• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Pela primeira vez, o reconhecimento facial levou à detenção de um homem inocente

Pela primeira vez, o reconhecimento facial levou à detenção de um homem inocente

Pela primeira vez, um algoritmo de inteligência artificial de reconhecimento facial usado por polícias levou a uma detenção indevida depois de identificar um homem inocente como criminoso.

 

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Robert Julian-Borchak Williams, um homem negro de 42 anos, foi preso em janeiro, depois de a polícia de Detroit lhe ter dito para se entregar. Quando Williams chegou à esquadra, foi preso porque a inteligência artificial de reconhecimento facial determinou que era a pessoa vista nas imagens de vigilância de um furto em 2018.

Embora Williams tenha sido libertado 30 horas depois após pagar a fiança e o caso tenha sido julgado improcedente, a sua prisão aponta para um problema muito maior de a polícia usar algoritmos não confiáveis.

Segundo o NPR, especialistas em direitos civis dizem que Williams é o primeiro exemplo documentado nos Estados Unidos de alguém preso indevidamente com base numa pista falsa produzido pela tecnologia de reconhecimento facial.

“Eu suspeito fortemente que este não é o primeiro caso a identificar mal alguém para prendê-lo por um crime que não cometeu”, disse Clare Garvie, advogada da Universidade de Georgetown. “Esta é apenas a primeira vez que sabemos sobre isso.”

Há muito tempo que críticos do reconhecimento facial argumentam que a tecnologia não é suficientemente sofisticada para identificar suspeitos de forma confiável – especialmente de fotografias de vigilância desfocadas.

Além disso, estudos académicos e governamentais demonstraram que os sistemas de reconhecimento facial identificam pessoas de cor com mais frequência do que as brancas.

Os programadores de reconhecimento facial alertaram repetidamente contra o uso da sua tecnologia como única base para uma detenção.

Aliás, o software que a polícia de Detroit usou para identificar incorretamente Williams exibe resultados ao lado do seguinte aviso: “Este documento não é uma identificação positiva. É apenas uma pista de investigação e não é provável causa de prisão”.

ZAP //

 

 

Ver original em 'ZAP aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/pela-primeira-vez-o-reconhecimento-facial-levou-a-detencao-de-um-homem-inocente-331847

Tags:

Artigos relacionados

Quase lá, mas ainda longe: por que precisamos de um imposto digital?
Quase lá, mas ainda longe: por que precisamos de um imposto digital? Google, Facebook, Amazon, Netflix, Apple ou Microsoft são algumas das empresas mais presentes no nosso dia-a-dia. São ... 34 views Tue, 30 Jun 2020, 00:45:38
Os computadores resolvem tudo?
Os computadores resolvem tudo? «…quem ler o Orçamento verá que o quadro plurianual de programação orçamental 2020-2023, acrescentado noutras rubr... 210 views Sat, 20 Jun 2020, 21:56:22
[Manlio Dinucci] O FACEBOOK CIRCUNDA A ÁFRICA
[Manlio Dinucci] O FACEBOOK CIRCUNDA A ÁFRICA                          Muitas indústrias e empresas ... 105 views Wed, 17 Jun 2020, 15:35:22
[Manlio Dinucci] 5G, NOVO CAMPO DA CORRIDA AOS ARMAMENTOS
[Manlio Dinucci] 5G, NOVO CAMPO DA CORRIDA AOS ARMAMENTOS                              Na base a... 135 views Wed, 03 Jun 2020, 15:09:34
Sem fake news, Trump e Bolsonaro não se mantêm no poder, diz Hildegard...
Sem fake news, Trump e Bolsonaro não se mantêm no poder, diz Hildegard...   247 – "O desespero de Trump, nos EUA, e de Bolsonaro aqui, tem razão de ser: sem fake News eles nã... 35 views Fri, 29 May 2020, 14:01:34
 Plano Rockfeller: Controlo militarizado da população
Plano Rockfeller: Controlo militarizado da população por Manlio Dinucci [*]  A Fundação Rockefeller apresentou o " Plano de acção nacional Covid-19 ", indicand... 364 views Wed, 20 May 2020, 01:51:58

TIC

  • Criado em .
  • Visualizações: 74

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
06, julho 2020

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário,…
06, julho 2020

Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas

em Portugal

por Página Global

  A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).    …
06, julho 2020

Cantem-lhes os nomes

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="Inês Pedrosa e Melo"Inês Pedrosa e Melo

A «greatness of America» – aquela que o Trump quer trazer de volta – está baseada em tudo aquilo que torna impossível de nela viver. Os EUA são um país construído em cima de uma…
06, julho 2020

Sentado em um café ao lado da igreja de Madonna di Loretto

em Portugal

por Beatriz Aquino in 'O TORNADO'

Os sinos de uma velha catedral ressoaram atrasados e aflitos. Decerto temerosos da bronca episcopal que ouviriam por desrespeitar a liturgia das horas. 5 Julho, 2020 Beatriz Aquino   Sentado em um café ao lado…
06, julho 2020

Portugal | Efacec nacionalizada «provisoriamente»

em Portugal

por Página Global

    Os recursos públicos são chamados a resolver os problemas da Efacec em nome da importância da empresa para o País. Mas logo o mais importante volta a ser privatizar o seu potencial lucrativo.  …
06, julho 2020

A Reforma Constitucional russa

em Mundo

por Página Global

      Bruno Veillard - Colaborador Voluntário | CEIRI em Jul 03 A Federação Russa declarou independência da União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS) em 12 de junho de 1990, todavia, sua conclusão ocorreu…
06, julho 2020

Vietname doou a Cuba 5000 toneladas de arroz

em Mundo

por AbrilAbril

A doação, oficializada a 17 de Abril último numa cerimónia em Hanói, foi concretizada esta semana em Haiphong, cidade portuária também no Norte do país asiático. A doação que agora se concretizou foi oficializada em…
06, julho 2020

Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»

em Portugal

por AbrilAbril

«A luta é o caminho» para «fazer valer» a exigência de emprego estável, erradicação da precariedade, fim dos baixos salários e da reversão dos despedimentos que foram levados a cabo a pretexto da Covid-19. CréditosPaulo…
06, julho 2020

Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Não me surpreende a notícia em como o governo gastou menos com a crise do covid do que estimara inicialmente: em vez de um impacto de 2,5% no PIB ele fica-se pelos 1,7%. Na realidade…
06, julho 2020

Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento

em Portugal

por AbrilAbril

O PCP, perante a estupefacção das imagens de asfaltamento de caminhos na Fonte da Telha, em plena zona dunar, requereu audição do ministro do Ambiente e da Acção Climática. Créditos / Almadense A Fonte da…
06, julho 2020

Gato & Rato

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Angela Silva, in Expresso, 04/07/2020) Esta é a saga de um professor e de um aluno que, após 40 anos de encontros e desencontros, coincidiram no topo do Estado. Adoram jogar, competem entre si, mas…
06, julho 2020

Forças Armadas livres de racismo e xenofobia

em Mundo

por AbrilAbril

Os militares são embaixadores e defensores dos direitos e liberdades fundamentais, tanto no país como no estrangeiro, no quadro do desempenho dos seus deveres. CréditosManuel Araújo / Agência Lusa Numa declaração emitida pela Organização Europeia…
06, julho 2020

Trump alimenta e agrava tensões nacionais na comemoração do 4 de julho

em Mundo

por Página Global

    "Multidão enfurecida" que quer "roubar a nossa cultura" é como Donald Trump referiu os manifestantes que derrubaram estátuas na sequência do assassínio de George Floyd. O discurso de Mount Rushmore, onde estão esculpidos…
06, julho 2020

Portugal | Seis cadeias de supermercados acusadas de concertação de preços

em Portugal

por Página Global

    Pingo Doce, Modelo Continente, Auchan e Lidl estão entre as seis cadeias de distribuição alimentar acusadas. Autoridade de Concorrência (AdC) acusou seis cadeias de supermercados e dois fornecedores de bebidas - alcoólicas e não…
06, julho 2020

Portugal | Não nos TAPem os olhos

em Portugal

por Página Global

    Anselmo Crespo | TSF | opinião     A minha primeira grande viagem de trabalho foi ao Brasil, pela TAP e por causa da TAP. A companhia aérea - à época gerida por…
06, julho 2020

Portugal | Somos tão bons, não fomos?

em Portugal

por Página Global

    Pedro Ivo Carvalho | Jornal de Notícias | opinião   A passagem repentina do "olhem para nós a mostrar ao Mundo como se faz" para o "estamos a caminhar assustadoramente para o abismo…
06, julho 2020

Atrocidades de Bill Clinton na guerra na Sérvia expostas em nova acusação

em Mundo

por Página Global

    A figura grotesca de Trump pode tentar a fazer esquecer as responsabilidades históricas dos seus antecessores no cargo. Mas, mesmo olhando apenas para os que assumiram a presidência dos EUA desde o final…
06, julho 2020

Covid-19: Questionar o sistema

em Mundo

por Duarte Caldeira in AbrilAbril

Este é o momento para questionar o vírus do sistema capitalista que gera, por si só, as múltiplas pandemias que condenam ao confinamento social e económico, milhões de pessoas em todo o mundo. CréditosAlberto Valdes…
06, julho 2020

Com Jean Castex França mantém mais um primeiro-ministro conservador

em Mundo

por Página Global

  A mudança era esperada. Após mau desempenho do seu partido em pleito municipal, Macron precisa de se reinventar até às próximas eleições, mas, para observadores, o novo PM é mais déjà-vu do que renovação.…
06, julho 2020

Aumento de capital estatal na TAP, por si só, não é solução

em Portugal

por AbrilAbril

É urgente assegurar a gestão e o controlo público da companhia aérea, responder aos problemas que lhe estão colocados e assegurar um plano estratatégico que a coloque ao serviço do País. Créditos / Bomdia.eu O…
06, julho 2020

O virtuoso fact-checking

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(António Guerreiro, in Público, 03/07/2020) António Guerreiro A partir do momento em que se entrou na época da “pós-verdade” (consagrada em Novembro de 2016 como “palavra do ano” pelo Oxford Dictionaries, o departamento da Universidade…
06, julho 2020

Portugal | Lisboa do covid-19: O jogo do passa culpas

em Portugal

por Página Global

    Para os que tenham dúvida sobre a atual impotência do poder político para resolver o que está acontecer na região de Lisboa, basta começar o dia a ler o jornal Público. Lá estão…
06, julho 2020

A Mentira que Perturba - Por Fernando Buen Abad Domínguez

em Mundo

por As palavras são armas

  A Mentira que Perturba Desaparecimento forçado da verdade: As “Fake News” são um “crime de lesa humanidade”. Por Fernando Buen Abad Domínguez  Ainda que alguns se esmerem em reduzir a “pandemia” de falsidades (“Fake…
06, julho 2020

Ainda o ato de contrição sem penitência de Durão Barroso

em Portugal

por Domingos Lopes in 'O Chocalho'

O ato de contrição de José Manuel Durão Barroso, em entrevista ao Atlantic Talks, a propósito da invasão do Iraque e do seu apoio incondicional na Cimeira dos Açores é um traço da sua personalidade,…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate