• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • EUA tentam dividir os BRICS convidando Brasil, Rússia e Índia para o G7, diz especialista

EUA tentam dividir os BRICS convidando Brasil, Rússia e Índia para o G7, diz especialista

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (à esquerda), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à direita), deixam uma coletiva de imprensa na Casa Branca em 19 de março de 2019.
© AP Photo / Manuel Balce Ceneta

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil foi convidado pelos EUA para fazer parte do G7. Para discutir o assunto, a Sputnik Brasil ouviu o professor de Relações Internacionais, Leonardo Trevisan, que afirma que o convite pode ser uma tentativa de minar os BRICS no pós-pandemia da COVID-19.

Na segunda-feira (1º), Bolsonaro afirmou após conversa com o presidente norte-americano, Donald Trump, que o Brasil foi convidado para integrar a versão expandida do G7, um convite estendido também à Rússia, Coreia do Sul, Austrália e Índia.

Para Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM-SP, especialista em História das Relações Internacionais e em Geoeconomia Internacional, a possível entrada do Brasil no grupo é "sem dúvida" relevante para o país.

"A integração do Brasil ao G7 expandido, como está sendo chamado é relevante, tem importância e, de fato, a participação brasileira dá visibilidade para a participação internacional do Brasil", diz o especialista em entrevista à Sputnik Brasil.

Apesar disso, o professor afirma que ainda é necessário aguardar a confirmação do convite, uma vez que até agora há apenas uma publicação em redes sociais do presidente brasileiro sobre o assunto.

"Isso já aconteceu antes, e as coisas não se confirmaram completamente", aponta, ressaltando, porém, que o convite à Rússia já foi formalizado, o que pode ser um bom sinal", afirma.
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1267617675083161602?ref_src=twsrc%5Etfw

Brasil em evidência pode ser inconveniente

O especialista avalia que o convite ao Brasil em um momento de crise política, econômica e sanitária, é delicado. Para ele, o país ficará em evidência internacionalmente, e as posições diplomáticas brasileiras serão lembradas.

"A posição do Brasil principalmente no que diz respeito a problemas climáticos, a problemas de meio ambiente, à preservação ambiental, são posições que não deixaram o Brasil em uma situação confortável no mundo", diz.

As posições brasileiras em relação à pandemia da COVID-19, segundo Trevisan, também podem trazer constrangimentos ao Brasil em um momento em que o país esteja em evidência no âmbito internacional.

"A visão que o Brasil tem, a posição que o Brasil teve em relação à pandemia, o tratamento, um certo distanciamento daquilo que eram as posições mais fortes, mais precisas da Organização Mundial da Saúde [OMS] também deixaram o Brasil em uma posição não necessariamente confortável. A mídia internacional vai cobrar essa posição", ressalta.
Chanceler Ernesto Araújo durante o encontro do BRICS no Rio de Janeiro
© AP Photo / Leo Correa
Chanceler Ernesto Araújo durante o encontro do BRICS no Rio de Janeiro

Essa "cobrança", lembra Trevisan, parte não apenas de mídias progressistas, mas também como o Financial Times e a The Economist, que são críticas ao atual governo brasileiro.

"[A visão desses jornais] em relação às posições do governo brasileiro, em relação a certas expressões do presidente Bolsonaro, não são as mais convenientes. Tudo isso será lembrado em um momento em que o Brasil alcance uma projeção para estar sentado nessa mesa [do G7]. Talvez, de algum modo, fosse melhor que nós tivéssemos uma posição mais próxima a um certo multilateralismo, que abandonássemos um pouco uma crítica tão forte a posições multilaterais para voltarmos a essa projeção internacional", aponta.

Tentativa de divisão dos BRICS?

Os convites a Brasil, Rússia e Índia chama a atenção por incluir três membros dos BRICS. Trevisan ressalta que a ausência de convite à África do Sul e principalmente à China, teria como função a divisão dos BRICS.

"Os BRICS serem chamados apenas em 3/5 deles - vamos imaginar que se confirma o convite ao Brasil, Rússia e Índia - deixando de lado a China e a África do Sul, funcionaria como uma espécie de divisão dos BRICS. Isso não é uma posição muito favorável. A posição do Brasil em relação à China, por exemplo, é uma posição bastante, vamos dizer dessa forma, significativa. Hoje a mídia brasileira aponta que a China alcançou praticamente 40% das exportações do país. É o nosso grande freguês", afirma.

Trevisan acredita que posições internacionais brasileiras em relação à China são inconvenientes e até perigosas, dado o contexto de proximidade econômica entre os países.

"Essa proximidade econômica tem mantido a crise cambial longe do Brasil. Essa posição com a exportação brasileira, como os dados da OMC [Organização Mundial do Comércio] sinalizaram, deixaram o Brasil como o único país ainda que tem uma posição superavitária, mínima, mas superavitária exatamente por conta dessas exportações à China", explica.
Os presidentes Jair Bolsonaro, Xi Jinping (China), Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul), durante encontro do BRICS 2019, no Palácio Itamaraty em Brasília (DF)
© Folhapress / Fátima Meira/Futura Press
Os presidentes Jair Bolsonaro, Xi Jinping (China), Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul), durante encontro do BRICS 2019, no Palácio Itamaraty em Brasília (DF)

Nessa toada, Trevisan aponta que uma aproximação mais intensa com os Estados Unidos em detrimento da China, será prejudicial para economia brasileira.

"Se o Brasil tomar uma posição nessa disputa China-Estados Unidos, uma posição muito francamente pró-americana, inclusive com aproximações diplomáticas deste poder, não será conveniente para o futuro econômico do país. Isso é indiscutível", avalia.

Por isso, a visão do especialista é de que a ida do Brasil ao G7 traria prejuízos à relação do país com a China.

"Seria conveniente que o Brasil, exatamente pelos vínculos econômicos que tem, preservasse um bom entendimento com a China. Sentar-se em uma mesa que exclui a China não será bem compreendido por Pequim", diz o professor.

O novo mundo pós-pandemia

A crise econômica causada pela pandemia da COVID-19 aponta para a formulação de novos laços e relações comerciais entre os países no momento seguinte. Para Trevisan, essa crise aumenta o impacto de reuniões como as do G7 e do G20.

"Há uma nova relação comercial que vai se estabelecer nesse processo pós-pandemia. Há uma outra relação de protecionismo entre os países que precisará ser vencida, rediscutida. Essa mesa dessa reunião terá esse poder já no imediato pós-pandemia de abrir essa discussão", aponta.
Jair Bolsonaro e o presidente da China, Xi Jinping, posam para foto durante encontro do G20, em Osaka.
© Sputnik / Mikhail Klimentiev
Jair Bolsonaro e o presidente da China, Xi Jinping, posam para foto durante encontro do G20, em Osaka.

E é justamente pelas necessidades que se impõem de reorganizar as relações internacionais após a COVID-19 que a presença da China se torna fundamental, diz o professor.

"O Brasil não poderia estar de fora, é evidente que seria uma situação muito ruim. Mas é pior ainda nós excluirmos o segundo PIB dessa reação. Não podemos esquecer que a atuação de Putin, a atuação da Rússia, de Vladimir Putin, lembrará a todos os presentes nesta reunião que há uma aliança já construída, e bem construída, entre Pequim e Moscou. Isso terá o seu preço e isso terá a presença lembrada nesta mesa. Não é conveniente de forma alguma que nós rediscutamos o futuro excluindo a segunda potência", conclui.

Ver o original em 'Sputnik Brasil' na seguinte ligação::

https://br.sputniknews.com/noticias/2020060215653939-eua-tentam-dividir-os-brics-convidando-brasil-russia-e-india-para-o-g7-diz-especialista/

Artigos relacionados

Irão emite mandado de prisão contra Trump pelo assassinato de Soleiman...
Irão emite mandado de prisão contra Trump pelo assassinato de Soleiman... © AP Photo / Escritório do líder supremo iranianoGeneral iraniano Qassem Soleimani, comandante da Força Q... 82 views Tue, 30 Jun 2020, 02:22:16
 China pede que Pompeo gaste algum tempo na gestão de assuntos naciona...
China pede que Pompeo gaste algum tempo na gestão de assuntos naciona...  O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, discursa em uma entrevista coletiva em Washington D.C., EUA, em... 105 views Fri, 26 Jun 2020, 00:27:26
Número real de casos de Covid-19 nos EUA deve ser 10 vezes maior, diz ...
Número real de casos de Covid-19 nos EUA deve ser 10 vezes maior, diz ...   247 - Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças alertam que o número real de casos de Covid-19... 109 views Fri, 26 Jun 2020, 11:33:48
Paciente nos EUA é cobrado US$ 1,1 milhão após ser tratado e quase ter...
Paciente nos EUA é cobrado US$ 1,1 milhão após ser tratado e quase ter... 247 - Após passar 62 dias internado em hospital, e quase ter morrido, por ter contraído coronavírus, um homem recebeu ... 180 views Mon, 15 Jun 2020, 14:52:53
Agente policial de Atlanta demitido após abater a tiro jovem negro
Agente policial de Atlanta demitido após abater a tiro jovem negro  Um agente da polícia de Atlanta, nos Estados Unidos, foi despedido, este sábado, depois de um jovem negro ... 65 views Sun, 14 Jun 2020, 14:08:35
'Não somos policiais do mundo': Trump anuncia término da era de 'guerr...
'Não somos policiais do mundo': Trump anuncia término da era de 'guerr... © REUTERS / Mike SegarO presidente norte-americano Donald Trump declarou que os EUA mudarão seu foco de tra... 128 views Sun, 14 Jun 2020, 13:50:04

USA, BRICS

  • Criado em .
  • Visualizações: 147

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, julho 2020

Médicos franceses pedem mais respeito ao uso da máscara

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / CHARLES PLATIAU Um grupo de 14 médicos da França pediu neste sábado (11) o estabelecimento de medidas mais duras para o uso de máscaras, em meio a receios de um novo aumento…
11, julho 2020

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país

em Portugal

por Lucas Rohan

11/07/2020   Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau e para pedir o respeito pela Constituição e…
11, julho 2020

PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-11 Cientistas da Universidade de Barcelona detectaram genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade no dia 12 de Março de 2019, isto é, nove meses e meio antes da declaração das autoridades chinesas…
11, julho 2020

Esquerda latino-americana quer participação de Portugal e tenciona convidar António Guterres

em Mundo

por Lucas Rohan

11/07/2020   O Grupo de Puebla, fórum latino-americano que reúne líderes da esquerda de 17 países, pretende incluir Portugal para ganhar projeção ibero-americana e tenciona convidar António Guterres para impulsionar uma agenda progressista numa região…
11, julho 2020

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino.…
11, julho 2020

De que serve a Bondade - Bertolt Brecht

em Mundo

por Voar Fora da Asa

De que serve a Bondade   1   De que serve a bondadeQuando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidosAqueles para quem foram bondosos? De que serve a liberdadeQuando os livres têm que viver…
11, julho 2020

Não, não vai correr bem

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Comentário ao artigo: O conhecido azedume do 'comentarismo' de MST parece ter emparelhado com as o feroz 'opinamento' de José Miguel Júdice contra ALGUNS ministros que, tanto um como o outro, afirmam querer ver arredados…
11, julho 2020

Um branqueador do fascismo no ISCTE

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Passou-me ao lado e ainda bem: pelos vistos a RTP2 deu tempo de antena a um professor do ISCTE, que acaba de publicar um livro sobre o Chega onde defende a tese esdrúxula de não…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha 143 mil euros no Santander

em Portugal

por Administração web

Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019. Reitor permitiu acumulação, mas anuncia…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander

em Portugal

por Filipe Sousa

Fernanda Câncio - 10/07/2020   Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019.…
11, julho 2020

CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE DAREM RESPOSTA – LVIII – UMA RECESSÃO COMO NENHUMA OUTRA, de JOHN MAULDIN

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

      A Recession Like No Other, por John Mauldin Mauldin Economics, 26 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota   A recessão provocada pelo Coronavirus Optando por não gastar…
11, julho 2020

O trabalho de um consultor que ou é ingénuo ou propõe que algo mude para que tudo fique na mesma...

em Portugal

por in 'Alpendre da Lua'

  «É crucial prestar atenção às pequenas e médias empresas (PME), porque representam mais de 95% do tecido empresarial português e empregam mais de 75% das pessoas. A saída da economia do estado de coma,…
11, julho 2020

Por que são tão irrisórias as respostas dos palestinos à proposta de anexação israelense?

em Mundo

por resistir.info

por Adnan Abu Amer  O exército israelense está a preparar-se para anexar a Margem Ocidental (Cisjordania) e para as reacções dos palestinos, embora seja provável que os apelos para que se tomem medidas contra o…
11, julho 2020

Resolução do Conselho Nacional aprovada pelo Plenário de Sindicatos

em Portugal

por CGTP-IN

O Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN reunido, hoje, dia 10 de Julho de 2020, no Cinema S.Jorge, em Lisboa, aprovou a Resolução: "LUTAR CONTRA A EXPLORAÇÃO, PELA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES, POR UM PORTUGAL COM…
11, julho 2020

Pastor Milton Ribeiro é o novo ministro da Educação do Brasil

em Mundo

por Filipe Sousa

Paulo Saldaña e Ricardo Della Coletta e Gustavo Uribe - 10/07/2020   Bolsonaro nomeia pastor Milton Ribeiro, ligado ao Mackenzie, para comandar o MEC. Indicação partiu de Jorge de Oliveira, ministro-chefe da Secretaria Geral da…
11, julho 2020

Brasil chega a 70.398 óbitos por Covid-19 com 1.214 mortes em 24h

em Mundo

por Brasil24/7

Nas últimas 24 horas, mais 45.048 pacientes foram diagnosticados com a doença e 1.214 óbitos foram registrados     247 - Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), aponta que nesta sexta-feira (10)…
11, julho 2020

Bolsonaro anuncia professor e pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Folhapress / Futura Press Após semanas de indefinição, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) o quarto nome a ocupar o cargo de ministro da Educação: o do pastor e professor Milton Ribeiro.…
11, julho 2020

Sem privacidade nem descanso. Em Hong Kong, 400 mil mulheres são obrigadas a viver com o patrão

em Mundo

por MC in ZAP

ArtHouse Studio / Pexels   Em Hong Kong, cerca de 400 mil mulheres que arranjam emprego como governantas são forçadas a viver com os seus empregadores. A maioria não tem descanso nem privacidade – e…
11, julho 2020

“Ultra Simplex.” Procedimentos podem ser decididos por videoconferência

em Portugal

por ZAP in ZAP

António Pedro Santos / Lusa   Um novo programa “ultrasimplificado” vai permitir maior rapidez em procedimentos administrativos obrigatórios da administração central e local.   Esta sexta-feira, o Governo apresentou um programa “ultrasimplificado” para permitir maior…
11, julho 2020

Super juiz do Tribunal de Menores denunciado por dona de casa de prostituição fala em “cabala feminista”

em Portugal

por ZAP in ZAP

Piotr Adamowicz / Canva   A promotora de uma petição que defende a legalização da prostituição, em Portugal, e que é dona de uma casa onde se prestam serviços sexuais, terá revelado ao Ministério Público…
10, julho 2020

Trabalhadores da CP em greve nacional no dia 24 de julho

em Portugal

por Lusa in ZAP

Giacomo Giugiaro / Flickr   Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP cumprem dia 24 de julho uma greve nacional, exigindo a retirada da proposta de regulamento de carreiras apresentada pela empresa.   Os…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate