• Inicio
  • Artigos
  • Mundo
  • COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF
  • joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'
  • Mundo

COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF

Covid 19 will hit developing countries hard, por Martin Wolf

Finantial Times, 9 de Junho de 2020

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota 

 

A permanência das perdas causadas pela pandemia depende do tamanho das cicatrizes

© James Ferguson

 

“A Covid-19 é o choque mais adverso em tempo de paz para a economia global em todo um século”.

Além disso, esta recessão “é a primeira desde 1870 a ser desencadeada unicamente por uma pandemia”.

Ambas as observações provêm do excelente texto do Banco Mundial As  Perspetivas Económicas Globais do Banco Mundial.

Elas dão-nos uma panorâmica da escala dos danos. Nunca poderá ter havido uma maior necessidade de uma resposta ambiciosa e cooperativa como agora. Infelizmente, não há memória de que estas qualidades estejam tão ausentes como agora.

Uma das conclusões salientes do relatório é a escala de incerteza sobre o que se avizinha. Sabemos que nos encontramos no meio de uma extraordinária contração económica global. Não sabemos, porém,  qual será a sua profundidade e persistência, nem quanto tempo durarão os seus efeitos adversos.

Afinal de contas, estamos numa fase inicial da gestão da doença. Isto é particularmente verdade para os países emergentes e em desenvolvimento, onde a Covid-19 ainda está a descolar. As medidas para a conter são especialmente difíceis de implementar aí, dada a dependência de tanta gente  do trabalho no sector informal e a limitada capacidade sanitária e orçamental  dos governos.

A sua única vantagem é a relativa juventude das suas populações.

No entanto, a gestão da doença é apenas uma parte do desafio que os países emergentes e em desenvolvimento enfrentam atualmente. Muitos deles são altamente vulneráveis aos choques económicos globais. Este choque é de proporções devastadoras. Estes países têm sido fustigados, em graus variáveis, por uma quebra global na produção, fortes quedas nos preços das mercadorias, pelos  movimentos de capitais,  pelo  risco nos mercados financeiros, por um enorme declínio nas remessas e nas  receitas do turismo e um grande declínio no comércio mundial.

É provável que muitos países sejam forçados a entrar em incumprimento. Além disso, o impacto nas suas economias é pouco provável que seja breve. É provável que muitas economias e milhões de pessoas fiquem com cicatrizes. Isto pode ser o início de muitos anos perdidos, ou pior ainda, de muitíssimos anos.

 

Muito depende das consequências económicas.

O banco indica que a gama de resultados possíveis para o crescimento económico global este ano (a taxas de câmbio de mercado) se situa entre menos 3,7 e menos 7,8 por cento. Para economias de mercado emergentes e em desenvolvimento, cai entre menos 0,5 e menos 5 por cento.

O banco espera um regresso ao crescimento em 2021, entre 1,3 e 5,6% no mundo e entre 2,7% e 6,4% nas economias emergentes e em desenvolvimento. Isto significa que é bastante provável que a produção não recupere para os níveis de 2019 antes de 2022 nos países emergentes e em desenvolvimento. Não voltará aos níveis implícitos pela continuação do crescimento pré-pandémico até muito depois disso, se é que alguma vez o fará.

A permanência das perdas depende da natureza das cicatrizes. Como o relatório observa, “a recessão severa tem sido associada a perdas altamente persistentes na produção”. Os baixos níveis de utilização de capacidade dissuadem o investimento e deixam um legado de capacidade obsoleta. As expectativas de fraco crescimento futuro desencorajam o investimento e assim tornam-se autorrealizadoras.

Os longos períodos de desemprego causam perda de competências e podem impedir permanentemente os trabalhadores de procurar emprego. Inúmeras empresas vão desaparecer para sempre.

 

Além disso, nos países emergentes e em desenvolvimento, a crise ameaça um grave subfinanciamento de importantes programas de saúde e  outros programas públicos de bem-estar. A perda de sustento para muitos pode causar graves problemas de saúde  a longo prazo e trazer outras consequências malignas para os trabalhadores e as  suas famílias.

Muitos podem morrer de enfermidades não relacionadas com a pandemia. A educação de muitas crianças pode ser permanentemente prejudicada.

Outras ameaças importantes a longo prazo incluem reações políticas de curto prazo. Pode haver, como na década de 1930, uma mudança permanente da economia de mercado e do comércio internacional. As erradas e prejudiciais  políticas de  substituição de importações seguidas por muitos países em desenvolvimento após a segunda guerra mundial tiveram as suas raízes nas calamidades daquela época.

Hoje em dia, é quase uma sabedoria convencional condenar a globalização e a integração internacional das cadeias de abastecimento. Mas, como sublinha o relatório, ambos se revelaram poderosos motores de desenvolvimento económico. Recordemos que assistimos a um extraordinário declínio na proporção de pessoas em extrema pobreza, de 43% em 1980 para 10% em 2015.

É crucial evitar tanto danos duradouros como erros permanentes. Mas também é assim necessário que hoje se preste uma ajuda adequada. Um recente apelo de alto nível ao Grupo dos 20 países considerava  que a crise pode mergulhar 420 milhões de pessoas na pobreza extrema.

 

Além disso, acrescenta o relatório, 80 por cento das crianças têm estado fora da escola. É uma questão de alta urgência moral e prática, dada a interdependência entre os países, conter tais resultados, com todas as consequências terríveis que estes resultados arrastam consigo. .

É necessária mais ajuda.

O FMI tem argumentado que os países emergentes e em desenvolvimento precisam de 2,5 milhões de milhões de  dólares, muito mais do que agora está disponível como ajuda. O alívio suplementar da  dívida é uma necessidade para os países mais pobres e também para os países emergentes com dívidas pesadas. É crucial, também, ajudar os países emergentes e em desenvolvimento a enfrentarem  os desafios de saúde pública que se lhes deparam.

Para além disto, há uma oportunidade de acelerar a mudança do mundo para um padrão de atividade económica que se afasta de um padrão de carbono intensivo. Escusado será dizer que os resultados dependem também das escolhas políticas feitas pelos próprios líderes dos países emergentes e em desenvolvimento.

Quando as gerações futuras olharem para trás para esta crise, irão encará-la como um ponto de viragem decisivo e, em caso afirmativo, em que direção? Concluirão eles que compreendemos que uma pandemia é uma crise partilhada que necessita de uma resposta eficaz e cooperativa?

Ou irão concluir, em vez disso, que permitimos que a nossa capacidade de cooperação e o frágil progresso do desenvolvimento económico se desfizessem  em estilhaços?

Não sabemos a sua resposta.

Isso depende do que decidirmos agora.

Sabemos o que devemos fazer: agir, juntos.

___________

Leia este artigo no original clicando em:

https://www.ft.com/content/31eb2686-a982-11ea-a766-7c300513fe47

Pode também lê- lo clicando em:

http://gonzaloraffoinfonews.blogspot.com/2020/06/covid-19-will-hit-developing-countries.html

Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação:

https://aviagemdosargonautas.net/2020/07/02/da-destruicao-de-estatuas-aos-focos-de-infeccao-da-covid-uma-reflexao-sobre-as-trajectorias-da-nossa-juventude-da-destruicao-de-estatuas-aos-focos-de-infeccao-da-covid-um/

Artigos relacionados

O QUE SIGNIFICA CONCRETAMENTE O PREÇO DO OURO?
O QUE SIGNIFICA CONCRETAMENTE O PREÇO DO OURO?                                                             O pr... 36 views Wed, 08 Jul 2020,
Tendências na opinião?
Tendências na opinião? Bem sei que um Público de Sábado já só serve para embrulhar peixe, mas antes disso vale a pena ainda comentar dois artigos, até porque podem, haja optimismo em tempos tão sombrios, sinalizar tendências no campo da op... 106 views Thu, 02 Jul 2020,
Tendências
Tendências Desde os anos noventa, é difícil encontrar um divulgador das apologias económicas da globalização mais influente do que Thomas Friedman, cujo “mundo é plano” apresentava a globalização neoliberal como um inevitável s... 91 views Tue, 23 Jun 2020,
'Bolha insana': mercado de ações dos EUA é classificado como ameaça a bolsas de valores mundiais
'Bolha insana': mercado de ações dos EUA é classificado como ameaça a bolsas de valores mundiais © REUTERS / Darren McGee / Handout / Gabinete do governador Andrew M. Cuomo Em meio à pandemia e no contexto de colapso da economia, o mercado bolsista dos EUA está surpreendentemente em alta. Mas os especial... 74 views Mon, 22 Jun 2020,
Estímulos…
Estímulos… Os tempos difíceis que agora vivemos irão marcar o fim do capitalismo-financeiro e a sua substituição por uma nova etapa no desenvolvimento humano?     As grandes convulsões sociais, econ... 102 views Sat, 13 Jun 2020,
Tribunal alemão decide retomar o controlo com o acórdão sobre o BCE. Por Martin Wolf
Tribunal alemão decide retomar o controlo com o acórdão sobre o BCE. Por Martin Wolf   Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Tribunal alemão decide retomar o controlo com o acórdão sobre o BCE. Os historiadores do futuro poderão assinalar este facto como o ponto de viragem decisivo na histór... 156 views Sun, 24 May 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Economia política

  • Criado em .
  • Visualizações: 67
COVID-19 VAI ATINGIR DURAMENTE OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO – por MARTIN WOLF
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
13, agosto 2020

FALTA DE CIVISMO. Donos põem canídeos a defecar nos areais das praias e não limpam!

em Cascais

por CASCAIS24

ATUAL Por Redação 13 agosto 2020 Os areais de algumas praias de Cascais têm vindo a ser conspurcados pelas fezes de canídeos, libertados pelos donos, que depois não limpam a porcaria. Um dos exemplos é…
13, agosto 2020

Será que há milhões de uigures detidos na China?

em Mundo

por resistir.info

– As proclamações contra Pequim de uma ONG apoiada pelos EUA e de um "investigador guiado por Deus" por Ajit Singh e Max Blumenthal As proclamações de que a China deteve milhões de muçulmanos uigures…
13, agosto 2020

“Pandemia de sem-abrigo” nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) abhishek goel / Pexels   Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma “pandemia de sem-abrigo”. Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19.   Nos…
13, agosto 2020

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território…
13, agosto 2020

Talvez fosse melhor zerar o Novo Banco

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso Diário, 12/08/2020) Agora, no mais fresco destes escândalos, descobre-se que a Comissão Europeia obrigou a venda de um dos ativos do banco, uma companhia seguradora, que o candidato escolhido foi um…
13, agosto 2020

Cofina oferece 35 milhões pela totalidade do capital da dona da TVI

em Portugal

por Pedro Miguel Coelho

Se a história do negócio da aquisição da Media Capital por parte da Cofina fosse uma telenovela, seria daquelas com várias temporadas. Depois de ter desistido do negócio, a holding detentora do Correio da Manhã…
13, agosto 2020

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

em Portugal

por Lusa in ZAP

miqmat / Flickr   O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos…
13, agosto 2020

QUANDO OS TRATADOS SE ASSINAM PARA SEREM VIOLADOS

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

Os aviões Tornado da Força Aérea italiana, com base em Ghedi, podem usar armas nucleares - sob comando dos Estados Unidos 2020-08-12 É suposto que a assinatura dos tratados internacionais implica o respectivo cumprimento. Nisso…
13, agosto 2020

Regresso às aulas na Alemanha

em Portugal

por António Duarte

Na Alemanha, o novo ano lectivo já começou, embora nem todos estados tenham já iniciado as aulas. O que possibilita, informa o Público, que aqueles que começam mais tarde olhem atentamente para os constrangimentos que…
13, agosto 2020

Assad: novas sanções contra Síria são estratégia americana de assédio para estrangular povo sírio

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / SANA A Lei César, conjunto de sanções contra a Síria impostas pelos EUA, não são ato isolado, mas parte de estratégia para estrangular o povo, disse nesta quarta-feira (12) o presidente sírio,…
13, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24, o…
13, agosto 2020

Juan Carlos e o franquismo

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

      Não interessa quando ou onde se nasce ou morre, importa saber como se vive e o legado que se deixa no campo ético, político ou social.   A guerra civil espanhola foi…
13, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

  Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
13, agosto 2020

Protestos na Bielorrússia: o que está por trás da bandeira da oposição?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Sergei Grits A Bielorrússia tem sido governada desde 1994 por Aleksandr Lukashenko, que foi reeleito com 80% dos votos neste domingo (9), motivo pelo qual o país europeu tem presenciado fortes…
13, agosto 2020

GUERRA AO CORONAVÍRUS OU GUERRA AOS POBRES?

em Mundo

por Manuel Banet, ele próprio

      Oiça John Pilger, denunciando a hipocrisia dos que fazem demagogia com elogios ao NHS, mas que contribuíram para desmantelar o prestigiado sistema público de saúde do Reino Unido e continuam a fazê-lo…
13, agosto 2020

Tragédia anunciada: Amazônia continua ardendo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

  A Amazônia 1024 × 576brasileira continua sofrendo com o descaso das autoridades públicas, enfrentando novos grandes focos de incêndio que consomem a floresta, símbolo da diversidade da natureza do país. Em 2020, durante o…
13, agosto 2020

Bielorrússia: Violência sobre manifestantes pacíficos deve ser investigada

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Amnistia Internacional Depois de conhecidos os resultados das eleições na Bielorrússia, manifestantes pacíficos que saíram às ruas foram alvo de violência policial. A Amnistia Internacional pede a libertação imediata de manifestantes pacíficos e ativistas políticos,…
13, agosto 2020

Vencer o Medo por Edgar Silva

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

    Edgar Silva lançou, recentemente, uma nova obra - «Vencer o Medo» - que aborda o importante papel da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP) durante a ditadura em Portugal. O estudo…
13, agosto 2020

O cumprimento dos objetivos traçados

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

A herança de Mariano Gago continua a potenciar-se de acordo com os últimos números publicados pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência: em 2019 superou-se o máximo histórico da despesa total em investigação e…
13, agosto 2020

Covid19: Todas as críticas à vacina russa

em Mundo

por Página Global

      Ela não chegou à decisiva fase 3 de testes. Não está disponível documentação sobre provas anteriores. Aplicá-la colocaria em risco as populações. Mas que teria levado Putin, conhecido pelo cálculo estratégico refinado,…
13, agosto 2020

A vacina Sputnik V como salvadora da humanidade

em Mundo

por Página Global

    Kirill Dmitriev    O êxito russo no desenvolvimento da vacina para COVID-19 tem raízes históricas O "momento Sputnik" aconteceu. A vacina russa Sputnik V foi lançada, tornando-se a primeira vacina contra a COVID-19 registrada…
13, agosto 2020

O fantasma das nacionalizações e a inépcia do Estado-accionista passivo

em Portugal

por Nuno Ivo Gonçalves in 'O TORNADO'

  Depois da revolução de Abril o sector público empresarial consolidou-se e cresceu, tendo estado por momentos em discussão em que medida iria crescer e qual o instrumento, se a aquisição por processos de direito…
13, agosto 2020

Mais de 97.000 crianças nos EUA testaram positivo para COVID-19 na segunda metade de julho

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 10 ago (Xinhua) - Mais de 97.000 crianças americanas testaram positivo para COVID-19 nas últimas duas semanas de julho, de acordo com novos dados da Academia Americana de Pediatria Associação de Hospitais Infantis. A…

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate