• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Trump alimenta e agrava tensões nacionais na comemoração do 4 de julho

Trump alimenta e agrava tensões nacionais na comemoração do 4 de julho

 
 

"Multidão enfurecida" que quer "roubar a nossa cultura" é como Donald Trump referiu os manifestantes que derrubaram estátuas na sequência do assassínio de George Floyd. O discurso de Mount Rushmore, onde estão esculpidos os bustos de quatro ex-presidentes dos Estados Unidos, foi o cenário em que Trump denunciou "o golpe da extrema-esquerda" e anunciou a construção de um "Jardim dos Heróis Nacionais"

 


O número de casos de covid-19 aumentaram em 40 estados norte-americanos tendo-se alcançado o recorde de 55 mil novas infeções num só dia, escreve a Associated Press. Este é o estado das coisas numa América que se preparava na sexta-feira para gozar o fim de semana prolongado das comemorações do dia nacional, 4 de julho.

 


Sob os bustos dos quatro presidentes esculpidos na rocha - George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln - em Mount Rushmore, no Dakota do Sul, a véspera do dia da independência serviu para Trump continuar a cavar a divisão dos americanos iniciada em 2016, elegendo a ocasião para denunciar o cerco montado ao país “pelo fascismo de extrema-esquerda”.

 


O anúncio da “revolução de esquerda” e dos planos para a um novo memorial com estátuas dos “heróis americanos” inflamaram as tensões nacionais em clima de campanha eleitoral.

 


Com a onda de protestos por todo o país originados pelo assassínio a 25 de maio do cidadão afro-americano George Floyd por um polícia branco de Minneapolis em pano de fundo, Donald Trump condenou aqueles que derrubaram monumentos durante as manifestações anti-racistas designando-os por “multidões enfurecidas” a visarem as estátuas dos líderes da Confederação.

 


 
"QUEREM ROUBAR A NOSSA CULTURA"

 


O Presidente aproveitou a ocasião para classificar as manifestações em prol da igualdade racial como “uma campanha impiedosa para fazer desaparecer a nossa história, apagar os nossos valores e doutrinar as nossas crianças”. “Não seremos silenciados!”, declarou.

 


Trump aproveitou o 4 de julho para encenar uma “celebração daquilo que os seus críticos identificam como política de identidade branca”, como escreve o diário britânico “The Guardian”. O próprio contexto dessa encenação, onde praticamente não se viam negros numa assistência que não usava máscaras nem observava as medidas de segurança supostamente impostas pela pandemia (não eram obrigatórias na ocasião), serviu para desafiar os seus críticos.

 


Os 7.500 bilhetes vendidos para a celebração do 4 de julho ficaram muito abaixo dos cerca de 32 mil vendidos diariamente durante o verão, ainda que a pandemia já tivesse feito baixar a afluência ao local. Além de ignorar as medidas sanitárias, o Presidente anulou a decisão tomada nos últimos 20 anos de, por questões ambientais como o perigo de incêndio proibiram o uso de fogo de artifício.

 


“Vamos ter fogo de artifício, eu tenho fogo de artifício! Durante 20 anos não foi permitido por questões ambientais. Acham possível? É tudo rocha! Onde está o problema ambiental? O que interessa é que eu consegui fazê-lo aprovar e vou ter fogo de artifício no 4 de julho, vamos ter um grande fogo de artifício”, declarou o Presidente no podcast de Dan Bongino.

 


DIVIDIR PARA REINAR

 


“Não se enganem, esta revolução cultural de esquerda pretende derrubar a revolução americana”, declarou o Presidente, citado pela AP.

 


“Foi o tipo de mensagem negra escolhida com frequências nestas últimas semanas de forma a incitar os seus mais leais apoiantes ao mesmo tempo que ignora a escalada dos números da pandemia”, o contrário da mensagem que une o país, escreve a CNN.

 


Sublinhando que nada apagará a história americana, o Presidente anunciou de surpresa uma ordem executiva para proteger os monumentos existentes (com penas e multas pesados para todos os ofensores) e para construir a “O Jardim Nacional dos Heróis Americanos”, uma seleção de futuros homenageados que promete já vir a ser polémica.

 


“A maioria dos presidentes de toda a história compreenderam que quando aparecem junto a um monumento nacional essa é normalmente uma oportunidade para agir como um chefe de Estado capaz de unir, não como um elemento de divisão”, declarou ao “The New York Times” Michael Beschloss, historiador da presidência.

 


Cristina Peres | Expresso | Imagem: Saul Loeb / Getty Images

 

 

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/trump-alimenta-e-agrava-tensoes.html

Tags:

Artigos relacionados

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas
EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas     Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contage... 7 views Sun, 09 Aug 2020,
Embaixada chinesa em Washington insta EUA a acalmar tensões
Embaixada chinesa em Washington insta EUA a acalmar tensões © REUTERS / Hyungwon Kang A Embaixada da China em Washington emitiu um comunicado pedindo aos Estados Unidos que diminuam as tensões entre os dois países. "Se o relacionamento China-EUA é um veículo, os ... 34 views Thu, 23 Jul 2020,
EUA | O dia que nunca chegará
EUA | O dia que nunca chegará "Eu tenho um sonho" - Martin Luther King jr.     David Chan* | opinião     Desde a morte do afro-americano George Floyd nos EUA que o país assiste a uma série de protestos ... 50 views Fri, 17 Jul 2020,
Recorde de novas infeções por Covid-19 nos EUA
Recorde de novas infeções por Covid-19 nos EUA   O número de novos casos de Covid-19 nos Estados Unidos não pára de aumentar. De acordo com a universidade Johns Hopkins, no espaço de 24 horas, foram registadas mais de 67 mil novas infeções, um novo reco... 96 views Fri, 17 Jul 2020,
Lamentável ver generais de Brasil e Colômbia como funcionários dos EUA, diz chanceler da Venezuela
Lamentável ver generais de Brasil e Colômbia como funcionários dos EUA, diz chanceler da Venezuela © AP Photo / Phil Nijhuis O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, lamentou nesta sexta-feira (17) que o governo dos EUA use generais da Colômbia e do Brasil como seus funcionários, a... 69 views Fri, 17 Jul 2020,
Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19
Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19 Washington, 13 jul (Xinhua) -- A Casa Branca está pressionando a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para que restabeleça sua autorização de uso de emergência (AUE) para a hidroxicloroquina, a droga a... 78 views Tue, 14 Jul 2020,

USA

  • Criado em .
  • Visualizações: 118

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…
09, agosto 2020

Estados Unidos ultrapassam 5 milhões de casos de coronavírus

em Mundo

por Brasil24/7

  Sputnik – Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) a marca de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou Reuters. Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram…
09, agosto 2020

100 mil mortos por Covid-19: a infâmia em contexto

em Mundo

por Pedro Marin

por Pedro Marin | Revista Opera Se os brasileiros morressem de Covid-19 proporcionalmente tanto quanto morrem os venezuelanos, teríamos hoje no país 1.357 mortos. Se o encontro de nosso povo com a morte pela doença…
09, agosto 2020

Israelenses vão às ruas para pedir renúncia de Netanyahu

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Ronen Zvulun Milhares de pessoas foram às ruas em Israel neste sábado (8) para protestar contra o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, por conta das acusações de corrupção envolvendo o seu governo…
09, agosto 2020

Brasil | O DIA EM QUE EU QUASE DEI O GOLPE

em Mundo

por Página Global

      Quem será que contou? Será que foi um garçom? Será que algum general falou pra uma garota de programa e ela abriu o bico? Se eu pegar quem foi, boto na rua…
09, agosto 2020

Portugal | O PSD a levar o Chega ao colo

em Portugal

por Página Global

    Se Rui Rio foi apanhado por uma pergunta pertinente e cometeu o erro de abrir portas à normalização do Chega, Miguel Albuquerque produziu um discurso reflectido de poder que legitima o populismo radical…
09, agosto 2020

EUA subcontratam uma nova revolução colorida: Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por resistir.info

– Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais por Wiston López  Um documento agora revelado pela rádio La Primerísima, de…
09, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa? Quem disse?

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

    Os meus mortos não morrem. Estão tão vivos os seus desejos... vivos e tão actuais, tão actuais...   Eu desejo-te coragem p´ra dizer basta, desejo que te esqueças quem te esqueceu, desejo que…
09, agosto 2020

Moçambique – Os portugueses não são racistas (Crónica – 4600 carateres)

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Durante 26 meses e 5 dias estive afastado da Pátria, integrado nas forças de ocupação de Moçambique, na guerra colonial.As vicissitudes por que passei antes do embarque, a ansiedade sofrida e a que criei nos…
09, agosto 2020

Portugal | A Festa do Avante! nunca foi tão importante

em Portugal

por Página Global

    Daí a importância redobrada da realização da Festa do Avante! este ano, para que não nos deixemos amedrontar por esse dito “novo normal” que aos trabalhadores só tem trazido problemas velhos: cortes nos rendimentos, insegurança…
09, agosto 2020

A nova Guerra Fria não será fria

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike…
09, agosto 2020

Os crimes da Operação Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Reprodução O “Livro das Suspeições” revela que o real objetivo da operação não era o combate à corrupção, mas sim mudar os rumos da política brasileira. 8 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Hoje vamos falar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate