• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Socialista Anne Hidalgo é reeleita à prefeitura de Paris com cerca de 50% dos votos

Socialista Anne Hidalgo é reeleita à prefeitura de Paris com cerca de 50% dos votos

 

 

Da RFI - A prefeita do Partido Socialista, Anne Hidalgo, venceu as eleições municipais em Paris neste domingo (28), obtendo entre 49,3% e 50,2% dos votos no segundo turno, segundo dois institutos de pesquisa independentes. O partido do presidente francês, Emmanuel Macron, sai como o grande derrotado deste pleito, derrotado em cidades-chave pelos ecologistas.

Em Paris, Hidalgo venceu as candidatas do partido conservador Os Republicanos, Rachida Dati (entre 32 e 32,7%), e do partido presidencial, A República em Marcha, Agnès Buzyn (entre 13,7 e 16% dos votos), segundo os institutos Harris Interactive e Ipsos-Sopra Ste.

A participação no segundo turno das eleições municipais neste domingo diminuiu ainda mais em comparação com a taxa histórica de abstenção registrada no primeiro turno em 15 de março, marcado pela epidemia da Covid-19, de acordo com os primeiros números divulgados. Até as 17h (meio-dia de Brasília), a participação era considerada reduzida em relação ao 1ª turno, com apenas 34,67% de comparecimento nas urnas.

O risco de uma abstenção maciça dos 16,5 milhões de eleitores convocados para os cerca de 4.820 municípios que elegem seus representantes neste domingo foi uma das principais questões desta eleição, enquanto menos de um em cada dois eleitores - 44, 3%, comparado a 63,5% em 2014 - foi votar no 1º turno, devido ao risco de contaminação com o coronavírus, na véspera da instauração da quarentena obrigatória na França.

Este segundo turno foi organizado com precauções de saúde excepcionais devido à pandemia: uso de máscara obrigatória nas mesas de voto, gel hidroalcoólico e prioridade para as pessoas vulneráveis ​​na fila.

As eleições municipais são realizadas às vésperas de uma semana crucial para o presidente francês Emmanuel Macron, que votou ao meio-dia na França) em Le Touquet, no norte do pais, antes de encontrar uma pequena multidão, sem máscara. Essas eleições municipais são um termômetro importante para Macron.

 

O chefe de Estado pode, nos próximos dias, ter que realizar uma remodelação e especificar sua intenção declarada de "se reinventar" nos últimos dois anos de seu mandato, de olho na reeleição. Na segunda-feira, ele recebe membros da Convenção do Clima para Cidadãos no Palácio do Eliseu, aqui em Paris.

Adiamento e abstenção histórica

O segundo turno das municipais francesas, previsto inicialmente para 22 de março, teve que ser adiado por causa do confinamento e acontece mais de três meses e meio após a primeira votação.

 

A eleição, que não é eletrônica, foi marcada por medidas rígidas de proteção sanitária. O uso de máscara foi obrigatório para mesários e eleitores, álcool em gel na entrada, apenas três eleitores de cada vez nas sessões e prioridade às pessoas que pertencem a grupos de risco.

O primeiro turno foi marcado pela abstenção histórica de 55,34% dos eleitores, quase 20 pontos a mais que em 2014. E ao contrário do que se poderia imaginar, não foram os idosos, os eleitores mais vulneráveis que boicotaram as urnas com medo do coronavírus, e sim os jovens, o que tem sido uma constante nas últimas décadas na França.

Partido de Macron é grande derrotado das municipais

O partido do presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu neste domingo (28) uma dura derrota nas eleições municipais, marcadas pelo avanço dos ecologistas, segundo as primeiras estimativas.

Os Verdes, que avançam com força no tabuleiro político francês há algumas eleições, venceram em várias cidades francesas, como Lyon (centro-este) e Bordeaux (centro-oeste), impulsionados pela crescente conscientização sobre os problemas ambientais.

O República em Marcha (LREM), partido do governo, perdeu em todas as grandes cidades francesas. Em Paris, sua candidata, Agnès Buzyn, ex-ministra da Saúde, ficou em terceiro, com 14% a 16% dos votos, atrás da socialista Anne Hidalgo (50,2%) e da conservadora Rachida Dati (32%), segundo as primeiras estimativas.

Se as estimativas se confirmarem, a socialista Hidalgo, de 61 anos, aliada dos ecologistas, terá durante mais seis anos a chave da prefeitura de Paris, com mais de 2 milhões de habitantes, epicentro do poder na França e uma das cidades mais visitadas do mundo.

Seu programa, centrado na ecologia, busca seguir reduzindo o lugar dos carros na cidade, onde os engarrafamentos são a regra, e potencializar os deslocamentos em bicicleta ou a pé.

O primeiro-ministro, Edouard Philippe, cuja popularidade disparou pela gestão da pandemia do novo coronavírus, salvou, em parte, a honra do governo, ao conseguir a prefeitura da cidade portuária de Le Havre (oeste), seu reduto eleitoral.

Tags:

Artigos relacionados

França suspende participação em missão da OTAN devido à conduta da Tur...
França suspende participação em missão da OTAN devido à conduta da Tur... © AP Photo / Vadim GhirdaA França suspendeu temporariamente sua participação nas operações de vigilância d... 48 views Thu, 02 Jul 2020, 01:32:19
Os prometedores sinais que vêm d’além-Pirenéus
Os prometedores sinais que vêm d’além-Pirenéus A imprensa francesa dá os ecologistas como os grandes vencedores da segunda volta nas eleições municipais de ontem... 84 views Tue, 30 Jun 2020, 02:55:21
Ecologistas e abstenção “histórica” ganham eleições municipais em Fran...
Ecologistas e abstenção “histórica” ganham eleições municipais em Fran... Cugnot Mathieu / EPAO presidente francês, Emmanuel Macron.A segunda volta das eleições municipais em França,... 59 views Tue, 30 Jun 2020, 02:42:06
A esquerda alia-se aos Irmãos Muçulmanos na 4ª cidade de França
A esquerda alia-se aos Irmãos Muçulmanos na 4ª cidade de França A lista comum de formações da esquerda na segunda volta (turno-br) das eleições municipais de Toulouse (4ª cidade de... 78 views Sat, 27 Jun 2020, 23:32:56
"Estou sendo sufocado!", grita sete vezes entregador francês antes de ...
"Estou sendo sufocado!", grita sete vezes entregador francês antes de ...  Da RFI - O caso gerou forte polêmica na França em janeiro, quando Cédric Chouviat, de 42 anos, morreu ap... 110 views Wed, 24 Jun 2020, 14:21:48
Os resistentes comunistas proclamavam que “morriam pela sua Pátria fra...
Os resistentes comunistas proclamavam que “morriam pela sua Pátria fra... Por Oxana Bobrovitch – de uma entrevista a Annie Lacroix-RizOs historiadores recordam que, na primavera ... 112 views Mon, 22 Jun 2020, 16:17:07

França

  • Criado em .
  • Visualizações: 121

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
06, julho 2020

Exceção à regra, hoje sou maledicente para com socialistas

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

  Talvez esteja errado naquela aceção muito tradicional em como se devem resolver dentro de casa as questões, que possam associar-se ao conceito de «roupa suja». Por isso não compreendo, e muito menos aceito, que…
06, julho 2020

Brasil tem mais de 1,6 milhão de infectados e quase 65 mil mortos por Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

  Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Boletim divulgado neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde, registra que até o momento o Brasil tem 1.603.055 casos da covid-19. Desses, 64.867 casos resultaram em…
06, julho 2020

O fim dos mitos e das ilusões

em Mundo

por Pelo Socialismo

Para enfrentar o presente e preparar o futuro Dimitris Koutsoumbas - Secretário-geral do CC do Partido Comunista da Grécia (KKE) O MITO QUE TEM SIDO DESFEITO durante a pandemia de coronavírus é o que afirma…
06, julho 2020

O músculo financeiro da Big Pharma distorce a ciência durante a pandemia

em Mundo

por resistir.info

Perdi toda a confiança na investigação médica por Malcolm Kendrick  A evidência de que um remédio barato e de venda livre custando £7 combate o Covid-19 foi escamoteada. Por que? Porque os gigantes farmacêuticos querem…
06, julho 2020

Escolhido por Bolsonaro, Feder recusa convite para o Ministério da Educação

em Mundo

por Lucas Rohan

Daniel Carvalho - 05/07/2020     Após dias de ataques nas redes sociais por parte de ideológicos do presidente Jair Bolsonaro, Renato Feder disse neste domingo que recusou o convite para assumir o Ministério da…
06, julho 2020

OMS vai à China investigar origem da covid-19, mas Pequim aponta o dedo a Espanha

em Mundo

por Lucas Rohan

05/07/2020   Esta semana assinalam-se os seis meses da identificação do novo coronavírus por parte das autoridades chinesas, que alegam agora que podem ser apenas um elo na correia de transmissão e defendem que a…
06, julho 2020

EUA expandem base militar no Pacífico em meio a impasse com China, diz jornal (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Vincent Yu No final de junho, um think tank do governo chinês alertou para um possível conflito militar devido à implantação "sem precedentes" de forças militares dos EUA na região Ásia-Pacífico.…
06, julho 2020

Cascais não regista novos casos, mantêm os 1.061 infetados

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje (5), da Direcção Geral da Saúde (DGS) não se registam novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, mantendo o valor de 1.061 casos confirmados em Cascais.…
06, julho 2020

Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir

em Mundo

por Gonçalo Lopes

José Miguel Gaspar - 05/07/2020   Seis meses de pandemia: sem vacina ainda certa, o Mundo poderá ter que conviver com a covid-19 por muito mais tempo do que o esperado. A realidade é muito…
06, julho 2020

Tiroteio em discoteca na Carolina do Sul deixa 2 mortos e 8 feridos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / John Minchillo Na madrugada deste domingo (5), um tiroteio em uma discoteca no estado norte-americano da Carolina do Sul deixou ao menos 12 pessoas feridas em "várias condições", informou um oficial…
06, julho 2020

Caos no mercado de ouro afeta outros metais preciosos e causa grandes perdas aos bancos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Pavel Lisitsin O caos no mercado de ouro, causado pela pandemia de COVID-19, está atingindo outros metais preciosos, incluindo a prata e a platina, provocando grandes perdas em alguns bancos. O mercado…
06, julho 2020

Amante diz que os 65 milhões dados por Juan Carlos foram presente “de amor”

em Mundo

por Gonçalo Lopes

05/07/2020   Jornal “El Pais” teve acesso ao testemunho prestado à justiça suíça por Corinna Larsen. A ex-amante do rei emérito de Espanha fala sobre os 65 milhões dados por Juan Carlos. Corinna Larsen, ex-amante…
06, julho 2020

Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ao hospital

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um homem, 62 anos, foi encontrado ferido, dentro de uma viatura, com um tiro de pistola na cabeça, este sábado, ao início da noite, junto ao Autódromo do Estoril, acabando…
06, julho 2020

Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitações

em Cascais

por CASCAIS24

(Fotos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana) Por Redação 04 julho 2020 Só a eficaz intervenção dos Bombeiros, apoiados por um meio aéreo impediu que um incêndio, que deflagrou este sábado, à tarde,…
06, julho 2020

Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois detidos

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Uma perseguição iniciada pela GNR a um veículo, cujos ocupantes andariam a efetuar furtos em viaturas estacionadas, terminou nas falésias da Guia, junto ao mar, em Cascais, com agentes da…
06, julho 2020

Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolixo

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um funcionário, 55 anos, da empresa Cascais Ambiente, morreu esmagado por uma máquina, durante uma operação de descarga de resíduos, esta sexta-feira, de madrugada, na Tratolixo, em Trajouce.   A…
06, julho 2020

IMPÉRIO EQUIVOCADO…

em Mundo

por Página Global

    Martinho Júnior, Luanda  O Império da hegemonia unipolar tem feito sistematicamente cálculos equivocados sobre as potencialidades da revolução cultural chinesa, que perfez agora sete décadas de vida, numa altura em que, por seu…
06, julho 2020

Portugal/UE | Pólvora seca e vespeiros

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   O tempo para se adotarem políticas eficazes com vista à saída da crise escasseia e Portugal surge cada vez mais enredado em dois…
06, julho 2020

Projecto «Faz Ruído pela Igualdade»

em Portugal

por AbrilAbril

A Associação Projecto Ruído apresentou a campanha «Faz Ruído pela Igualdade», que se apresenta como «intrinsecamente ligado à vida e aspirações dos jovens». Créditos / MDM Esta associação juvenil foi criada por um grupo de…
06, julho 2020

Portugal | Jerónimo acusa Marcelo de "contribuir" para "novo bloco central"

em Portugal

por Página Global

    O secretário-geral do PCP acusou hoje o Presidente da República de estar a "contribuir" para colocar em marcha uma nova vida para um "novo bloco central de interesses políticos e económicos", e para…
06, julho 2020

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário,…
06, julho 2020

Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas

em Portugal

por Página Global

  A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).    …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate