A NATO ASSUME A SUA AMBIÇÃO IMPERIAL


2020-06-29

O processo de alargamento da NATO à zona Indo-Pacífico já começou. Foi criado oficialmente um grupo de trabalho para o efeito, não para reflectir a estratégia considerada mais adequada contra a China mas para a tornar pública e a justificar a posteriori, uma vez o trabalho concluído. Não existe qualquer diferença em relação ao período colonial, uma vez que se trata de conter a China, isto é, impedir o seu desenvolvimento. Tudo isto no âmbito imperial da Grande NATO Mundial no horizonte de 2030 – agregando Austrália, Nova Zelândia, Japão e outros países asiáticos.

Manlio Dinucci, Il Manifesto/O Lado Oculto

Os ministros da Defesa da NATO reuniram-se em videoconferência nos dias 17 e 18 de Junho e tomaram uma série de “decisões para reforçar a dissuasão da Aliança”. Mas disso pouco se fala nos países da organização, nem mesmo na comunicação social (incluindo as redes sociais) e no mundo político, onde reina sobre tudo isto um silêncio abrangente.

As decisões assumidas, ditadas fundamentalmente por Washington e subscritas em Portugal pelo ministro João Gomes Cravinho, traçam as linhas condutoras não apenas da política militar dos países abrangidos mas também da sua política externa. Antes de mais – anuncia o secretário-geral Jens Stoltenberg – “a NATO está em vias de se preparar para uma possível segunda vaga do COVID-19”, contra a qual já foram mobilizados meio milhão de soldados na Europa.

Stoltenberg não clarifica como a NATO pode prever uma possível segunda vaga da pandemia com um novo confinamento. Mas ele é muito claro num ponto: isso “não significa que outros desafios tenham desaparecido”. O maior – sublinham os ministros da Defesa – tem origem no “comportamento desestabilizador e perigoso da Rússia”, em especial a sua “retórica nuclear irresponsável com o objectivo de intimidar e ameaçar os aliados da NATO”. Ao dizer isto, invertem a realidade tentando apagar o facto de a NATO, uma vez terminada a guerra fria, se ter estendido até às fronteiras com a Rússia através das suas forças e das suas bases nucleares, sobretudo norte-americanas. Desenvolveu-se metodicamente, sob a direcção de Washington, uma estratégia com o objectivo de criar na Europa tensões crescentes com a Rússia.

Para decidir estas novas medidas militares contra a Rússia, os ministros da Defesa reuniram-se no Grupo de Planificação Nuclear, presidido pelos Estados Unidos. Desconhecem-se as decisões em matéria nuclear subscritas pelo ministro Cravinho e em Itália pelo ministro Guerini. Mas é óbvio que participando no grupo e alojando armas nucleares norte-americanas (utilizáveis também pela aeronáutica italiana) a Itália viola o Tratado de Não Proliferação e rejeita o Tratado da ONU de interdição de armas nucleares. Stoltenberg limitou-se a dizer: “Hoje decidimos novas etapas para que a dissuasão nuclear da NATO na Europa continue segura e eficiente”. Entre estas etapas encontra-se seguramente a próxima chegada, incluindo a Itália, das novas bombas nucleares norte-americanas B61-12.

Os “sistemas de mísseis” chineses

O outro “desafio” crescente de que falaram os ministros da Defesa da NATO é o relacionado com a China, que está pela primeira “no topo da agenda da NATO”. A China é o parceiro comercial de numerosos aliados mas, simultaneamente, “investiu fortemente em novos sistemas de mísseis que podem atingir todos os países da NATO”, explica Stoltenberg. A NATO começa assim a presentar a China como uma ameaça militar. Ao mesmo tempo, a aliança considera perigosos os investimentos chineses em países da organização. Com base nestas premissas, os ministros da Defesa actualizaram as linhas condutoras para a “resiliência nacional” com o objectivo de impedir que a energia, os transportes e as telecomunicações, nomeadamente a 5G, não acabem por ficar “sob propriedade e controlo estrangeiros” (leia-se “chinês”).

Eis as decisões subscritas pelos ministros da Defesa, entre os quais o de Portugal, na reunião da NATO. Alienam-se assim os Estados membros da aliança a uma estratégia de hostilidade crescente sobretudo contra a Rússia e a China, expondo os povos a riscos cada vez mais graves e desestabilizando o terreno sobre o qual repousam os próprios acordos económicos.

É uma estratégia a longo prazo, como revela o lançamento do projecto “NATO 2030”, em 8 de Junho, pelo secretário-geral Stoltenberg, para “reforçar a aliança militar e politicamente” incluindo países como a Austrália (já convidada para a reunião dos ministros da Defesa), a Nova Zelândia, o Japão e outros países asiáticos, numa função ...

Conteúdo exclusivo.

O conteúdo que está a tentar visualizar é exclusivo para Assinantes.

Veja o original em 'O Lado Oculto' na seguinte ligação:

https://www.oladooculto.com/noticias.php?id=820

Tags:

Artigos relacionados

França suspende participação em missão da OTAN devido à conduta da Tur...
França suspende participação em missão da OTAN devido à conduta da Tur... © AP Photo / Vadim GhirdaA França suspendeu temporariamente sua participação nas operações de vigilância d... 53 views Thu, 02 Jul 2020, 01:32:19
A NATO no comando da política externa italiana
A NATO no comando da política externa italiana     Manlio Dinucci*   O processo de abertura da NATO à zona Indo-Pacífico, que anunciamos há seis... 52 views Tue, 30 Jun 2020, 01:33:12
A NATO no comando da política externa italiana,  Manlio Dinucci
A NATO no comando da política externa italiana, Manlio Dinucci O Secretário Geral da Aliança apresentou o plano de alargamento da NATO para Oriente (já em progresso, mas que um grupo ... 75 views Sat, 27 Jun 2020, 23:32:29
O recado da Praça Vermelha
O recado da Praça Vermelha   Por José Reinaldo Carvalho, do Jornalistas pela Democracia - "É impossível imaginar o que teria ac... 81 views Thu, 25 Jun 2020, 00:17:09
Rixa franco-turca é 'morte cerebral' da OTAN
Rixa franco-turca é 'morte cerebral' da OTAN Incidente entre fragatas da Turquia e da França é considerado por Macron como prova da "morte cerebral" da OTAN, e... 49 views Wed, 24 Jun 2020, 14:04:22
NATO MULTIPLICA PROVOCAÇÕES À CHINA
NATO MULTIPLICA PROVOCAÇÕES À CHINA   2020-06-17 Brian Cloughley, Strategic Culture/O Lado Oculto Em 8 de Junho o secretário-ger... 305 views Thu, 18 Jun 2020, 00:44:10

NATO

  • Criado em .
  • Visualizações: 96

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, julho 2020

Cascais já tem um candidato a candidato

em Cascais

por Administração web

Parece confirmar-se a intenção do PS em candidatar o ex-ministro da Saúde demitido do anterior governo  que surge agora na comunicação social como previsível candidato. Disponibilidade do próprio existe...    
12, julho 2020

Autoridade Marítima de Cascais resgata com sucesso passageiro com suspeita de AVC em embarcação turística

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Momento em que o passageiro era evacuado pela tripulação da SR32 da Estação Salva Vidas de Cascais Por Valdemar Pinheiro 12 julho 2020 Um passageiro de uma embarcação marítimo turística de Cascais, com suspeita…
12, julho 2020

Distanciamento na sala de aula, missão impossível

em Portugal

por António Duarte

Sem desdobramento de turmas ou turmas reduzidas, o distanciamento físico dos alunos na generalidade das salas de aula portuguesas é uma missão impossível. E o problema maior nem está nas áreas das salas – espalhando…
12, julho 2020

RIXA. Jovens feridos na praia do Tamariz

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 12 julho 2020 Dois jovens ficaram feridos ao serem golpeados com armas brancas durante uma rixa, que envolveu cerca de 20 indivíduos, e levou o pânico a banhistas, este sábado, ao final…
12, julho 2020

ONDE PÁRA D. FRANCISCA? Mulher com alzheimer desaparecida há mais de 24 horas depois de alta do Hospital de Cascais

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 12 julho 2020 Uma mulher, Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que sofre de alzheimer e de problemas respiratórios, está dada como desaparecida pela família e amigos desde este sábado,…
12, julho 2020

EUA | E se Trump se recusar a deixar o cargo?

em Mundo

por Página Global

    A pouco mais de quatro meses de vista das eleições presidenciais, com a pandemia da covid-19 no auge e o rescaldo do movimento “Black Lives Matter”, vários são os cenários que já começam…
12, julho 2020

Chega “indica” Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(Comentário: A iniciativa de um deputado que se destaca pela sua sistemática ausência da Assembleia da República não seria digna de nota não fora a confirmação da proximidade de uma destacada figura da Justiça portuguesa…
12, julho 2020

"A ciência fez uma viragem para o obscurantismo" -- Richard Horton

em Mundo

por Página Global

    MPR Há alguns anos o doutor Richard Horton, editor chefe de revista de medicina The Lancet, cometeu um verdadeiro sacrilégio ao pôr em dúvida a validade de uma boa parte das investigações científicas. Escreveu isso…
12, julho 2020

UM PAÍS EM RUÍNA, À BEIRA-MAR PLANTADO...

em Cascais

por Manuel Banet, ele próprio

                                Quase todos os dias percorro a pé várias centenas de metros que separam minha casa do apeadeiro de S.…
12, julho 2020

Trump ameaça: "algo vai acontecer com a Venezuela" e EUA estarão "muito envolvidos"

em Mundo

por Brasil24/7

"Algo vai acontecer com a Venezuela, isso é tudo que posso lhe dizer, algo vai acontecer", diss eo presidente dos EUa, Donald Trump.Declarações de foram feitas após reunião com militares do Comando Sul dos EUA…
12, julho 2020

Médicos franceses pedem mais respeito ao uso da máscara

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / CHARLES PLATIAU Um grupo de 14 médicos da França pediu neste sábado (11) o estabelecimento de medidas mais duras para o uso de máscaras, em meio a receios de um novo aumento…
11, julho 2020

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país

em Portugal

por Lucas Rohan

11/07/2020   Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau e para pedir o respeito pela Constituição e…
11, julho 2020

PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-11 Cientistas da Universidade de Barcelona detectaram genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade no dia 12 de Março de 2019, isto é, nove meses e meio antes da declaração das autoridades chinesas…
11, julho 2020

Esquerda latino-americana quer participação de Portugal e tenciona convidar António Guterres

em Mundo

por Lucas Rohan

11/07/2020   O Grupo de Puebla, fórum latino-americano que reúne líderes da esquerda de 17 países, pretende incluir Portugal para ganhar projeção ibero-americana e tenciona convidar António Guterres para impulsionar uma agenda progressista numa região…
11, julho 2020

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino.…
11, julho 2020

De que serve a Bondade - Bertolt Brecht

em Mundo

por Voar Fora da Asa

De que serve a Bondade   1   De que serve a bondadeQuando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidosAqueles para quem foram bondosos? De que serve a liberdadeQuando os livres têm que viver…
11, julho 2020

Não, não vai correr bem

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Comentário ao artigo: O conhecido azedume do 'comentarismo' de MST parece ter emparelhado com as o feroz 'opinamento' de José Miguel Júdice contra ALGUNS ministros que, tanto um como o outro, afirmam querer ver arredados…
11, julho 2020

Um branqueador do fascismo no ISCTE

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Passou-me ao lado e ainda bem: pelos vistos a RTP2 deu tempo de antena a um professor do ISCTE, que acaba de publicar um livro sobre o Chega onde defende a tese esdrúxula de não…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha 143 mil euros no Santander

em Portugal

por Administração web

Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019. Reitor permitiu acumulação, mas anuncia…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander

em Portugal

por Filipe Sousa

Fernanda Câncio - 10/07/2020   Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019.…
11, julho 2020

CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE DAREM RESPOSTA – LVIII – UMA RECESSÃO COMO NENHUMA OUTRA, de JOHN MAULDIN

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

      A Recession Like No Other, por John Mauldin Mauldin Economics, 26 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota   A recessão provocada pelo Coronavirus Optando por não gastar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate