por seu lado, reafirmou que tanto a Índia como a Rússia são favoráveis a um mundo multipolar.

Modi espera que a Rússia irá ajudar a Índia a desenvolver o seu programa espacial – que envolve a possibilidade de Nova Deli enviar astronautas indianos para o espaço por volta de 2022. Sublinhou que a Rússia tem sempre “estado lado-a-lado com a Índia no sector da energia e nos nossos objectivos.” Os “nossos objectivos” incluem de forma crucial a sincronia Rússia/Índia em termos da preservação do JCPOA, mais conhecido como o acordo nuclear do Irão. Uma consequência inevitável disso é que a Índia não irá deixar de comprar petróleo e gás iraniano, mesmo se ameaçado de sanções pelos EUA.

A administração Trump poderá até não avançar com sanções contra a Índia – de acordo com o National Defense Authorization Act – se o Presidente Trump decidir que Nova Deli não prejudicou interesses estratégicos dos EUA ao adquirir mísseis russos.

É evidente que o veredicto permanece absolutamente em aberto.

Decide-te, Nova Deli

No Fórum de Negócios Russo-Indiano, o Ministro do Desenvolvimento Económico Maksim Oreshkin insistiu em que a Índia e a Rússia estão em vias de aumentar o comércio e o investimento no sentido de alcançar “um movimento comercial de $30 milhares de milhões…e de incrementar os investimentos até aos $50 milhares de milhões por volta de 2025”.

No mês passado Nova Deli sugeriu a criação de uma zona económica especial (SEZ) para os negócios com a Rússia – para além de um “corredor verde” para facilitação das relações comerciais, já discutido.

Tudo isto se encaixa no quadro histórico de boas relações entre Rússia e Índia. Todavia, o quadro geral é bastante mais matizado, na medida em que ilumina os pontos mais delicados do equilíbrio estratégico entre os três grandes parceiros BRICS/SCO.

Putin e Xi Jinping estabeleceram já que as Novas Rotas da Seda, conhecidas como a Iniciativa Cinturão e Estrada (BRI) e a União Económica Eurasiana (EAEU) irão associar-se em múltiplas frentes.

Tal deixaria Nova Deli como o parceiro posto de lado. A Índia não está alinhada com a BRI e está em franca oposição a um dos projectos emblemáticos BRI: o Corredor Económico China-Paquistão (CPEC). Nada que Pequim não seja capaz de resolver, por exemplo com ajustamentos cuidadosos na proximidade de Caxemira.

Por seu lado, Moscovo e Pequim estão conscientes em extremo de que a Índia pode ser utilizada por Washington como um Cavalo de Tróia para minar a integração eurasiana.

Provas nesse sentido incluem o recente Acordo de Compatibilidade e Segurança de Comunicações (COMCASA) que converte de facto Nova Deli num aliado militar dos EUA; o novo estatuto da Índia como o único “parceiro de maior importância” de Washington; e o papel desempenhado pela Índia (juntamente com Japão e Austrália) no ressuscitar do QUAD pela administração Trump, algo que Pequim interpreta como uma tentativa de cerco no Mar dos Sul da China.

O problema é que os ultranacionalistas hindus do BJP, o partido de Modi, efectivamente apoiam o cerco e/ou a contenção da China. A razão-chave, nunca enunciada, é de ordem económica. O BJP receia que, no caso de a Índia se associar à BRI, uma enxurrada de Made in China viesse simplesmente destruir as indústrias domésticas indianas, muito como sucedeu com alguns sectores industriais no Brasil, país membro BRICS e o maior parceiro comercial da China na América Latina.

O que Pequim e Moscovo desejam é que a sua parceria estratégica de largo espectro – e sinergia – avance no sentido de um processo de integração eurasiano encabeçado por BRI/EAU. Não é claro que isto constitua uma prioridade estratégica para a Índia.

A prioridade estratégica de Washington é bastante clara: dividir para reinar, por todos os meios, o encaminhar concertado BRI-EAEU-BRICS-SCO no sentido da integração eurasiana e da multipolaridade global.

Portanto, com o negócio dos S-400 fechado, a bola está de facto do lado de Nova Deli. A tão gabada política oficial de “multi-alinhamento” deixa ainda a questão geoestratégica fundamental em aberto: irá a Índia inclinar-se no sentido do Dividir para Reinar ao estilo EUA, disfarçado de Equilíbrio de Poderes, ou a favor de uma dinâmica multipolar no sentido da integração da Eurásia?

Fonte: http://www.atimes.com/article/s-400s-dont-solve-indias-geostrategic-dilemma/

Divulga o endereço[1] deste texto e o de odiario.info[2] entre os teus amigos e conhecidos

References

  1. ^ endereço (www.odiario.info)
  2. ^ odiario.info (odiario.info)

Leia original aqui

Artigos relacionados

Conselheiro de Estado chinês propõe três sugestões para levar relações...
Conselheiro de Estado chinês propõe três sugestões para levar relações... Beijing, 9 jul (Xinhua) -- O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, propôs na q... 25 views Thu, 09 Jul 2020, 10:59:42
Xi Jinping diz que a China está pronta para se juntar à Rússia
Xi Jinping diz que a China está pronta para se juntar à Rússia 08/07/2020 O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta quarta-feira... 29 views Thu, 09 Jul 2020, 02:07:50
China e Índia avançam em negociações
China e Índia avançam em negociações  247 - Segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, seu país e a Índi... 32 views Fri, 03 Jul 2020, 00:14:26
Xi espera mais estabilidade e maturidade nos laços China-UE na era pós...
Xi espera mais estabilidade e maturidade nos laços China-UE na era pós...    # Texto corrigido de português do Brasil (br) para português original (pt)    ... 53 views Sat, 27 Jun 2020, 22:49:05
China não ficará parada se EUA lançarem mísseis de alcance intermediár...
China não ficará parada se EUA lançarem mísseis de alcance intermediár...    Beijing, 25 jun (Xinhua) -- Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, expressou nesta qua... 77 views Fri, 26 Jun 2020, 00:22:08
Vacina chinesa contra COVID-19 inicia teste clínico de fase 3 no exter...
Vacina chinesa contra COVID-19 inicia teste clínico de fase 3 no exter...   Beijing, 24 jun (Xinhua) -- Uma vacina inativada contra a COVID-19 desenvolvida por uma empresa chinesa inic... 71 views Wed, 24 Jun 2020, 15:29:09

China, Rússia, Índia

  • Criado em .
  • Visualizações: 102

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, julho 2020

Concurso externo de docentes: 872 vinculações

em Portugal

por António Duarte

Estão publicadas no site da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) as listas definitivas do concurso externo, tendo 872 docentes reunido as condições para serem contratados, o que representa a vinculação de mais 330 docentes do que no…
09, julho 2020

Uso de máscara passa a ser obrigatório na Catalunha. Até na rua e independentemente da distância social

em Mundo

por ZAP in ZAP

Fabio Frustaci / EPA   O uso de máscara passa a ser obrigatório a partir de quinta-feira na região espanhola da Catalunha em todo o momento e em todos os espaços, interiores e exteriores, mesmo…
09, julho 2020

Pedro Nuno Santos demarca-se de Costa no voto presidencial. “Nunca apoiarei um candidato da direita”

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Cotrim / Lusa   O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse em entrevista à RTP que se o PS não apresentar um candidato às eleições presidenciais de 2021 votará num…
09, julho 2020

Bolsonaro adia decisão e país continua sem ministro da Educação

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - O Brasil segue há 20 dias sem ministro da Educação. O cargo está vago desde que Abraham Weintraub deixou o governo sob pressão. Enquanto isso, candidatos ao posto se movimentam nos bastidores…
09, julho 2020

Milícia digital implodida pelo Facebook é chefiada por Carlos Bolsonaro e deve ser investigada pela CPI e pelo STF

em Mundo

por Brasil24/7

  247 – A implosão do gabinete do ódio, milícia digital comandada pelos filhos de Jair Bolsonaro para espalhar mentiras e ataques a adversários políticos, pelo Facebook deve dar novo gás às investigações sobre fake…
09, julho 2020

Conselheiro de Estado chinês propõe três sugestões para levar relações China-EUA de volta ao caminho certo

em Mundo

por XINHUA Português

Beijing, 9 jul (Xinhua) -- O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, propôs na quinta-feira três sugestões para levar as relações China-EUA de volta ao caminho certo, no discurso…
09, julho 2020

Déficit dos EUA bate recorde ao ser 100 vezes maior que no ano fiscal de 2019

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Leah Millis Impulsionado pela pandemia, o déficit norte-americano nos primeiros nove meses do ano fiscal alcançou um valor recorde de US$ 2,7 trilhões (R$ 14,4 trilhões). O déficit federal dos EUA em…
09, julho 2020

Editora da Agência Pública demonstra como Deltan Dallagnol trabalhou por dinheiro para os Estados Unidos

em Mundo

por Brasil24/7

  247 - A jornalista Natalia Viana, editora da Agência Pública, explicou em detalhe as tratativas sigilosas da Lava Jato com o FBI. Segundo Viana, Deltan receberia uma recompensa financeira através dos ‘assets sharing’ baseados…
09, julho 2020

Uma análise “em contra corrente” da solidariedade na União Europeia

em Mundo

por Areia dos Dias

  O tema da solidariedade no interior da União Europeia (UE) tem vindo a ser objecto de debates intensos e acalorados. Tal vinha acontecendo, desde há bastante tempo, antes da pandemia da Coronavírus – 19,…
09, julho 2020

Ensino à distância, economia e “pedagogia chapa 1”

em Portugal

por Areia dos Dias

  Com a pandemia do COVID 19 não houve alternativa senão recorrer ao ensino à distância. Através das tecnologias da informação e da comunicação, escolas e professores desenvolveram metodologias de ensino e aprendizagem e puseram-nas…
09, julho 2020

Harvard e MIT tentam travar expulsão de estudantes internacionais

em Mundo

por Filipe Sousa

08/07/2020     A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pediram a um tribunal federal que bloqueie temporariamente uma regra do governo Trump que impede os estudantes estrangeiros de permanecerem…
09, julho 2020

QUIETO, BOLSONARO, QUIETO – OS DONOS DO PODER QUEREM APENAS QUE O EX-CAPITÃO NÃO LHES MORDA A MÃO – por MARCOS COIMBRA

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

OBRIGADO A MARCOS COIMBRA, BRASIL247 E CAMILO JOSEPH     Selecção de Camilo Joseph    Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi   Que risco de golpe corre o Brasil? É real…
09, julho 2020

A descolonização portuguesa e as feridas por sarar

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

4 As descolonizações foram sempre tragédias, agravadas com o prolongamento da guerra. A portuguesa deveu-se ao ditador, leviano e sinistro, que ignorou os sinais da História e recusou negociar a autodeterminação que os africanos e…
09, julho 2020

Costa diz que situação em Portugal é estável e reuniões no Infarmed continuam

em Portugal

por Filipe Sousa

08/07/2020   O primeiro-ministro afirmou hoje que as reuniões com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, vão continuar, mas não foi marcada a seguinte porque a situação pandémica no país está estabilizada e não há informação…
09, julho 2020

Primeiro caso de doente com VIH considerado curado apenas com medicação

em Mundo

por ZAP in ZAP

Alexey Kashpersky Conceito artístico do VIH criado pelo designer ucraniano Alexey Kashpersky O paciente em causa foi tratado durante anos com uma combinação de antirretrovirais e nicotinamida.   Um paciente com o vírus da imunodeficiência…
09, julho 2020

Facebook exclui páginas bolsonaristas por postagens de conteúdo falso

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / André Coelho A rede social Facebook informou nesta quarta-feira (8) que removeu uma série de contas e páginas consideradas falsas, com ligações com a família do presidente Jair Bolsonaro e com o…
09, julho 2020

O TERRORISTA "BOM", A NATO E O TRÁFICO DE ÓRGÃOS

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

O secretário-geral da NATO com o traficante de órgãos humanos: um quarto de século de aliança 2020-07-08 Hashim Thaci, “presidente” do Kosovo, ia a caminho de Washington em 24 de Junho encontrar-se com Trump quando,…
09, julho 2020

Trump pressiona reabertura de escolas apesar do crescimento de casos de covid-19 nos EUA

em Mundo

por ZAP in ZAP

Chris Kleponis / EPA   O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometeu exercer pressão sobre os estados para reabrir as escolas neste outono, apesar do aumento do número de casos de covid-19 em…
09, julho 2020

China tomou 'ação incrivelmente agressiva' em confronto armado com a Índia, diz Pompeo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andy Wong O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, acusou a China nesta quarta-feira (8) de tomar "ações incrivelmente agressivas" em um recente confronto com a Índia sobre uma área…
09, julho 2020

O poeta - Atahualpa Yupanqui

em Mundo

por Voar Fora da Asa

   O poeta   Pensas que és diferente porque te chamam poeta, e vives num mundo à parte para lá das estrelas.   De tanto olhar a lua já nada sabes ver, és como um…
09, julho 2020

Xi Jinping diz que a China está pronta para se juntar à Rússia

em Mundo

por Fernanda Mira

08/07/2020   O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta quarta-feira que o lado chinês está disposto a continuar a trabalhar com o lado russo para se apoiar firmemente e rejeitar a sabotagem e a intervenção…
09, julho 2020

Bombas de combustível passam a funcionar até às 22h (mas continuam sem vender álcool)

em Portugal

por Lusa in ZAP

Marcelo Camargo / ABr   Os postos de combustíveis na Área Metropolitana de Lisboa (AML) podem funcionar normalmente até às 22h, se o horário o permitir, e a partir dessa hora exclusivamente para efeitos de…
09, julho 2020

Marcelo anuncia fim das reuniões do Infarmed (e diz que os comboios não são a origem dos surtos)

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Pedro Santos / Lusa   Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, esta quarta-feira, o fim das sessões epidemiológicas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal. Vários partidos criticaram a decisão, à exceção do…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate