• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Falta de comando federal começa a destruir o SUS, ocupado agora por militares e ‘amigos’

Falta de comando federal começa a destruir o SUS, ocupado agora por militares e ‘amigos’

Siga o Brasil 247 no Google NewsAssine a Newsletter 247

 

 

Rede Brasil Atual - Em um relatório sobre a governança do governo de Jair Bolsonaro sobre a pandemia, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falta de diretrizes, de coordenação e de transparência. Os auditores identificaram a indefinição de estratégias pelos comitês de crise e de coordenação de operações, que pode acarretar decisões e medidas individualizadas e descoordenadas, “levando à inefetividade das ações de combate à crise de covid-19 e desperdício de recursos humanos, materiais e financeiros, com efeitos inclusive nas diversas esferas da federação”.

A ausência de profissionais de saúde nos comitês de crise e de coordenação de operações também foi constatada e destacada no documento divulgado nesta quarta-feira (24). Tanto que o relator, ministro Vital do Rêgo, recomendou a inclusão de representantes do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que representa secretários estaduais de saúde.

O objetivo é que a visão técnica de cada um incremente a efetividade das medidas dos comitês. Além do mais, segundo ele, os dirigentes estaduais são importantes elos que integram e facilitam a ação coordenada de diversos entes nas três esferas de governo na execução de políticas públicas de saúde.

As dificuldades que o governo Bolsonaro tem imposto para acesso à informação não pouparam os auditores, que penaram para obter informações oficiais sobre as ações de combate à pandemia e os resultados obtidos. Tiveram de recorrer aos portais de informações relativas à pandemia, restritos. E mesmo assim, o acesso só foi concedido 21 dias após a solicitação.

Projeto de desmonte

Esses problemas apontados pelos auditores, que têm contribuído diretamente para o descontrole da infecção no país, que já soma mais de 1,2 milhão de infectados e 55 mil mortos, sinalizam não só o despreparo e a incompetência do governo de Jair Bolsonaro. Mas um projeto de desmonte do SUS que está sendo levado a cabo pelos militares.

Em entrevista ao jornal El País desta quinta-feira (25), o ex-secretário de Saúde de Curitiba e professor da FGV, Adriano Massuda, afirmou que a ocupação de cargos técnicos por militares e por indicações políticas sem qualificação têm ocorrido como nunca desde a criação do SUS, ao passo que o Brasil tem profissionais extremamente competentes na área da saúde coletiva.

E esse processo, segundo ele, já impõe modificações na estrutura da secretaria executiva do Ministério, responsável pelo planejamento orçamentário e pelo repasse de recursos para Estados e municípios, via Fundo Nacional de Saúde – o que explica a baixíssima capacidade de execução orçamentária na pandemia. Menos de um terço do recurso extraordinário aprovado foi executado após três meses do seu início.

Essa militarização, segundo ele, pode agravar outros problemas de saúde, já que inúmeros programas são subordinados à coordenação técnica do ministério. “Como é que vai ficar a coordenação nacional do câncer? Como é que vai ficar a política nacional do HIV, do sangue e hemoderivados, e as vacinas que dependem da ação do Ministério da Saúde? É algo muito arriscado e a sociedade tem que ficar bastante atenta. O problema não é só a covid-19”, disse.

O processo em curso, conforme o ex-secretário, não foi implementado “nem pelo pior ministro da Saúde”. E, segundo afirmou, diversas áreas técnicas da pasta da Saúde já passaram por diferentes governos, de diferentes bandeiras políticas, sem ter sido modificadas. Pelo que tudo indica, trata-se de possível “processo de desmonte da engrenagem que fez o sistema de saúde funcionar nos últimos 30 anos”.

Artigos relacionados

Com 2.733.622 infectados, Brasil tem 94.145 mortes por Covid-19
Com 2.733.622 infectados, Brasil tem 94.145 mortes por Covid-19 O Brasil tem 2.733.622 casos confirmados da Covid-19, com 94.145 mortes, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde. O balanço divulgado no domingo (2) apontou 94.130 óbitos, 514 em 24 horas   &n... 26 views Mon, 03 Aug 2020,
As lições de Gramsci e Weber
As lições de Gramsci e Weber Dedico este artigo a Lula, Ciro, Boulos, Haddad, Carlos Siqueira, Marina, Freixo, Flávio Dino e Requião. Para que, com as suas diferenças, nos liderem na reversão da tragédia   Tarso Genro Publicado ... 130 views Tue, 21 Jul 2020,
 O músculo financeiro da Big Pharma distorce a ciência durante a pandemia
O músculo financeiro da Big Pharma distorce a ciência durante a pandemia Perdi toda a confiança na investigação médica por Malcolm Kendrick [*]  A evidência de que um remédio barato e de venda livre custando £7 combate o Covid-19 foi escamoteada. Por que? Porque os gigantes farmacê... 204 views Mon, 06 Jul 2020,
 Brasil:   O FBI e a Lava Jato
Brasil:   O FBI e a Lava Jato – A proximidade entre a PF e procuradores do Brasil com o FBI incluía "total conhecimento" das investigações sobre a Odebrecht – Agente que atuou em investigações da Lava-Jato no Brasil tornou-se chefe da Unidade de Cor... 261 views Thu, 02 Jul 2020,
É impossível retomar toda a atividade e assistir infetados sem mais meios , dizem médicos
É impossível retomar toda a atividade e assistir infetados sem mais meios , dizem médicos Na perspetiva da Federação Nacional dos Médicos, antes da pandemia, o SNS já vivia "numa situação limite" em que "a rotina já significava grandes listas de espera".     Por Lusa 30 Junho, 2020... 61 views Tue, 30 Jun 2020,
Brasil | Chegou a hora do plano de retirada dos militares
Brasil | Chegou a hora do plano de retirada dos militares     "Se os militares se acomodarem, na inércia de ficar e conferir o que acontece, correm o risco de ver a imagem das Forças Armadas tombar ao lado de cadáveres de milicianos", escreve o jornalista Moisés... 192 views Sat, 20 Jun 2020,

Saúde, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 151

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
10, agosto 2020

O Caso Volkswagen: empresa do nazismo, empresa da ditadura militar

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Volkswagen O imperialismo alemão e suas empresas têm uma longa história de usurpação de terras, roubo de riquezas minerais e agrícolas, como também de superexploração dos trabalhadores. E os seus opositores foram tratados com violência,…
10, agosto 2020

“Serrar presunto” com o foco no rei corrupto, em Canecas e em Marcelo

em Portugal

por Página Global

      O pobre-coitado do castelhano rei corrupto Juan de Espanha anda na baila pelos lucrativos tiros que tem dado nos pés, nos elefantes, leões, girafas, zebras e demais bicharada selvagem. Por arrasto dizem…
10, agosto 2020

Aumenta resistência a milícias curdas e tropas dos EUA no Nordeste da Síria

em Mundo

por AbrilAbril

Em várias localidades, há um levantamento contra a repressão dos mercenários a soldo dos EUA. Tribos sírias anunciaram o início da resistência popular armada contra as forças de ocupação e seus aliados. A presença das…
10, agosto 2020

Plano de golpe na Nicarágua

em Mundo

por Página Global

    EUA subcontratam uma nova revolução colorida Mesmo um governo vacilante e social-democrata como o de Ortega é insuportável para o imperialismo — os EUA só querem sabujos totais   Wiston López   Um…
10, agosto 2020

Portugal | Caiu-lhes a máscara

em Portugal

por Página Global

    Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião O PCP marcou para o dia 3 de julho passado um comício com Jerónimo de Sousa para o Parque da Pasteleira, no Porto. Em articulação…
10, agosto 2020

Estados Unidos vivem uma “Depressão Pandêmica”

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

  Deve estar claro para quase todos agora que a repentina e acentuada crise econômica que começou no final de março é algo mais do que uma grave recessão. Esse rótulo foi, talvez, justificável para…
10, agosto 2020

Bielorrússia/Eleições | “Tudo vai ficar sob controlo. Não tenham dúvidas”

em Mundo

por Página Global

O chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não perder o controlo da situação, após votar nas eleições presidenciais chefe de Estado cessante da Bielorrússia, Alexandre Lukashenko, prometeu este domingo não…
10, agosto 2020

Portugal | Democracia e futuro normal

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva | Jornal de Notícias | opinião Continuamos, justificadamente, a ter medo da covid-19, mas há por aí outros vírus perigosos que sorrateiramente se vão instalando. A associalização e o confinamento…
10, agosto 2020

Novo Banco vendeu seguradora com desconto de 70% a magnata corrupto

em Portugal

por Página Global

    O Novo Banco vendeu em outubro uma seguradora com desconto de quase 70% a fundos geridos pela Apax, operação que gerou uma perda de 268,2 milhões de euros e foi compensada com verba…
10, agosto 2020

Portugal | Professores contratados e mal pagos!

em Portugal

por Página Global

    Filinto Lima* | TSF | opinião   Apesar dos curtos prazos impostos, o mês de julho, época de intenso labor nas direções executivas face às demandas do Ministério da Educação (ME), foi superado…
10, agosto 2020

Equador e Bolívia: ressurge o golpismo latino-americano

em Mundo

por Página Global

    As elites fracassaram, econômica e sanitariamente. A oposição ligada a Evo Morales e Rafael Correa lidera as pesquisas. Sem votos, a direita tenta inviabilizar a mudança – e recorre, outra vez, ao Judiciário…
10, agosto 2020

Bielorrússia/eleições | Confrontos entre manifestantes e polícia em Minsk

em Mundo

por Página Global

    Reeleição do presidente Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, acaba em violentos confrontos. Resultado das eleições, que davam a vitória por 80% dos votos, está a ser disputado nas ruas Manifestantes antigovernamentais envolveram-se…
10, agosto 2020

SNTSF: dinheiro ou vida não é alternativa

em Portugal

por AbrilAbril

O sindicato dos ferroviários reagiu com indignação à conferência de imprensa, sobre o acidente em Soure, da empresa que gere as infraestruturas da ferrovia. Bombeiros e técnicos inspeccionam destroços no local do acidente ferroviário ocorrido…
09, agosto 2020

EUA | Donald, apetece-lhes algo americano

em Mundo

por Página Global

    «Esta semana, o bilionário Elon Musk replicou à acusação de envolvimento estado-unidense no golpe contra o governo de Evo Morales, na Bolívia, com admissão pública: «Fazemos golpes onde nos apetecer». E é verdade.…
09, agosto 2020

Presidente da Bolívia convoca diálogo nacional para marcar eleições e encerrar protestos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Manuel Claure A presidente interina da Bolivia, Jeanine Áñez, convocou para o domingo (9) um "diálogo político e nacional" com autoridades, políticos e sindicalistas para determinar a data das eleições.  Além disso,…
09, agosto 2020

Espanha | O rei em fuga

em Mundo

por Página Global

    Foi o Rei de Espanha, e não a democracia, quem decidiu se o pai vai ou fica, se perde ou mantém o título honorífico de Rei, se recebe ou deixa de receber o…
09, agosto 2020

O maior inimigo do Líbano é seu governo

em Mundo

por Página Global

  Elite governante corrupta nunca esteve interessada no país, mas apenas no próprio lucro. Investigação internacional deve esclarecer quem são os responsáveis pela explosão em Beirute, afirma a jornalista Diana Hodali.     O Líbano…
09, agosto 2020

“Monarquia criminosa”. Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

em Mundo

por ZAP in ZAP

Job Vermeulen / Parlament   O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”.…
09, agosto 2020

Em Nagasáqui pediu-se um mundo sem armas nucleares

em Mundo

por AbrilAbril

Os 75 anos do bombardeamento atómico da cidade foram assinalados com um apelo às potências nucleares para que enveredem por um desarmamento efectivo, afastando o enorme perigo que ameaça a humanidade. Toru Nagata, segura os…
09, agosto 2020

A narrativa antilusitana do sistema de ensino

em Portugal

por Carlos Fino, em Brasília in 'O TORNADO'

Está tudo num estudo sobre a imagem dos portugueses nos livros didáticos de história do Brasil financiado pela Fundação Gulbenkian, em finais dos anos 80 – a situação, no essencial, não se alterou. 9 Agosto,…
09, agosto 2020

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

em Mundo

por ZAP in ZAP

Mike Groll / Gabinete do Governador Andrew M. Cuomo   Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.…
09, agosto 2020

A cruzada profana dos EUA contra a China

em Mundo

por Brasil24/7

No mês passado, o discurso anti-China feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo foi extremista, simplista e perigoso. Se literalistas bíblicos como Pompeo permanecerem no poder após novembro, eles poderão muito bem trazer o mundo…
09, agosto 2020

Casaldáliga, uma voz que permanece

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

Na manhã deste sábado (8), o bispo Pedro Casaldáliga despediu-se da vida. Mas seu exemplo de luta permanece. 9 Agosto, 2020 José Carlos Ruy, em São Paulo   Bispo Emérito da Prelazia de São Félix…
09, agosto 2020

Brasil supera as marcas de 100.000 mortes e de 3 milhões de casos da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 8 ago (Xinhua) -- O Brasil já ultrapassou as marcas de 100.000 mortes e 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19), segundo o balanço oficial do Ministério da Saúde divulgado…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate