• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • O coronavirus a dizimar Faculdades e Universidades. Por Yves Smith
  • franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'
  • Mundo

O coronavirus a dizimar Faculdades e Universidades. Por Yves Smith

 

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Yves Smith_ Susan Webber 

Por Yves Smith

Publicado por naked capitalism Yves smith em 12/05/2020 (original aqui )

 

“Dizimar” pode ser uma previsão demasiado caritativa para as instituições de ensino superior americanas, uma vez que a palavra teve origem na prática do exército romano de matar um homem em cada dez. O Coronavírus está a atingir praticamente todos os aspetos negativos dos seus modelos de atividade ao mesmo tempo.

Vamos enumerá-los:

Dependência/preferência por estudantes estrangeiros, muitas vezes não pelas suas realizações, mas pela sua capacidade para pagar propinas completas e até mesmo encargos adicionais. Os estudantes chineses representavam um terço do total. A partir de 2019, o número de matrículas já estava em queda.

125 Universidade declinio Coronavirus a dizimar faculdades e universidades 1

Mas a contribuição dos estudantes chineses para as receitas não é proporcional ao seu número. Do New York Times, em Março:

As universidades dos países de língua inglesa, especialmente da Grã-Bretanha, Austrália e Estados Unidos, estão cada vez mais dependentes das propinas dos estudantes chineses, um modelo de negócio que o vírus pode desmantelar.

Com o adiamento dos exames de qualificação, a proibição de viagens e o aumento do mal-estar dos estudantes chineses e dos seus pais face à atitude permissiva do Ocidente para com a saúde pública, as matrículas poderão cair nos próximos anos, afirmam os especialistas, deixando potencialmente os países com buracos multibilionários nos orçamentos das suas universidades.

 

Os estudantes estrangeiros ficaram consternados com a forma como as escolas americanas fecharam abruptamente e em pouco ou nada os ajudaram a regressar a casa.

Os preços dispararam o que levou mais estudantes a questionar a faculdade ou a optarem por diplomas “práticos”. Tal como no caso das hipotecas, o acesso ao endividamento conduziu a preços mais elevados no ensino universitário. E com as condições do endividamento estudantil tão draconianas, cada vez mais estudantes estão a avançar para opções de ensino mais baratas: indo para escolas mais baratas ou concentrando-se em programas que ensinam competências práticas mais difíceis que, espera-se, se traduzam em valor de mercado.

Estruturas administrativas sobredimensionadas e instalações de luxo. Os parasitas dos MBA colonizaram as universidades, com a justificação, muitas vezes, de que aumentam a angariação de fundos. Com que objetivo? Para se fazerem pagar melhor, para criar possibilidades de os novos edifícios ostentarem o nome dos doadores, e para justificar elevados encargos através de residências de luxo para estudantes. Aparentemente, os ginásios luxuosos são comuns.

Todos esses edifícios caros se tornaram financeiramente um grande peso. E agora temos o impacto do coronavírus.

Contencioso sobre a terminação da instrução no campus. Esta é, provavelmente, a menor das suas preocupações. Os queixosos estão a pedir reembolsos pela degradação do produto educativo. As escolas argumentam muito explicitamente que não estão nesta atividade para formar mas sim para conferir credenciais, e são elas as únicas que determinam o que é adequado para lhes entregarem um diploma. Há precedentes que apoiam os argumentos das universidades, embora com factos menos negativos do que estes.

A probabilidade de retomar as aulas no campus é baixa neste Outono. Os meus colegas com contactos entre administradores universitários dizem que ninguém faz ideia de como tornar as residências estudantis seguras se o coronavírus ainda estiver à solta. Isto tem muitas implicações negativas.

Porque é que os estudantes e/ou os seus pais devem estar dispostos a pagar preços tão elevados por um produto degradado? Eles não vão ter nenhuma interação com os professores. Para as aulas de ciências e engenharia, eles não terão trabalho de laboratório. Não vão conseguir fazer ligações e conhecer potenciais colegas. Não receberão dicas de outros alunos sobre estratégias de carreira e de emprego de verão. Não vão poder participar em atividades extracurriculares, o que é uma forma de baixo risco para aprenderem a trabalhar com outras pessoas. Não aprenderão a crescer num ambiente algo protegido.

Existe a possibilidade muito real de os empregadores reduzirem o valor dos diplomas conferidos durante os anos da peste.

É difícil ver como as faculdades e universidades podem escapar à redução das propinas, exceto talvez as mais elitistas. Não consigo ver nenhuma escola que não sejam da elite que consiga manter os seus custos de inscrição sem estarem sujeitas a uma grande quebra no número de matriculados. E com eles a administrarem as aulas à distância, o custo da entrega baixou. E isso é antes de ver os alunos adiar ou abandonar os cursos devido ao estado horrível da economia.

E o que acontece com os orçamentos universitários devido à perda de receitas por alojamento e alimentação?

Há escolas que já estão a analisar prováveis baixas de rating. A Standard & Poors já incluiu uma longa lista de instituições de ensino superior na sua lista negativa de observação. Tenha em mente que as agências de notação S&P e Moody’s não tendem a descer os níveis de rating sem que o Senhor Mercado já tenha colocado a negociação de obrigações a um nível de rating mais baixo. A partir de uma acção de notação de 30 de Abril:

As faculdades e universidades públicas e privadas afetadas por estas ações incluem principalmente as que têm notações mais baixas (categoria “BBB” e inferiores), mas também as entidades que, na nossa opinião, têm menos flexibilidade holística (tanto do ponto de vista da posição de mercado como do ponto de vista financeiro) no seu atual nível de notação…

Excertos da mudança de notação:

125 Universidade declinio Coronavirus a dizimar faculdades e universidades 2

125 Universidade declinio Coronavirus a dizimar faculdades e universidades 3

 

Embora as perspetivas da S&P Global Ratings sobre o sector do ensino superior sem fins lucrativos nos EUA sejam negativas há já três anos consecutivos, pensamos que a pandemia COVID-19 e os impactos económicos e financeiros conexos exacerbam as pressões que já se faziam sentir nas faculdades e universidades. O impacto financeiro nas instituições devido à perda de receitas auxiliares provenientes das taxas de habitação e de refeições e das taxas de estacionamento; bem como as receitas provenientes do atletismo, do teatro e de outros eventos, é fundamental para muitas delas. Para as escolas com sistemas de cuidados de saúde, a perda de receitas provenientes de procedimentos cirúrgicos eletivos cancelados poderá também ser significativa. A lei CARES, recentemente aprovada, proporcionará algum alívio orçamental às instituições de ensino superior; no entanto, apesar desta ajuda, esperamos ver orçamentos de funcionamento em grande tensão, cujo âmbito será, em última análise, determinado pela magnitude das receitas perdidas, pela duração da pandemia, pelo modo de ensino do Outono de 2020 e pelos números finais das matrículas.

As faculdades e universidades reagiram rapidamente aos desafios colocados pela pandemia. Mudaram as aulas presenciais para aulas à distância para cumprir as regras de distância social, ajustaram as políticas de admissão para se adaptarem às interrupções nos exames do ensino secundário e suspenderam as conferências académicas e as viagens. Ao mesmo tempo, muitas implementaram cortes nas despesas materiais, incluindo o adiamento de despesas de capital, e a imposição de licenças e despedimentos, em alguns casos, com planos para continuar a aumentar a contenção de custos em vários cenários de queda. Muitas faculdades e universidades revelaram estimativas de défices orçamentais para 2020, apesar da inclusão dos fundos de incentivo CARES. Esperamos que as faculdades e universidades que classificamos enfrentem um nível de stress operacional sem precedentes e uma liquidez restringida, o que agravará quanto mais tempo e mais profundamente durar a pandemia.

 

É bizarro ver a S&P retratar programas desportivos como uma mais-valia financeira; os programas de futebol universitário são, de facto, perdedores de dinheiro e duvido que os programas de basquetebol sejam suficientes para trazer os desportos universitários para o preto.

Também não está claro quanto de mais ajuda é que o governo federal estará disposto a dar. Embora os critérios dos congressistas  estejam sob pressão para ajudar as instituições no seu distrito, o lado negativo é que os republicanos sabem bem que as instituições de ensino superior são uma província do Partido Democrata, por isso não estarão no topo da sua lista de prioridades de salvamento.

Esta posição da S&P parece estar muito atrás da curva, como se a S&P falasse com demasiados tipos de Wall Street que estão a apostar numa recuperação em forma de V:

Muitas das faculdades e universidades que classificamos têm alguma margem de manobra para absorver os impactos associados à COVID-19 nas suas notações de crédito atuais, uma vez que acumularam reservas ao longo dos últimos anos, possuem balanços sólidos e têm níveis de endividamento relativamente baixos. No entanto, as faculdades e universidades enfrentarão uma pressão à baixa intensa sobre as suas notações atuais, dependendo da medida em que as perturbações económicas associadas à COVID-19 persistirem. Se as restrições globais às viagens forem prolongadas ou se a recessão iminente diminuir os meios financeiros dos estudantes estrangeiros, alguns poderão optar por estudar ou trabalhar nos seus países de origem. Na nossa opinião, uma queda em 2020 com um número significativamente menor de estudantes internacionais, bem como uma diminuição das matrículas a nível interno em geral, causarão graves pressões operacionais. Ao mesmo tempo, a maioria das faculdades e universidades dos EUA depende de dotações e da angariação de fundos para uma parte significativa das receitas, e a diminuição do desempenho do investimento e dos valores de mercado das dotações, juntamente com resultados mais fracos na angariação de fundos, poderá afetar negativamente as métricas de crédito durante o período de perspetivas.

 

Sugiro vivamente que olhem para a lista. Verá muitos nomes conhecidos. Em particular, os do grupo inferior, que já tinham uma perspetiva negativa antes do coronavírus, são os mais expostos à baixa de rating. Curiosamente, a Northwestern, que passou muito cedo para o modelo “fundo de cobertura com uma universidade anexa” e tem uma classificação AAA, está nesse grupo. Será que tiveram uma explosão ainda maior do que o normal na sua carteira de ativos?

Escusado será dizer que isto não é uma leitura alegre. Enquanto as universidades se preparam para uma grande queda, muitas pessoas que não tiveram nada a ver com as más políticas serão atingidas.

 

_________________________

A autora: Ives Smith, pseudónimo de Susan Webber, é diretora da Aurora Advisors, Inc., detentora do blog Naked Capitalism, um site muito bem classificado e admirado, focado na economia e finanças. Com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolveu estratégia de banco de investimentos para a McKinsey & Company, desempenhou um papel em aquisições e aquisições alavancadas na Goldman Sachs, e estabeleceu um departamento de fusões e aquisições com sede em Nova York para o Sumitomo Bank. Mais recentemente, fundou a Aurora Advisors Inc., uma empresa de consultoria de gestão sediada em Nova Iorque. As observações abrangentes de Smith sobre o cenário financeiro foram publicadas no Christian Science Monitor, New York Times e Slate. Ela também é autora do ECONned, publicado em 2010, no qual ela “dá a cara pelo papel que economistas e formuladores de políticas tiveram ao possibilitar a ganância e os erros de Wall Street”, segundo o professor de economia da NYU Nouriel Roubini.

 

     

Ver original em 'A viagem dos Argonautas' na seguinte ligação:

https://aviagemdosargonautas.net/2020/05/28/a-universidade-em-declinio-a-alta-frequencia-o-coronavirus-a-dizimar-faculdades-e-universidades-por-yves-smith/

Artigos relacionados

Setúbal exige requalificação urgente da Secundária du Bocage
Setúbal exige requalificação urgente da Secundária du Bocage O Município sadino e a comunidade educativa alertam para o «elevado estado de degradação» da Escola Secundária du Boca... 88 views Fri, 03 Jul 2020, 01:26:22
Já eles estão preparados para falar sobre tudo
Já eles estão preparados para falar sobre tudo «Seja pela idade avançada, seja pela falta de preparação técnica, os professores não estão preparados para ensin... 84 views Thu, 02 Jul 2020, 01:49:14
Parlamento chumbou reforço de pessoal auxiliar nas escolas
Parlamento chumbou reforço de pessoal auxiliar nas escolas Depois de terem chumbado a diminuição do número de alunos por turma, por não quererem contratar mais professores –... 49 views Wed, 01 Jul 2020, 01:09:26
Acabou, finalmente!
Acabou, finalmente! Acabaram as aulas, presenciais e não presenciais daquele que já é o terceiro período mais longo de que há memória.... 24 views Sat, 27 Jun 2020, 22:13:57
B-learning ou barata tonta?
B-learning ou barata tonta? Que dizer da ofensiva do eduquês de direita, capitaneado por Joaquim Azevedo, em prol do b-learning, e do seu desl... 124 views Fri, 26 Jun 2020, 01:26:24
Amianto vai ser retirado de 578 escolas. Quercus diz que não chega par...
Amianto vai ser retirado de 578 escolas. Quercus diz que não chega par...  A lista das escolas onde o amianto vai ser retirado, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e ser... 33 views Fri, 26 Jun 2020, 00:32:44

Educação

  • Criado em .
  • Visualizações: 41

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, julho 2020

Jair Bolsonaro diz que está com sintomas de Covid-19

em Mundo

por Filipe Sousa

Filipe Sousa - 06/07/2020     A CNN Brasil noticiou que foi o próprio presidente brasileiro que confirmou a informação e que está a tomar hidroxicloroquina. Jair Bolsonaro cancelou a agenda presidencial para o resto…
07, julho 2020

Impedir a reprivatização da Efacec

em Portugal

por AbrilAbril

A indústria transformadora continua a ser o esteio das economias mais desenvolvidas, seja a nível europeu ou mundial, como atesta a realidade económica dos últimos 150 anos. Créditos / NTech News A constatação levou o…
07, julho 2020

Mensagem aos leitores de Hong Kong

em Mundo

por resistir.info

– Como vendemos a União Soviética e a Checoslováquia por sacos de plástico por Andre Vltchek Esta foi uma história que, durante meses, quis partilhar com os jovens leitores de Hong Kong. Parece-me ser agora…
07, julho 2020

MISTÉRIO. Mulher desaparecida há mais uma semana depois de receber herança

em Cascais

por CASCAIS24

Por Valdemar Pinheiro 06 julho 2020 Uma mulher, na casa dos 60 anos, alegadamente "bafejada" por uma herança familiar, está dada como desaparecida em Cascais desde há oito dias, em circunstâncias que as autoridades estão…
07, julho 2020

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

em Mundo

por ZAP in ZAP

Massimo Percossi / EPA   O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de…
07, julho 2020

Na morte de Custódia Chibante

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

Maria Custódia Chibante, resistente antifascista do Couço e ex-presa política, morreu quinta-feira, dia 2 de Julho. Natural do Couço, concelho de Coruche, era filha de uma camponesa e um pedreiro, não conseguindo cumprir o seu…
07, julho 2020

Sem política nacional de enfrentamento, Brasil chega a 65.487 óbitos pela Covid

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - O Brasil registrou nesta segunda-feira mais 620 óbitos em decorrência da Covid-19, atingindo um total de 65.487 mortes relacionadas à doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde. O…
07, julho 2020

EUA: instabilidade política e o retorno da Guerra Fria

em Mundo

por Leonardo Igor

  Desde o início de seu governo, Donald Trump tem sido caracterizado por uma série de elementos de instabilidade e ingovernabilidade: não apenas o impeachment, mas as mudanças permanentes em seu gabinete, sua disputa com…
07, julho 2020

Com quase 700 mil casos de Covid-19, Índia é o 3º país mais afetado do mundo

em Mundo

por Brasil24/7

  Reuters - A Índia ultrapassou a Rússia ao atingir o número de 700 mil casos do novo coronavírus, o terceiro maior do mundo, de acordo com os dados mais recentes, e o surto não…
07, julho 2020

Os doutores Salgado e Mexia: fantasmas de um flirt passado do ISEG

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Diogo Martins)

 A última semana trouxe a debate a crescente ingerência do dinheiro das grandes empresas privadas na universidade pública. O tema veio a discussão na sequência de uma notícia na revista Sábado, que dava nota da…
07, julho 2020

Crescimento “preocupante” de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a “culpa” pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) 12019 / Pixabay   O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida “preocupante”. Muitas destas novas…
07, julho 2020

Agência de rating espanhola baixa perspetiva de Portugal de “estável” para “negativa”

em Portugal

por Lusa in ZAP

(Comentário: E anda o Primeiro Ministro de Portugal a falar castelhano...Com 'amigos' destes! Ou será que há espanhóis a prepararem-se para comprar o que resta da indústria lusa a preço de saldos?) (dr) Museu do…
07, julho 2020

A política económica reacionária e perigosa de Emmanuel Macron. Por Romaric Godin

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Francisco Tavares  Por Romaric Godin Publicado por  em 1 de julho de 2019 (ver aqui)   Com ou sem remodelação, o curso da política económica do final do quinquénio já está…
07, julho 2020

Aprender menos e ter melhores notas

em Portugal

por António Duarte

Os professores do ensino superior alertaram esta segunda-feira para o risco de os alunos que este ano fazem os exames nacionais terem melhores resultados, mas estarem pior preparados para frequentar as universidades e institutos politécnicos. No arranque…
07, julho 2020

PIRATARIA EM LONDRES COM O OURO DA VENEZUELA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-06 Gabriela Kuenhle*, America Latina en Movimiento/O Lado Oculto O direito nacional e internacional deixou de contar. O actual espectáculo legal montado no Tribunal de Comércio de Londres sobre as reservas de 30 toneladas de…
07, julho 2020

Governo autoriza pagamento aos bombeiros e liberta verba de quatro milhões

em Portugal

por ZAP in ZAP

Nuno André Ferreira / Lusa   O Governo anunciou, esta segunda-feira à tarde, que foi libertada a verba necessária para que a ANEPC possa cumprir as suas obrigações para com os bombeiros que integram o…
07, julho 2020

Portugal Temido | Contagem decrescente?

em Portugal

por Página Global

    Júlio Machado Vaz* | Jornal de Notícias | opinião Se o primeiro-ministro puxou as orelhas à ministra da Saúde, teria certamente razão". A candura menineira e risonha de Marta Temido enternece. Há nela…
07, julho 2020

Mais de 100 bispos em todo o mundo assinam manifesto contra os abusos das empresas na era Covid

em Mundo

por Rute Coelho

06/07/2020   No documento, os líderes católicos mundiais dizem que as empresas “irresponsáveis são cúmplices de atos de violência e sofrimento” e apelam a que os Estados “ponham termo a esta situação” O manifesto assinado…
07, julho 2020

Espanha dá passo atrás: Restringe 200 mil pessoas na Catalunha e 70 mil na Galiza

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) OrnaW / Pixabay   O governo da Catalunha ordenou, este sábado, um novo confinamento de uma zona com 200.000 habitantes, nas proximidades de Mérida, no nordeste espanhol. Com a identificação de um novo surto…
07, julho 2020

Trump diz que 99% dos casos de covid-19 são “inofensivos”. FDA recusa-se a apoiar a afirmação

em Mundo

por ZAP in ZAP

O chefe da autoridade do medicamento norte-americana, FDA – Food and Drug Administration, Stephen Hahn, recusou-se a apoiar a alegação do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, de que 99% dos casos de covid-19…
07, julho 2020

Em 2019, procurador dos EUA revelou relacionamento clandestino e ilícito com Lava Jato

em Mundo

por Brasil24/7

  Em entrevista ao jornal Estadão em 11 de maio de 2019, o procurador do Departamento de Justiça dos EUA Daniel Kahn, chefe da área de investigação de corrupção fora dos EUA, revelou a existência…
07, julho 2020

Mais seis mortos e 232 casos de covid-19 em Portugal

em Portugal

por Página Global

    Portugal regista, esta segunda-feira, mais seis mortos associados à covid-19 e 232 novos casos de infeção, 195 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há mais 149 doentes recuperados.  …

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate