• Inicio
  • Artigos
  • Mundo
  • Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus
  • Pensar Contemporâneo
  • Mundo

Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus

 

Desde o início do surto de COVID-19, examinando a propagação, a taxa de infecções, a resposta internacional e como essas coisas variaram de nação para nação, temos uma fonte de muitos desacertos.

A novidade levou a todos os tipos de abordagens e suposições, mas talvez nada possa ser considerado mais surpreendente do que a contenção do vírus infame em uma das favelas mais movimentadas da Ásia – em Dhravai, Mumbai, onde um milhão de pessoas vivem em um bairro labiríntico de barracos bem fechados e casas de um cômodo onde o distanciamento social é impossível.

A maior cidade da Índia, Mumbai, é o epicentro do COVID-19 na Índia e registrou até agora 500.000 casos.

Mas, enquanto a cidade como um todo via seus leitos hospitalares com ocupação máxima, Dharavi, cenário do filme vencedor do Oscar “Quem quer ser um Milionário”, registrou apenas 2.000 casos e 79 mortes no total, com apenas 274 casos em junho.

Como eles fizeram isso?

Foi iniciada uma resposta proativa, com 2.450 profissionais de saúde designados para Dharavi que começaram a ir de porta em porta todas as manhãs às nove da manhã para testar as pessoas.

Depois que a primeira pessoa deu positivo na favela – um trabalhador de vestuário de 56 anos que morreu no mesmo dia – as forças-tarefa locais e civis identificaram as cinco áreas de maior risco da favela e começaram a caçar a doença, usando rastreamento de contato para encontrar pessoas em risco de serem infectadas.

No total, 47.500 pessoas foram testadas na salva de abertura. “Isso nos deu uma vantagem”, disse Anil Pachanekar, médico particular e chefe de uma associação local de médicos, ao LA Times. “Se [esses casos] tivessem escapado, teria causado estragos.”

Creditados por garantir as baixas taxas de infecção, esses profissionais de saúde de Mumbai enfrentaram calor e umidade severos, caminhando pelas ruas lotadas usando roupas de proteção para o corpo em plástico que não permitiam intervalos para o banheiro.

Juntamente com a doença, a força-tarefa encontrou a paranóia e conceitos errôneos sobre ela. “Quando percorremos Dharavi, também começamos a educar as pessoas sobre o assunto”, disse ele. “Dissemos a eles que não é crime ter um resultado positivo para o coronavírus”.

O medo é um assassino

Aliviar o medo do COVID-19 nas pessoas, principalmente no que se refere ao medo de visitar uma clínica ou consultório médico para exames, acabou sendo uma maneira muito eficaz de tratar a doença.

Em 20 de abril, dezenove dias após a exposição, os testes de porta em porta foram interrompidos e 350 clínicas particulares foram autorizadas a reabrir. Até então, os esforços de educação haviam valido a pena, e filas de pessoas que procuravam fazer o teste estavam se formando fora dos centros de testes.

Enquanto isso, as autoridades da cidade começaram a converter prédios como salões de casamento, escolas e centros comunitários em abrigos de quarentena com provisões de alimentos e assistência médica. As pessoas que deram positivo foram colocadas em quarentena em suas casas, enquanto os “guerreiros COVID” voluntários garantiam que as pessoas em quarentena pudessem obter os suprimentos médicos ou mantimentos de que precisavam.

Com menos de 20 mortes registradas na favela em junho, parece que o pior já passou para os moradores de Dharavi – mas o que está sendo chamado de “método Dharavi” é um modelo para o futuro.

Isso demonstra que nenhuma situação é terrível demais para a determinação e engenhosidade humana, e que mesmo as pessoas que vivem na miséria têm algo a ensinar ao mundo.

Com informações de Good news network

Ver original em 'Pensar Contemporâneo' na seguinte ligação::

https://www.pensarcontemporaneo.com/como-uma-favela-lotada-de-um-milhao-de-pessoas-barrou-o-coronavirus/

Tags:

Artigos relacionados

Brasil registra 703 novas mortes por Covid-19 e total atinge 101.752
Brasil registra 703 novas mortes por Covid-19 e total atinge 101.752   Segundo país mais afetado pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, o Brasil também notificou 22.048 novos casos de coronavírus, o que eleva o número total de infecções a 3.057.470   &nb... 10 views Tue, 11 Aug 2020,
Próximos anos serão cruciais para a democracia, diz Chico Buarque aos metalúrgicos do ABC
Próximos anos serão cruciais para a democracia, diz Chico Buarque aos metalúrgicos do ABC   Sindicato faz “live” na véspera da posse. Lula enfatiza papel histórico da entidade para pensar em novo modelo econômico. E atual presidente afirma que a desigualdade é o principal problema brasileiro   ... 91 views Sun, 19 Jul 2020,
Brasil | “Políticas erráticas” mantém no alto platô de mortes da pandemia
Brasil | “Políticas erráticas” mantém no alto platô de mortes da pandemia Brasil chega a 2 milhões de casos com 9 semanas de pico de mortes registrando perto de mil óbitos por dia. Para infectologista, dificuldade de manter taxa de isolamento prolonga a duração do platô. 17 J... 93 views Fri, 17 Jul 2020,
Emir Sader sobre bandeira branca do Globo: não há saída para crise sem o PT
Emir Sader sobre bandeira branca do Globo: não há saída para crise sem o PT   Neste sábado, o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, enviou uma proposta de paz ao Partido dos Trabalhadores     247 - O sociólogo e cientista político Emir Sader repercutiu no Twitter uma ... 97 views Sat, 11 Jul 2020,
Brasil ultrapassa a marca de 60 mil mortes por COVID-19, informa Ministério da Saúde
Brasil ultrapassa a marca de 60 mil mortes por COVID-19, informa Ministério da Saúde © Folhapress / André Melo Andrade/Immagini De acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1º), o Brasil ultrapassou a marca de 60 mil mortes pela COVID-19. De acordo com a p... 91 views Thu, 02 Jul 2020,
Brasil registra 1.280 mortes por coronavírus em 24 horas e chega perto de 60 mil
Brasil registra 1.280 mortes por coronavírus em 24 horas e chega perto de 60 mil   247 - O Brasil registrou 1.280 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde. O País contabiliza 59.594 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia. Além disso, o ... 78 views Wed, 01 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 86
Como uma favela lotada de um milhão de pessoas barrou o coronavírus
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
13, agosto 2020

Será que há milhões de uigures detidos na China?

em Mundo

por resistir.info

– As proclamações contra Pequim de uma ONG apoiada pelos EUA e de um "investigador guiado por Deus" por Ajit Singh e Max Blumenthal As proclamações de que a China deteve milhões de muçulmanos uigures…
13, agosto 2020

“Pandemia de sem-abrigo” nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) abhishek goel / Pexels   Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma “pandemia de sem-abrigo”. Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19.   Nos…
13, agosto 2020

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território…
13, agosto 2020

Talvez fosse melhor zerar o Novo Banco

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso Diário, 12/08/2020) Agora, no mais fresco destes escândalos, descobre-se que a Comissão Europeia obrigou a venda de um dos ativos do banco, uma companhia seguradora, que o candidato escolhido foi um…
13, agosto 2020

Cofina oferece 35 milhões pela totalidade do capital da dona da TVI

em Portugal

por Pedro Miguel Coelho

Se a história do negócio da aquisição da Media Capital por parte da Cofina fosse uma telenovela, seria daquelas com várias temporadas. Depois de ter desistido do negócio, a holding detentora do Correio da Manhã…
13, agosto 2020

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

em Portugal

por Lusa in ZAP

miqmat / Flickr   O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos…
13, agosto 2020

QUANDO OS TRATADOS SE ASSINAM PARA SEREM VIOLADOS

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

Os aviões Tornado da Força Aérea italiana, com base em Ghedi, podem usar armas nucleares - sob comando dos Estados Unidos 2020-08-12 É suposto que a assinatura dos tratados internacionais implica o respectivo cumprimento. Nisso…
13, agosto 2020

Regresso às aulas na Alemanha

em Portugal

por António Duarte

Na Alemanha, o novo ano lectivo já começou, embora nem todos estados tenham já iniciado as aulas. O que possibilita, informa o Público, que aqueles que começam mais tarde olhem atentamente para os constrangimentos que…
13, agosto 2020

Assad: novas sanções contra Síria são estratégia americana de assédio para estrangular povo sírio

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / SANA A Lei César, conjunto de sanções contra a Síria impostas pelos EUA, não são ato isolado, mas parte de estratégia para estrangular o povo, disse nesta quarta-feira (12) o presidente sírio,…
13, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24, o…
13, agosto 2020

Juan Carlos e o franquismo

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

      Não interessa quando ou onde se nasce ou morre, importa saber como se vive e o legado que se deixa no campo ético, político ou social.   A guerra civil espanhola foi…
13, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

  Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
13, agosto 2020

Protestos na Bielorrússia: o que está por trás da bandeira da oposição?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Sergei Grits A Bielorrússia tem sido governada desde 1994 por Aleksandr Lukashenko, que foi reeleito com 80% dos votos neste domingo (9), motivo pelo qual o país europeu tem presenciado fortes…
13, agosto 2020

GUERRA AO CORONAVÍRUS OU GUERRA AOS POBRES?

em Mundo

por Manuel Banet, ele próprio

      Oiça John Pilger, denunciando a hipocrisia dos que fazem demagogia com elogios ao NHS, mas que contribuíram para desmantelar o prestigiado sistema público de saúde do Reino Unido e continuam a fazê-lo…
13, agosto 2020

Tragédia anunciada: Amazônia continua ardendo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

  A Amazônia 1024 × 576brasileira continua sofrendo com o descaso das autoridades públicas, enfrentando novos grandes focos de incêndio que consomem a floresta, símbolo da diversidade da natureza do país. Em 2020, durante o…
13, agosto 2020

Bielorrússia: Violência sobre manifestantes pacíficos deve ser investigada

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Amnistia Internacional Depois de conhecidos os resultados das eleições na Bielorrússia, manifestantes pacíficos que saíram às ruas foram alvo de violência policial. A Amnistia Internacional pede a libertação imediata de manifestantes pacíficos e ativistas políticos,…
13, agosto 2020

Vencer o Medo por Edgar Silva

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

    Edgar Silva lançou, recentemente, uma nova obra - «Vencer o Medo» - que aborda o importante papel da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP) durante a ditadura em Portugal. O estudo…
13, agosto 2020

O cumprimento dos objetivos traçados

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

A herança de Mariano Gago continua a potenciar-se de acordo com os últimos números publicados pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência: em 2019 superou-se o máximo histórico da despesa total em investigação e…
13, agosto 2020

Covid19: Todas as críticas à vacina russa

em Mundo

por Página Global

      Ela não chegou à decisiva fase 3 de testes. Não está disponível documentação sobre provas anteriores. Aplicá-la colocaria em risco as populações. Mas que teria levado Putin, conhecido pelo cálculo estratégico refinado,…
13, agosto 2020

A vacina Sputnik V como salvadora da humanidade

em Mundo

por Página Global

    Kirill Dmitriev    O êxito russo no desenvolvimento da vacina para COVID-19 tem raízes históricas O "momento Sputnik" aconteceu. A vacina russa Sputnik V foi lançada, tornando-se a primeira vacina contra a COVID-19 registrada…
13, agosto 2020

O fantasma das nacionalizações e a inépcia do Estado-accionista passivo

em Portugal

por Nuno Ivo Gonçalves in 'O TORNADO'

  Depois da revolução de Abril o sector público empresarial consolidou-se e cresceu, tendo estado por momentos em discussão em que medida iria crescer e qual o instrumento, se a aquisição por processos de direito…
13, agosto 2020

Mais de 97.000 crianças nos EUA testaram positivo para COVID-19 na segunda metade de julho

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 10 ago (Xinhua) - Mais de 97.000 crianças americanas testaram positivo para COVID-19 nas últimas duas semanas de julho, de acordo com novos dados da Academia Americana de Pediatria Associação de Hospitais Infantis. A…
13, agosto 2020

Andam nazis impunes à solta em Portugal

em Portugal

por Página Global

Sem lugar para dúvidas e mais tolerâncias/cobardias perante o que está a acontecer nos ataques da extrema-direita à democracia.   São nazi-fascistas-racistas-xenófobos que de dia para para dia estão a descarregar com maior descaramento e…

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate