• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Atrocidades de Bill Clinton na guerra na Sérvia expostas em nova acusação

Atrocidades de Bill Clinton na guerra na Sérvia expostas em nova acusação

 
 

A figura grotesca de Trump pode tentar a fazer esquecer as responsabilidades históricas dos seus antecessores no cargo. Mas, mesmo olhando apenas para os que assumiram a presidência dos EUA desde o final do século XX – Clinton, Bush, Obama – o traço comum é evidente: todos são responsáveis por criminosas agressões militares e guerras, pela destruição de países, pela morte e a condenação à miséria, à fome, ao abandono da sua terra de milhões de homens e mulheres. E todos se aliaram com a pior escória humana à face da terra.

 

 
 
O «combatente da liberdade» favorito do presidente Bill Clinton acaba de ser indiciado por assassínio em massa, tortura, sequestro e outros crimes contra a humanidade. Em 1999, aadministração Clinton lançou uma campanha de bombardeamentos de 78 dias que matou até 1500 civis na Sérvia e Kosovo, naquilo que os media norte-americanos orgulhosamente retrataram como uma cruzada contra o preconceito étnico. Essa guerra, como a maioria das pretensões da política externa dos EUA, sempre foi uma farsa.

 


O presidente do Kosovo, Hashim Thaci, foi acusado de dez crimes de guerra e crimes contra a humanidade por um tribunal internacional em Haia, na Holanda, que acusou Thaci e nove outros homens de “crimes de guerra, incluindo assassínio, desaparecimento forçado de pessoas, perseguição e tortura.” Thaci e os outros suspeitos processados ​​foram acusados ​​de serem “criminalmente responsáveis ​​por quase 100 assassínios” e a acusação envolveu “centenas de vítimas conhecidas Kosovo albanesas, sérvias, ciganas e de outras etnias e incluem opositores políticos”. Mas o ridículo preconceito e/ou a incompetência dos media norte-americanos acerca dessa guerra continua. O New York Times respondeu à acusação de Thaci com um tweet declarando que “o líder da Sérvia foi indiciado por crimes de guerra”.

 


A truculenta carreira de Hashim Thaci ilustra como o antiterrorismo é uma bandeira de conveniência para quem formula políticas em Washington. Antesde se tornar presidente do Kosovo, Thaci era o chefe do Exército de Libertação do Kosovo (KLA), lutando para forçar os sérvios a sair do Kosovo. Em 1999, a administração Clinton designou o KLA como “combatentes da liberdade” apesar de seu passado horrível, e deu-lhes ajuda maciça. No ano anterior, o Departamento de Estado condenara a “acção terrorista do chamado Exército de Libertação do Kosovo”. O KLA estava fortemente envolvido no tráfico de drogas e tinha laços estreitos com Osama bin Laden.

 


 
Mas armar o KLA e bombardear a Sérvia ajudou Clinton a autorretratar-se como um cruzado contra a injustiça e a desviar a atenção do público após o seu processo de impeachment. Clinton foi ajudado por muitos membros desavergonhados do Congresso, ansiosos por santificar as matanças EUA. O senador Joe Lieberman (D-CN) afirmou que os Estados Unidos e o KLA “representam os mesmos valores e princípios. Lutar pelo KLA é lutar pelos direitos humanos e pelos valores norte-americanos.” E como os representantes da administração Clinton compararam publicamente o líder sérvio Slobodan Milošević a Hitler, qualquer pessoa decente estava na obrigação de aplaudir a campanha de bombardeamento. (Alexander Cockburn foi um dos poucos jornalistas que na altura condenaram essa guerra injusta; uma coluna do Los Angeles Times em 1999 estabeleceu o padrão-ouro para apoiar o bombardeamento de Clinton sobre a Sérvia.)

 


Tanto os sérvios como os albaneses étnicos cometeram atrocidades no amargo conflito no Kosovo. Mas, para santificar sua campanha de bombardeamento, a administração Clinton acenou com uma varinha mágica e fez desaparecer as atrocidades do KLA. O professor britânico Philip Hammond observou que a campanha de bombardeamento de 78 dias “não foi uma operação puramente militar: a NATO destruiu também o que chamou de alvos de ‘uso duplo’, como fábricas, pontes urbanas e até o principal edifício de televisão no centro de Belgrado, numa tentativa de aterrorizar o país até à rendição.” A NATO lançou repetidamente bombas de fragmentação em mercados, hospitais e outras áreas civis. As bombas de fragmentação são dispositivos antipessoal projectados para se espalharem pelas formações de tropas inimigas. A NATO lançou mais de 1.300 bombas de fragmentação na Sérvia e Kosovo e cada bomba continha 208 granadas separadas que flutuavam para terra em paraquedas. Especialistasem bombas estimaram que mais de 10.000 granadas não explodidas estavam espalhadas pelo campo quando o bombardeamento terminou, e que mutilaram crianças muito depois do cessar-fogo.

 


Nos últimos dias da campanha de bombardeamentos o Washington Post relatou que “alguns assessores presidenciais e amigos estão a descrever o Kosovo em termos churchilianos”, como a “melhor hora de Clinton.” O Post relatou também que de acordo com um amigo de Clinton, “o que Clinton acredita terem sido os inequívocos motivos morais para a intervenção da NATO representaram uma oportunidade de aliviar mágoas instaladas na sua própria consciência. Disse esse amigo que Clinton tinha por vezes lamentado que a geração anterior à sua tivesse sido capaz de servir numa guerra com um objectivo claramente nobre, e que se sente “quase defraudado” por “quando chegou a sua vez, não ter tido a oportunidade de fazer parte de uma causa moral.” Pelos padrões de Clinton, massacrar sérvios era “suficientemente próximo” de uma “causa moral” como tarefa de governo.

 


Pouco depois do final da campanha de bombardeamento de 1999, Clinton enunciou o que seus assessores etiquetaram como doutrina Clinton: “Seja dentro ou fora das fronteiras de um país, se a comunidade mundial tem poder para o deter, devemos deter o genocídio e a limpeza étnica.” Na realidade, a doutrina Clinton era que os presidentes têm o direito de começar a bombardear terras estrangeiras com base em qualquer descarada mentira que os media norte-americanos regurgitarão. Na realidade, a lição do bombardeamento da Sérvia é que os políticos norte-americanos apenas precisam de recitar publicamente a palavra “genocídio” para obter uma licença para matar.

 


Após o término do bombardeamento, Clinton garantiu ao povo sérvio que os Estados Unidos e a NATO tinham concordado em manter as forças de paz apenas “no entendimento de que protegeriam os sérvios e os albaneses étnicos e que partiriam quando a paz se estabelecesse”. Nos meses e anos subsequentes as forças norte-americanas e da NATO permaneceram enquanto o KLA retomava a sua limpeza étnica, massacrando civis sérvios, bombardeando igrejas sérvias e oprimindo qualquer não-muçulmano. Quase 250 mil sérvios, ciganos, judeus e outras minorias fugiram do Kosovo depois de Clinton ter prometido protegê-los. Em 2003, quase 70% dos sérvios que viviam no Kosovo em 1999 haviam fugido, e o Kosovo era 95% etnicamente albanês.

 


Mas Thaci permaneceu útil para quem formula as políticas dos EUA. Embora tivesse sido amplamente condenado pela opressão e corrupção depois de assumir o poder no Kosovo, o vice-presidente Joe Biden saudava Thaci em 2010 como o “George Washington do Kosovo”. Alguns meses depois, um relatório do Conselho da Europa acusou Thaci e operacionais do KLA de tráfico de órgãos humanos. O The Guardian observou que o relatório alegava que o círculo próximo de Thaci ” depois a guerra, transportara para a Albânia cativos trazidos do outro lado da fronteira, onde se diz que numerosos sérvios teriam sido assassinados pelos seus rins, que eram vendidos no mercado negro”. O relatório afirmava que, quando os “cirurgiões de transplante” estavam “prontos para operar, os cativos [sérvios] eram individualmente trazidos para fora do ‘esconderijo’, sumariamente executados por um atirador do KLA e os seus cadáveres eram rapidamente transportados para a clínica onde era feita a operação”.

 


Apesar da acusação de tráfico de corpos, Thaci foi estrela participante na conferência anual Global Initiative da Clinton Foundation em 2011, 2012 e 2013, onde posou para fotos com Bill Clinton. Talvez isso tenha sido resultado do contrato de lobby de US $ 50.000 por mês que o regime de Thaci assinou com o The Podesta Group, cogerido pelo futuro gestor de campanha de Hillary Clinton, John Podesta, como noticiou o Daily Caller.

 


Clinton continua a ser um herói no Kosovo, onde uma estátua sua foi erguida na capital, Pristina. O jornal Guardian observou que a estátua mostrava Clinton “com a mão esquerda levantada, um gesto típico de um líder saudando as massas. Na mão direita, segura documentos onde está gravada a data em que a NATO iniciou o bombardeamento da Sérvia, 24 de Março de 1999.” Uma imagem mais precisa teria sido representar Clinton em pé sobre uma pilha de cadáveres de mulheres, crianças e outros mortos na campanha de bombardeamento dos EUA.

 


Em 2019, Bill Clinton e a sua fanaticamente pró-bombardeamento ex-secretária de Estado, Madeleine Albright, visitaram Pristina, onde foram “tratados como estrelas de rock” enquanto posavam para fotos com Thaci. Clinton declarou: “Amo este país e será sempre uma das maiores honras da minha vida ter estado ao seu lado contra a limpeza étnica (pelas forças sérvias) e pela liberdade”. Thaci concedeu medalhas da liberdade a Clinton e Albright “pela liberdade que nos trouxeram e pela paz em toda a região”. Albright reinventou-se como uma visionária alertadora contra o fascismo na era Trump. Na verdade, o único título honorífico que Albright merece é “Açougueira de Belgrado”.

 


A guerra de Clinton na Sérvia foi uma caixa de Pandora da qual o mundo sofre ainda. Como os políticos e a maioria dos media retrataram a guerra contra a Sérvia como um triunfo moral, foi mais fácil à administração Bush justificar o ataque ao Iraque, ao governo Obama bombardear a Líbia e ao governo Trump bombardear repetidamente a Síria. Todas essas intervenções semearam o caos que continua a amaldiçoar os supostos beneficiários.

 


O bombardeamento da Sérvia de Bill Clinton em 1999 foi uma fraude tão grande como George W. Bush a enganar o país para atacar o Iraque. O facto de Clinton e outros altos funcionários do governo dos EUA continuarem a glorificar Hashim Thaci, apesar das acusações de assassínio em massa, tortura e tráfico de corpos é outro sublinhar da venalidade de grande parte da elite política norte-americana. Irão os norte-americanos ser novamente crédulos da próxima vez que quem formula políticas em Washington e seus aliados nos media congeminarem pretextos da treta para rebentar com qualquer desgraçada terra estrangeira?

 

 
* em O Diário.info Fonte: https://www.counterpunch.org/2020/06/30/bill-clintons-serbian-war-atrocities-exposed-in-new-indictment/

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/atrocidades-de-bill-clinton-na-guerra.html

Artigos relacionados

EUA | A fraude eleitoral é real: o sistema eleitoral é vulnerável
EUA | A fraude eleitoral é real: o sistema eleitoral é vulnerável   Philip Giraldi*     Faltam apenas três meses para a eleição nacional dos Estados Unidos e é de se esperar que as mentiras descaradas de ambos os partidos aumentem geometricamente à medida ... 11 views Sun, 09 Aug 2020,
Outra Hiroshima aproxima-se — se não a travarmos já
Outra Hiroshima aproxima-se — se não a travarmos já Hiroshima e Nagasaki foram actos de assassínio em massa premeditados que deram início a uma arma de criminalidade intrínseca. Foram justificados por mentiras que constituem o fundamento da propaganda de guerra dos ... 23 views Fri, 07 Aug 2020,
Organização portuguesa nos EUA pede mais ajuda para alcoólicos e sem-abrigo luso-americanos
Organização portuguesa nos EUA pede mais ajuda para alcoólicos e sem-abrigo luso-americanos 24/07/2020   A organização luso-americana Bom Samaritano, que trabalha atualmente com mais de 110 casos de vício em álcool e noutras drogas na Califórnia, pediu hoje mai... 55 views Fri, 24 Jul 2020,
EUA espiaram telefones de militares e diplomatas na Rússia, diz mídia
EUA espiaram telefones de militares e diplomatas na Rússia, diz mídia         Telemóveis usados em instalações militares, prédios do governo e embaixadas estrangeiras na Rússia teriam sido rastreados por grupo de pesquisa patrocinado pelo Pentágono.   &nb... 195 views Mon, 20 Jul 2020,
Trump rejeita decreto nacional e nega a eficácia do uso de máscaras na luta contra a COVID-19
Trump rejeita decreto nacional e nega a eficácia do uso de máscaras na luta contra a COVID-19 Washington, 18 jul (Xinhua) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na sexta-feira que não emitirá uma ordem a nível nacional que exija o uso de máscaras, mesmo com os Estados Unidos continuando a q... 71 views Sun, 19 Jul 2020,
Fauci diz que esforços da Casa Branca para desacreditá-lo são "bizarros"
Fauci diz que esforços da Casa Branca para desacreditá-lo são "bizarros" Washington, 16 jul (Xinhua) -- Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, descreveu os ataques "bizarros" dos funcionários da Casa Branca como "absurdos" e "totalmente errados". "Nem nos m... 85 views Thu, 16 Jul 2020,

USA, Sérvia

  • Criado em .
  • Visualizações: 159

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…
09, agosto 2020

Estados Unidos ultrapassam 5 milhões de casos de coronavírus

em Mundo

por Brasil24/7

  Sputnik – Os Estados Unidos ultrapassaram neste sábado (8) a marca de 5 milhões de pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou Reuters. Com um em cada 66 residentes infectados, os Estados Unidos lideram…
09, agosto 2020

100 mil mortos por Covid-19: a infâmia em contexto

em Mundo

por Pedro Marin

por Pedro Marin | Revista Opera Se os brasileiros morressem de Covid-19 proporcionalmente tanto quanto morrem os venezuelanos, teríamos hoje no país 1.357 mortos. Se o encontro de nosso povo com a morte pela doença…
09, agosto 2020

Israelenses vão às ruas para pedir renúncia de Netanyahu

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Ronen Zvulun Milhares de pessoas foram às ruas em Israel neste sábado (8) para protestar contra o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, por conta das acusações de corrupção envolvendo o seu governo…
09, agosto 2020

Brasil | O DIA EM QUE EU QUASE DEI O GOLPE

em Mundo

por Página Global

      Quem será que contou? Será que foi um garçom? Será que algum general falou pra uma garota de programa e ela abriu o bico? Se eu pegar quem foi, boto na rua…
09, agosto 2020

Portugal | O PSD a levar o Chega ao colo

em Portugal

por Página Global

    Se Rui Rio foi apanhado por uma pergunta pertinente e cometeu o erro de abrir portas à normalização do Chega, Miguel Albuquerque produziu um discurso reflectido de poder que legitima o populismo radical…
09, agosto 2020

EUA subcontratam uma nova revolução colorida: Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por resistir.info

– Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais por Wiston López  Um documento agora revelado pela rádio La Primerísima, de…
09, agosto 2020

Faleceu Fernanda Lapa? Quem disse?

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

    Os meus mortos não morrem. Estão tão vivos os seus desejos... vivos e tão actuais, tão actuais...   Eu desejo-te coragem p´ra dizer basta, desejo que te esqueças quem te esqueceu, desejo que…
09, agosto 2020

Moçambique – Os portugueses não são racistas (Crónica – 4600 carateres)

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Durante 26 meses e 5 dias estive afastado da Pátria, integrado nas forças de ocupação de Moçambique, na guerra colonial.As vicissitudes por que passei antes do embarque, a ansiedade sofrida e a que criei nos…
09, agosto 2020

Portugal | A Festa do Avante! nunca foi tão importante

em Portugal

por Página Global

    Daí a importância redobrada da realização da Festa do Avante! este ano, para que não nos deixemos amedrontar por esse dito “novo normal” que aos trabalhadores só tem trazido problemas velhos: cortes nos rendimentos, insegurança…
09, agosto 2020

A nova Guerra Fria não será fria

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike…
09, agosto 2020

Os crimes da Operação Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Reprodução O “Livro das Suspeições” revela que o real objetivo da operação não era o combate à corrupção, mas sim mudar os rumos da política brasileira. 8 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Hoje vamos falar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate