O ponto de não retorno será repentino

por Michael Hudson
entrevistado por The Saker
Cartoon de Pluma y Fusil. Sempre tive por Michael Hudson a maior estima. Não apenas o considero como o meu economista favorito nos EUA, mas também sei que ele é um ser humano generoso. Ele manifestou essa generosidade novamente quando concordou em responder a algumas perguntas muito básicas que um não-economista como eu faria. Estou profundamente grato a Michael por ter tempo para me responder!
The Saker

The Saker: Suponho que, como qualquer outro sistema, a economia e o sistema financeiro dos EUA e, em geral, do Ocidente venham a ser penalizados, mas deve haver um "ponto de não retorno", após o qual todo o sistema se desmorona como um castelo de cartas. Minha primeira pergunta é dupla: a) o que seria esse "ponto de não retorno" e se acha que já (ou em breve) o atingimos? b) Quais seriam os sinais de que esse "ponto de não retorno" foi alcançado (ou está prestes a ser alcançado)?

Michael Hudson: O "ponto de não retorno" chegaria quando a Reserva Federal e o governo deixassem de resgatar (bailing out) os banqueiros e os mercados de acções e títulos e deixassem o preço real dos activos entrar em colapso no "mercado livre", para reflectir a contracção da economia "real". Nessa altura haveria uma liquidação ao desbarato sem a promessa de a Reserva Federal ser o comprador de último recurso.

O problema é que a economia nunca conseguiu recuperar da Depressão de Obama (resultante da sua recusa em cancelar as dívidas das hipotecas-lixo para com as principais instituições financeiras), na medida em que elas mantêm nos registos os encargos das dívidas actuais. Mas o comentário de Sheila Bair ainda se aplica: "É tudo sobre os possuidores de títulos".

Assim, não espero para breve um "ponto de não retorno". Mas quando finalmente ocorrer ele será repentino – tal como em todas as bancarrotas. Isso pode ser desencadeado por um banco ou por um especulador que fez uma má aquisição e é incapaz de pagá-la, tal como aconteceu com a agência da AIG em Londres em 2008.

Dito isto, quem acreditaria que o mercado de acções continuaria a subir enquanto a economia "real" subjacente estava a contrair-se drasticamente? Obviamente, houve uma dissociação entre os dois sectores da economia: o sector financeiro, de seguros e imobiliário (FIRE) e o sector da economia da produção e do consumo.

Penso que a Reserva Federal permitirá que os grandes iniciados dentro do sistema vendam tudo (e até que façam uma fortuna com a venda de acções e títulos a descoberto) antes de fechar o negócio (pull the plug). O segredo está em que o colapso da economia deve ser gerido como uma oportunidade de ganhos para os grandes bancos e especuladores financeiros.

The Saker: Há por aí muita conversa sobre as grandes corporações, mas quero perguntar-lhe acerca dos "pequenos" (como eu e a maioria de nossos leitores): o que podemos fazer para nos prepararmos para um possível colapso económico e financeiro? Por exemplo, considera que o nosso dinheiro está seguro nos bancos de depósitos garantido pelo Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC)? Ou teremos umas "férias bancárias" ou até uma "corrida aos bancos" em grande escala como aconteceu na Argentina? Deveríamos retirar as nossas poupanças e guardar o papel-moeda? Ou até obter ouro/prata? O que recomenda para os "pequenos"?

Michael Hudson: Depósitos garantidos pelo FDIC são seguros. Eles não os vão deixar cair, porque isso acabaria com o sistema bancário. Não haverá uma corrida ao estilo argentino, porque a dívida externa argentina é denominada em dólares, que eles não podem imprimir. Mas a dívida dos EUA é denominada na sua própria divisa, que a Reserva Federal e o Tesouro podem criar à vontade.

O mercado de acções irá ziguezagueando aproximadamente na faixa actual, até que o mergulho seja permitido. O investimento mais seguro é em títulos do Tesouro dos EUA. O ouro também é bom, mas o problema é como mantê-lo livre de roubo. Tal como a moeda, ele pode ser roubada.

Para os pequenos investidores, o melhor objectivo para se protegerem e ficarem (e permanecerem) sem dívidas, garantir a sua casa e o seu sustento daquilo que pode ser um plano de austeridade do tipo o Terceiro Mundo, estilo FMI, resultante de bancarrotas estatais e locais. (Evitar comprar títulos estatais e locais isentos de impostos.)

The Saker: Quão má é, na sua opinião, a actual crise em termos financeiros/económicos? Alguns dizem que será (ou já é) pior do que a de 2008, 11/Set ou mesmo a Grande Depressão. Concorda e, se não, por quê?

Michael Hudson: A depressão actual é a pior desde a década de 1930. Haverá uma nova onda de execuções de hipotecas, tanto em imóveis comerciais quanto residenciais. O problema não será meramente as hipotecas lixo sobre activos desvalorizados, mas a perda de rendimento de lojas, outros espaços comerciais e residências que pagam rendas.

Estamos no final da alta de 75 anos começada em 1945, quando a guerra terminou com poucas dívidas no sector privado e abundantes poupanças. Agora, a situação foi revertida: uma pesada sobrecarga de dívida, com poucas poupanças da maior parte da população. O crescimento do excedente económico agora é gasto quase inteiramente no serviço da dívida, em outros encargos financeiros e em pagamentos rentistas ao sector FIRE. O capitalismo rentista substituiu o capitalismo industrial.

The Saker: Muitas pessoas (e corporações) estão a perder milhões e até milhares de milhões. Mas outras estão a ter grande êxito (Amazon?). Na sua opinião, quem mais beneficia com esta crise e como?

Michael Hudson: Financeiros e políticos do sistema serão beneficiados pela crise, juntamente com os monopolistas. O resto da economia perderá – mas as fortunas mais rápidas muitas vezes são obtidas numa crise. Como observou Adam Smith, os lucros geralmente são mais altos nos países que se arruínam mais rapidamente. Mas desta vez não são os lucros que são a chave dessas riquezas, mas os "ganhos de capital" de activos financeiros inflacionados.

Em suma, o jogo financeiro tem sido manipulado pelos iniciados políticos do sistema e pelos seus financiadores. A sua escala de tempo é o curto prazo.

01/Maio/2020
Original encontra-se em thesaker.is/...

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Ver original em 'RESISTIR.INFO' na seguinte ligação:

https://resistir.info/crise/hudson_01mai20.html

Artigos relacionados

 A crise económica de 2020: Pobreza global, desemprego e desespero
A crise económica de 2020: Pobreza global, desemprego e desespero por Michel Chossudovsky  Estamos indubitavelmente a viver uma das mais graves crises económicas e sociais da his... 139 views Fri, 10 Jul 2020, 00:39:56
O veto de Marcelo ou 4 meses de indignidade!
O veto de Marcelo ou 4 meses de indignidade! 27 JUNHO 2020Há mais de 4 meses (!) que a pandemia da covid-19 mandou para casa com enormes qu... 73 views Sun, 28 Jun 2020, 22:41:01
Associação de restaurantes diz que veto do PR pode levar a 150 mil des...
Associação de restaurantes diz que veto do PR pode levar a 150 mil des... 23/06/2020 A Associação Nacional de Restaurantes (PRO.VAR) considerou hoje que o ve... 83 views Wed, 24 Jun 2020, 14:12:38
O COLAPSO JÁ OCORREU...E O QUE VEM, DEPOIS?
O COLAPSO JÁ OCORREU...E O QUE VEM, DEPOIS? «Come mothers and fathers throughout the land And don't criticize what you can't understand Your sons and your... 48 views Tue, 23 Jun 2020, 01:13:17
[Manlio Dinucci] NÃO HÁ SOBERANIA ECONÓMICA SE NÃO EXISTIR SOBERANIA P...
[Manlio Dinucci] NÃO HÁ SOBERANIA ECONÓMICA SE NÃO EXISTIR SOBERANIA P...                                  &n... 102 views Fri, 12 Jun 2020, 16:04:43
Como Reserva Federal dos EUA poderia colapsar sistema financeiro mundi...
Como Reserva Federal dos EUA poderia colapsar sistema financeiro mundi... © AP Photo / Andrew HarnikPara apoiar a economia após a pandemia, a Reserva Federal dos EUA (FED, na sigla ... 78 views Mon, 08 Jun 2020, 23:53:03

Crise 2020

  • Criado em .
  • Visualizações: 391

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
12, julho 2020

Cascais já tem um candidato a candidato

em Cascais

por Administração web

Parece confirmar-se a intenção do PS em candidatar o ex-ministro da Saúde demitido do anterior governo  que surge agora na comunicação social como previsível candidato. Disponibilidade do próprio existe...    
12, julho 2020

Autoridade Marítima de Cascais resgata com sucesso passageiro com suspeita de AVC em embarcação turística

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Momento em que o passageiro era evacuado pela tripulação da SR32 da Estação Salva Vidas de Cascais Por Valdemar Pinheiro 12 julho 2020 Um passageiro de uma embarcação marítimo turística de Cascais, com suspeita…
12, julho 2020

Distanciamento na sala de aula, missão impossível

em Portugal

por António Duarte

Sem desdobramento de turmas ou turmas reduzidas, o distanciamento físico dos alunos na generalidade das salas de aula portuguesas é uma missão impossível. E o problema maior nem está nas áreas das salas – espalhando…
12, julho 2020

RIXA. Jovens feridos na praia do Tamariz

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 12 julho 2020 Dois jovens ficaram feridos ao serem golpeados com armas brancas durante uma rixa, que envolveu cerca de 20 indivíduos, e levou o pânico a banhistas, este sábado, ao final…
12, julho 2020

ONDE PÁRA D. FRANCISCA? Mulher com alzheimer desaparecida há mais de 24 horas depois de alta do Hospital de Cascais

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Valdemar Pinheiro 12 julho 2020 Uma mulher, Francisca do Nascimento Rosário Fernandes, 66 anos, que sofre de alzheimer e de problemas respiratórios, está dada como desaparecida pela família e amigos desde este sábado,…
12, julho 2020

EUA | E se Trump se recusar a deixar o cargo?

em Mundo

por Página Global

    A pouco mais de quatro meses de vista das eleições presidenciais, com a pandemia da covid-19 no auge e o rescaldo do movimento “Black Lives Matter”, vários são os cenários que já começam…
12, julho 2020

Chega “indica” Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

em Portugal

por Lusa in ZAP

(Comentário: A iniciativa de um deputado que se destaca pela sua sistemática ausência da Assembleia da República não seria digna de nota não fora a confirmação da proximidade de uma destacada figura da Justiça portuguesa…
12, julho 2020

"A ciência fez uma viragem para o obscurantismo" -- Richard Horton

em Mundo

por Página Global

    MPR Há alguns anos o doutor Richard Horton, editor chefe de revista de medicina The Lancet, cometeu um verdadeiro sacrilégio ao pôr em dúvida a validade de uma boa parte das investigações científicas. Escreveu isso…
12, julho 2020

UM PAÍS EM RUÍNA, À BEIRA-MAR PLANTADO...

em Cascais

por Manuel Banet, ele próprio

                                Quase todos os dias percorro a pé várias centenas de metros que separam minha casa do apeadeiro de S.…
12, julho 2020

Trump ameaça: "algo vai acontecer com a Venezuela" e EUA estarão "muito envolvidos"

em Mundo

por Brasil24/7

"Algo vai acontecer com a Venezuela, isso é tudo que posso lhe dizer, algo vai acontecer", diss eo presidente dos EUa, Donald Trump.Declarações de foram feitas após reunião com militares do Comando Sul dos EUA…
12, julho 2020

Médicos franceses pedem mais respeito ao uso da máscara

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / CHARLES PLATIAU Um grupo de 14 médicos da França pediu neste sábado (11) o estabelecimento de medidas mais duras para o uso de máscaras, em meio a receios de um novo aumento…
11, julho 2020

Diáspora da Guiné-Bissau reúne centenas em Lisboa para denunciar situação no país

em Portugal

por Lucas Rohan

11/07/2020   Cerca de cinco centenas de cidadãos guineenses a viver em Portugal participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar a atual situação política na Guiné-Bissau e para pedir o respeito pela Constituição e…
11, julho 2020

PRÉ-HISTÓRIA DA COVID-19 NOS ESGOTOS DE BARCELONA

em Mundo

por in 'O Lado Oculto'

2020-07-11 Cientistas da Universidade de Barcelona detectaram genomas do novo coronavírus SARS-CoV-2 nos esgotos da cidade no dia 12 de Março de 2019, isto é, nove meses e meio antes da declaração das autoridades chinesas…
11, julho 2020

Esquerda latino-americana quer participação de Portugal e tenciona convidar António Guterres

em Mundo

por Lucas Rohan

11/07/2020   O Grupo de Puebla, fórum latino-americano que reúne líderes da esquerda de 17 países, pretende incluir Portugal para ganhar projeção ibero-americana e tenciona convidar António Guterres para impulsionar uma agenda progressista numa região…
11, julho 2020

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa   As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino.…
11, julho 2020

De que serve a Bondade - Bertolt Brecht

em Mundo

por Voar Fora da Asa

De que serve a Bondade   1   De que serve a bondadeQuando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidosAqueles para quem foram bondosos? De que serve a liberdadeQuando os livres têm que viver…
11, julho 2020

Não, não vai correr bem

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Comentário ao artigo: O conhecido azedume do 'comentarismo' de MST parece ter emparelhado com as o feroz 'opinamento' de José Miguel Júdice contra ALGUNS ministros que, tanto um como o outro, afirmam querer ver arredados…
11, julho 2020

Um branqueador do fascismo no ISCTE

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Passou-me ao lado e ainda bem: pelos vistos a RTP2 deu tempo de antena a um professor do ISCTE, que acaba de publicar um livro sobre o Chega onde defende a tese esdrúxula de não…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha 143 mil euros no Santander

em Portugal

por Administração web

Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019. Reitor permitiu acumulação, mas anuncia…
11, julho 2020

Diretor da Nova SBE tem exclusividade mas ganha milhares no Santander

em Portugal

por Filipe Sousa

Fernanda Câncio - 10/07/2020   Direção da faculdade de Economia da Universidade Nova implica exclusividade mas Daniel Traça é administrador do Banco Santander, um dos mecenas da escola, tendo auferido 143 mil euros em 2019.…
11, julho 2020

CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE DAREM RESPOSTA – LVIII – UMA RECESSÃO COMO NENHUMA OUTRA, de JOHN MAULDIN

em Mundo

por joaompmachado in 'A Viagem dos Argonautas'

      A Recession Like No Other, por John Mauldin Mauldin Economics, 26 de Junho de 2020 Selecção e tradução de Júlio Marques Mota   A recessão provocada pelo Coronavirus Optando por não gastar…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate