IMPÉRIO EQUIVOCADO…

 
 

O Império da hegemonia unipolar tem feito sistematicamente cálculos equivocados sobre as potencialidades da revolução cultural chinesa, que perfez agora sete décadas de vida, numa altura em que, por seu turno, o Parido Comunista Chinês faz 99 anos!

 


Esses cálculos equivocados resultam do facto histórico da aristocracia financeira mundial, herdeira também dos impérios coloniais, jamais ter feito a descolonização mental que transversalmente tolda as artes e os engenhos do seu equívoco maior: o domínio construído palmo a palmo segundo os parâmetros de hegemonia unipolar conforme às incidências da IIIª Guerra Mundial contra os países do sul, “eternos” fornecedores de matéria-prima e mão-de-obra barata!

 


Em relação à China, a visão neoliberal em vigor desde a administração de Ronald Reagan, trouxe ainda mais equívocos para a aristocracia financeira mundial, que se acrescentaram aos equívocos anteriores, por que além do mais alimentaram uma falsa perspectiva “economicista”, a de que o mercado, com a deslocalização de tanta indústria, iria neutralizar a economia pública chinesa e isso iria subverter as vontades dominantes na China e mesmo o Partido Comunista Chinês, a favor do plasma da globalização neoliberal, integrando “formatadamente” a República Popular da China no “mundo livre”!...

 


Essa era uma nova versão que se inscrevia na necessidade de, para o império da hegemonia unipolar herdeiro do carácter e da cobiça dos impérios coloniais, haver sempre a necessidade dum inimigo para subjugar e maltratar, como o que te acontecido desde as “descobertas marítimas” dos séculos críticos, os séculos XV, XVI e XVII!

 


A força “soft power” da revolução cultural chinesa todavia, expõe agora esses equívocos desde os tempos em que padrão foi competição colonialista imposta a ferro e fogo pelas potências europeias de então, a que se juntaria os Estados Unidos com a projecção da política de portas abertas a fim de favorecer seus interesses, sem beliscar os interesses dos invasores ciosos de comércio estritamente favorável às potências coloniais (séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e início do século XX)!

 


Com a política de portas abertas já sob a equação da revolução cultural (Deng Xiao Ping), a China absorveu sim tecnologias de origem “ocidental” como nenhum outro estado no mundo, mas em função da contradição com o sentido da história resultante do colapso que se prolongou entre o século XVII e o século XX, é dessa contradição histórica e não duma outra qualquer “ordem” imposta do exterior, que emerge a sua revolução cultural numa pluralidade capaz de impulsionar a essência do Não Alinhamento durante o século XXI, numa nova fórmula de extensiva emergência multilateral!

 


 
A revolução cultural chinesa visava acabar com a expressão do poder colonial e refazer em novos moldes, o poder da grande China da dinastia Ming, balanceando os erros da sua fase final!... (https://aviagemdosargonautas.net/2020/05/23/porque-xi-nao-vai-repetir-os-erros-da-dinastia-ming-por-pepe-escobar/).

Ao absorver tecnologias, a RPC integrava nos processos de produção da economia moderna de natureza multifacetada que fez movimentar, importantes contingentes da população rural que viviam em relativa precariedade feudal desde o século XVI, deslocando-a do campo para os ambientes urbanos de grandes cidades e regiões industriais, resgatando centenas de milhões de seres humanos que haviam passado a viver no campo, atraídos pelos sinais de modernidade!...

 
À medida que essas centenas de milhões de seres foram sendo estabelecidos nas imensas áreas urbanas e industriais, a China refazia-se lançando as bases de seu próprio relacionamento com o exterior conforme o que acontecia no apogeu da dinastia Ming com as tecnologias dessa época, por que o verdadeiro contencioso era com o passado que havia marcado o colapso dessa mesma dinastia, jamais na base dos relacionamentos que o império da hegemonia unipolar pretendeu com sua “livre” acção inscrever com seu pendor bárbaro, brutal e colonial!

A revolução cultural foi nesse sentido, uma contínua vitória sobre os poderes que chegavam de fora ciosos de seu quinhão de investimento ultra-favorável e egoista: ao propiciar a instalação das indústrias, as velhas potências coloniais e liberais, entraram na armadilha que nunca esperaram entrar e de onde não conseguiram mais sair, por um inteligente engodo ao nível de sua cobiça, agora defraudada com a emergência duma poderosa China que se expande geostrategicamenbte em novos moldes, de forma irremediável desde seu próprio território e fronteiras, repescando o carácter “soft power” que havia sido experimentado no século XV! (https://global.chinadaily.com.cn/a/201811/02/WS5bdc11dea310eff303286442.htmlhttps://www.beltroad-initiative.com/).

 


Sintomaticamente Hong Kong está a marcar o início do momento da grande viragem!…

 


Outros sinais se lhe seguirão a seu tempo, não por via da força militar, mas pela extensão da dissuasão “soft power”, imparável na sua lógica com sentido de vida, por que a barbárie colonial está finalmente a exaurir-se e, com ela, a arrogância do império unipolar! (https://global.chinadaily.com.cn/a/202006/27/WS5ef7586da3108348172557f4.htmlhttp://portuguese.xinhuanet.com/2020-07/01/c_139179741.htm).

 

 
 
01-A força propulsora da revolução cultural chinesa tem sido profundamente dialética em relação aos contenciosos internos, que ocorreram com o fim da dinastia Ming (https://en.wikipedia.org/wiki/Ming_dynasty) e durante a dinastia Qing, o último dos impérios chineses, que vigorou entre 1636 e 1912. (https://en.wikipedia.org/wiki/Qing_dynasty).

 

 
A China ao voltar-se sobre si própria, foi marcada pela ruralidade vocacionada para uma agricultura de autossubsistência que atirou o país para o subdesenvolvimento, facilitando as invasões e as agressões do âmbito dos impérios coloniais europeus (britânico, francês, alemão e italiano), acompanhados por fim pela visão liberal do expansionismo estado-unidense (“portas abertas” para a proficuidade da rapina)!

 

 
Essa China experimentou durante séculos, na sua própria carne, a barbárie do colonialismo dos impérios europeus e nipónico, sabendo por experiência própria que jamais será essa a via civilizada de lutar pela vida de toda a humanidade, respeitando ao mesmo tempo o planeta que deu origem à vida tal e qual a conhecemos hoje! (https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_do_%C3%B3piohttps://www.terra.com.br/noticias/educacao/historia/japao-contra-china-o-massacre-de-nanquim,8008affdfb1ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Sino-Japonesa).

 

 
Muito mais adequada foi a experiência de relacionamento da dinastia Ming, na base dum “soft power” profícuo e comparativamente muito mais brando, com a qual há que também aprender com os seus erros finais, para que erros similares não voltem a acontecer neste século XXI!...

 

 
 
02-Garantida a modernidade da sua economia a China manteve coerentemente os objectivos culturais de sua revolução: havia que, a partir do seu próprio território, a partir de sua própria experiência milenar, estabelecer relacionamentos externos capazes de civilização, buscando consensos que podem ser estabelecidos em exercícios comuns com outros estados, outros povos e outras culturas… um autêntico revigoramento dos processos de Não Alinhamento activo de que a globalização civilizada tanto carece, pelo sinal de multipolaridade que garante e recria! (http://www.xinhuanet.com/english/2020-07/01/c_139181199.htmhttp://www.correodelorinoco.gob.ve/presidente-de-venezuela-saluda-al-partido-comunista-de-china-en-su-99-aniversario/).

 

 
É uma China que não tem de fazer descolonização mental que emerge e por isso capaz de entender outros pares que nesse aspecto têm culturas com trilhas similares, independentemente das vias, circunstâncias e conjunturas em que dramaticamente ocorreram, em todos os continentes da Terra! (http://www.xinhuanet.com/english/2020-07/01/c_139180825.htm).

 

 
A agora poderosa China emergente, valorizando a lógica com sentido de vida e sem mais receios da brutalidade colonial, é sensível a todos os que pretendem alcançar esse patamar de efectiva descolonização mental e física, tendo em conta desde logo a sua própria experiência e por isso está apta a respeitar outras experiências desse mesmo cariz, o que faz também melhor entender os respectivos processos socioculturais e sociopolíticos! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/martinho-junior-luanda-as-profundas.html).

 

 
A sincronização com a Rússia no imenso continente euroasiático vai nesse sentido, (https://asiatimes.com/2020/06/russia-aiming-to-realize-greater-eurasia-dream/) integrando a Mongólia e os estados da Ásia Central, a que se juntou já a profícua experiência da Organização de Cooperação de Shangai. (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/01/o-imperio-mexe-se-com-pes-de-barro.html).

 

 
Esse entendimento abre perspectivas euroasiáticas noutras direcções: Turquia, Síria, Irão, Iraque, Afeganistão, para além do Paquistão, da Índia, do Bangladesh e dos estados da região do Sudeste Asiático, apesar de algumas contradições de ordem secundária de que a hegemonia unipolar tenta explorar a fim de radicalizar e se beneficiar das cisões! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/02/a-siria-uma-ampulheta-viva-na-mudanca.html).

 

 
A União Europeia e particularmente a Alemanha, está cada vez a ser mais envolvida no jogo de interesses “soft power” que se distende do leste!... (https://asiatimes.com/2020/06/a-pipelineistan-fable-for-our-times/).

 

 
Abre também perspectivas amplas na América Latina, particularmente com as resolutas revoluções culturais de Cuba, da Nicarágua e da Venezuela, elas próprias vitoriosas e ricas em relação aos longos processos de descolonização mental e irradiadoras de civilização em estreita contradição com a barbárie da hegemonia unipolar e seus expedientes tentaculares de vassalagem! (http://www.portalalba.org/http://www.cubadebate.cu/etiqueta/alba/).

 

 
Em relação a África enquanto ultraperiferia económica global, a China garante uma outra atenção e uma outra perspectiva, não se furtando a algumas experiências pioneiras que urge distender e multiplicar face à guerra psicológica e ao neocolonialismo vigente que mantêm África amarrada a um elevado grau de subdesenvolvimento, conforme anualmente comprovam os relatórios dos Índices de Desenvolvimento Humano da ONU! (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/a-paz-impoe-outra-percepcao-sobre.html).

 

 
África e o Médio Oriente Alargado têm sido aliás o pasto dilecto e mais continuado da “escondida” IIIª Guerra Mundial nos moldes do interesse e da conveniência da aristocracia financeira mundial! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2020/01/11/ahi-esta-la-iii-guerra-mundial/https://frenteantiimperialista.org/blog/2019/08/23/un-mar-de-muerte/).

 

 
A Europa está agora em crise existencialista: se por um lado são tão intensas as amarras de vassalagem transatlântica (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/chegam-europa-do-virus-os-bombardeiros.html?spref=fb&fbclid=IwAR17rxrVu2qzKOGzrQSFyRizD0OHoa-Fcq5z6NpfBQSjAkaz28JtoSCgyCM), que em desespero de causa a hegemonia unipolar pretende extravasar para outros oceanos e outras manobras transcontinentais, por outro o poder apelativo das iniciativas “belt and road” (https://www.beltroad-initiative.com/belt-and-road/) e seu modelo “soft power” que corresponde à lógica com sentido de vida, vai garantindo resultados, apesar dos reflexos directos e indirectos da acção opositora das últimas administrações de turno nos Estados Unidos, na defesa dos interesses do império da hegemonia unipolar! (https://www.cfr.org/backgrounder/chinas-massive-belt-and-road-initiative).

 

 
O último dos resultados é uma “pequena” vitória: a China garantiu socorro à Europa em função das necessidades de fazer frente à pandemia, com o desembaraço de comboios que estão a fazer as ligações entre algumas das principais cidades fronteiriças chinesas e os nós ferroviários europeus em apenas 10 dias!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/a-china-estende-rota-da-seda-para-saude.htmlhttps://global.chinadaily.com.cn/a/202006/28/WS5ef7d4cda31083481725581a_2.html).

 

 
 
03-Esse esforço da revolução cultural chinesa num movimento de dentro para fora de suas fronteiras está a ganhar substantiva consistência por via das iniciativas “Belt and Road”, com dimensão transcontinental, transoceânica e espacial… (http://www.correodelorinoco.gob.ve/china-completo-su-constelacion-de-satelites-de-navegacion-global/).

 

 
As infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, os portos e a construção naval, os oleodutos e gasodutos fulcrais para garantir energia a baixo custo, as novas tecnologias aplicadas a todos s sistemas que se vão despregando, estão a dar vigor a múltiplas Novas Rotas da Seda, transcontinentais, transoceânicas, espaciais e, para fazer tudo isso, há um quesito comum que se opõe à barbárie daqueles que não conseguiram levar a cabo a descolonização mental: a paz! (https://www.fort-russ.com/2020/01/hussein-askary-discusses-the-new-silk-roads-advance-across-the-middle-east/?utm_medium=ppc&utm_source=wp&utm_campaign=push&utm_content=new-article).

 

 
A força emergente desse substantivo processo de Não Alinhamento activo revitalizado, simultaneamente garante de paz e de vida, é um poder brando que se impõe por si com base em persuasivas evidências e, muito pelo contrário, é avesso a qualquer tipo de força ofensiva, seja de natureza inteligente ou militar, mas sem descurar a defensiva, ns terms de “guerra híbrida” (“se tivermos que dançar com os lobos, não o vamos fazer ao ritmo dos Estados Unidos”)!... (https://asiatimes.com/2020/05/china-updates-its-art-of-hybrid-war/).

 

 
A guerra psicológica enquanto fluência da IIIª Guerra Mundial está a ser paulatinamente vencida neste século XXI, particularmente no supercontinente “Europásia” e os bastiões de barbárie estão cada vez mais remetidos à defesa apesar da continuidade d sua arrogância: nem os músculos de inteligência, nem os músculos militares conseguem já fazê-lo esconder! (https://frenteantiimperialista.org/blog/2018/07/08/la-guerra-psicologica-del-imperio-de-la-hegemonia-unipolar-en-africa/).

 

 
Esse processo naturalmente tarda mais em relação à América Latina e sobretudo a África, mas em relação à Europa, está-se por essa razão em plena crise existencialista que a demarca da ainda recente cristalizada letargia que advém dum passado remoto de mais de 500 anos!

 

 
Para toda a humanidade, conforme ao tão aprecviado prognóstico musical de Xico Buarque, “amanhã há de ser outro dia”!... (https://www.youtube.com/watch?v=84PsKnaTlcg).

 

 
Martinho Júnior -- Luanda, 2 de Julho de 2020
 
Imagens:

 

01- As Novas Rotas da Seda rompem a Eurásia e os oceanos, entre o Pacífico e o Atlântico;
02- Quadro-síntese do percurso de 70 anos da República Popular da China;
03- O Partido Comunista da China, que perfez 99 anos, é o mentor e motor da Revolução Cultural; possui 92 milhões de membros;

 

04- Formação de comboios num dos terminais que se dirigem da China à Europa; os comboios que levaram a ajuda para o combate à pandemia na Europa fizeram apenas 10 dias de viagem;

 

05- O Foguetão Grande Marcha 3B, levou para o espaço o 55º e último satélite do sistema de navegação por satélite BeiDou (Ursa Maior), o 4º sistema do género, depois do GPS (Estados Unidos), Galileo (União Europeia) e Glonass (Rússia) – http://www.correodelorinoco.gob.ve/china-completo-su-constelacion-de-satelites-de-navegacion-global/.
 
 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/imperio-equivocado.html

Tags:

Artigos relacionados

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto
China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto Holiday Gems / Flickr   Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar n... 19 views Tue, 11 Aug 2020,
A nova Guerra Fria não será fria
A nova Guerra Fria não será fria (Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike Pompeo,... 14 views Sun, 09 Aug 2020,
TikTok deve ser vendida até 15 de setembro para continuar nos EUA
TikTok deve ser vendida até 15 de setembro para continuar nos EUA 03/08/2020   A rede social TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, es... 35 views Tue, 04 Aug 2020,
China | O que quer algum ocidente de Hong Kong?
China | O que quer algum ocidente de Hong Kong?     Alberto Pablo | Plataforma | opinião   Hong Kong é e sempre foi território nacional chinês, ocupado no século XIX, durante as Guerras do Ópio, pelos ingleses, regressou à soberania da República... 62 views Fri, 24 Jul 2020,
China sobe a parada contra os Estados Unidos e sanciona gigante do armamento Lockheed Martin
China sobe a parada contra os Estados Unidos e sanciona gigante do armamento Lockheed Martin Rute Coelho - 15/07/2020   Pequim anunciou a imposição de sanções contra o gigante norte-americano do armamento pelo seu papel na venda de armas que Washington acordou c... 107 views Thu, 16 Jul 2020,
OS RUSSOS E OS CHINESES VÊM AÍ!...
OS RUSSOS E OS CHINESES VÊM AÍ!... 2020-07-09 Os colonialistas saem do sério quando os progressos da descolonização alteram o status quo em que se julgavam eternizados. As alterações nos contextos da Ásia Central – na perspectiva da inte... 115 views Fri, 10 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

China

  • Criado em .
  • Visualizações: 127
IMPÉRIO EQUIVOCADO…
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24,…
12, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
12, agosto 2020

A pandemia é um bom negócio para os multimilionários nos Estados Unidos

em Mundo

por AbrilAbril

Entre 18 de Março e 5 de Agosto, a riqueza total dos multimilionários norte-americanos aumentou 685 mil milhões de dólares, revelou a actualização do relatório emitido pelo organismo inequality.org. Cartaz colado na baixa de Seattle,…
12, agosto 2020

George Soros, o inimigo número 1 extrema direita na Hungria

em Mundo

por Página Global

      Bilionário e filantropo nascido no país europeu completa 90 anos como protagonista de uma enxurrada de teorias da conspiração e histórias inventadas e disseminadas pelo governo conservador de Viktor Orbán. Ele seria…
12, agosto 2020

Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O anúncio feito por Vladimir Putin de que a Rússia registrou a primeira vacina contra Covid-19 é o principal destaque da análise internacional de Ana Prestes. Outros temas são o impasse que vai se formando…
11, agosto 2020

Medusas interditam banhos nas praias de São Pedro do Estoril e Carcavelos

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 11 agosto 2020 Os banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foram interditados esta terça-feira, à tarde, com o hastear da Bandeira Vermelha, devido ao aparecimento de medusas…
11, agosto 2020

Enfermeiros exigem fim das PPP

em Portugal

por AbrilAbril

Os enfermeiros criticam as parcerias público-privado (PPP), em particular no Hospital Beatriz Ângelo, onde «a exploração é evidente». Está agendada uma concentração para esta quarta-feira. Créditos / Zap.aeiou Delegações da Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos…
11, agosto 2020

Mais de 20 países pediram mil milhões de doses da vacina russa contra a Covid-19

em Mundo

por AbrilAbril

Vladimir Putin anunciou esta terça-feira que o seu país registou a primeira vacina do mundo contra o coronavírus. O Fundo de Investimento Directo da Rússia já recebeu pedidos de duas dezenas de países. CréditosJeff Pachoud…
11, agosto 2020

Há “100 mil empregos” em risco nas lojas de rua e centros comerciais

em Portugal

por ZAP in ZAP

Fran Simó / Flickr   A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) revelou que há 100 mil postos de trabalho em risco devido ao impacto que a pandemia está a ter no setor…
11, agosto 2020

Números desmascaram propaganda dos CTT 

em Portugal

por AbrilAbril

Recentemente, a empresa anunciou a contratação de mais de 800 trabalhadores desde Abril. Mas o que as contas do primeiro semestre revelam é que há menos 500 desde Junho de 2019. CréditosInácio Rosa / Agência…
11, agosto 2020

Em memória de Jean Seberg

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

O longo cadastro do FBI       ler aqui   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
11, agosto 2020

saiam da frente, que chegou a vez dos bloggers!

em Mundo

por Dois Dedos de Conversa

   Diz o JN (no artigo de onde trouxe a foto que está creditada: DR): "O Governo brasileiro nomeou a "blogger" de turismo Monique Baptista Aguiar para um cargo de coordenação da Fundação Nacional de…
11, agosto 2020

Governo libanês demite-se mas milhares continuam nas ruas

em Mundo

por AbrilAbril

Com o anúncio de Hassan Diab, milhares vieram para as ruas de Beirute exigir mais, uma mudança de raiz num sistema político que caracterizam como corrupto, incapaz e dominado pelos interesses de elites. Zona portuária…
11, agosto 2020

Rússia recebe pedidos de mais de 20 países para 1 bilhão de doses da vacina contra COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Testes clínicos da vacina russa contra CODID-19 serão feitos em breve nos Emirados Árabes Unidos, na Arábia Saudita e nas Filipinas, enquanto Cuba deverá começar a produzir o medicamento em novembro. Ao todo, a Rússia…
11, agosto 2020

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

em Portugal

por Lusa in ZAP

Holiday Gems / Flickr   Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país…
11, agosto 2020

Manuel Luís Goucha defende Olav Bilac: “Trabalho é trabalho”

em Portugal

por Diana Carvalho

(Um comentário sobre esta notícia: É uma "natural" defesa do mercenarismo cultural. É compreensível que os mercenários (seja em que área for) queiram ver o seu negócio sob proteção ética. Só assim podem aumentar os…
11, agosto 2020

Vocês têm sido uma representação digna do Sistema de Saúde de Cuba

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Em nome do primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, general-de-exército Raúl Castro Ruz; do presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; do governo e do povo cubanos, o primeiro-ministro transmitiu a todos…
11, agosto 2020

Deputado do PCP arrasa críticas de Marques Mendes sobre festa do Avante

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O deputado comunista António Filipe reagiu, esta segunda-feira, às críticas do ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes, sobre a realização da festa do Avante!.   Este domingo, no seu…
11, agosto 2020

OMS desiludida. Faltam pelo menos 90 mil milhões para investigação da vacina

em Mundo

por ZAP in ZAP

unisgeneva / Flickr   O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, esta segunda-feira,  estar desiludido com a resposta global no combate à pandemia de covid-19. O responsável disse que faltam pelo menos 90 mil…
11, agosto 2020

Editorial proibido: vacina Sputnik como salvadora da parceria global

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

Este artigo de opinião, que conta a história por trás da criação da vacina russa contra a COVID-19 e enfatiza o desejo da Rússia de cooperar com a comunidade internacional. Contudo, tal editorial foi rejeitado…
11, agosto 2020

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

em Portugal

por ZAP in ZAP

Maxim Shipenkov / EPA   Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças…
11, agosto 2020

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

em Portugal

por ZAP in ZAP

johnc24 / Flickr   A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à “pequena minoria” de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo…
11, agosto 2020

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

em Portugal

por ZAP in ZAP

PJ / Facebook   As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro.   Fonte do gabinete de relações públicas da PSP…
11, agosto 2020

Para o desemprego não subsidiado

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Como está em espanhol não é cá   aqui em «El País»   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate