• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA
  • in 'O Lado Oculto'
  • Mundo

PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA

2020-07-11

Cientistas da Universidade de Barcelona detectaram genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade no dia 12 de Março de 2019, isto é, nove meses e meio antes da declaração das autoridades chinesas da cidade de Wuhan e praticamente um ano antes de ter sido anunciado, em 25 de Fevereiro de 2020, o primeiro caso de COVID-19 “importado” na capital catalã. Mais uma demonstração de que a narrativa oficial do “vírus de Wuhan” pode ser cómoda para evitar uma investigação profunda das reais origens do fenómeno, conveniente do ponto de vista geopolítico, oportuna para as operações de propaganda em multiplicação mas está longe de caber nas realidades que vão sendo conhecidas.

Os autores do estudo catalão desenvolvem uma investigação sobre a importância da monitorização das águas residuais das estações de tratamento de esgotos como fonte de informações que permitam antecipar o aparecimento de surtos virais. Os resultados foram objecto de uma pré-publicação em finais de Junho na plataforma medRxiv e contêm elementos novos que os autores consideram “inesperados” e “surpreendentes”.

No “Resumo” do trabalho os autores escrevem que “O SARS-CoV-2 foi detectado nos esgotos de Barcelona muito antes da declaração do primeiro caso de COVID-19, revelando que a infecção estava presente na população antes do primeiro caso importado”.

Fazendo referência ao facto de terem descoberto genomas do novo coronavírus numa amostra congelada no dia 12 de Março de 2019, usada como factor de comparação com as colhidas mais recentemente nas mesmas estações de tratamento de águas residuais, os cientistas catalães dizem que “esta impressionante descoberta revela a circulação do vírus em Barcelona muito antes do relato de qualquer caso de COVID-19 no mundo”; sendo “provável”, portanto, “que situações semelhantes possam ter acontecido em outras partes do mundo”.

E para que não haja dúvidas: em 12 de Março de 2019 “os níveis (de SARS-CoV-2) eram muito baixos mas claramente positivos”, assegura o coordenador do trabalho científico, o professor Albert Bosch.

Os autores do estudo, de carácter multidisciplinar pois envolve membros de várias faculdades e departamentos da Universidade de Barcelona e de departamentos públicos de índole sanitária e de abastecimento de água, colheram amostras de esgotos em duas estações de tratamento da cidade entre 13 de Abril e 25 de Maio, verificando que os níveis de concentração de genomas do novo coronavírus seguiram a linha de evolução estatística da epidemia. Recorreram igualmente a amostras de arquivo extraídas ainda em 2018, durante vários meses do ano de 2019 e do início de 2020.

“Inesperadamente”, escrevem os autores, “a análise de amostras de arquivo revelou uma crescente ocorrência de genomas em recolhas de 15 de Janeiro a 4 de Março” de 2020 – o primeiro caso de COVID-19 em Barcelona foi declarado em 25 de Fevereiro.

Demonstram estes factos que o SARS-CoV-2 esteve presente nos esgotos de Barcelona, com valores ascendentes, durante pelo menos 41 dias antes da declaração do primeiro caso, que foi definido como “importado”.

Nas conclusões do trabalho os cientistas escrevem que “uma proporção significativa de portadores não diagnosticados ou assintomáticos eliminaram SARS-CoV-2 nas fezes” quando ainda não se falava em COVID-19.

“Espalhado antes de emergir na Ásia”

Tal como acontece em outras circunstâncias entretanto conhecidas, admite-se que os sintomas de problemas respiratórios registados previamente à declaração da epidemia tenham sido atribuídos a influenza e enquadrados nos períodos habituais de gripe comum.

Por exemplo, o presidente da Comissão de Controlo e Detecção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Robert Redfield, admitiu em 11 de Março numa declaração a uma comissão do Congresso a possibilidade de a COVID-19 estar presente na sociedade norte-americana muito antes de declarada oficialmente, sendo os casos então diagnosticados como resultantes de uma “temporada” especialmente virulenta de gripe comum iniciada em Setembro de 2019. A conclusão foi apurada através de exames póstumos de vítimas às quais tinha sido diagnosticada gripe comum.

Em Itália, o médico Dr. Giuseppe Remuzzi revelou num artigo publicado na revista The Lancet que em Dezembro, ou até mesmo em Novembro, os médicos de família da Lombardia fizeram eco de uma “pneumonia muito estranha” em circulação e sem terem qualquer conhecimento do que se passava na China. De notar que o chamado “paciente nº4” italiano, depois redenominado “paciente nº1”, não teve qualquer relação com Wuhan ou com a China, ao contrário do que acontecera com os três primeiros casos declarados.

Ainda em Itália, um estudo do Instituto Superior de Saúde, de âmbito governamental, revelou que foram assinalados traços de SARS-CoV-2 nos esgotos das cidades de Milão e Turim durante o mês de Dezembro.

Também é do conhecimento geral que foram registados casos sintomáticos de COVID-19 em França ainda no mês de Dezembro – apesar de a primeira situação oficial no país, também a primeira na Europa, ter sido declarada em final de Janeiro.

“Há um número crescente de provas que apontam para o facto de o SARS-CoV-2 já estar espalhado pelo mundo antes de emergir na Ásia”, declarou Tom Jefferson, epidemiologista do Centro de Medicina Baseada em Provas da Universidade de Oxford, ao jornal The Telegraph.

Entretanto no Brasil…

Uma outra prova que foge de maneira flagrante à narrativa oficial sobre a pandemia de COVID-19 foi divulgada recentemente no Brasil e tem origem igualmente em trabalhos de análise de águas residuais de tratamento de esgotos.

Cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina detectaram cem mil cópias de SARS-Cov-2 por litro de esgoto em amostras recolhidas em 27 de Novembro de 2019, valor esse que é a décima parte do que veio a ser encontrado numa recolha em 4 de Março último. No entanto, os dois primeiros casos oficiais de COVID-19 só foram declarados em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no dia 12 de Março.

“Isto demonstra que o SARS-CoV-2 já estava na comunidade antes de o primeiro caso ser declarado no continente americano”, escrevem os autores do estudo.

No próprio cenário oficial da origem dos acontecimentos pandémicos, em Wuhan, China, vários são também os exemplos que não coincidem com a versão oficial consumida mundialmente.

Num artigo informativo publicado em The Lancet em 30 de Janeiro, um mês depois do primeiro caso anunciado na cidade chinesa, médicos de Wuhan revelaram que dos primeiros 41 casos admitidos em meio hospitalar, entre 16 de Dezembro e 2 de Janeiro, 14 não tiveram qualquer ligação epidemiológica ao mercado de frutos do mar de Huanan, considerado – para todos os efeitos inquestionavelmente – como a origem da pandemia.

No mesmo artigo, os clínicos recuam no tempo até 1 de Dezembro, dia em que um primeiro paciente, um idoso, foi identificado em Wuhan com os sintomas que depois vieram a ser caracterizados como os da COVID-19. Também esse doente não teve qualquer vínculo epidemiológico com o mercado de Huanan.

Do que ficou escrito pode deduzir-se, portanto, que o SARS-CoV-2 já estava presente nos esgotos de Barcelona em 12 de Março de 2019, mais de nove meses antes do primeiro caso mundial declarado oficialmente.

Do mesmo modo, o vírus foi encontrado nos esgotos da cidade de Florianópolis em Santa Catarina, Brasil, em 27 de Novembro de 2019, um mês antes de declarados os primeiros pacientes de COVID-19 em Wuhan, em 1 de Janeiro de 2020.

Nos Estados Unidos, segundo o presidente do CDC, vítimas de um surto de gripe comum “muito virulento” falecidas no último trimestre de 2019 foram diagnosticadas postumamente com COVID-19.

Em Itália, onde um dos primeiros quatro pacientes de COVID-19 não teve qualquer contacto com a China nem com os restantes três, os sintomas da doença eram abundantes, por exemplo na Lombardia, já em Dezembro ou mesmo em Novembro de 2019.

Em França foram conhecidos casos com sintomas de COVID-19 dois meses antes da declaração do primeiro caso.

Em Wuhan, o primeiro caso registado pelos médicos da cidade não teve qualquer contacto epidemiológico com o mercado de peixe onde supostamente tudo começou.

Assim sendo, não é difícil deduzir que o SARS-CoV-2 já circulava pelo menos em Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Brasil e na própria China antes de ser proclamada a origem da pandemia de COVID-19 no mercado de frutos do mar da cidade de Wuhan.

Não se trata já de procurar o paciente zero da pandemia, uma tarefa que, pelos vistos, ninguém quer levar até às últimas consequências – o que não impede o comum dos...

 

 

Conteúdo exclusivo.

O conteúdo que está a tentar visualizar é exclusivo para Assinantes.

Veja o original em 'O Lado Oculto' na seguinte ligação:

https://www.oladooculto.com/noticias.php?id=829

Artigos relacionados

COVID19. Passageiros aflitos abandonam autocarro 413 por falta de condições
COVID19. Passageiros aflitos abandonam autocarro 413 por falta de condições INFERNO. Uma jovem passageira socorre-se de um papel para aliviar o calor dentro do autocarro (Foto CASCAIS24) Por Redação 04 agosto 2020 Vários passageiros de um autocarro da Scotturb da carreira... 40 views Wed, 05 Aug 2020,
Reino Unido regista oito mortos e 744 novos casos de Covid-19
Reino Unido regista oito mortos e 744 novos casos de Covid-19 02/08/2020     O Reino Unido registou oito mortes e 744 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 304.695 o número total de infeções e 46.201... 23 views Mon, 03 Aug 2020,
Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos
Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos Daniel Pockett / EPA   Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). &nb... 22 views Mon, 03 Aug 2020,
Pandemia também afeta o meio ambiente com o lixo hospitalar
Pandemia também afeta o meio ambiente com o lixo hospitalar Tiberio Amorim A pandemia de Covid-19 também apresenta uma ameaça para o meio ambiente pela contaminação das águas com o lixo hospitalar, afirma um relatório ao mesmo tempo que recomenda criar um imposto “verde”... 61 views Thu, 16 Jul 2020,
O distanciamento “se possível”
O distanciamento “se possível” De acordo com a diretora-geral de Saúde, o documento com as orientações para as escolas no arranque do novo ano letivo prevê medidas como “circuitos diferentes, utilização de máscaras por toda a comunidade educativ... 48 views Thu, 16 Jul 2020,
EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados
EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investi... 160 views Tue, 14 Jul 2020,

Covid-19

  • Criado em .
  • Visualizações: 124

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

DESPISTE. Condutor de 80 anos ferido na estrada da Malveira da Serra

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Bombeiros, técnico do INEM e GNRs socorrem o ferido (Fotos BVAlcabideche) Por Redação 10 agosto 2020 Um homem, na casa dos 80 anos, ficou ferido no despiste do veículo ligeiro que conduzia, esta segunda-feira,…
10, agosto 2020

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

em Mundo

por ZAP in ZAP

Yuri Gripas / EPA POOL   Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a…
10, agosto 2020

Ataturk – citação (Homenagem à criação do museu Agia Sophia)

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  “As regras e teorias de um velho sheik árabe chamado Maomé e as abstrusas interpretações de gerações de sujos e ignorantes padrecos fixaram a lei civil e penal da Turquia. Eles determinaram a forma…
10, agosto 2020

O rei vai nu

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso, 08/08/2020) Daniel Oliveira As suspeitas que recaem sobre Juan Carlos não são, na sua natureza, muito diferente das que recaíram sobre José Sócrates. Mas um foi detido à chegada a Lisboa,…
10, agosto 2020

A hora dos reformadores sociais

em Portugal

por Mudar de Vida

 9 Agosto 2020 Chovem as promessas de que “isto” tem de mudar, por se ter tornado (evidentemente) insustentável. “Isto” é o aumento das desigualdades, o desperdício, a destruição ambiental. Disse-o recentemente, falando para o mundo,…
10, agosto 2020

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

em Mundo

por Lusa in ZAP

Chris.Jeriko / Flickr   Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente…
10, agosto 2020

Suspeito de matar Marielle foi instrutor de tiro de Flávio Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

Em depoimento ao Ministério Público do Rio (MP-RJ), Flávio Bolsonaro confessou que ex-capitão do Bope e miliciano Adriano da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, foi seu instrutor de…
10, agosto 2020

Morreu músico angolano Waldemar Bastos

em Mundo

por Fernanda Mira

10/08/2020     O músico angolano Waldemar Bastos morreu hoje de madrugada em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos, disse fonte do gabinete de comunicação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.…
10, agosto 2020

Presidente do Líbano quer ajuda, mas não aceita imposições de Bolsonaro, Macron e Trump

em Mundo

por Brasil24/7

Nenhuma potência colonial poderá retornar ao Líbano, diz presidente da República do Líbano, Michel Aoun. A renúncia do governo libanês abre portas à interferência estrangeira, aponta o ministro da Indústria, um dos encarregados de esclarecer…
10, agosto 2020

Ministros de Bolsonaro dão versões diferentes sobre reunião que articulou golpe de Estado em maio

em Mundo

por Brasil24/7

Ministros dão versões contraditórias sobre reunião de 2 de maio na qual Bolsonaro articulou com generais um golpe de Estado com o fechamento do STF. Projeto foi frustrado, mas o país esteve à beira de…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa António Ramalho, presidente do Novo Banco O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de…
10, agosto 2020

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para…
10, agosto 2020

Racismo estrutural

em Mundo

por António Duarte

O recorte do Jornal de Notícias é de 28 de Julho de 1888. Mais de um século volvido sobre a Declaração de Independência dos EUA, onde solenemente se proclamava a crença de que todos os…
10, agosto 2020

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV…
10, agosto 2020

Plano do hidrogénio vai sair “muito caro” aos portugueses

em Portugal

por ZAP in ZAP

Matt Gibson / Flickr   Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar “muito caro” aos consumidores portugueses.   Num artigo publicado no jonal…
10, agosto 2020

No Novo Banco cumpre-se o ditado: cada tiro, cada melro!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Em 2015 o Novo Banco vendeu a seguradora Tranquilidade ao fundo norte-americano Apollo por 40 milhões de euros. Quatro anos depois, em Julho de 2019, o novo proprietário transacionou esse ativo, juntamente com a Açoreana…
10, agosto 2020

Oficial do Fed dos EUA pede quarentena econômica para "esmagar vírus"

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 8 ago (Xinhua) - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) de Mineápolis, Neel Kashkari, pediu "uma quarentena mais restritiva" por até seis semanas para acabar com a disseminação de…
10, agosto 2020

Laboratório construído pela China ajuda Iraque em batalha contra COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Bagdá, 8 ago (Xinhua) - É uma corrida contra o tempo. Os médicos estão embaralhando pilhas de amostras de cotonetes à espera do teste de COVID-19 em um laboratório construído pela China no Iraque.  …
10, agosto 2020

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jagadeesh Nv / EPA   O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa.…
10, agosto 2020

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência…
10, agosto 2020

Gestão privada: dois mitos desfeitos

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Vicente Ferreira)

  Reagindo à notícia do Público sobre mais um negócio duvidoso com prejuízos cobertos pelo Estado, o Novo Banco fala numa "campanha continuada" do jornal e ameaça processá-lo. Já se percebera que a gestão privada…
10, agosto 2020

Juventude do MAS pede apoio à luta pela democracia na Bolívia

em Mundo

por AbrilAbril

A Juventude do Movimento para o Socialismo (MAS) juntou-se aos protestos em defesa da democracia. Grupos paramilitares atacaram, este domingo, manifestantes em vários pontos do país andino. Manifestantes reunidos em Parotani, na auto-estrada Cochabamba–Oruro, exigem…
10, agosto 2020

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

em Portugal

por Lusa in ZAP

TVI / Facebook   O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate