• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Com Jean Castex França mantém mais um primeiro-ministro conservador

Com Jean Castex França mantém mais um primeiro-ministro conservador

 

A mudança era esperada. Após mau desempenho do seu partido em pleito municipal, Macron precisa de se reinventar até às próximas eleições, mas, para observadores, o novo PM é mais déjà-vu do que renovação.

 
Às 10 horas da manhã desta sexta-feira (03/07), caixas de mudança chegaram ao Hotel Matignon, a residência oficial dos primeiros-ministros. Paris pôde ver o  conservador Édouard Philippe ser dispensado. O presidente Emmanuel Macron despediu-se dele com palavras calorosas – e duas horas mais tarde veio o nome do substituto, o também conservador Jean Castex. Um alto funcionário, até ao momento sem grande perfil público, assumirá o posto de chefe de governo.

Revisitando a lista dos primeiros-ministros franceses desde o início da Quinta República, em 1958, vimos que alguns não ficaram mais de um ano no cargo. Se algo dá errado, eles são afastados sem a menor cerimónia. Três anos foram um bom tempo para Philippe se manter no cargo. Ele fez também o seu trabalho excepcionalmente bem, aliviou a carga de Macron, e consta que ambos se entendiam bem. O governo resistiu politicamente tanto às batalhas de rua com os "coletes amarelos", quanto às intermináveis greves contra a reforma da Previdência.

 
Em França, o primeiro-ministro não é tanto um político autónomo, mas quem executa a política do presidente em exercício. Nesseponto, é possível que tenha contado negativamente para Philippe o facto de ele acabar por se tornar mais popular do que o próprio presidente. No fim da crise do coronavírus, o ex-PM contava com 58% de popularidade, 20 pontos percentuais à frente de Macron.

No entanto, há semanas atrás já se especulava que no verão Macron efetuaria um recomeço político. Para tal, é comum que se deponha todo o governo, com o objetivo de, por meio de novas caras, convencer a opinião pública de uma mudança de direção.

O resultado das eleições municipais do último fim de semana deve ter reforçado ainda mais essa intenção do presidente, pois o seu partido, o República em Marcha (LREM), sofreu uma dura derrota. O LREM, do qual Philippe também é membro, continua apresentando-se como referência presidencial e não conseguiu afirmar-se em governos municipais. Em vez disso, uma onda verde atravessou o país, com o partido Europa Ecologia - Os Verdes (EELV) conquistando os municípios de cidades importantes.

Tal cenário só fez aumentar a perplexidade em relação à figura do novo PM. Jean Castex só ficou conhecido pela opinião pública por ter coordenado, nas últimas semanas, a reabertura do país após a paralisação ditada pela covid-19. Ele foi chamado pela imprensa de "senhor desconfinamento".

Fora isso, o político de 55 anos – natural da região de Gers, no sudoeste da França – é um funcionário de segunda linha. Entre outras funções, foi secretário-geral adjunto do presidente conservador Nicolas Sarkozy entre 2011 e 2012, e, desde 2008, era presidente da pequena Prades.

Com Castex, mais uma vez um representante da direita substitui um primeiro-ministro conservador que trabalhava com êxito. O perfil de Castex não inclui nem política social, nem ambiental. Observadores políticos de Paris reagiram com relativo desapontamento, e muitos tuitaram: "Mais do mesmo – a sensação de déjá-vu."

Castex frequentou escolas de elite parisienses, pertencendo, assim, à classe política tradicional da França. Certo está que ele não é a favor de uma ruptura com o rumo governamental dos últimos três anos.

Com a escolha de Castex, Macron passou por cima da ministra da Defesa Florence Parly, a qual, enquanto mulher e socialista, teria sido um sinal de mudança política. E também deixou de lado o seu ministro do Exterior, o socialista e altamente experiente Jean-Yves Drian, que conhece o aparato governamental como ninguém, e que também teria representado um guinada para a esquerda.

Em vez disso, o chefe de Estado escolheu um 9político sem perfil próprio, que terá acima de tudo a tarefa de implementar as intenções de Macron com o mínimo ruído possível, sem roubar-lhe as luzes da ribalta.

Há muito a fazer, pois será difícil a recuperação económica de França após o colapso devido à pandemia. E o presidente perdeu terreno em todas as frentes: taxa de desemprego em declínio, mais investimentos e crescimento económico – tudo se foi. Macron precisa recomeçar do ponto de partida, e para tal dispõe de menos de dois anos, até às eleições nos primeiros meses de 2022.

A prioridade é, se possível, conduzir o país sem danos adicionais para fora da atual fase aguda da crise do coronavírus. Entre os grandes projetos inacabados, consta ainda a reforma da Previdência, suspensa devido à eclosão da pandemia. Ela deverá acontecer, apesar de tudo, mas em forma abrandada: a partir de agora, Macron não pode continuar a permitir-se contrariar o eleitorado.

Ao mesmo tempo, ele se vê diante de uma dívida estatal em franca expansão e das altas exigências dos franceses quanto aos gastos sociais. E por fim, precisa compensar a vitória dos verdes nas eleições municipais. A transformação de França em país ecologicamente sustentável, mais transportes públicos de curta distância, mais guinada energética: tudo isso custará muito dinheiro.

Seja como for, com a posse de Castex, Macron indica que o novo chefe de governo antes de tudo tem uma função: fazer o seu trabalho em silêncio.
 
Barbara Wesel (av) | Deutsche Welle

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/07/com-jean-castex-franca-mantem-mais-um.html

Tags:

Artigos relacionados

A lenta desagregação da República em França
A lenta desagregação da República em França     Thierry Meyssan* Desde há três anos, uma contestação profunda faz-se ouvir por todo o lado em França. Ela adoptou formas até agora desconhecidas. Reclamando-se do ideal republicano, põe em causa a... 84 views Fri, 10 Jul 2020,
A política económica reacionária e perigosa de Emmanuel Macron. Por Romaric Godin
A política económica reacionária e perigosa de Emmanuel Macron. Por Romaric Godin Seleção e tradução de Francisco Tavares  Por Romaric Godin Publicado por  em 1 de julho de 2019 (ver aqui)   Com ou sem remodelação, o curso da política económica do final do quinquénio já está tr... 60 views Tue, 07 Jul 2020,
Os prometedores sinais que vêm d’além-Pirenéus
Os prometedores sinais que vêm d’além-Pirenéus A imprensa francesa dá os ecologistas como os grandes vencedores da segunda volta nas eleições municipais de ontem, mas prefiro realçar o sucesso dos socialistas, porque foram particularmente saborosas as vitórias ... 102 views Tue, 30 Jun 2020,
Socialista Anne Hidalgo é reeleita à prefeitura de Paris com cerca de 50% dos votos
Socialista Anne Hidalgo é reeleita à prefeitura de Paris com cerca de 50% dos votos     Da RFI - A prefeita do Partido Socialista, Anne Hidalgo, venceu as eleições municipais em Paris neste domingo (28), obtendo entre 49,3% e 50,2% dos votos no segundo turno, segundo dois institutos de... 154 views Mon, 29 Jun 2020,
"Estou sendo sufocado!", grita sete vezes entregador francês antes de morrer em ação policial (vídeo...
"Estou sendo sufocado!", grita sete vezes entregador francês antes de morrer em ação policial (vídeo...   Da RFI - O caso gerou forte polêmica na França em janeiro, quando Cédric Chouviat, de 42 anos, morreu após uma abordagem da polícia em Paris. Vídeos realizados pelo próprio entregador, aos quais os jornai... 122 views Wed, 24 Jun 2020,
Os resistentes comunistas proclamavam que “morriam pela sua Pátria francesa” e pela União Soviética
Os resistentes comunistas proclamavam que “morriam pela sua Pátria francesa” e pela União Soviética Por Oxana Bobrovitch – de uma entrevista a Annie Lacroix-Riz Os historiadores recordam que, na primavera de 1945, os comunistas estavam simplesmente em vias de se tornar o primeiro partido na França. Ainda... 170 views Mon, 22 Jun 2020,

França

  • Criado em .
  • Visualizações: 53

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

O Caso Volkswagen: empresa do nazismo, empresa da ditadura militar

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Volkswagen O imperialismo alemão e suas empresas têm uma longa história de usurpação de terras, roubo de riquezas minerais e agrícolas, como também de superexploração dos trabalhadores. E os seus opositores foram tratados com violência,…
10, agosto 2020

“Serrar presunto” com o foco no rei corrupto, em Canecas e em Marcelo

em Portugal

por Página Global

      O pobre-coitado do castelhano rei corrupto Juan de Espanha anda na baila pelos lucrativos tiros que tem dado nos pés, nos elefantes, leões, girafas, zebras e demais bicharada selvagem. Por arrasto dizem…
10, agosto 2020

Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por Página Global

    EUA subcontratam uma nova revolução colorida Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais   Wiston López   Um…
10, agosto 2020

Portugal | Caiu-lhes a máscara

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião O PCP marcou para o dia 3 de julho passado um comício com Jerónimo de Sousa para o Parque da Pasteleira, no Porto. Em articulação…
10, agosto 2020

Bielorrússia/Eleições | “Tudo vai ficar sob controlo. Não tenham dúvidas”

em Mundo

por Página Global

O chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não perder o controlo da situação, após votar nas eleições presidenciais chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não…
10, agosto 2020

Portugal | Democracia e futuro normal

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva | Jornal de Notícias | opinião Continuamos, justificadamente, a ter medo da covid-19, mas há por aí outros vírus perigosos que sorrateiramente se vão instalando. A associalização e o confinamento…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata corrupto

em Portugal

por Página Global

    O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões de euros e foi compensada com verba…
10, agosto 2020

Portugal | Professores contratados e mal pagos!

em Portugal

por Página Global

    Filinto Lima* | TSF | opinião   Apesar dos curtos prazos impostos, o mês de julho, época de intenso labor nas direções executivas face às demandas do Ministério da Educação (ME), foi superado…
10, agosto 2020

Equador e Bolívia: ressurge o golpismo latino-americano

em Mundo

por Página Global

    As elites fracassaram, econômica e sanitariamente. A oposição ligada a Evo Morales e Rafael Correa lidera as pesquisas. Sem votos, a direita tenta inviabilizar a mudança – e recorre, outra vez, ao Judiciário…
10, agosto 2020

Bielorrússia/eleições | Confrontos entre manifestantes e polícia em Minsk

em Mundo

por Página Global

    Reeleição do presidente Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, acaba em violentos confrontos. Resultado das eleições, que davam a vitória por 80% dos votos, está a ser disputado nas ruas Manifestantes antigovernamentais envolveram-se…
10, agosto 2020

SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa

em Portugal

por AbrilAbril

O sindicato dos ferroviários reagiu com indignação à conferência de imprensa, sobre o acidente em Soure, da empresa que gere as infraestruturas da ferrovia. Bombeiros e técnicos inspeccionam destroços no local do acidente ferroviário ocorrido…
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…
09, agosto 2020

EUA com 1.252 mortos e mais de 63 mil casos nas últimas 24 horas

em Mundo

por Página Global

    Total de mais de 160 mil mortes e quase 5 milhões de casos confirmados Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma…
09, agosto 2020

Livro revela parcialidade do Juiz Sérgio Moro na Lava Jato

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O grupo Prerrogativas lançou no sábado, 1º/8, “O livro das suspeições”, obra de fôlego com artigos originais de juristas e advogados que atuaram na Lava Jato. 9 Agosto, 2020 Jornal Tornado   Coordenada por Lenio…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate