• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Solidariedade UE: Uma questão de Interpretação?”. Por EUAid4Interpreters
  • franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'
  • Mundo

Solidariedade UE: Uma questão de Interpretação?”. Por EUAid4Interpreters

Espuma dos dias Intérpretes UE

 

Solidariedade UE: Uma questão de Interpretação?

Fonte:   Intérpretes UE EUAid4Interpreters (aqui e aqui)

 

156 Solidariedade UE Uma questão de Interpretação 1

 

Quem somos

 

Somos Agentes Intérpretes de Conferência (AIC) da União Europeia.

156 Solidariedade UE Uma questão de Interpretação 3

Os AIC são um grupo de intérpretes independentes acreditados para trabalharem para as Instituições Europeias, fornecendo mais de 50%

da interpretação simultânea presente em reuniões e conferências organizadas pelas Instituições Europeias (a percentagem restante é fornecida pelos intérpretes funcionários das instituições). Existem mais de 3.200 intérpretes acreditados, dos quais 1.500 trabalham regularmente para as Instituições Europeias.

Quem é que nos representa?

Os interesses dos AIC são representados e defendidos pela AIIC (a Associação Internacional de Intérpretes de Conferência desde 1969. A AIIC tem sido o único parceiro no diálogo social com as Instituições Europeias nas inúmeras negociações realizadas para celebrar acordos e resolver litígios. Este trabalho é levado a cabo pela Delegação de Negociação (ND), com o auxílio das delegações sub-sectoriais junto do Parlamento Europeu (EPPD – Europeam Parliament Professional Delegation)) e da Comissão Europeia (ECPD – European Commission Professional Delegation).

Os membros da Delegação são directamente eleitos pelos AIC durante as reuniões sectoriais ou sub-sectoriais, as quais estão abertas a todos os colegas acreditados. Tais reuniões acontecem regularmente numa das sedes das Instituições Europeias – Bruxelas ou Estrasburgo. As Delegações mantém contacto estreito com as várias Delegações de Funcionários (Delegação de Intérpretes ID junto da Comissão e Delegação de Intérpretes DELINT junto do Parlamento Europeu), podendo, se necessário, contactar os Comités de Funcionários locais das diferentes Instituições, as quais congregam os sindicatos por sí representados.

Não somos apenas vozes nos auscultadores!

 

A Questão

156 Solidariedade UE Uma questão de Interpretação 4

Desde o aparecimento da COVID-19 na Europa e o consequente abrandamento da actividade das Instituições, a procura pelos serviços de interpretação caiu a pique. Os Intérpretes de Conferência enfrentam perdas financeiras que, nalguns casos, representam até 100% dos seus rendimentos. Dada a natureza da sua relação contratual com as Instituições, a maior parte dos agentes Intérpretes de Conferência (AIC) não é elegível para as medidas de apoio nacionais, mesmo nos casos em que o seu Estado-membro de residência adopte medidas de apoio para esta categoria de trabalhadores.

Cronologia do conflito actual

No final do mês de Março a Direcção-Geral da Comissão para a Interpretação (que abrange também o Conselho) e a Direcção Geral do Parlamento para a Interpretação decidiram de forma sistemática cancelar todos os contratos diários com o AIC com um pré-aviso de 60 dias. Aplicaram uma cláusula contratual que regra geral apenas se utiliza em circunstâncias excepcionais para ajustar a oferta de interpretação à procura, bem como a contratação. A medida entrou em vigor a partir do fim de Maio. Foi coordenada pelas duas Direcções-Gerais sem consultar os sindicatos, Comités de Funcionários ou representantes dos AIC. Desde então, as Instituições continuam progressivamente a cancelar todos os contratos com os AIC numa base semanal.

Uma vez que, adicionalmente, de momento não existe quase contratação a curto e médio prazo, a referida decisão essencialmente priva um grande número de AIC daquela que seria a sua única fonte de rendimento durante vários meses. Esta situação é especialmente onerosa para aqueles que trabalham exclusivamente para as instituições.

A 26 de Maio de 2020, os serviços de interpretação do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia ofereceram contratos especiais ou “com pagamento antecipado” – basicamente um empréstimo único de cerca de 1.300€ – aos seus Agentes Intérpretes de Conferência como compensação pelas perdas financeiras sofridas durante os meses da pandemia (entre 3 a 6 meses). Os AIC receberiam um pagamento único em Junho e, em troca, concretizariam esses contratos trabalhando em datas a serem propostas posteriormente pelo serviço de interpretação relevante e até ao final de 2020. Os Directores destes serviços garantiram que esta seria a primeira e única oferta, transmitindo-a directamente aos AIC após a reunião com a Delegação de Negociação dos intérpretes. A 31 de Maio e depois de ter analisado a referida proposta, a Delegação de Negociação da AIIC escreveu uma carta aos Chefes de Serviço dos três serviços em causa, solicitando que retirassem a proposta, uma vez que esta foi considerada como não juridicamente válida, ou seja, como sendo contrária à Convenção (o acordo colectivo celebrado entre as Instituições e a AIIC) e à jurisprudência.

Nenhuma entidade pública merecedora desse nome ofereceria aos seus desde há longos anos fiéis colaboradores, que enfrentam meses sem quaisquer rendimentos, um pagamento adiantado por um serviço que será prestado quando melhor lhe aprouver, algures até ao fim de 2020. Esta oferta é a antítese de solidariedade. O procedimento seguido faz tábua rasa do diálogo social e viola a jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia. Centenas de intérpretes, quer funcionários quer AIC, manifestaram a sua indignação e incredulidade. Exortamos as Instituições da UE a inverter esta situação, antes que os danos inflligidos aos valores sempre defendidos pela UE se tornem irreversíveis.

Os AIC pedem aquilo que já foi adoptado para os milhões de trabalhadores independentes europeus necessitados: um instrumento ad-hoc que preste apoio de emergência até que as perturbações causadas pela pandemia de COVID-19 fique para trás.

Para determinar as características de um tal instrumento, os AIC exigem que as Instituições Europeias retomem um verdadeiro e adequado diálogo social , para que em conjunto se encontre a flexibilidade necessária para se chegar a uma solução equilibrada que demonstre que, de acordo com as palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, “a solidariedade está no coração da Europa”.

 

 

 Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação:

https://aviagemdosargonautas.net/2020/06/29/a-luta-dos-agentes-interpretes-da-ue-face-as-consequencias-do-covid-19-solidariedade-ue-uma-questao-de-interpretacao-por-euaid4interpreters/

Artigos relacionados

“É patético”. Há trabalhadores em lay-off obrigados a férias com corte...
“É patético”. Há trabalhadores em lay-off obrigados a férias com corte... Neil Hall / EPA Há trabalhadores em de lay-off que estão a ser obrigados pelas suas empresas a tirarem ... 46 views Wed, 01 Jul 2020, 00:49:23
Pais com filhos até três anos podem ficar em teletrabalho. Função Públ...
Pais com filhos até três anos podem ficar em teletrabalho. Função Públ... picjumbo.com / Pexels O Código de Trabalho dá o direito de acesso ao teletrabalho a quem tiver filhos c... 43 views Wed, 01 Jul 2020, 00:36:13
Só 55% dos trabalhadores em lay-off têm direto a complemento de estabi...
Só 55% dos trabalhadores em lay-off têm direto a complemento de estabi...  O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social clarificou esta quarta-feira que os trabalhador... 160 views Fri, 26 Jun 2020, 00:25:00
Despedimentos na Lauak enfrentam resistência
Despedimentos na Lauak enfrentam resistência Os trabalhadores manifestaram a sua posição contra o despedimento colectivo desencadeado há cerca de um mês pela multi... 69 views Mon, 22 Jun 2020, 16:59:45
Segurança Social acusada de recusar apoios a recibos verdes “sem justi...
Segurança Social acusada de recusar apoios a recibos verdes “sem justi...  A associação de combate à precariedade Precários Inflexíveis acusou o Instituto de Segurança Social de i... 54 views Sat, 20 Jun 2020, 13:21:07
Desconvocação de greve nas mãos da entidade patronal
Desconvocação de greve nas mãos da entidade patronal Em reunião negocial, a administração do grupo hoteleiro JJW (Algarve) prometeu pagar salários em atraso. Trabalhadores... 46 views Mon, 08 Jun 2020, 17:07:13

Trabalho, União Europeia

  • Criado em .
  • Visualizações: 38

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

em Mundo

por ZAP in ZAP

Sebastião Moreira / Lusa   Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5%…
08, julho 2020

DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRAJECTÓRIAS DA NOSSA JUVENTUDE – COMO A COVID -19 IRÁ MUDAR O MUNDO, por MARTIN…

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

  How Covid 19 will change the world, por Martin Wolf Financial Times, 16 de Junho de 2020 Selecção e tradução por Júlio Marques Mota     © James Ferguson   A sociedade que irá…
08, julho 2020

OMS admite transmissão pelo ar e recomenda evitar aglomerações

em Mundo

por Filipe Sousa

07/07/2020   A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje haver novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados e uso de máscara. Depois de…
08, julho 2020

UMA CRISE ECONÓMICA, COM CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, QUE O GOVERNO AINDA NÃO COMPREENDEU OU QUE TENTA DISFARÇAR, MAS QUE PODE TER EFEITOS AINDA MAIS DEVASTADORES FACE AO COMPORTAMENTO GOVERNAMENTAL: o governo…

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

 Eugénio Rosa, edr2@netcabo.pt , 6/7/2020 Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação: https://aviagemdosargonautas.net/2020/07/07/uma-crise-economica-com-consequencias-sociais-que-o-governo-ainda-nao-compreendeu-ou-que-tenta-disfarcar-mas-que-pode-ter-efeitos-ainda-mais-devastadores-face-ao-comportamento-governamental-o-gove/
08, julho 2020

Salgado acusa Banco de Portugal de “deslealdade” e “desonestidade”

em Portugal

por Lusa in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter…
08, julho 2020

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

partidosocialista / Flickr Mariana Mortágua, Bloco de Esquerda Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021.   Em entrevista…
08, julho 2020

De Miguel Carvalho

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Um trabalho notável 608 páginas   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
08, julho 2020

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida…
08, julho 2020

“Estavam prontos para bater”. Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

em Mundo

por Lusa in ZAP

rdss400 / Instagram Ricardo dos Santos O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e…
08, julho 2020

Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Mike Segar A sociedade norte-americana é cada vez mais desigual, e vários de seus indicadores socioeconômicos parecem cada vez mais distantes dos bons resultados obtidos pelos países europeus de alta renda. É…
08, julho 2020

Racismo, a estratégia de um troll

em Portugal

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name=""

Este conceito é bastante utilizado politicamente, ajudando a eleger governos um pouco por todo o mundo. Com o recurso a estas técnicas, candidatos apagados ou de baixo relevo conseguem ganhar notoriedade. Créditos / DriverMax Em…
08, julho 2020

Torpedo bipartidário contra o Acordo para o Afganistão, Manlio Dinucci

em Mundo

por Manlio Dinucci in Rede Voltaire

Centenas de milhares de vítimas civis, mais de 2.400 soldados americanos mortos (e mais um número desconhecido de feridos), cerca de 1 trilião de dólares gastos: este é, em síntese, o orçamento dos 19 anos…
08, julho 2020

“Fracasso” no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

em Mundo

por Lusa in ZAP

Gali Tibbon / Afp Pool   Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o “fracasso” das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão.…
08, julho 2020

Soleimani foi assassinado de forma “ilegal e arbitrária”, considera perita da ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA   A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque.   Uma especialista da ONU concluiu que…
08, julho 2020

«Tudo mudou na escola, mas a barreira dos Exames ficou»

em Portugal

por AbrilAbril

O AbrilAbril conversou com três estudantes, activistas do movimento «Exames não», sobre as desigualdades que pautaram os últimos meses, no percurso escolar de muitos jovens. Acção de protesto contra os Exames Nacionais em Setúbal, 26…
08, julho 2020

EUA sancionam hoje 'Irã e Venezuela' e amanhã 'China, Rússia e Alemanha', afirma parlamentar

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Aleksei Filippov Um político venezuelano opina que o que Washington está fazendo com países como Irã ou Venezuela poderá ser aplicado no futuro a outros países se não houver resposta às ações…
08, julho 2020

A Nova SBE não é o Welton College

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

«Com questões desta magnitude em causa - que raio de faculdade pública é esta em que os contratos de patrocínio são secretos, o diretor é administrador de um dos bancos mecenas e um professor aparece…
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate