• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Entidades demandam premiação brigada médica cubana; assista e apoie

Entidades demandam premiação brigada médica cubana; assista e apoie

Brigadas Medicas

Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastre e Epidemias Graves. Este é o nome da missão da Brigada Henry Reeve, criada em 2005 pelo pelo comandante Fidel Castro para levar assistência médica à nações sob graves riscos. Por reconhecer o tamanho da missão e as proezas alcançadas é que proliferam campanhas por todo o mundo demandando ao Comitê do Prêmio Nobel que a próxima galardoada seja a brigada internacionalista.

 

O portal de notícias Cuba Información lista alguns dos vários links circulando pela Internet das diversas campanhas promovidas mundo afora, em apoio à brigada médica cubana.

A assinatura em apoio à campanha pode ser realizada clicando aqui, página de iniciativa da Rede de Intelectuais, Artistas  e Movimentos Sociais em defesa da Humanidade – capítulo Brasil, proposta pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff. 

Estados Unidos, Itália, França, Grécia, entre tantos outros, são dezenas os países de onde a demanda parte, como relata a TeleSur, em 9 de junho:

 

As entidades e personalidades que promovem e aderem às campanhas ressaltam a valentia e o humanismo do povo cubano na assistência médica a populações sob maior risco, especialmente diante de epidemias como a de Ebola, que mais afetou o oeste africano em 2014 e 2015, e nos dias de hoje, enfrentando a pandemia de Covid-19. A abnegação dos valentes médicos e médicas cubanas que, em nome da solidariedade internacional, arriscam as próprias vidas, é um dos principais apelos ao restante das nações por maior cooperação e amizade entre os povos, sobretudo em tempos de crise.

Ressalte-se ainda que, como pontuou o Cônsul-Geral de Cuba em São Paulo Pedro Monzón em recente entrevista à TV Cebrapaz, Cuba implementa sua ação de solidariedade com dezenas de países em todo o mundo enquanto enfrenta o brutal bloqueio imperialista que os EUA mantêm sobre a ilha há seis décadas, preferindo adotar uma postura ofensiva e militarizada a cooperar com o restante do mundo. O contraste entre as políticas de um e de outro não podia ser maior.

 

Conforme ressalta Madeleine Sautié em artigo recente no Granma, são várias as proezas da brigada Henry Reeve, uma das mais de 30 brigadas cubanas levando assistência médica ao mundo com cerca de 2.500 profissionais, para enfrentar a pandemia enquanto países mais desenvolvidos preferem fechar-se em si mesmos. É composta por 36 médicos, 15 enfermeiros e um especialista em logística e conduziu cerca de 5.500 atendimentos médicos, 3.668 de enfermaria e 210 altas.

Seu trabalho foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde quando enfrentava o Ebola: a capacidade de resposta de Cuba em situações de crise e para ajudar as nações africanas afetadas pela epidemia foi classificada de incrível.

Assista o documentário sobre a Brigada Henry Reeve:

 


*Atualizada em 24 de junho para incluir a página de iniciativa da Rede de Intelectuais, Artistas  e Movimentos Sociais em defesa da Humanidade para apoiar a coleta de assinaturas.

 

Leia o original em CEBRAPAZ (clique aqui)

Artigos relacionados

Estado dos EUA emite alerta após caso de ameba “comedora de cérebro”
Estado dos EUA emite alerta após caso de ameba “comedora de cérebro”  247 - O Departamento de Saúde da Flórida informou que uma pessoa de Hillsborough, condado do estado ... 23 views Tue, 07 Jul 2020, 01:02:46
Vietname doou a Cuba 5000 toneladas de arroz
Vietname doou a Cuba 5000 toneladas de arroz A doação, oficializada a 17 de Abril último numa cerimónia em Hanói, foi concretizada esta semana em Haiphong, cidade ... 84 views Mon, 06 Jul 2020, 01:03:31
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir
EUA criticados por açambarcamento de Remdesivir     Os Estados Unidos são alvo de críticas crescentes depois de terem anunciado a compra da quase totali... 77 views Fri, 03 Jul 2020, 02:15:45
Xi pede esforços contínuos para combater as drogas
Xi pede esforços contínuos para combater as drogas Beijing, 23 jun (Xinhua) -- O presidente Xi Jinping pediu esforços para continuar com a dura postura antidrogas e a ... 58 views Tue, 23 Jun 2020, 16:32:22
Paciente nos EUA é cobrado US$ 1,1 milhão após ser tratado e quase ter...
Paciente nos EUA é cobrado US$ 1,1 milhão após ser tratado e quase ter... 247 - Após passar 62 dias internado em hospital, e quase ter morrido, por ter contraído coronavírus, um homem recebeu ... 175 views Mon, 15 Jun 2020, 14:52:53
Reforço do SNS custa cerca de 100 milhões de euros devido à pandemia
Reforço do SNS custa cerca de 100 milhões de euros devido à pandemia  As medidas para reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) este ano rondam os 100 milhões de euros, segund... 97 views Sun, 07 Jun 2020, 17:32:51

Saúde, Cuba

  • Criado em .
  • Visualizações: 25

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…
08, julho 2020

Governo vai lançar nova linha de crédito de mil milhões de euros para micro e pequenas empresas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Tiago Petinga / Lusa   O ministro da Economia anunciou esta terça-feira a abertura, “na semana de dia 20”, de uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas…
08, julho 2020

Afinal, Medina não quer acabar com a “galinha dos ovos de ouro” de Lisboa

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The…

BRUTAL…

em Mundo

13 acessos

08, julho 2020

BRUTAL…

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Número de casos de covid-19 na Venezuela aumenta de forma brutal em 10 dias Agência Lusa 24 mai 2020     HOJE 7 de JULHO 2020   Brasil Confirmados 1 626 071 Mais 20 229     Recuperados    …
08, julho 2020

Movimento “pró-democracia” de Hong Kong faz aliança com políticos da extrema-direita dos EUA que buscam esmagar o Black Lives Matter

em Mundo

por Ana Flávia da Cruz

Uma figura proeminente “pró-democracia” de Hong Kong, Jimmy Lai, vem condenando protestos de âmbito nacional nos Estados Unidos contra a brutalidade policial e o racismo sistêmico, cujo gatilho foi o assassinato de um homem afro-americano,…
07, julho 2020

Crise económica ignorada pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

7 Julho, 2020 Eugénio Rosa   Estudo Uma crise económica, com consequências sociais, que o Governo ainda não compreendeu ou que tenta disfarçar, mas que pode ter efeitos ainda mais devastadores face ao comportamento Governamental:…
07, julho 2020

“Temos que puxar pelo Algarve”, diz Marcelo Rebelo de Sousa

em Portugal

por Guilherme Rego

(Comentário: A hiperdependência perante o negócio do turismo revela uma economia doente. eum país sem estratégia de desenvolvimento independente)   07/07/2020   O presidente da República quis ouvir autarcas e setor turístico do Algarve sobre…
07, julho 2020

Novo coronavírus já existia no mundo inteiro antes de surgir na China, diz especialista da Universidade de Oxford

em Mundo

por XINHUA Português

Londres, 7 jul (Xinhua) -- O novo coronavírus já existia em todo o mundo e eclodiu quando e onde as condições favoreceram, e não se originou na China, afirmou o Dr. Tom Jefferson, professor associado…
07, julho 2020

Casos de COVID-19 ultrapassam 2,9 milhões nos EUA, diz Universidade Johns Hopkins

em Mundo

por XINHUA Português

Nova York, 6 jul (Xinhua) -- O número de casos da COVID-19 nos Estados Unidos superou nesta segunda-feira 2,9 milhões, para chegar a 2.910.023 até às 14h34 (1834 GMT), indicou o Centro de Ciência e…
07, julho 2020

Em carta a Zuckerberg, PT denuncia bloqueio de contas do partido no Whatsapp

em Mundo

por Brasil24/7

  247 – A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do partido, denunciou nesta segunda-feira, 6 de julho, o bloqueio do canal de transmissão mantido pela legenda junto ao WhatsApp, empresa pertencente ao Facebook, para…
07, julho 2020

Polémica com os artigos de opinião da Universidade Nova: diretor diz que o assunto foi discutido ...

em Portugal

por Notícias Google

06.07.2020 Isabel Leiria  in Expresso Publicação de artigos de opinião de professores da Nova SBE com determinadas posições contrárias à matriz mais liberal suscitaram discussão entre catedráticos da escola. Daniel Traça, diretor da escola, diz…
07, julho 2020

China pede que EUA parem com manobras políticas sobre COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

  Beijing, 7 jul (Xinhua) -- Refutando as críticas difamatórias dos políticos norte-americanos, a China exigiu nesta segunda-feira que os Estados Unidos respeitem os fatos e parem com as manobras políticas em relação à COVID-19.…
07, julho 2020

Brasil registra mais de 65 mil mortes por COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 6 jul (Xinhua) -- O Brasil confirmou mais 620 óbitos causados pela COVID-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de mortes pela doença para 65.487, segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira…
07, julho 2020

Há tiros na água que fazem muito barulho

em Mundo

por Ricardo Oliveira Duarte

Ricardo Oliveira Duarte - 07/07/2020   No dia em que apresentou a demissão, na comunicação que fez ao país, Sérgio Moro acusou o Presidente Jair Bolsonaro de interferência na Polícia Federal (PF). Alguns dias mais…
07, julho 2020

Ladrões de carros capturados nas falésias são suspeitos de assaltos que renderam mais de 13 mil euros

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 07 julho 2020 Os dois jovens, detidos esta sexta-feira, no final de uma perseguição alucinante, que terminou nas falésias da Guia, com um cerco por terra e mar, que mobilizou GNR,…
07, julho 2020

Jair Bolsonaro diz que está com sintomas de Covid-19

em Mundo

por Filipe Sousa

Filipe Sousa - 06/07/2020     A CNN Brasil noticiou que foi o próprio presidente brasileiro que confirmou a informação e que está a tomar hidroxicloroquina. Jair Bolsonaro cancelou a agenda presidencial para o resto…
07, julho 2020

Impedir a reprivatização da Efacec

em Portugal

por AbrilAbril

A indústria transformadora continua a ser o esteio das economias mais desenvolvidas, seja a nível europeu ou mundial, como atesta a realidade económica dos últimos 150 anos. Créditos / NTech News A constatação levou o…
07, julho 2020

Mensagem aos leitores de Hong Kong

em Mundo

por resistir.info

– Como vendemos a União Soviética e a Checoslováquia por sacos de plástico por Andre Vltchek Esta foi uma história que, durante meses, quis partilhar com os jovens leitores de Hong Kong. Parece-me ser agora…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate