• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Manobras estratégicas por trás da crise do Coronavírus

Manobras estratégicas por trás da crise do Coronavírus

                        home-header-2
Manlio Dinucci
 
 
À medida que a crise do Coronavírus paralisa sociedades inteiras, forças poderosas movem-se para tirar a máxima vantagem da situação.
· No dia seguinte - enquanto o exercício USA “Defensor da Europa 2020” prosseguia, com menos soldados, mas com mais bombardeiros nucleares - iniciou na Escócia, o exercício aeronaval NATO Joint Warrior com forças USA, britânicas, alemãs e outras, que durará até 10 de Abril, também com operações terrestres.
Entretanto, os países europeus da NATO são advertidos por Washington de que, apesar das perdas económicas provocadas pelo Coronavírus, devem continuar a aumentar os seus orçamentos militares para “manter a capacidade de se defender”, obviamente, da “agressão russa”.
Na conferência de Munique, em 15 de Fevereiro, o Secretário de Estado, Mike Pompeo, anunciou que os Estados Unidos solicitaram aos aliados para reservar outros 400 biliões de dólares para aumentar as despesas militares da NATO, que já ultrapassam bem mais de 1 trilião de dólares, anualmente.
A Itália deve, portanto, aumentar as suas despesas militares, que já subiram para mais de 26 biliões de euros por ano, ou mais do que o que o Parlamento autorizou destinar, precisamente, para a emergência Coronavírus (25 biliões). Assim, a NATO ganha terreno numa Europa largamente paralisada pelo vírus, onde os USA, hoje mais do que nunca, podem fazer o que querem.
Na conferência de Munique, Mike Pompeo, atacou violentamente não só a Rússia, mas também a China, acusando-a de usar a Huawei e outras empresas como “cavalo de Tróia dos serviços secretos”, ou seja, como ferramentas de espionagem. Deste modo, os Estados Unidos aumentam a sua pressão sobre os países europeus para que também quebrem os acordos económicos com a Rússia e com a China e fortaleçam as sanções contra a Rússia.
 
O que é que a Itália deveria fazer, se tivesse um governo que quisesse defender os nossos verdadeiros interesses nacionais?
Ø Antes de tudo, deveria recusar-se a aumentar a nossa despesa militar, avolumada artificialmente com a fake news da “agressão russa”, e submetê-la a uma revisão radical para reduzir o desperdício de dinheiro público em sistemas de armas como o caça americano F-35.
Ø Deveria suspender imediatamente as sanções contra a Rússia, desenvolvendo o intercâmbio ao máximo.
Ø Deveria aderir ao pedido - apresentado em 26 de Março à ONU, pela China, Rússia, Irão, Síria, Venezuela, Nicarágua, Cuba e Coreia do Norte - que as Nações Unidas pressionem Washington para abolir todas as sanções, particularmente prejudiciais no momento em que os países que sofrem com elas, estão afectados pelo coronavírus.
 
Da abolição das sanções ao Irão também resultariam vantagens económicas para a Itália, cuja troca com este país foi praticamente bloqueada pelas sanções USA. Estas e outras medidas dariam oxigénio, sobretudo, às pequenas e médias empresas sufocadas pelo encerramento forçado, disponibilizariam fundos para a emergência, especialmente, a favor das camadas mais desfavorecidas, sem, por isso, se endividarem.
O maior risco é sair da crise com o nó corrediço no pescoço de uma dívida externa, que poderia reduzir a Itália às condições da Grécia.
Mais poderosas do que as forças militares, aquelas que mantêm as alavancas das tomadas de decisão, mesmo no complexo industrial-militar, são as forças da grande finança internacional, que estão a usar a crise do Coronavírus para uma ofensiva global, com as armas de especulação mais sofisticadas. São elas que podem arruinar milhões de pequenos poupadores e que podem usar a dívida para se apoderarem de sectores económicos inteiros.
Decisivo nesta situação, é o exercício da soberania nacional, não a da retórica política, mas a que está consagrada na nossa Constituição, a verdadeira soberania que pertence ao povo.
 
Manlio Dinucci
il manifesto, 31 de Março de 2020
 
-------------------
 
COMMUNIQUÉ ON THE CONFERENCE OF 25 APRIL
 
 
 
 
 
 
 
 
DECLARAÇÃO DE FLORENÇA
Para uma frente internacional NATO EXIT, 
em todos os países europeus da NATO
 
 
Manlio DinucciGeógrafo e geopolitólogo. Livros mais recentes: Laboratorio di geografia, Zanichelli 2014 ; Diario di viaggio, Zanichelli 2017 ; L’arte della guerra / Annali della strategia Usa/Nato 1990-2016, Zambon 2016, Guerra Nucleare. Il Giorno Prima 2017; Diario di guerra Asterios Editores 2018; Premio internazionale per l'analisi geostrategica assegnato il 7 giugno 2019 dal Club dei giornalisti del Messico, A.C.
 
Tradutora: Maria Luísa de Vasconcellos 
Email: luisavasconcellos2012@gmail.com
 
 

Ver o original em 'Manuel Banet' (clique aqui)

Artigos relacionados

 O cerne da questão no Mar do Sul da China
O cerne da questão no Mar do Sul da China por Pepe Escobar [*] Quando os grupos de ataque dos porta-aviões Ronald Reagan e Nimitz se envolveram recentemente em... 27 views Mon, 03 Aug 2020, 01:35:53
RÚSSIA E CHINA DESCONGELARAM A GEOESTRATÉGIA
RÚSSIA E CHINA DESCONGELARAM A GEOESTRATÉGIA 2020-06-14 Do Extremo Ocidente ao Extremo Oriente, a Eurásia é um conceito geoeconómico e geopolít... 113 views Mon, 15 Jun 2020, 15:29:05
Correlação de forças na geopolítica mundial na atualidade
Correlação de forças na geopolítica mundial na atualidade     Nestes tempos de pandemia e de crise aguda do sistema capitalista, é sempre bom voltarmos ao tem... 81 views Sat, 06 Jun 2020, 13:58:40
China e EUA "à beira de uma nova Guerra Fria" -- Governo chinês
China e EUA "à beira de uma nova Guerra Fria" -- Governo chinês     Pequim, 24 mai 2020 (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou hoje que ... 144 views Sun, 24 May 2020, 11:21:08
A pandemia muda o equilíbrio geopolítico de oeste para leste
A pandemia muda o equilíbrio geopolítico de oeste para leste     Strategic Culture Foundation | editorial   Não está claro como o mundo acabará por transitar ... 141 views Thu, 21 May 2020, 14:50:54
TODOS OS IMPÉRIOS TÊM UM FIM
TODOS OS IMPÉRIOS TÊM UM FIM               Os impérios são governados por homens, por seres imperfeitos, sujeito... 130 views Wed, 20 May 2020, 01:50:31

Geoestratégia

  • Criado em .
  • Visualizações: 70

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, agosto 2020

O feminismo precisa do capitalismo como um peixe precisa de uma bicicleta

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

“Women vs Capitalism”, de Vicky Pryce, é um livro que oferece exatamente esse tipo de emoção barata. Nós conseguimos ver o que os liberais realmente querem, como eles querem, e como ambos diferem de propostas…
07, agosto 2020

O QUE TERÁ REALMENTE OCORRIDO NO PORTO DE BEIRUTE?

em Mundo

por Manuel Banet, ele próprio

                                                                     …
07, agosto 2020

Reestruturação da dívida da Argentina

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

A renegociação da dívida pública argentina, as tensões entre China e EUA, o decreto de prisão do ex-presidente da Colômbia e os efeitos ainda muito intensos da explosão no porto de Beirute estão entre os…
07, agosto 2020

A perda de biodiversidade pode estar a deixar-nos doentes

em Mundo

por ZAP in ZAP

Prawny / Pixabay   A perda de biodiversidade, nomeadamente microbiana, pode enfraquecer as nossas resistências e tornar-nos mais débeis ao longo do tempo.   Em 2050, espera-se que 70% da população do mundo viva em…
07, agosto 2020

Autoridade Marítima em Cascais resgata e assiste 8 pessoas em 4 dias

em Cascais

por CASCAIS24

Por VALDEMAR PINHEIRO 06 agosto 2020 Em apenas quatro dias, a Autoridade Marítima, em Cascais, resgatou e assistiu 8 pessoas em dificuldades, no mar e em terra.   Na Alameda da Guia duas ciclistas, uma…
07, agosto 2020

Outra Hiroshima aproxima-se — se não a travarmos já

em Mundo

por Página Global

Hiroshima e Nagasaki foram actos de assassínio em massa premeditados que deram início a uma arma de criminalidade intrínseca. Foram justificados por mentiras que constituem o fundamento da propaganda de guerra dos EUA no século…
07, agosto 2020

Investigação sobre o fim do “sonho americano”

em Mundo

por Página Global

    Dois economistas sondam o empobrecimento e depressão dos operários, na antiga potência industrial do mundo. Em sua tragédia, as ciladas da racionalidade neoliberal, num sistema em que a grande realização é o consumo…
07, agosto 2020

Irã cita Hiroshima e diz que Israel e EUA são ameaças nucleares para o Oriente Médio

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Vladimir Astapkovich O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse nesta quinta-feira (6) que os EUA e Israel representam uma ameaça nuclear para o Oriente Médio.  A declaração coincide com o 75º aniversário…
07, agosto 2020

Quem escolherá o próximo presidente dos EUA - o povo americano ou o Facebook?

em Mundo

por Página Global

    Os titãs das mídias sociais são mais poderosos que os políticos. Mas não precisava ser assim   Jonathan Freedland | Carta Maior     Na semana passada, em uma audiência no Congresso americano, foi…
07, agosto 2020

COVID19. Estoril Eden usa inteligência artificial para gerir relação com hóspedes

em Cascais

por CASCAIS24

COVID19 Por Agência 07 agosto 2020 Após reabrir no passado dia 15 de julho,  depois de uma paragem motivada pela necessidade de reorganização face à pandemia COVID19, o Hotel Estoril Eden implementou a solução de…
07, agosto 2020

100.000 vidas!

em Mundo

por Brasil24/7

  100.000 brasileiros como eu, como vocês, que tiveram esperança de não ser atacados pelo vírus, que achavam que sobreviveriam, que sairiam vivos dos hospitais, que reencontrariam seus familiares     Os números já parecem…
07, agosto 2020

Os mistérios da monstruosa explosão de Beirute

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="José Goulão"José Goulão

Uma calamidade como a provocada pela monstruosa explosão é, sem dúvida, uma maneira de contribuir para a ingovernabilidade do pequeno e flagelado país dos cedros. Beirute depois da explosão: centenas de mortos e desaparecidos, milhares…
07, agosto 2020

INVESTIGAÇÃO. Busca de "furões" da PSP de Cascais a moradia na Guia apanha pistola 9 m/m e 34 munições

em Cascais

por CASCAIS24

A pistola 9 m/m e as 34 munições confiscadas durante a busca Por Redação 07 agosto 2020 Uma busca a uma moradia, na Guia, realizada esta terça-feira, ao final da tarde, por agentes da Esquadra…
07, agosto 2020

Portugal | Fumo para os olhos

em Portugal

por Página Global

    Vítor Santos* | Jornal de Notícias | opinião   As consequências da covid-19, no país e no Mundo, esmagam a atualidade, estando, legitimamente, no topo das preocupações de todos, porque ninguém escapa às…
07, agosto 2020

Ministro da Defesa chinês pede aos EUA que evitem "movimentos perigosos"

em Mundo

por Página Global

    Pequim, 07 ago 2020 (Lusa) - O ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, pediu hoje ao homólogo norte-americano, Mark Esper, que "evite movimentos perigosos", que possam levar a uma escalada no Mar do…
07, agosto 2020

“Operação Momo”. PSP faz centenas de buscas devido a crimes através do MB Way

em Portugal

por ZAP in ZAP

Pedro Simões / Wikimedia   PSP está esta sexta-feira a levar a cabo 51 buscas em vários concelhos dos distritos de Setúbal, Santarém e Portalegre numa operação de combate “à criminalidade com recurso à aplicação…
07, agosto 2020

“Vacina deve ser um bem global de saúde pública”. OMS critica “nacionalismo de vacinas”

em Mundo

por Lusa in ZAP

unisgeneva / Flickr   A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o “nacionalismo de vacinas” para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo…
07, agosto 2020

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

em Mundo

por ZAP in ZAP

Jim Lo Scalzo / EPA   Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe…
07, agosto 2020

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

em Portugal

por ZAP in ZAP

Miguel A. Lopes / Lusa A mulher de Bruno Candé, Sali, durante a manifestação contra a morte do ator A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para…
07, agosto 2020

Vigília de trabalhadores dos CTT

em Portugal

por AbrilAbril

Os trabalhadores dos CTT dos Centros de Distribuição Postal de Santarém e de Rio Maior promovem esta sexta-feira à noite, em Santarém, uma vigília na Praça do Município. CréditosInácio Rosa / Agência LUSA A acção,…
07, agosto 2020

Isto, sim, é islamofobia a sério

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

Há três anos, “Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em tradução para português –, confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

    Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
    Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
    Gravação da reunião na Assembleia da República
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
  • Homicidal Cops Caught On Police Radio
    #TheJimmyDoreShow
    Homicidal Cops Caught On Police Radio
    42 219 visualizações
    •05/06/2020
    0
    0
    0
    0
    0
    0
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate