• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • A crise económica de 2020: Pobreza global, desemprego e desespero

A crise económica de 2020: Pobreza global, desemprego e desespero

por Michel Chossudovsky

 Estamos indubitavelmente a viver uma das mais graves crises económicas e sociais da história moderna. De certo modo, estamos a viver história e somos incapazes de compreender a lógica da pandemia do coronavírus.

O que está em causa é o pretexto e a justificação para o encerramento de economias nacionais à escala mundial com base em preocupações de saúde pública.

Temos de entender as causalidades. Encerrar uma economia, nacionalmente e globalmente não resolver a pandemia. De facto, isto cria uma situação de instabilidade institucional.

Isto resulta também em desemprego maciço, confinamento de pessoas nas suas casas, sem emprego, sem alimento... Que é o que estamos a viver.

Não há nenhuma justificação para o encerramento de economias nacionais na base de preocupações de saúde pública, as quais podem ser resolvidas e deveriam ser resolvidas!

Há um processo de tomada de decisão muito complexo, o qual foi planeado bem antecipadamente. A partir da "autoridade central", governos são instruídos a encerrarem suas economias e então, por sua vez, os governos instruem pessoas a implementarem engenharia social, a não se reunirem, a não terem reuniões familiares...

Essencialmente, o que não entendemos, e que é fundamental, é que a actividade económica é a base para a reprodução da vida real. Com isso quero dizer instituições, poder de compra das famílias, toda uma série de actividades, as quais tem-se desenvolvido no decorrer da história – a actividade económica constitui o fundamento de todas as sociedades.

E no que estas medidas tem resultado é uma crise maciça, na qual particularmente pequenas e médias empresas estão a ser precipitadas na bancarrota, milhões de pessoas ficaram desempregadas e em muitos países isto resultou em pobreza maciça, fome, entre certos grupos da população.

Temos ampla evidência deste efeito e temos de entender que este processo de encerramento de economias nacionais é deliberado. É um plano. E é coordenado com a crise financeira ocorrida no mês de Fevereiro (2020), a qual levou a um colapso maciço em instituições bancárias, mercados de acções e assim por diante. Economistas, os convencionais, têm uma tendência a dizer que não há relacionamento entre a crise pandémica do coronavírus e o crash financeiro em Fevereiro. Isso é absolutamente errado. A campanha de medo e a campanha de desinformação facilitaram a manipulação do mercado de acções. E estamos a falar acerca da utilização de derivativos muito refinados, instrumentos especulativos, etc

O que está a acontecer agora é que governos têm estado endividados até às orelhas. Eles estão a pagar compensação a companhias que foram afectadas; em alguns casos são generosos salvamentos externos (bailouts), em outros casos é parte de uma rede de segurança social vindo em resgate de trabalhadores e empresas em pequena escala.

E a fase seguinte é a mais grave crise de dívida da história mundial. Por outras palavras, os níveis de emprego afundaram e companhias estão na bancarrota. Teremos uma crise orçamental do Estado. Assim, um declínio dramático nas receitas fiscais (sobre o rendimento) devido ao colapso no emprego, e as companhias (as que não foram à bancarrota) irão naturalmente deduzir as perdas corporativas nas suas declarações fiscais. Como é que os governos por todo o mundo continuarão a governar, financiar programas sociais e assim por diante?

Em última análise, será através de uma gigantesca operação de dívida global implementada tanto nos chamados países "desenvolvidos" – por exemplo, Itália, França, Estados Unidos, Canadá – como nos países em desenvolvimento onde actuarão mais as instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial, o FMI, os bancos de desenvolvimento regionais.

Agora, o problema dos governos ocidentais é que esta dívida não é reembolsável. O governo italiano emitiu obrigações com o apoio da Goldman Sachs e assim por diante; isso foi feito há alguns meses atrás. E o que aconteceu? A dívida da Itália está classificada (pela Standard & Poor)... e estes títulos italianos são classificados como 'BB', o que significa essencialmente o estatuto de junk bond. Por outras palavras, isso significa que todo um aparelho estatal está agora nas mãos dos credores. E estes credores são as instituições financeiras, os bancos e assim por diante.

E a etapa seguinte é em última análise a confiscação do Estado! O Estado será privatizado. Todos os programas obedecerão ao leme dos credores. Podemos dizer "Adeus" ao Estado Previdência (welfare state) na Europa ocidental. Por que? Porque os credores de imediato seguirão o que fizeram na Grécia poucos anos atrás... Imediatamente imporão medidas de austeridade e a privatização de programas sociais, a privatização de qualquer coisa que possa ser privatizada – cidades, terra, edifícios públicos...

Por outras palavras, estamos a viver uma evolução muito importante porque o Estado, tal como o conhecemos, deixará de existir. Ele será dirigido por interesses da banca privada os quais – e já estão a fazê-lo – nomearão seus governos, ou seus políticos, seus políticos corruptos e no essencial tomarão conta de toda a paisagem política.

Isso é o que está a acontecer num certo número de países. E em alguns países eles instruíram mesmo o governo a não debaterem (no parlamento) as enormes dívidas que foram acumuladas nestes últimos meses em resultado da pandemia, as quais agora são o objecto de financiamento destas poderosas instituições financeiras. No Canadá houve um acordo entre o primeiro-ministro Trudeau por um lado e o líder da oposição – nenhum debate no parlamento sobre os US$150 mil milhões da dívida, a qual tem de ser coberta através de operações de dívida pública e empréstimos de instituições financeiras.

No essencial o cenário que estamos a viver, o qual está a desdobrar-se, é que por um lado a economia real no decorrer dos últimos meses a partir de Março, bem, de facto, a partir de Fevereiro com o crash do mercado de acções, está num estado de crise, a actividade produtiva tem ser afectada, o comércio foi afectado. Milhões e milhões de pessoas estão a ir para o desemprego, sem ganhos, e isto não é apenas pobreza – é pobreza e desespero. É a marginalização de grandes sectores da população mundial em relação ao mercado de trabalho. Há números sobre isso, publicados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) que de facto, nesta fase, é prematuro começar mesmo a estimar os impactos.

Podemos examinar país por país. Podemos ver, por exemplo, que nos países em desenvolvimento o sector informal, digamos que a Índia ou certos países da América Latina, tais como o Peru, um grande sector da força de trabalho está no chamado "sector informal", auto-empregados, indústrias em pequena escala e assim por diante. Bem, isto foi completamente liquidado e as pessoas afectadas são muitas vezes deixadas sem abrigo. A única opção que elas têm é voltar às suas aldeias de origem e neste processo são vítimas de fome e uma situação de marginalização total.

Este é o cenário. Está para além da pobreza global. É desemprego em massa. É algo que foi engendrado, não é algo acidental. E certamente não é alguma coisa que foi utilizada para resolver uma crise de saúde global.

A crise de saúde global relativa ao Covid foi multiplicada. Pessoas foram confinadas, elas caíram doentes, perderam seus empregos e, ao mesmo tempo, todo o aparelho da saúde tem estado em crise, incapaz de funcionar.

O que temos de entender é que este processo tem de ser confrontado! Tem de haver uma oposição organizada. Isto é um projecto neoliberal! É neoliberalismo ao extremo.

Agora, considere-se que hoje o que se verifica é que sob certos aspectos o crash do mercado de acções utilizava instrumentos especulativos, trading de iniciados (insider), mas também a campanha de medo para implementar aquilo que é a mais significativa transferência de riqueza da história mundial! Por outras palavras, todos perdem dinheiro no crash do mercado de acções e o dinheiro vai para as mãos, como sabe, de um número limitado de bilionários. E tem havido estimativas quanto ao enriquecimento desta classe no decorrer dos últimos três meses. Não vou entrar em pormenores. De modo que isto, num certo sentido, esta crise de Fevereiro, a crise do mercado de acções, estabelece o cenário para o confinamento.

E quanto ao tópico do confinamento, podemos chamar isto por um outro nome. O confinamento é o encerramento da economia global! É um acto que instrui governos nacionais a encerrarem sua economia – e eles obedecem! Isso é o que chamamos "governação global". Mas é um projecto imperial. Eles obedecem e encerram tudo.

E a seguir tentam convencer seus cidadãos de que isto tudo é por uma boa causa, estamos a encerrar a economia de modo a que possamos salvar vidas devido ao Covid-19. Trata-se de uma declaração muito forte e, ao mesmo tempo, as estatísticas sobre o Covid-10 são a fonte da manipulação.

Não entrarei nesta dimensão particular mas posso dizer com toda a certeza que o impacto desta crise é tão dramático, a crise económica, que ela não se compara ao impacto do Covid-19, o qual, segundo mesmo pessoas como Anthony Fauci, é comparável à gripe sazonal. Eles têm escrito isso em seus artigos revistos por pares (peer-reviewed).

O que eles dizem online, na CNN, é um assunto diferente. Mas não consideram o Covid-19 como um perigo supremo entre todos os perigos. Não é. Há muitas outras pandemias de saúde a afectarem o mundo. Isso não significa que não deveríamos considerá-la seriamente mas deveríamos entender, é de senso comum, que não é pelo encerramento da economia global que ser irá resolver esta pandemia.

Então, alguém está a mentir, em algum lugar. E de facto, as mentiras estão a "tornar-se a verdade", estão a tornar-se parte do "consenso" e isso é extremamente perigoso.

Porque quando a mentira se torna "a verdade" não há volta atrás.

E percebemos como cientistas independente, analistas independentes, estão a ser censurados, que temos muitos médicos e enfermeiros e cientistas, virologistas bem como economistas que estão a dizer isso de modo explícito. E basta olhar para os números, os milhões e milhões de pessoas que estão desempregadas em consequência disso.

Portanto, o que realmente precisamos é de uma compreensão histórica do que se está a passar, porque fechar a economia através de ordens vindas "algures lá de cima"...

Em primeiro lugar, isto é diferente de qualquer crise anterior. Mas, em segundo lugar, temos de resistir a este modelo. E não é pela mudança do paradigma, não. É um movimento de massas; é um movimento de massas contra os nossos governos, é um movimento de massas contra os arquitectos deste projecto diabólico...

E não podemos pedir aos Rockefellers: "Por favor emprestem-nos o dinheiro" para pagar as nossas despesas, temos de o fazer por nós próprios.

E é por isso que todas estas ONG, que são financiadas por fundações corporativas não podem... Não estou a dizer... algumas das coisas que fazem são boas, mas não podem fazer campanha contra aqueles que as patrocinam, isso é uma impossibilidade.

Assim, temos de implementar um movimento de base, a nível nacional e internacional, para confrontar este projecto diabólico e para restaurar as nossas economias nacionais, as nossas instituições nacionais. E, para negar a legitimidade do projecto de endividamento. E investigar os elementos de corrupção que conduziram a esta aventura diabólica, a qual está a afectar a humanidade na sua totalidade.

Isto é uma guerra contra a humanidade, implementada através de instrumentos económicos complexos.

Adeus e continuaremos a nossa batalha e a nossa análise o melhor que pudermos no Global Research.

30/Junho/2020
Nossos agradecimentos a Chris Green pela transcrição deste vídeo:

O original encontra-se em www.globalresearch.ca/...

A transcrição deste vídeo encontra-se em https://resistir.info/ .

Ver original em 'RESISTIR.INFO' na seguinte ligação:

https://resistir.info/chossudovsky/crise_30jun20.html

Artigos relacionados

Estados Unidos vivem uma “Depressão Pandêmica”
Estados Unidos vivem uma “Depressão Pandêmica”   Deve estar claro para quase todos agora que a repentina e acentuada crise econômica que começou no final de março é algo mais do que uma grave recessão. Esse rótulo foi, talvez, justificável para a Gr... 2 views Mon, 10 Aug 2020,
ESTAMOS A VIVER «TEMPOS INTERESSANTES»...                              Nesta modorra de Agosto - apesar das frequentes ondas mediáticas covidianas, instigando medo  e inibindo al... 10 views Wed, 05 Aug 2020,
 Acerca da crise sistémica disparada pela actual pandemia
Acerca da crise sistémica disparada pela actual pandemia A boa solução de Hamurabi – Transcrição de observações emitidas na 1st ASECU Teleconference 'Systematic Crises Triggered the Current Pandemic & Progressive Way-Outs, 08/Maio/2020 por Michael Hudson  Bem,... 87 views Fri, 24 Jul 2020,
Mundo em transição – os processos internacionais revelados e acelerados pela pandemia
Mundo em transição – os processos internacionais revelados e acelerados pela pandemia Em que mundo nos encontramos? A pandemia do novo coronavírus produziu o maior acontecimento político e econômico desde a Segunda Guerra Mundial. 15 Julho, 2020 Jornal Tornado   A... 85 views Wed, 15 Jul 2020,
DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRAJECTÓRIAS DA NOS...
DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRAJECTÓRIAS DA NOS...                   Yes, someone is to blame, por James K. Galbraith e Albena Azmanova Social Europe, 23 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marqu... 68 views Tue, 07 Jul 2020,
“Crise brutal.” Economistas duvidam de uma retoma rápida e apontam para crise estrutural
“Crise brutal.” Economistas duvidam de uma retoma rápida e apontam para crise estrutural (Comentário: Todos querem apresentar "A Crise" (seja na versão mais curta seja na mais prolongada) como consequência da Covid-19 omitindo que as fragilidades que a motivam vêm de trás e têm razões estruturais que nunc... 31 views Sat, 27 Jun 2020,

Crise 2020

  • Criado em .
  • Visualizações: 312

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

DESPISTE. Condutor de 80 anos ferido na estrada da Malveira da Serra

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Bombeiros, técnico do INEM e GNRs socorrem o ferido (Fotos BVAlcabideche) Por Redação 10 agosto 2020 Um homem, na casa dos 80 anos, ficou ferido no despiste do veículo ligeiro que conduzia, esta segunda-feira,…
10, agosto 2020

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

em Mundo

por ZAP in ZAP

Yuri Gripas / EPA POOL   Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a…
10, agosto 2020

Ataturk – citação (Homenagem à criação do museu Agia Sophia)

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  “As regras e teorias de um velho sheik árabe chamado Maomé e as abstrusas interpretações de gerações de sujos e ignorantes padrecos fixaram a lei civil e penal da Turquia. Eles determinaram a forma…
10, agosto 2020

O rei vai nu

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Oliveira, in Expresso, 08/08/2020) Daniel Oliveira As suspeitas que recaem sobre Juan Carlos não são, na sua natureza, muito diferente das que recaíram sobre José Sócrates. Mas um foi detido à chegada a Lisboa,…
10, agosto 2020

A hora dos reformadores sociais

em Portugal

por Mudar de Vida

 9 Agosto 2020 Chovem as promessas de que “isto” tem de mudar, por se ter tornado (evidentemente) insustentável. “Isto” é o aumento das desigualdades, o desperdício, a destruição ambiental. Disse-o recentemente, falando para o mundo,…
10, agosto 2020

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

em Mundo

por Lusa in ZAP

Chris.Jeriko / Flickr   Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente…
10, agosto 2020

Suspeito de matar Marielle foi instrutor de tiro de Flávio Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

Em depoimento ao Ministério Público do Rio (MP-RJ), Flávio Bolsonaro confessou que ex-capitão do Bope e miliciano Adriano da Nóbrega, morto na Bahia e suspeito pelo assassinato da vereadora Marielle Franco, foi seu instrutor de…
10, agosto 2020

Morreu músico angolano Waldemar Bastos

em Mundo

por Fernanda Mira

10/08/2020     O músico angolano Waldemar Bastos morreu hoje de madrugada em Lisboa, vítima de cancro, aos 66 anos, disse fonte do gabinete de comunicação do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente de Angola.…
10, agosto 2020

Presidente do Líbano quer ajuda, mas não aceita imposições de Bolsonaro, Macron e Trump

em Mundo

por Brasil24/7

Nenhuma potência colonial poderá retornar ao Líbano, diz presidente da República do Líbano, Michel Aoun. A renúncia do governo libanês abre portas à interferência estrangeira, aponta o ministro da Indústria, um dos encarregados de esclarecer…
10, agosto 2020

Ministros de Bolsonaro dão versões diferentes sobre reunião que articulou golpe de Estado em maio

em Mundo

por Brasil24/7

Ministros dão versões contraditórias sobre reunião de 2 de maio na qual Bolsonaro articulou com generais um golpe de Estado com o fechamento do STF. Projeto foi frustrado, mas o país esteve à beira de…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata condenado por corrupção

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa António Ramalho, presidente do Novo Banco O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de…
10, agosto 2020

Nova identidade, ordenado e casa. PJ deverá recrutar Rui Pinto para ser investigador do Estado

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Correio da Manhã avançou este domingo que a Polícia Judiciária (PJ) vai recrutar o pirata informático Rui Pinto, criador do Football Leaks e fonte do caso Luanda Leaks, para…
10, agosto 2020

Racismo estrutural

em Mundo

por António Duarte

O recorte do Jornal de Notícias é de 28 de Julho de 1888. Mais de um século volvido sobre a Declaração de Independência dos EUA, onde solenemente se proclamava a crença de que todos os…
10, agosto 2020

Bloco revela os três pilares da negociação do OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

Mário Cruz / Lusa   O Bloco de Esquerda revelou os seus três pilares fundamentais da negociação para o Orçamento do Estado para 2021. O PCP e o PAN não abriram jogo, enquanto o PEV…
10, agosto 2020

Plano do hidrogénio vai sair “muito caro” aos portugueses

em Portugal

por ZAP in ZAP

Matt Gibson / Flickr   Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar “muito caro” aos consumidores portugueses.   Num artigo publicado no jonal…
10, agosto 2020

No Novo Banco cumpre-se o ditado: cada tiro, cada melro!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Em 2015 o Novo Banco vendeu a seguradora Tranquilidade ao fundo norte-americano Apollo por 40 milhões de euros. Quatro anos depois, em Julho de 2019, o novo proprietário transacionou esse ativo, juntamente com a Açoreana…
10, agosto 2020

Oficial do Fed dos EUA pede quarentena econômica para "esmagar vírus"

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 8 ago (Xinhua) - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) de Mineápolis, Neel Kashkari, pediu "uma quarentena mais restritiva" por até seis semanas para acabar com a disseminação de…
10, agosto 2020

Laboratório construído pela China ajuda Iraque em batalha contra COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Bagdá, 8 ago (Xinhua) - É uma corrida contra o tempo. Os médicos estão embaralhando pilhas de amostras de cotonetes à espera do teste de COVID-19 em um laboratório construído pela China no Iraque.  …
10, agosto 2020

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jagadeesh Nv / EPA   O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa.…
10, agosto 2020

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência…
10, agosto 2020

Gestão privada: dois mitos desfeitos

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Vicente Ferreira)

  Reagindo à notícia do Público sobre mais um negócio duvidoso com prejuízos cobertos pelo Estado, o Novo Banco fala numa "campanha continuada" do jornal e ameaça processá-lo. Já se percebera que a gestão privada…
10, agosto 2020

Juventude do MAS pede apoio à luta pela democracia na Bolívia

em Mundo

por AbrilAbril

A Juventude do Movimento para o Socialismo (MAS) juntou-se aos protestos em defesa da democracia. Grupos paramilitares atacaram, este domingo, manifestantes em vários pontos do país andino. Manifestantes reunidos em Parotani, na auto-estrada Cochabamba–Oruro, exigem…
10, agosto 2020

Dona da TVI passa de lucros a prejuízos de 14,4 milhões. A culpa é da pandemia e das audiências

em Portugal

por Lusa in ZAP

TVI / Facebook   O grupo Media Capital obteve um prejuízo de 14,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano face a 5,9 milhões de lucros em igual período de 2019, segundo dados provisórios…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate