• Início
  • Artigos
  • Mundo
  • STF decide manter Lula preso em Curitiba

Alemanha | Lobos de bronze contra o extremismo de direita

Chemnitz, cidade no leste da Alemanha palco de recentes protestos anti-imigração, recebe instalação "Os lobos estão de volta", que inclui estátuas que fazem saudação nazista. Objetivo é questionar onda de radicalismo.

Dez lobos de bronze, alguns deles fazendo a saudação nazista, foram expostos nesta quinta-feira (13/09) na cidade de Chemnitz como parte de uma instalação artística contra a crescente onda de radicalismo na Alemanha.

Com até dois metros de altura e até três metros e meio de largura, as figuras possuem cabeças, garras e caudas de lobos, mas tronco e braços humanos. Cinco delas fazem a saudação de Hitler, enquanto outras parecem preparadas para atacar. Há ainda criaturas que trazem os olhos vendados e usam coleiras. 

A instalação "Os lobos estão de volta", do artista Rainer Opolka, é uma reação aos recentes protestos de extrema direita em Chemnitz, no estado da Saxônia, no leste do país.

"Precisamos de meios contra o medo e a febre que tomou conta de nosso país, e de soluções contra o ódio e a violência", disse Opolka a respeito da obra. Para ele, os acontecimentos recentes em Chemnitz são sintoma de um fenômeno que provoca "medo e amargura em todo o nosso planeta, dividindo a sociedade".

Placas em torno da instalação acusam o partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), o movimento Pegida (sigla em alemão para "Patriotas europeus contra a islamização do Ocidente") e neonazistas de instrumentalizarem as preocupações de cidadãos alemães. 

A coleção de lobos de Opolka já foi exibida em Berlim, Dresden e Potsdam desde 2016. A obra faz referência ao dito romano de mais de 2.200 anos "O homem é o lobo do homem", corroborado sucessivamente por pensadores como Erasmo de Roterdã, Thomas Hobbes, Sigmund Freud.

A instalação também se baseia no fato de neonaziszas e extremistas de direita, com frequência, descreverem a si mesmos como lobos.

Posicionada em frente a uma icônica estátua de Karl Marx em Chemnitz, a instalação poderá ser visitada até a noite desta quinta-feira.

Protestos de extrema direita

Recentes protestos contra estrangeiros atraíram milhares de pessoas, sendo grande parte apoiadores do Pegida e da AfD, a Chemnitz após um cidadão alemão ter sido morto durante uma briga na cidade. Três requerentes de refúgio são suspeitos do crime. 

O fato de suspeitos pelo crime serem estrangeiros acirrou os ânimos na cidade e teriam levado extremistas a perseguirem e atacarem pessoas que aparentavam ser estrangeiras durante os protestos.

No início de setembro, milhares de pessoas compareceram a uma série de shows em Chemnitz, em resposta às manifestações anti-imigração na cidade e em protesto contra a xenofobia e o racismo.

Na cidade de Köthen, também no leste alemão, manifestantes entoaram cânticos e palavras de ordem nazistas no üultimo domingo, durante uma marcha de luto pela morte de um homem após uma briga com imigrantes afegãos. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou as mortes em Chemnitz e em Köthen e afirmou que os responsáveis devem ser punidos. Ela disse compreender que muitas pessoas estejam com raiva de supostos crimes cometidos por imigrantes, mas condenou expressões nazistas e ataques a estrangeiros que teriam ocorrido nos recentes protestos.

"Não há desculpa para uso de violência e de palavras de ordem nazistas ou para atacar pessoas com aparência diferente", disse a chanceler federal, ressaltando ser necessário haver um consenso sobre valores básicos da sociedade alemã.

Deutsche Welle
 
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

http://paginaglobal.blogspot.com/2018/09/alemanha-lobos-de-bronze-contra-o.html

Artigos relacionados

 As consequências fatais da queda do muro de Berlim
As consequências fatais da queda do muro de Berlim – A anexao da RDA e o desaparecimento do campo socialista abriu uma extraordinária avenida para os poderosos por Pierr... 25 views Mon, 18 Nov 2019, 14:45:16
Portugal | Secretas vigiam guerra por controlo das polícias
Portugal | Secretas vigiam guerra por controlo das polícias     Movimentos anónimos disputam poder nas polícias que estava entregue aos sindicatos. A influência da ... 173 views Fri, 15 Nov 2019, 15:12:22
Portugal | Nazismo vs comunismo. Polémica chega à Assembleia da Repúbl...
Portugal | Nazismo vs comunismo. Polémica chega à Assembleia da Repúbl...     O Parlamento Europeu aprovou há dois meses uma resolução condenando as agressões e os crimes cometid... 65 views Fri, 15 Nov 2019, 15:06:17
Cidade do leste alemão declara "emergência nazi"
Cidade do leste alemão declara "emergência nazi"     Conselho municipal de Dresden aponta crescimento de ações antidemocráticas e de extrema direita e co... 30 views Sun, 03 Nov 2019, 16:40:26
Brasil | Sobre os surtos neofascistas e a covardia
Brasil | Sobre os surtos neofascistas e a covardia Ninguém, dos órgãos de imprensa, pode se declarar surpreendido pela manifestação do deputado Eduardo Bolsonaro a f... 27 views Tue, 05 Nov 2019, 16:53:06
A Alemanha numa encruzilhada
A Alemanha numa encruzilhada   (1) “Um novo abrandamento económico numa economia europeia já de si pouco dinâmica pode ter como resu... 24 views Sun, 03 Nov 2019, 16:19:02

Extrema direita, Alemanha

  • Criado em .
  • Visualizações: 46

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades