• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Europa e EUA financiaram 'atrocidades' do grupo terrorista no Irã, diz MRE do país

Europa e EUA financiaram 'atrocidades' do grupo terrorista no Irã, diz MRE do país

Uma visão geral da cidade de Teerã, Irã, 12 de junho de 2020
© REUTERS / Agência de Notícias da Ásia Ocidental / Ali Khara

O porta-voz da chancelaria do Irã, Abbas Mousavi, disse que o "regime" dos EUA "está transferindo descaradamente a culpa para outros" e "tem dois pesos e duas medidas na luta contra o terrorismo".

No domingo (28), o Ministério das Relações Exteriores do Irã censurou os EUA por usar dinheiro de contribuintes para financiar "atrocidades" cometidas por membros do grupo anti-iraniano Mujahideen (MEK/MKO, na sigla em inglês), relata a agência Press TV.

Em um tweet no final do domingo (28), o ministério iraniano escreveu que a organização Mujahideen é um "culto de terror".

https://twitter.com/IRIMFA_EN/status/1277256936908623875?ref_src=twsrc%5Etfw
MEK é, sem dúvida, um culto de terror.

A Europa é o lar desta entidade desonesta, e o dinheiro dos contribuintes americanos financiou as atrocidades deste grupo corrupto.

Ambas têm mão no massacre de iranianos inocentes perpetrado pelo MEK.

Os Estados Unidos e a Europa estavam assim ajudando e incentivando as ações da organização, afirmou o Ministério das Relações Exteriores iraniano.

No sábado (27), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Abbas Mousavi, classificou os EUA e a Europa como apoiadores dos Mujahideen e de seus crimes de terror.

Mousavi lembrou que há exatamente 39 anos, em 28 de junho de 1981, o presidente do Supremo Tribunal da Justiça do Irã, aiatolá Beheshti, juntamente com 72 figuras de destaque, foram assassinados quando uma poderosa bomba explodiu na sede do Partido da República Islâmica do Irã, em Teerã, durante uma reunião de líderes partidários. Teerã denunciou Mujahideen pelo ataque.

O grupo tem sido responsabilizado por inúmeros ataques terroristas contra civis iranianos e funcionários do governo desde o sucesso da Revolução Islâmica no Irã, em 1979.

Em janeiro de 2009, a União Europeia decidiu retirar o Mujahideen de sua lista de organizações terroristas.

Por sua vez, os Estados Unidos retiraram o grupo iraniano exilado de sua lista de organizações terroristas estrangeiras em 2012, com o Departamento de Estado norte-americano dizendo que Hillary Clinton, então secretária de Estado, tomou a decisão em vista da "renúncia pública do MKO à violência, a ausência de atos terroristas confirmados pelo grupo por mais de uma década".

Na ocasião, o líder do Mujahideen em Paris, Maryam Rajavi, saudou a decisão em uma declaração, prometendo intensificar sua campanha internacional contra o governo de Teerã.

'Dois pesos e duas medidas'

Na quinta-feira (25), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, rejeitou o relatório anual sobre terrorismo do Departamento de Estado norte-americano como "insincero", segundo a Agência de Notícias Tasnim.

"A República Islâmica do Irã rejeita categoricamente e condena os relatórios anuais dos EUA sobre o terrorismo porque esse regime está transferindo descaradamente a culpa para outros, é totalmente insincero e tem dois pesos e duas medidas na luta contra o terrorismo", comentou Mousavi.

O porta-voz iraniano denunciou as sanções unilaterais de Washington e o "terrorismo econômico" contra o Irã como o mais recente exemplo das "medidas terroristas contra nações independentes" da administração dos EUA.

Apoiadores do governo venezuelano durante o protesto contra as sanções econômicas dos EUA, em Caracas

 

© AP Photo / Ariana Cubillos
Apoiadores do governo venezuelano durante o protesto contra as sanções econômicas dos EUA, em Caracas

 

"O regime dos Estados Unidos da América, que são conhecidos como os maiores patrocinadores estatais do terrorismo e os principais patrocinadores do agressivo e ocupante regime sionista, não está em posição de afirmar estar lutando contra o terrorismo e fazer julgamentos sobre esta questão."

Em seus Relatórios Nacionais sobre Terrorismo de 2019, o Departamento de Estado dos Estados Unidos saudou a campanha de "máxima pressão", visando o Irã como "o pior patrocinador estatal do mundo do terrorismo".

A declaração afirmava que Washington havia conseguido restringir algumas das atividades do Irã colocando "pressão financeira esmagadora" sobre o Irã, com uma série de novas sanções visando Teerã e suas forças em países como Líbano, Iraque e Iêmen.

Em abril, os EUA designaram o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã, incluindo a Força Quds, de organização terrorista estrangeira.

Teerã vem passando por dificuldades econômicas desde que os EUA se retiraram unilateralmente do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) de 2015, conhecido comumente como o acordo nuclear iraniano, em 8 de maio de 2018, e reimpuseram duras sanções contra os setores bancário e energético do Irã.

Exatamente um ano depois, Teerã anunciou que havia suspendido algumas de suas obrigações no âmbito do JCPOA, acrescentando que não quer deixar o acordo.

Ver o original em 'Sputnik Brasil' na seguinte ligação::

https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2020062915769232-europa-e-eua-financiaram-atrocidades-do-grupo-terrorista-no-ira-diz-mre-do-pais/

Artigos relacionados

Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia
Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia © REUTERS / Mike SegarA sociedade norte-americana é cada vez mais desigual, e vários de seus indicadores so... 10 views Wed, 08 Jul 2020, 00:58:28
EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet
EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar... 18 views Wed, 08 Jul 2020, 00:23:42
Cantem-lhes os nomes
Cantem-lhes os nomes A «greatness of America» – aquela que o Trump quer trazer de volta – está baseada em tudo aquilo que torna impossível ... 57 views Mon, 06 Jul 2020, 01:13:22
EUA | Os distúrbios raciais e a tentação separatista
EUA | Os distúrbios raciais e a tentação separatista     Thierry Meyssan*   Os distúrbios raciais que se estendem hoje pelos EUA não ameaçam a integri... 81 views Thu, 02 Jul 2020, 02:09:05
Rolling Stones ameaçam processar Donald Trump
Rolling Stones ameaçam processar Donald Trump Os Rolling Stones ameaçam processar Donald Trump, se o político continuar a utilizar as músicas da banda durante os ... 110 views Sun, 28 Jun 2020, 23:34:25
Funcionários de saúde no sul da Califórnia recebem ameaças de morte em...
Funcionários de saúde no sul da Califórnia recebem ameaças de morte em... Los Angeles, 22 jun (Xinhua) -- A diretora de saúde pública do condado de Los Angeles, Barbara Ferrer, disse na ... 75 views Tue, 23 Jun 2020, 16:21:48

Irão, USA

  • Criado em .
  • Visualizações: 69

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
08, julho 2020

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

em Mundo

por ZAP in ZAP

Sebastião Moreira / Lusa   Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5%…
08, julho 2020

DA DESTRUIÇÃO DE ESTÁTUAS AOS FOCOS DE INFECÇÃO DA COVID – UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRAJECTÓRIAS DA NOSSA JUVENTUDE – COMO A COVID -19 IRÁ MUDAR O MUNDO, por MARTIN…

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

  How Covid 19 will change the world, por Martin Wolf Financial Times, 16 de Junho de 2020 Selecção e tradução por Júlio Marques Mota     © James Ferguson   A sociedade que irá…
08, julho 2020

OMS admite transmissão pelo ar e recomenda evitar aglomerações

em Mundo

por Filipe Sousa

07/07/2020   A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje haver novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar e recomendou medidas como evitar espaços fechados e uso de máscara. Depois de…
08, julho 2020

UMA CRISE ECONÓMICA, COM CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS, QUE O GOVERNO AINDA NÃO COMPREENDEU OU QUE TENTA DISFARÇAR, MAS QUE PODE TER EFEITOS AINDA MAIS DEVASTADORES FACE AO COMPORTAMENTO GOVERNAMENTAL: o governo…

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

 Eugénio Rosa, edr2@netcabo.pt , 6/7/2020 Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação: https://aviagemdosargonautas.net/2020/07/07/uma-crise-economica-com-consequencias-sociais-que-o-governo-ainda-nao-compreendeu-ou-que-tenta-disfarcar-mas-que-pode-ter-efeitos-ainda-mais-devastadores-face-ao-comportamento-governamental-o-gove/
08, julho 2020

Salgado acusa Banco de Portugal de “deslealdade” e “desonestidade”

em Portugal

por Lusa in ZAP

José Sena Goulão / Lusa   Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter…
08, julho 2020

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

em Portugal

por ZAP in ZAP

partidosocialista / Flickr Mariana Mortágua, Bloco de Esquerda Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021.   Em entrevista…
08, julho 2020

De Miguel Carvalho

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Um trabalho notável 608 páginas   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
08, julho 2020

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida…
08, julho 2020

“Estavam prontos para bater”. Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

em Mundo

por Lusa in ZAP

rdss400 / Instagram Ricardo dos Santos O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e…
08, julho 2020

Norte-americanos estão se afastando do 1º mundo, analisa mídia

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Mike Segar A sociedade norte-americana é cada vez mais desigual, e vários de seus indicadores socioeconômicos parecem cada vez mais distantes dos bons resultados obtidos pelos países europeus de alta renda. É…
08, julho 2020

Racismo, a estratégia de um troll

em Portugal

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name=""

Este conceito é bastante utilizado politicamente, ajudando a eleger governos um pouco por todo o mundo. Com o recurso a estas técnicas, candidatos apagados ou de baixo relevo conseguem ganhar notoriedade. Créditos / DriverMax Em…
08, julho 2020

Torpedo bipartidário contra o Acordo para o Afganistão, Manlio Dinucci

em Mundo

por Manlio Dinucci in Rede Voltaire

Centenas de milhares de vítimas civis, mais de 2.400 soldados americanos mortos (e mais um número desconhecido de feridos), cerca de 1 trilião de dólares gastos: este é, em síntese, o orçamento dos 19 anos…
08, julho 2020

“Fracasso” no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

em Mundo

por Lusa in ZAP

Gali Tibbon / Afp Pool   Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o “fracasso” das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão.…
08, julho 2020

Soleimani foi assassinado de forma “ilegal e arbitrária”, considera perita da ONU

em Mundo

por ZAP in ZAP

(h) Iranian Supreme Leader's Office / EPA   A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque.   Uma especialista da ONU concluiu que…
08, julho 2020

«Tudo mudou na escola, mas a barreira dos Exames ficou»

em Portugal

por AbrilAbril

O AbrilAbril conversou com três estudantes, activistas do movimento «Exames não», sobre as desigualdades que pautaram os últimos meses, no percurso escolar de muitos jovens. Acção de protesto contra os Exames Nacionais em Setúbal, 26…
08, julho 2020

EUA sancionam hoje 'Irã e Venezuela' e amanhã 'China, Rússia e Alemanha', afirma parlamentar

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Aleksei Filippov Um político venezuelano opina que o que Washington está fazendo com países como Irã ou Venezuela poderá ser aplicado no futuro a outros países se não houver resposta às ações…
08, julho 2020

A Nova SBE não é o Welton College

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

«Com questões desta magnitude em causa - que raio de faculdade pública é esta em que os contratos de patrocínio são secretos, o diretor é administrador de um dos bancos mecenas e um professor aparece…
08, julho 2020

PSP apanha assaltante de moradia escondido debaixo de cama

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 07 julho 2020 Um jovem, 24 anos, foi detido este domingo, à noite, por agentes da PSP da 51ª Esquadra (Estoril), escondido debaixo de uma cama, no quarto da moradia que estava a…
08, julho 2020

Especialistas denunciam manobras do governo Bolsonaro para privatizar a Petrobrás

em Mundo

por Brasil24/7

  Rede Brasil Atual - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa uma liminar para impedir a venda pela estatal de duas refinarias. Segundo especialistas, o governo Bolsonaro tenta uma manobra de transformar refinarias em subsidiárias…
08, julho 2020

EUA expulsarão alunos estrangeiros que só têm aulas pela internet

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - Os alunos estrangeiros nos Estados Unidos, que chegam a centenas de milhares, terão que deixar o país se suas aulas só ocorrerem pela internet durante o outono no Hemisfério Norte, disse uma…
08, julho 2020

Universidade do Minho volta a ter praxe presencial em julho

em Portugal

por ZAP in ZAP

[Comentário: Tristes 'jovens' tão serôdios a quererem 'redescobrir' uma iníqua tradição numa Universidade que nunca a teve. Precisam de inventar uma pseudo-tradição para superarem complexos? As chamadas praches baseiam-se nos piores traços de comportamento e…
08, julho 2020

Padres e ex-seminarista negros relatam racismo dentro da Igreja Católica

em Mundo

por Rute Coelho

Matheus Moreira - 07/07/2020   Pastoral Afro-Brasileira estima que apenas 2,7% dos padres no Brasil sejam negros No dia 7 dezembro de 2010, o padre Geraldo Natalino, conhecido como padre Gegê, foi selecionado para ser…
08, julho 2020

OCDE. Metade dos trabalhadores portugueses em risco de infeção

em Portugal

por Rute Coelho

07/07/2020   O número é avançado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que cita resultados de um estudo – ainda por publicar – que mostra que em 24 dos 38 países membros da…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate