• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • O dilema geoestratégico da Índia não fica resolvido com a compra dos S-400

O dilema geoestratégico da Índia não fica resolvido com a compra dos S-400

Pepe Escobar A Índia adquiriu à Rússia um conjunto de sistemas antimíssil, e o seu primeiro-ministro afirmou uma perspectiva de reforço das relações económicas e da cooperação entre os dois países. Mas tem também (em nome de uma política de «multi-alinhamento») mantido e reforçado laços, nomeadamente no plano militar, com os EUA, cuja estratégia de confronto com a China, a Rússia e o Irão é conhecida. Uma importante questão, cuja clarificação está por fazer.


 

A cimeira Índia-Rússia de 2018 pode bem ter uma repercussão histórica. Na aparência, o que estava no centro das atenções era se a Índia iria concluir a aquisição à Rússia de cinco sistemas de defesa antimíssil S-400 por $5.43 milhares de milhões.

O negócio ficou fechado imediatamente após o Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi e o Presidente russo Vladimir Putin terem finalizado o seu encontro em Nova Deli. As negociações tiveram início em 2015. Os S-400 serão entregues em 2020.

O que virá então a seguir? Sanções da administração Trump ao abrigo do Countering America’s Adversaries Through Sanctions Act (CAATSA) [Acta de constrangimento os adversários dos EUA através de sanções].

Oxalá todas as mudanças de rumo geopolítico fossem assim claras.

Trata-se de um negócio de armamento que envolve Rússia, India e China – uma chave, se não a chave da tríade dos BRICS e da Shanghai Cooperation Organization (SCO). A nova realidade é que todos esses membros BRICS/SCO estão agora em condições de instalar os altamente efectivos S-400.

Mas isso não significa que dois deles – Índia e China – teriam necessariamente de activar S-400 um contra o outro em caso de ataque unilateral.

Putin foi muito insistente em afirmar que a Rússia irá acelerar fortemente a sua cooperação bilateral com a Índia não apenas na SCO mas também na ONU e no G20. Modi, por seu lado, reafirmou que tanto a Índia como a Rússia são favoráveis a um mundo multipolar.

Modi espera que a Rússia irá ajudar a Índia a desenvolver o seu programa espacial – que envolve a possibilidade de Nova Deli enviar astronautas indianos para o espaço por volta de 2022. Sublinhou que a Rússia tem sempre “estado lado-a-lado com a Índia no sector da energia e nos nossos objectivos.” Os “nossos objectivos” incluem de forma crucial a sincronia Rússia/Índia em termos da preservação do JCPOA, mais conhecido como o acordo nuclear do Irão. Uma consequência inevitável disso é que a Índia não irá deixar de comprar petróleo e gás iraniano, mesmo se ameaçado de sanções pelos EUA.

A administração Trump poderá até não avançar com sanções contra a Índia – de acordo com o National Defense Authorization Act – se o Presidente Trump decidir que Nova Deli não prejudicou interesses estratégicos dos EUA ao adquirir mísseis russos.

É evidente que o veredicto permanece absolutamente em aberto.

Decide-te, Nova Deli

No Fórum de Negócios Russo-Indiano, o Ministro do Desenvolvimento Económico Maksim Oreshkin insistiu em que a Índia e a Rússia estão em vias de aumentar o comércio e o investimento no sentido de alcançar “um movimento comercial de $30 milhares de milhões…e de incrementar os investimentos até aos $50 milhares de milhões por volta de 2025”.

No mês passado Nova Deli sugeriu a criação de uma zona económica especial (SEZ) para os negócios com a Rússia – para além de um “corredor verde” para facilitação das relações comerciais, já discutido.

Tudo isto se encaixa no quadro histórico de boas relações entre Rússia e Índia. Todavia, o quadro geral é bastante mais matizado, na medida em que ilumina os pontos mais delicados do equilíbrio estratégico entre os três grandes parceiros BRICS/SCO.

Putin e Xi Jinping estabeleceram já que as Novas Rotas da Seda, conhecidas como a Iniciativa Cinturão e Estrada (BRI) e a União Económica Eurasiana (EAEU) irão associar-se em múltiplas frentes.

Tal deixaria Nova Deli como o parceiro posto de lado. A Índia não está alinhada com a BRI e está em franca oposição a um dos projectos emblemáticos BRI: o Corredor Económico China-Paquistão (CPEC). Nada que Pequim não seja capaz de resolver, por exemplo com ajustamentos cuidadosos na proximidade de Caxemira.

Por seu lado, Moscovo e Pequim estão conscientes em extremo de que a Índia pode ser utilizada por Washington como um Cavalo de Tróia para minar a integração eurasiana.

Provas nesse sentido incluem o recente Acordo de Compatibilidade e Segurança de Comunicações (COMCASA) que converte de facto Nova Deli num aliado militar dos EUA; o novo estatuto da Índia como o único “parceiro de maior importância” de Washington; e o papel desempenhado pela Índia (juntamente com Japão e Austrália) no ressuscitar do QUAD pela administração Trump, algo que Pequim interpreta como uma tentativa de cerco no Mar dos Sul da China.

O problema é que os ultranacionalistas hindus do BJP, o partido de Modi, efectivamente apoiam o cerco e/ou a contenção da China. A razão-chave, nunca enunciada, é de ordem económica. O BJP receia que, no caso de a Índia se associar à BRI, uma enxurrada de Made in China viesse simplesmente destruir as indústrias domésticas indianas, muito como sucedeu com alguns sectores industriais no Brasil, país membro BRICS e o maior parceiro comercial da China na América Latina.

O que Pequim e Moscovo desejam é que a sua parceria estratégica de largo espectro – e sinergia – avance no sentido de um processo de integração eurasiano encabeçado por BRI/EAU. Não é claro que isto constitua uma prioridade estratégica para a Índia.

A prioridade estratégica de Washington é bastante clara: dividir para reinar, por todos os meios, o encaminhar concertado BRI-EAEU-BRICS-SCO no sentido da integração eurasiana e da multipolaridade global.

Portanto, com o negócio dos S-400 fechado, a bola está de facto do lado de Nova Deli. A tão gabada política oficial de “multi-alinhamento” deixa ainda a questão geoestratégica fundamental em aberto: irá a Índia inclinar-se no sentido do Dividir para Reinar ao estilo EUA, disfarçado de Equilíbrio de Poderes, ou a favor de uma dinâmica multipolar no sentido da integração da Eurásia?

Fonte: http://www.atimes.com/article/s-400s-dont-solve-indias-geostrategic-dilemma/

Divulga o endereço[1] deste texto e o de odiario.info[2] entre os teus amigos e conhecidos

References

  1. ^ endereço (www.odiario.info)
  2. ^ odiario.info (odiario.info)

Leia original aqui

Artigos relacionados

China pede que Canadá liberte imediatamente Meng Wanzhou
China pede que Canadá liberte imediatamente Meng Wanzhou Beijing, 27 mai (Xinhua) -- O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China pediu na terça-feira que o Ca... 76 views Wed, 27 May 2020, 16:56:08
CHINA: UM PAÍS, DUAS SESSÕES, TRÊS AMEAÇAS
CHINA: UM PAÍS, DUAS SESSÕES, TRÊS AMEAÇAS   in 'O Lado Oculto'  2020-05-25 As duas importantes sessões do Congresso Nacional do Povo em Pequim ... 98 views Tue, 26 May 2020, 15:44:22
Legislação de segurança nacional é uma benção para Hong Kong
Legislação de segurança nacional é uma benção para Hong Kong     Hong Kong -- Quando a máxima legislatura da China iniciou a deliberação  num projeto de decisão... 49 views Mon, 25 May 2020, 15:47:32
Identificação da origem do vírus deve ser profissional, imparcial e co...
Identificação da origem do vírus deve ser profissional, imparcial e co...    Beijing, 24 mai (Xinhua) -- A China está aberta para se juntar aos esforços da comunidade internacio... 166 views Sun, 24 May 2020, 11:38:24
Wuhan proíbe oficialmente consumo, venda e caça de animais selvagens
Wuhan proíbe oficialmente consumo, venda e caça de animais selvagens  Wuhan, o epicentro da pandemia do novo coronavírus (covid-19), proibiu oficialmente o consumo, venda e caç... 133 views Thu, 21 May 2020, 15:10:49
Rússia e China continuarão a desenvolver laços estreitos, diz vice-cha...
Rússia e China continuarão a desenvolver laços estreitos, diz vice-cha... Moscou, 19 mai (Xinhua) -- A Rússia e a China continuarão a desenvolver seus laços estreitos e a cooperar na arena i... 74 views Wed, 20 May 2020, 00:16:25

China, Rússia, Índia

  • Criado em .
  • Visualizações: 94

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
04, junho 2020

Trabalhadores da Portway pagam os custos do prolongamento do lay-off

em Portugal

por in AbrilAbril

O grupo multinacional VINCI, que, ao longo dos últimos anos, arrecadou mais de 800 milhões em lucros, quer prolongar o regime por mais um mês, recebendo apoios públicos e mantendo os cortes salariais. A Portway…
04, junho 2020

Os antirracistas tentam tomar o céu de assalto

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O assassinato de George Floyd, um cidadão negro, desarmado e indefeso, por um policial branco, há 11 dias (em 25 de maio), em Minneapolis (Minnesota, EUA), foi o estopim do levante que incendeia as cidades…
04, junho 2020

Brasil | A hora é agora!

em Mundo

por Tereza Cruvinel, em Brasília in 'O TORNADO'

Junho colocou-nos diante da encruzilhada entre ditadura ou democracia de forma inequívoca, mas agora um vento novo sopra, embora não seja ainda uma ventania. A hora de derrotar o projeto golpista e neofascista está soando.…
04, junho 2020

Chuva civil molha militar

em Portugal

por in AbrilAbril

Os militares que requeiram a aplicação da licença para «assistência inadiável a filho ou outro dependente a cargo menor de 12 anos» vão ser penalizados nos respectivos vencimentos. Militares da Marinha Portuguesa perfilados no desfile…
04, junho 2020

Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas reservas!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

1. Quase por certo João Pinto, antigo capitão do F.C. Porto não sabia o que afirmara Winston Churchill décadas antes, quando lhe reproduziu a mesma ideia de forma muito simplificada, mas prefiro a versão original,…
04, junho 2020

Petição ao Governo de Portugal

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Jorge Bateira)

  Segurança social para todos   Petição ao Governo de Portugal     Em muito pouco tempo, a pandemia da covid-19, combinada com o colapso económico que produziu, tornou evidente que as nossas vidas dependem…
04, junho 2020

A educação e a realidade social do concelho de Cascais

em Cascais

por Portal CASCAIS

Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fascismo, sinaliza meia dúzia de verdades…
04, junho 2020

Aos que nos querem esquecidos

em Portugal

por Administração web

  Anda por aí um neo-fascismo engravatado que tenta branquear a dôr, a miséria e a repressão sofrida pelo povo português durante décadas. Como se não tivesse existido a pobreza, a repressão e a guerra…
03, junho 2020

Mulher detida por agressões à mãe recolheu à cadeia de Tires

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 03 junho 2020 Uma mulher, 47 anos, detida pela PSP, em Carcavelos, por intimidações e agressões à própria mãe, viu confirmada a prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Tires. A…
03, junho 2020

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção

em Portugal

por Página Global

    Portugal integrava, no final de 2019, uma lista de 15 países com baixo nível de cumprimento das recomendações anti-corrupção dirigidas a deputados, juízes e procuradores, indica hoje o relatório GRECO, organismo do Conselho…
03, junho 2020

Rio de Janeiro tem mais de 50 mil infetados, mas já iniciou reabertura confusa e gradual

em Mundo

por ZAP in ZAP

  O Rio de Janeiro, uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, iniciou hoje uma reabertura gradual e confusa de sua economia, com decretos a permitir algumas atividades e decisões judiciais limitando…
03, junho 2020

Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos.   De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas…
03, junho 2020

Xi Jinping defende construção de forte sistema de saúde pública na China

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Durante a realização nesta terça-feira (2), em Pequim, de um simpósio com especialistas e estudiosos, o presidente da China Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China…
03, junho 2020

EUA têm uma «obsessão criminosa» com a Venezuela, afirma Arreaza

em Mundo

por in AbrilAbril

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela denunciou os ataques constantes dos EUA ao seu país, depois de, esta terça-feira, Pompeo ter anunciado sanções a novas empresas, para apertar o cerco. Em Maio de 2019,…
03, junho 2020

A encruzilhada da Universidade no pós-Covid. Por Isabelle Marc e Juan Varela Portas

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

  Seleção e tradução de Francisco Tavares A encruzilhada da Universidade no pós-Covid Se, enquanto país, decidirmos combater as crises sanitárias, a dependência energética, as desigualdades e a catástrofe ambiental na perspetiva da reflexão científica…
03, junho 2020

Socialista Isabel Moreira acusa Governo de ignorar Parlamento e violar Constituição

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Quando um parelho partidário lida mal com a democracia acontecem estas 'fugas de informação' para queimar que ousa ter dúvidas ou criticar os chefes.Curioso (preocupante?) é ver dirigentes do PS a contrariarem uma sua…
03, junho 2020

IRC a 17%, quatro Autoeuropas e aposta no turismo nacional. O plano de retoma económica do PSD

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Menos impostos para o patronato, fundos públicos para apoio aos negócios privados, vender ao estrangeiro e ter uns amigos a zelar pela aplicação da austeridade. Sempre mais do mesmo...)   O PSD apresentou esta…
03, junho 2020

As últimas palavras do último discurso de Martin Luther King

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Discurso de Memphis, 3 de Março de 1968 As últimas palavras do último discurso de Martin Luther King: (…)Well, I don’t know what will happen now. We’ve got some difficult days ahead. But it doesn’t…
03, junho 2020

Protesto contra morte de negro na França acaba em confrontos e 18 presos

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Milhares de pessoas se manifestaram nesta terça-feira em Paris pelo assassinato há quatro anos de um jovem negro. A direita condenou a manifestação, proibida na véspera pela polícia. "Inadmissível", declarou o…
03, junho 2020

Bolsonaro, o “projeto secreto da cúpula militar”

em Mundo

por Brasil24/7

  “Líder!, Líder!, Líder! …”. Com esta exaltação ao estilo “Führer!, Führer!, Führer! …” da Alemanha dos anos 1930, os aspirantes-a-oficial da Academia Militar das Agulhas Negras recepcionaram o então deputado Jair Bolsonaro, recém reeleito…
03, junho 2020

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail “meia hora depois” de uma vigília de protesto

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Cerca de 13 trabalhadores “precários” da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho.   Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes…
03, junho 2020

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: O populismo é assim. Manipulando o medo em torno da Covid-19 alguns setores 'incomodados com a democracia' utilizaram as comemorações do 25 de abril e do 1º de maio para, com falsos pretextos, combaterem…
03, junho 2020

Forças policiais já prenderam quase 10 mil pessoas em protestos nos EUA

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - Nos Estados Unidos as forças policiais estão prendendo em massa manifestantes que saem às ruas em protesto contra o assassinado do cidadão negro George Floyd por um policial branco na…
03, junho 2020

Mais de 100 escritores africanos solidários com protestos anti-racistas

em Mundo

por in AbrilAbril

Ondjaki, Grada Kilomba e Pepetela contam-se entre os muitos escritores que condenaram «actos de violência contra pessoas negras» nos EUA, apoiando os protestos naquele país «e em todo o mundo». Um homem passa por um…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    • Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a...
      Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fasc...  http://tinyurl.com/y9zl8npo
      Mais
      0
      0
      0
      0
      0
      0
      Publicação sobre moderação
      Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate