• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Bolsonaro, o “projeto secreto da cúpula militar”

Bolsonaro, o “projeto secreto da cúpula militar”

Siga o Brasil 247 no Google NewsAssine a Newsletter 247
 

Líder!, Líder!, Líder! …”.

Com esta exaltação ao estilo “Führer!, Führer!, Führer! …” da Alemanha dos anos 1930, os aspirantes-a-oficial da Academia Militar das Agulhas Negras recepcionaram o então deputado Jair Bolsonaro, recém reeleito para o 7º mandato na Câmara Federal.

Acompanhado dos filhos Eduardo e Carlos, Bolsonaro comparecia pela enésima vez a uma solenidade de formatura dos aspirantes da AMAN. Na ocasião, ele retribuiu a recepção efusiva dos cadetes com um discurso que é o marco do lançamento formal da candidatura dele à presidência, que só ocorreria 4 anos depois, em 2018:

“Parabéns pra vocês. Nós temos que mudar este Brasil, tá ok? Alguns vão morrer pelo caminho, tá; mas eu estou disposto em 2018, seja o que deus quiser, tentar jogar pra direita este país!

[aplausos e gritos de “líder!, líder!”]

O nosso compromisso é dar a vida pela Pátria, tá ok?, e vai ser assim até morrer. Nós amamos o brasil, temos valores e vamos preservá-los. Agora, o risco que eu vou correr, posso ficar sem nada, mas eu terei a satisfação do dever cumprido, tá ok? Esse é o nosso juramento esse e o nosso lema: Brasil acima de tudo! Esse Brasil é maravilhoso, tem tudo aqui, tá faltando é político! Há 24 anos que eu apanho igual a um desgraçado em Brasília, mas apanho de bandidos. E apanhar de bandidos é motivo de orgulho e glória, tá ok? Vamos continuar assim. Boa sorte para todos. Um abraço a todos”.

 
[aplausos e mais gritos de “líder!, líder!”].

Este comício político-partidário, realizado numa unidade de alta significação das Forças Armadas, aconteceu no longínquo 29 de novembro de 2014 – vídeo aqui.

Parêntesis: [Cinco anos e cinco meses depois, em 19 de abril de 2020, e já como presidente da República, Bolsonaro promoveu outro comício político-partidário, desta vez na frente do maior totem das FFAA, o QG do Exército, para defender o fechamento do STF e do Congresso e a intervenção militar com ele mesmo, Bolsonaro, no poder.]

 

Instantes depois dos cadetes da AMAN confraternizarem com seu Führer naquele fim de primavera de 2014, o então ministro da Defesa Celso Amorim, acompanhado dos comandantes das três armas das Forças Armadas, conduziu a cerimônia de formatura. O quê dizer disso: negação, ou alienação da realidade pelos integrantes do governo Dilma?

A genealogia do “plano Bolsonaro” como dispositivo para a construção do poder militar tem raízes antigas. Hoje já é possível comprovar que a candidatura presidencial de Bolsonaro em 2018 foi metodicamente construída e preparada nos anos precedentes.

O discurso do Bolsonaro em novembro de 2014 na AMAN foi a rampa de lançamento deste projeto que estava sendo amadurecido bem antes. Ele foi o personagem que coube sob medida no figurino para contracenar, na eleição, o plano militar meticulosamente planejado. Os tuítes do general Villas Bôas, nesta perspectiva, nem de longe são peças improvisadas. Daí o segredo sepulcral firmado entre ele e Bolsonaro.

Em reportagem de 7 de outubro de 2018, a partir de informações e relatos de um alto oficial das Forças Armadas [FFAA] brasileiras, o jornalista argentino Marcelo Falak escreveu que Bolsonaro era o projeto secreto da cúpula militar; “o homem que a cúpula das FFAA elegeram, há 4 anos, para que ele se fosse convertido no presidente do Brasil”.

Segundo a influente fonte militar, Bolsonaro seria “convertido no aríete de uma doutrina para uma ‘nova democracia’ em que os militares terão voz e atuação política, superando o papel subalterno a que são confinados pelo poder civil” […], sendo que o “programa do futuro governo cívico-militar será conservador no político e absolutamente liberal no econômico, e buscará erradicar de uma vez para sempre a ‘extrema-esquerda’”.

Neste conceito de nova democracia, os militares se reconhecem “numa nova etapa”, e exigem “serem tratados como cidadãos plenos, não de segunda”. Na visão dos militares, nesta nova democracia “não deve haver nenhuma restrição à participação deles em cargos públicos” – o que se traduz hoje, concretamente, em mais de 3 mil cargos do Estado aparelhados por eles.

Estes militares mostram-se imodestos, cultivam uma imagem muito elogiosa de si mesmos. E, por isso, ambicionam exercer postos de comando do país – para aumentarem seus proventos – mesmo que incompetentes para certas funções técnicas. Gabam-se que “somos pessoas muito qualificadas, somos competentes, sabemos idiomas, temos pós-graduações. Entendem, por isso, que “tem que terminar com isso de não podermos ser ministros”.

Ainda de acordo com o alto oficial entrevistado, “o modo como Bolsonaro defendeu as FFAA fez com que crescesse nossa ponderação sobre ele, sobretudo porque o Comando estava ocupado por nós, que tínhamos sido contemporâneos dele na Academia” [AMAN].

A fonte militar de Falak menciona que Bolsonaro “se abriu para o diálogo, e dia-a-dia fomos vendo que ele mostrava valores importantes, como disciplina, respeito e muita humildade. Aceitava nossas sugestões e mudou muitas das suas posturas anteriores. Por exemplo, passou do nacionalismo econômico que antes defendia, ao liberalismo. Isso que se vê na campanha eleitoral foi produto do diálogo que o Exército abriu com ele, não tenha dúvidas”.

Segundo informou a fonte de Falak, em virtude da abordagem do comando das FFAA, Bolsonaro “mudou muito no pessoal, se casou com sua terceira mulher, teve uma filha e, algo que ninguém sabe, inclusive fez dois anos de psicanálise”.

O militar também confirma que “O nacionalismo econômico já não é nosso programa, esse deixamos para o Partido dos Trabalhadores. Agora é o liberalismo. Isso é o que dissemos a Bolsonaro. Queremos um país o mais livre possível, o que nos coloca radicalmente contra o que diz o PT”.

Por isso, reporta Falak, “o manejo da economia ficará para um civil: o ex-banqueiro ultra-liberal Paulo Guedes, cuja proposta é privatizar a totalidade das participações do Estado em empresas, incluída a Petrobras, e vender todos os bens que ainda estão em poder estatal”.

Refletindo uma visão embolorada da guerra fria, o oficial brasileiro diz ao jornalista argentino que “Pretendemos fechar o círculo que começou no Brasil com a intentona comunista de 1935, algo que ainda não acabou. Não vamos permitir estas propostas que enganam e se disfarçam de socialismo”.

Acerca da geopolítica regional, o alto oficial entrevistado por Falak em outubro de 2018 não escondeu que “ficamos muito felizes que se foi Cristina Kirchner e chegou Maurício Macri”, que ocorreu na eleição de 2015.

Como prova de reconhecimento da autoridade do capitão Bolsonaro, o alto oficial do Exército disse: “não vamos tutelar Bolsonaro. Seremos subordinados a nosso comandante Supremo. Ele é um homem com personalidade”.

Ilude-se, por isso, quem imagina que as Forças Armadas não estejam escalando a ditadura junto com Bolsonaro e tramando a intervenção militar com ele no poder. Bolsonaro é o “projeto secreto da cúpula militar”.

Ver o original em 'Brasil24/7' na seguinte ligação:

https://www.brasil247.com/blog/bolsonaro-o-projeto-secreto-da-cupula-militar

Artigos relacionados

Brasil registra 654 mortes e 21,7 mil novos casos de Covid-19
Brasil registra 654 mortes e 21,7 mil novos casos de Covid-19   247 - O Brasil registrou nesta segunda-feira, 22, mais 654 novas mortes provocadas pelo novo coron... 57 views Tue, 23 Jun 2020, 01:26:35
Depois de doações, Olavo de Carvalho volta a defender Bolsonaro e diz ...
Depois de doações, Olavo de Carvalho volta a defender Bolsonaro e diz ...   247 - O escritor Olavo de Carvalho voltou a defender o bolsonarismo depois de um momento de tensão pela falta ... 102 views Sun, 21 Jun 2020, 22:58:47
Brasil chega perto de um milhão de casos de Covid-19
Brasil chega perto de um milhão de casos de Covid-19   247 - O Brasil está cada vez mais perto de atingir a marca de 1 milhão de pessoas contaminadas pel... 32 views Thu, 18 Jun 2020, 14:04:12
Juntos? Com quem mesmo?
Juntos? Com quem mesmo?   Os diversos movimentos em prol da democracia recentemente articulados levantaram múltiplas polêmic... 51 views Sun, 14 Jun 2020, 14:00:25
Doria anuncia que São Paulo irá produzir vacina contra a Covid-19 em p...
Doria anuncia que São Paulo irá produzir vacina contra a Covid-19 em p...   247 - O governo de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (11) que o Instituto Butanta... 132 views Thu, 11 Jun 2020, 15:08:17
Bolsonaro quer esconder seus crimes, como fez a ditadura
Bolsonaro quer esconder seus crimes, como fez a ditadura A decisão do governo do presidente Jair Bolsonaro de não divulgar os dados completos sobre a pandemia de Covid-19,... 51 views Tue, 09 Jun 2020, 15:50:35

Extrema direita, Brasil

  • Criado em .
  • Visualizações: 65

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
14, julho 2020

EUA pressionaram países a aceitar centenas de voos de deportação com infetados

em Mundo

por ZAP in ZAP

The White House   O Serviço de Imigração e Controlo de Fronteiras (ICE) dos EUA já fretou centenas de voos de deportação de imigrantes infetados com covid-19 desde o início da pandemia, segundo uma investigação…
14, julho 2020

Podemos estar a combater o coronavírus da forma errada

em Mundo

por ZAP in ZAP

Hugo Delgado / Lusa   Os novos dados tornados públicos, nos últimos dias, sobre a transmissão do coronavírus podem significar que o foco do combate à propagação da infecção está errado – e que a…
14, julho 2020

O Presidente búlgaro denuncia o «carácter mafioso» do governo Borissov

em Mundo

por in Rede Voltaire

A presidência búlgara foi alvo de buscas por ordem do Primeiro-Ministro, Boiko Borissov (à esquerda na foto), em 9 de Julho de 2020. Uma multidão veio imediatamente para a rua a fim de apoiar o…
14, julho 2020

EUA : a derrapagem do racismo igualitário, Thierry Meyssan

em Mundo

por Thierry Meyssan in Rede Voltaire

Isto poderá parecer humorístico, mas é infelizmente um slogan puritano a tomar ao pé da letra : « Os homens negros são uma espécie em perigo » (Black Men are an endangered species). Os Puritanos…
14, julho 2020

Duarte Cordeiro não se ilude e rejeita aproximação do PSD ao Governo. “É oposição”

em Portugal

por Lusa in ZAP

Fernando Veludo / Lusa   O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares afirma que, pela sua parte, não se ilude e que o PSD é mesmo oposição ao Governo, e argumenta que Rui Rio nunca…
14, julho 2020

China inicia construção de base de produção de vacinas contra COVID-19 (FOTO)

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Anton Vaganov A construção de uma planta de produção de vacinas contra a COVID-19 começou no sábado (11) na Zona Franca de Ningbo, China, devendo entrar em funcionamento em março de 2021.…
14, julho 2020

Ministério da Educação quer continuar com a telescola (e a RTP está disponível)

em Portugal

por ZAP in ZAP

André Kosters / Lusa #EstudoEmCasa – A Escola na Televisão O Ministério da Educação está a preparar três cenários para o próximo ano letivo. Dois deles incluem a transmissão de conteúdos educativos através da telescola.…
14, julho 2020

O Exército dos EUA contra Trump

em Mundo

por in Rede Voltaire

A Arma de Infantaria do Exército dos Estados Unidos (U.S. Army) enviou um correio electrónico a todo o seu pessoal civil e militar, denunciando o supremacismo branco. Segundo este “e-mail”, o facto de celebrar o…
14, julho 2020

Scotturb despede mas abre concursos

em Cascais

por AbrilAbril

Para a Fectrans, é obrigação da empresa readmitir os trabalhadores que despediu com o argumento do fim do contrato a prazo. Autocarro da Scotturb no EstorilCréditosRúdisicyon / CC BY-SA 4.0 A denúncia é feita pela…
14, julho 2020

O dinheiro compra mais felicidade do que nunca, conclui estudo

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) sallyjermain / Pixabay   Muitos fatores determinam a felicidade, mas um provocou considerável controvérsia ao longo dos anos: dinheiro. As opiniões dividem-se, mas um novo estudo vem tirar as teimas.   Enquanto o velho…
14, julho 2020

OMS alerta: “Demasiados países estão a ir na direção errada”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que “demasiados países estão a ir na direção errada” no que respeita ao combate à pandemia da covid-19.   Em conferência de…
14, julho 2020

Distraído pela pandemia e os roubos dos gestores da saúde, o Brasil sofre um golpe mortal

em Mundo

por Brasil24/7

"O noticiário distrai a população com os desvios criminosos dos gestores da saúde, pseudo-licitações e superfaturamentos, que não passam de migalha inexpressiva, se comparados ao gigantesco escândalo que é o fim da Petrobras", escreve a…
14, julho 2020

Portugal | Saberemos o que fizermos neste verão

em Portugal

por Página Global

    Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião     Cansados, com um verão que chegou carregado de calor, os portugueses não querem ter que se preocupar com o que vai chegar no…
14, julho 2020

Professores, cobaias da covid-19?…

em Portugal

por António Duarte

Perante as assustadoras orientações para o regresso às aulas, nas quais as regras até aqui imperativas de distanciamento e isolamento se transformam num lacónico “se possível, as reacções vão-se multiplicando. Antes de mais, registe-se a…
14, julho 2020

Casa Branca pressiona FDA a reconsiderar controversa hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Washington, 13 jul (Xinhua) -- A Casa Branca está pressionando a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) para que restabeleça sua autorização de uso de emergência (AUE) para a hidroxicloroquina, a droga antimalária apontada pelo…
14, julho 2020

Reformados e aposentados continuam a ser prejudicados pelo Governo

em Portugal

por Eugénio Rosa in 'O TORNADO'

Ministério do Trabalho ainda não publicou a Portaria de 2020 com os coeficientes de revalorização das remunerações o determina que os trabalhadores que se reformaram ou aposentaram este ano foi-lhes atribuída pensões inferiores às que…
14, julho 2020

DGS tem plano de contingência desde 2006

em Portugal

por Joaquim Ribeiro in 'O TORNADO'

Há 14 anos que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem preparado um plano de contingência contra uma pandemia. O documento foi publicado em Janeiro de 2006, mas foi revisto em Março de 2007, sob coordenação…
14, julho 2020

Com mais de 20 mil novos casos, Brasil se aproxima das 2 milhões de infecções pela COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Andre Penner O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil aumentou em 20.286 nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a mais de 1,8 milhão, informou o Ministério…
14, julho 2020

Não haverá retorno à "velha normalidade" em um futuro próximo, diz chefe da OMS

em Mundo

por XINHUA Português

Genebra, 13 jul (Xinhua) -- O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta segunda-feira que não haverá retorno à "velha normalidade" para um futuro previsível como resultado da pandemia…
14, julho 2020

Encontrado corpo de mulher desaparecida

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 14 julho 2020 Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que estava dada como desaparecida desde sábado, depois de alta hospitalar, foi encontrada sem vida, esta terça-feira, pelos Bombeiros de Alcabideche,…
14, julho 2020

MPPM RECLAMA FIM DAS RELAÇÕES DE PORTUGAL COM O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL ISRAELITA

em Portugal

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

https://mppm-palestina.us19.list-manage.com/track/click?u=26282fd0ab5e6b1acc209b5b1&id=18090b522b&e=4911d374c5   Causa perplexidade a notícia da reunião entre os Ministros da Ciência e Tecnologia de Portugal e de Israel, recentemente divulgada , apontando para um estreitamento das relações entre as agências espaciais dos dois…
14, julho 2020

ONU culpa Donald Trump pela degradação da liberdade de imprensa

em Mundo

por Filipe Sousa

13/07/2020   O Governo liderado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma influência negativa no estado global da liberdade de imprensa, após anos de ataques a esta, disse hoje o relator da ONU…
14, julho 2020

Médicos Sem Fronteiras é “institucionalmente racista”, acusam atuais e ex-colaboradores

em Mundo

por ZAP in ZAP

(Comentário: Aqui também a 'velha questão' sobre a origem e o papel das ONGs no desenvolvimento...)   nesimo / Flickr Médicos Sem Fronteiras (MSF) Uma declaração assinada por mil atuais e ex-funcionários revela que a…
14, julho 2020

Mais 130 milhões de pessoas podem passar fome em 2020, afirma ONU

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: Mundo estranho este em que o sofrimento e a morte de milhões de pessoas com fome cai na indiferença geral e o porno-riquismo de meia dúzia de 'famosos' preenche o deslumbrado quotidiano dos media)…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate