• Inicio
  • Artigos
  • Mundo
  • CHINA AVISA ESTADOS UNIDOS SOBRE AS "LINHAS VERMELHAS"
  • in 'O Lado Oculto'
  • Mundo

CHINA AVISA ESTADOS UNIDOS SOBRE AS "LINHAS VERMELHAS"

O encontro falhado no Hawai em que Pompeo, apostando na estratégia errada, depois perdeu a cabeça

 

2020-06-30

M.K. Bhadrakumar, The Oriental Review/O Lado Oculto

Se no mundo actual de guerras de informação existe um assunto em que a Carnegie Endowment para a Paz Internacional, a CNN, o NEW York Times e o Washington Post podem estar de acordo com a agência chinesa Xinhua e a publicação oficial chinesa Global Times é o de que Michael Pompeo é o pior secretário de Estado da história dos Estados Unidos. E os danos estão feitos.

Há poucos dias, dois meios de informação oficiais de Pequim, o China Daily e o Diário do Povo, órgão do Partido Comunista, publicaram opiniões idênticas sobre a desonestidade, a falta de escrúpulos e de credibilidade de Pompeo como político e ser humano.

Os artigos foram publicados dez dias depois de o secretário de Estado norte-americano ter tomado a iniciativa de convidar Yang Jiechi, membro da Comissão política do Partido Comunista e principal responsável pela diplomacia da China, para uma delicada missão de tipo “kissingeriana” onde fossem traçadas as linhas vermelhas nas areias do relacionamento entre Pequim e Washington. O encontro realizou-se a 17 de Junho no Hawai.

Pompeo pretendia principalmente forçar Pequim a cumprir todos os aspectos do acordo comercial de Janeiro passado, através do qual a China se compromete com uma compra massiva de produtos agrícolas dos Estados Unidos, principalmente soja. Trata-se de uma questão extremamente importante para Trump, do ponto de vista pessoal, porque o lobby dos agricultores faz parte do seu “núcleo eleitoral” na perspectiva das eleições presidenciais de Novembro.

É difícil dizer exactamente onde falhou a missão de Michael Pompeo, mas os diplomatas norte-americanos entraram nas negociações com Yang na expectativa de obterem concessões provocando/ameaçando Pequim sobre Hong Kong, Taiwan e o Xinjiang - a chamada “questão uigur”.

Na realidade, na altura em que Pompeo e Yang se encontraram no Hawai o presidente Donald Trump assinou legislação sobre sanções contra a pretensa repressão dos uigures da China. (E em 25 de Junho o Senado dos Estados Unidos aprovou um projecto de lei sobre a lei de segurança de Hong Kong que permitiria aos Estados Unidos impor sanções contra a polícia de Hong Kong, as autoridades chinesas e bancos).

Erro de cálculo

Aparentemente, Pompeo estaria confiante numa situação de grande enfraquecimento da China devido ao impacto da pandemia de COVID-19 na sua economia, na política e na posição internacional; um quadro que teria abalado a liderança e o prestígio do Partido Comunista da China.

Pelo contrário, a delegação de Pequim no Hawai não reflectiu essa situação prevista por Pompeo; Yang rejeitou firmemente as pressões do secretário de Estado sobre Hong Kong, Taiwan e o Xinjiang, como sugerem as posições tornadas públicas pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Sem surpresa, a reacção do Departamento de Estado foi taciturna e evasiva. Numa conferência de imprensa posterior, no entanto, um alto funcionário desse organismo admitiu praticamente que a missão de Pompeo fora um fracasso.

Aliás o próprio Michael Pompeo mudou rapidamente a sua atitude logo que deixou o Hawai, passando da diplomacia para o comportamento de lobo guerreiro; lançou um ataque fulminante contra a China num discurso em Copenhaga em 19 de Junho, proferiu a seguir mais quatro declarações no mesmo tom e fez uma comunicação de “falcão” no dia 25 em Bruxelas. 

Pompeo comporta-se cada vez mais como alguém possuído. Pode ter traçado um plano para tentar desviar a atenção do fracasso da missão no Hawai, mas um comportamento tão excessivo e errático de um secretário de Estado norte-americano é invulgar, mesmo para os padrões de guerra fria.

Washington pisou o risco

De qualquer maneira, em 26 de Junho o Wall Street Journal (WSJ) pode ter dado uma explicação plausível para toda esta descarga de adrenalina. O jornal faz alusão a declarações circulando “discretamente” em Pequim para alertar Washington de que as compras de produtos agrícolas norte-americanos previstas na “fase um” do acordo comercial de Janeiro podem cessar completamente se os Estados Unidos ultrapassarem as “linhas vermelhas” – isto é, se Washington se intrometer em assuntos que o governo chinês considera “fora dos limites”.

Segundo o WSJ, que cita autoridades sob anonimato, Yang fez essa advertência a Pompeo durante a reunião no Hawai. “O lado norte-americano deve abster-se de ir longe demais na intromissão; as linhas vermelhas não podem ser ultrapassadas”, disse uma autoridade chinesa citada pelo jornal norte-americano.

O Global Times, órgão em inglês que reflecte a orientação do Partido Comunista da China, publicou também no dia 26 um comentário no mesmo sentido: o de que a equipa de Trump deve “mostrar mais boa vontade ou dar sinais positivos para compensar o impacto” das suas declarações irresponsáveis sobre a China “se quer evitar novas perdas num mercado com tantas incertezas”.

A China mais “assertiva”

Segundo o Global Times, o acordo comercial não é a única questão nas relações bilaterais “que exige esforços para eliminar dúvidas e preocupações. O governo dos Estados Unidos precisa de reflectir sobre todas as frentes de batalha que abriu contra a China nos últimos meses”, designadamente a repressão de empresas de elevada tecnologia como a Huawei, a ameaça de revogar o estatuto especial de comércio de Hong Kong e a guerra por causa dos voos militares.

O comentário conclui com a afirmação de que “apenas reflectindo e envidando esforços para remediar os danos provocados às relações Estados Unidos-China em várias frentes será possível que os laços económicos e comerciais bilaterais voltem ao normal”.

A China esclareceu de maneira mais pormenorizada a sua posição sobre os recentes sobrevoos militares dos Estados Unidos em Taiwan, sobre as mudanças de Washington a propósito das vendas de armas a Taipé e das diligências de Pompeo para que Taiwan possa ser representado como um Estado independente na Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras acções.

O Global Times revelou que o Exército Popular de Libertação (EPL) da China enviou aviões militares para o espaço aéreo do Sudoeste de Taiwan por oito vezes apenas em Junho. Especificou que além das missões de reconhecimento e as que têm como objectivo interceptar aparelhos militares dos Estados Unidos que voem na região, o EPL está igualmente a realizar “operações de treino para impedir os potenciais reforços norte-americanos e japoneses oriundos das ilhas de Guam e Ryukyu através dos canais de Miyako, a Leste de Taiwan, e de Bashi, Balintang e Babuyan, a Sudoeste de Taiwan”.

O texto acrescenta que “o ELP poderia usar essas operações para bloquear efectivamente a área à presença de forças estrangeiras, garantindo que as forças do território de Taiwan fiquem circunscritas”.

Recorrendo a um lugar comum poderá dizer-se que a China está a ser mais “assertiva” do que anteriormente. Qual a razão? Será uma reacção injustificada, como pretendem fazer crer analistas norte-americanos e indianos, ou uma tentativa de encobrir fraquezas chinesas?

Na realidade, a China está a reagir a uma série de acções calibradas dos Estados Unidos para irritá-la, provocá-la, humilhá-la e ameaçá-la. A colocação de três porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos com 100 mil toneladas no Oceano Pacífico pela primeira vez em três anos é a mais recente manobra desse

Conteúdo exclusivo.

O conteúdo que está a tentar visualizar é exclusivo para Assinantes.

Veja o original em 'O Lado Oculto' na seguinte ligação:

https://www.oladooculto.com/noticias.php?id=821

Artigos relacionados

A nova Guerra Fria não será fria
A nova Guerra Fria não será fria (Francisco Louçã, in Expresso, 08/08/2020) Na relação com a China, Trump opta pela tensão máxima. Mas é a economia que manda no conflito, o que o torna mais imprevisível do que o confronto EUA-URSS Mike Pompeo,... 14 views Sun, 09 Aug 2020,
China responderá com firmeza a entraves dos EUA à sua imprensa
China responderá com firmeza a entraves dos EUA à sua imprensa As autoridades chinesas reafirmaram esta terça-feira que darão uma resposta firme aos Estados Unidos se persistirem os entraves aos órgãos de comunicação chineses em solo norte-americano. A China irá responder às «a... 21 views Wed, 05 Aug 2020,
Trump é um “Wannabe Fascist”
Trump é um “Wannabe Fascist” Segundo o District Attorney de Filadélfia, Larry Krasner, Trump é um aspirante a fascista. 23 Julho, 2020 Jornal Tornado   O Presidente Trump anuncia uma “onda” de agentes federai... 58 views Fri, 24 Jul 2020,
China | O que quer algum ocidente de Hong Kong?
China | O que quer algum ocidente de Hong Kong?     Alberto Pablo | Plataforma | opinião   Hong Kong é e sempre foi território nacional chinês, ocupado no século XIX, durante as Guerras do Ópio, pelos ingleses, regressou à soberania da República... 62 views Fri, 24 Jul 2020,
China pede aos EUA que parem de reprimir empresas chinesas
China pede aos EUA que parem de reprimir empresas chinesas Beijing, 450 × 33718 jul (Xinhua) -- A China exortou os Estados Unidos a pararem de reprimir de forma injustificada determinadas empresas chinesas, de abusar do conceito de segurança nacional e de denegrir maliciosam... 134 views Sat, 18 Jul 2020,
China defende que nos EUA 'perderam a razão e se tornaram loucos'
China defende que nos EUA 'perderam a razão e se tornaram loucos' © AP Photo / Andy Wong "Um pássaro não pode entender a ambição de um cisne", declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying. A porta-voz do ministério chinês, Hua Chuny... 72 views Fri, 17 Jul 2020,

Comentários (0)

Rated 0 out of 5 based on 0 voters
There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
Rate this post:
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

China, USA

  • Criado em .
  • Visualizações: 160
CHINA AVISA ESTADOS UNIDOS SOBRE AS "LINHAS VERMELHAS"
Note 0 sur 5 Pour 0 votes

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
13, agosto 2020

Será que há milhões de uigures detidos na China?

em Mundo

por resistir.info

– As proclamações contra Pequim de uma ONG apoiada pelos EUA e de um "investigador guiado por Deus" por Ajit Singh e Max Blumenthal As proclamações de que a China deteve milhões de muçulmanos uigures…
13, agosto 2020

“Pandemia de sem-abrigo” nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) abhishek goel / Pexels   Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma “pandemia de sem-abrigo”. Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19.   Nos…
13, agosto 2020

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

em Portugal

por ZAP in ZAP

José Sena Goulão / Lusa A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território…
13, agosto 2020

Talvez fosse melhor zerar o Novo Banco

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Francisco Louçã, in Expresso Diário, 12/08/2020) Agora, no mais fresco destes escândalos, descobre-se que a Comissão Europeia obrigou a venda de um dos ativos do banco, uma companhia seguradora, que o candidato escolhido foi um…
13, agosto 2020

Cofina oferece 35 milhões pela totalidade do capital da dona da TVI

em Portugal

por Pedro Miguel Coelho

Se a história do negócio da aquisição da Media Capital por parte da Cofina fosse uma telenovela, seria daquelas com várias temporadas. Depois de ter desistido do negócio, a holding detentora do Correio da Manhã…
13, agosto 2020

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

em Portugal

por Lusa in ZAP

miqmat / Flickr   O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos…
13, agosto 2020

QUANDO OS TRATADOS SE ASSINAM PARA SEREM VIOLADOS

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

Os aviões Tornado da Força Aérea italiana, com base em Ghedi, podem usar armas nucleares - sob comando dos Estados Unidos 2020-08-12 É suposto que a assinatura dos tratados internacionais implica o respectivo cumprimento. Nisso…
13, agosto 2020

Regresso às aulas na Alemanha

em Portugal

por António Duarte

Na Alemanha, o novo ano lectivo já começou, embora nem todos estados tenham já iniciado as aulas. O que possibilita, informa o Público, que aqueles que começam mais tarde olhem atentamente para os constrangimentos que…
13, agosto 2020

Assad: novas sanções contra Síria são estratégia americana de assédio para estrangular povo sírio

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / SANA A Lei César, conjunto de sanções contra a Síria impostas pelos EUA, não são ato isolado, mas parte de estratégia para estrangular o povo, disse nesta quarta-feira (12) o presidente sírio,…
13, agosto 2020

Medusas deixam praias de Cascais e concentram-se no Magoito

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 12 agosto 2020 A interdição a banhos nas praias de São Pedro do Estoril e de Carcavelos foi levantada esta quarta-feira, à tarde, com o içar da Bandeira Verde, disse, a Cascais24, o…
13, agosto 2020

Juan Carlos e o franquismo

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

      Não interessa quando ou onde se nasce ou morre, importa saber como se vive e o legado que se deixa no campo ético, político ou social.   A guerra civil espanhola foi…
13, agosto 2020

Mordeu GNR à civil que lhe travou fuga depois de furto em supermercado

em Cascais

por CASCAIS24

  Por VALDEMAR PINHEIRO 12 agosto 2020 Um militar da GNR, à civil, 41 anos, foi mordido no antebraço esquerdo ao travar, esta terça-feira, ao final da tarde, a fuga de um homem suspeito de…
13, agosto 2020

Protestos na Bielorrússia: o que está por trás da bandeira da oposição?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Sergei Grits A Bielorrússia tem sido governada desde 1994 por Aleksandr Lukashenko, que foi reeleito com 80% dos votos neste domingo (9), motivo pelo qual o país europeu tem presenciado fortes…
13, agosto 2020

GUERRA AO CORONAVÍRUS OU GUERRA AOS POBRES?

em Mundo

por Manuel Banet, ele próprio

      Oiça John Pilger, denunciando a hipocrisia dos que fazem demagogia com elogios ao NHS, mas que contribuíram para desmantelar o prestigiado sistema público de saúde do Reino Unido e continuam a fazê-lo…
13, agosto 2020

Tragédia anunciada: Amazônia continua ardendo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

  A Amazônia 1024 × 576brasileira continua sofrendo com o descaso das autoridades públicas, enfrentando novos grandes focos de incêndio que consomem a floresta, símbolo da diversidade da natureza do país. Em 2020, durante o…
13, agosto 2020

Bielorrússia: Violência sobre manifestantes pacíficos deve ser investigada

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Amnistia Internacional Depois de conhecidos os resultados das eleições na Bielorrússia, manifestantes pacíficos que saíram às ruas foram alvo de violência policial. A Amnistia Internacional pede a libertação imediata de manifestantes pacíficos e ativistas políticos,…
13, agosto 2020

Vencer o Medo por Edgar Silva

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

    Edgar Silva lançou, recentemente, uma nova obra - «Vencer o Medo» - que aborda o importante papel da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP) durante a ditadura em Portugal. O estudo…
13, agosto 2020

O cumprimento dos objetivos traçados

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

A herança de Mariano Gago continua a potenciar-se de acordo com os últimos números publicados pela Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência: em 2019 superou-se o máximo histórico da despesa total em investigação e…
13, agosto 2020

Covid19: Todas as críticas à vacina russa

em Mundo

por Página Global

      Ela não chegou à decisiva fase 3 de testes. Não está disponível documentação sobre provas anteriores. Aplicá-la colocaria em risco as populações. Mas que teria levado Putin, conhecido pelo cálculo estratégico refinado,…
13, agosto 2020

A vacina Sputnik V como salvadora da humanidade

em Mundo

por Página Global

    Kirill Dmitriev    O êxito russo no desenvolvimento da vacina para COVID-19 tem raízes históricas O "momento Sputnik" aconteceu. A vacina russa Sputnik V foi lançada, tornando-se a primeira vacina contra a COVID-19 registrada…
13, agosto 2020

O fantasma das nacionalizações e a inépcia do Estado-accionista passivo

em Portugal

por Nuno Ivo Gonçalves in 'O TORNADO'

  Depois da revolução de Abril o sector público empresarial consolidou-se e cresceu, tendo estado por momentos em discussão em que medida iria crescer e qual o instrumento, se a aquisição por processos de direito…
13, agosto 2020

Mais de 97.000 crianças nos EUA testaram positivo para COVID-19 na segunda metade de julho

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 10 ago (Xinhua) - Mais de 97.000 crianças americanas testaram positivo para COVID-19 nas últimas duas semanas de julho, de acordo com novos dados da Academia Americana de Pediatria Associação de Hospitais Infantis. A…
13, agosto 2020

Andam nazis impunes à solta em Portugal

em Portugal

por Página Global

Sem lugar para dúvidas e mais tolerâncias/cobardias perante o que está a acontecer nos ataques da extrema-direita à democracia.   São nazi-fascistas-racistas-xenófobos que de dia para para dia estão a descarregar com maior descaramento e…

Últimos posts (Conversando à beira-mar)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades

página no Facebook

[an error occurred while processing this directive]
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate