• Entrada
  • Artigos
  • Mundo
  • Europa lembra vítimas de atentados racistas

Europa lembra vítimas de atentados racistas

 
 
Apesar de eventos para lembrar o Dia Europeu em Homenagem às Vítimas do Terrorismo em todo o continente, muitos dos atingidos e seus familiares se sentem deixados sozinhos em sua dor.
 
Por toda a Europa, diversos eventos marcam nesta quarta-feira (11/03) o Dia Europeu de Homenagem às Vítimas de Terrorismo. Na França, onde nos últimos cinco anos mais de 250 morreram em ataques terroristas, o presidente Emmanuel Macron esteve à frente das celebrações que reuniram 900 vítimas e seus familiares em Paris.
 
Em Zwickau, no estado da Saxónia, o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, reuniu-se já na terça-feira com prefeitos de todo o país para falar sobre ódio e violência.
 
Muitas vítimas de ataques terroristas lutam por toda a vida com as consequências das atrocidades sofridas. Elas costumam se sentir decepcionadas com a postura da sociedade, um sentimento que mesmo um dia memorial pouco poderá mudar.
 
Como no caso de Đ Anh Lân, morto por três coqueteis molotov na noite de 22 de agosto de 1980. Ele tinha 18 anos quando fugiu do Vietname para a Alemanha, onde vivia num centro de refugiados em Hamburgo. Terroristas de extrema direita jogaram os dispositivos incendiários pela janela. Đ Anh Lân morreu de queimaduras dias depois, assim como seu vizinho, Nguyn Ngc Châu. "Fora estrangeiros!", escreveram os assassinos na fachada do abrigo de migrantes.
 
Nas estatísticas, esse dia marcou os primeiros assassinatos de cunho racista na República Federal da Alemanha. Passados 40 anos, a mãe, Đ Mui, luta até hoje com sua dor e para que seja construído um memorial em Hamburgo, oficial e aberto ao público, um local que dê visibilidade à dor. "Ninguém se importa", disse Đ Mui em entrevista ao jornal Die Zeit.
 
 
Assassinatos racistas
 
A Alemanha tem dificuldade de lidar com a cultura moderna de lembrança das vítimas do terrorismo. É claro que há uma memória viva, como agora após os assassinatos na cidade de Hanau, no estado de Hessen. Em 19 de fevereiro de 2020, um homem de 43 anos matou nove pessoas a tiro. As vítimas ou suas famílias eram imigrantes, o motivo: racismo. A cerimónia fúnebre contou com a presença do presidente Frank-Walter Steinmeier e da chanceler federal Angela Merkel.
 
Foi uma celebração digna. Mas as famílias das vítimas temem, em breve, serem novamente deixadas sozinhas com sua dor – e, acima de tudo, com seus medos. "Agora estamos recebendo cada vez mais relatos de alguns parentes que estão com medo de levar seus filhos à escola", relata Robert Erkan, do Centro de Assistência a Vítimas em Hanau.
 
Para os familiares das vítimas, o terror de direita não é um caso isolado: é uma realidade amarga, porque, apesar de todos os alertas e declarações da política, nunca deixou de existir.
 
Memoriais vandalizados
 
Obviamente também existem inúmeros locais importantes para lembrar as vítimas do terrorismo na Alemanha, especialmente na capital Berlim: o Memorial do Holocausto ou o centro de documentação Topografia do Terror estão entre os pontos mais visitados do país, com milhões de visitantes. Mas eles lembram as vítimas do nacional-socialismo, ou seja, de uma época anterior à fundação da República Federal da Alemanha.
 
Para novos memoriais, a situação não é fácil. Algumas vezes, sua construção é rejeitada, como no caso de Đ Anh Lân, outras, eles são vandalizados. Em muitas cidades, há memoriais em homenagem às vítimas da série de assassinatos de cunho racista praticados pelo grupo autodenominado Clandestinidade Nacional Socialista (NSU). Eles foram danificados, roubados ou escritos e com suásticas. Na cidade de Kassel, os pais do Halit Yozgat, morto pela NSU, desejam há anos que a rua em que ele nasceu ganhe o nome Halitstrasse, o que a prefeitura da cidade rejeita.
 
Para os parentes, é difícil de aceitar. Eles não estão exigindo dinheiro do Estado, nenhuma indemnização, mas resgate crítico e locais memoriais que devolvam ao falecido um pouco de dignidade. Muitas vezes, trata-se de uma dura luta: na cidade de Zwickau, na região da antiga Alemanha Oriental, um pequeno carvalho lembrava as vítimas. A árvore foi serrada. Como em outros casos, os autores provavelmente eram extremistas de direita.
 
O presidente Steinmeier foi a Zwickau conversar com os prefeitos do país na véspera do Dia Europeu de Homenagem às Vítimas de Terrorismo. Porque cada vez mais políticos locais estão sendo vítimas de ataques e insultos, o que foi confirmado por metade dos prefeitos, que afirmaram ter sido abordados várias vezes.
 
O presidente alemão lhes falou de coragem. No entanto dirigiu-se principalmente ao centro mais amplo da sociedade: "Ninguém deve mais dizer: isso não me interessa. E ninguém pode ficar calado. O chamado centro silencioso da sociedade ficou quieto por muito tempo, mas também sabemos: ela existe, sim existe essa maioria em nosso país que quer viver pacificamente e condena explicitamente a violência. Mas é justo essa maioria que precisa falar alto agora."
 
O recado do presidente alemão para essa parcela maior da sociedade é: "Não nos calemos. Devemos nos unir contra o ódio."
 
Hans Pfeifer (ca) | Deutsche Welle

Ver o original em 'Página Global' na seguinte ligação:

https://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/europa-lembra-vitimas-de-atentados.html

Tags:

Artigos relacionados

Martin Luther King Jr. e a luta pela igualdade social
Martin Luther King Jr. e a luta pela igualdade social     Tom Mackaman e Niles Niemuth | WSWS Na segunda-feira, os Estados Unidos comemoraram o Dia de Mar... 67 views Fri, 08 May 2020, 16:44:08
André Ventura e «a cobardia de querer calar quem lhe faz frente»
André Ventura e «a cobardia de querer calar quem lhe faz frente» «André Ventura fez uma proposta inqualificável, de decidir o confinamento de pessoas, tendo em conta a sua origem ét... 74 views Fri, 08 May 2020, 16:34:37
Quaresma no lugar certo – o da Política
Quaresma no lugar certo – o da Política (Isabel Moreira, in Expresso Diário, 07/05/2020) FUTEBOL – Ricardo Quaresma. Jogo de qualificacao para o Campeonato... 99 views Fri, 08 May 2020, 14:02:56
EUA: Para nacionalistas brancos, Covid-19 veio na hora exata
EUA: Para nacionalistas brancos, Covid-19 veio na hora exata Relatos de violência e assédio contra asiáticos vêm de todos os lados: sites de extrema-direita e redes sociais es... 237 views Tue, 28 Apr 2020, 17:15:00
Portugal | Um racista militante pode ser inteligente?
Portugal | Um racista militante pode ser inteligente?     Pedro Tadeu | TSF | opinião   Um racista militante é, simplesmente, um estúpido ignorante. &... 78 views Fri, 21 Feb 2020, 17:28:12
Este país não pode ser racista
Este país não pode ser racista Augusto Santos Silva tem sido aqui frequentemente criticado. Esta semana, quero elogiá-lo pela posição que assumiu... 35 views Thu, 20 Feb 2020, 17:30:31

Racismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 36

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
28, maio 2020

Ampliação: Primeiro-ministro chinês enfatiza cooperação internacional no combate à COVID-19 e na restauração da economia

em Mundo

por XINHUA Português

Beijing, 28 mai (Xinhua) -- O premiê chinês, Li Keqiang, enfatizou na quinta-feira a importância da cooperação internacional no combate à COVID-19 e na restauração da economia para garantir a vitória sobre a epidemia. A…
28, maio 2020

A POLÍTICA DO CAOS E A SALVAGUARDA DO DEMOS

em Mundo

por Manuel Banet

  Estou sempre de olho atento ao que se passa no Extremo-Oriente, em particular na China, incluindo Hong Kong.   As forças do caos estão insatisfeitas; querem mais, muito mais: A sua única satisfação é…
28, maio 2020

Lay-off vai “evoluir”. Novo modelo deverá penalizar menos os salários

em Portugal

por ZAP in ZAP

  António Costa anunciou, esta quarta-feira, que o lay-off simplificado vai continuar, mas evoluir, para que não seja penalizador para os trabalhadores nem um incentivo negativo para as empresas.   Esta quarta-feira, o primeiro-ministro afirmou…
28, maio 2020

Valor do subsídio de desemprego sobe em abril para o valor mais alto em 15 anos

em Portugal

por ZAP in ZAP

  O valor médio mensal do subsídio de desemprego atingiu os 514,4 euros em abril, o mais elevado em pelo menos 15 anos, avança o Expresso.   De acordo com o semanário, que avança os…
28, maio 2020

Dos aplausos à cautela. Lá fora e cá dentro, reações à bazuca de 750 mil milhões dividem-se

em Portugal

por LM in ZAP

  A proposta da Comissão Europeia para um fundo de 750 mil milhões de euros para a União Europeia foi aplaudida, mas esteve longe de reunir unanimidade.   A Comissão Europeia propôs um Fundo de…
28, maio 2020

Guru de bolsonaristas, Olavo defende pena de morte para Alexandre de Moraes

em Mundo

por Brasil24/7

    247 – Olavo de Carvalho, guru intelectual do neofascismo brasileiro, defendeu pena de morte para o ministro Alexandre de Moraes, que ontem implodiu o chamado de gabinete do ódio – rede de disseminação…
28, maio 2020

Pelo menos nove dirigentes sociais assassinados na Colômbia em dez dias

em Mundo

por in AbrilAbril

Nos últimos dez dias, o Indepaz registou nove assassinatos de dirigentes comunitários, agrícolas e indígenas. Por seu lado, o partido FARC exigiu medidas de protecção para os ex-combatentes. Desde o início do ano, o Indepaz…
28, maio 2020

O coronavirus a dizimar Faculdades e Universidades. Por Yves Smith

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota   Por Yves Smith Publicado por em 12/05/2020 (original aqui )   “Dizimar” pode ser uma previsão demasiado caritativa para as instituições de ensino superior americanas, uma…
28, maio 2020

Os “erros” do #EstudoEmCasa

em Portugal

por António Duarte

«No meu último artigo, manifestei receio sobre a possibilidade de se “normalizar” a solução improvisada para entreter alunos afastados da escola, a que, impropriamente, chamaram ensino a distância. Em tempo de confinamento drástico, essa solução…
28, maio 2020

Brasil supera 25.000 mortes e 400.000 casos confirmados da COVID-19

em Mundo

por XINHUA Português

Rio de Janeiro, 27 mai (Xinhua) -- O número de mortes no Brasil causadas pela doença do novo coronavírus (COVID-19) subiu a 25.598, enquanto os casos confirmados chegaram a 411.821, segundo o balanço oficial da…
28, maio 2020

Bolsonaro diz que integrantes do gabinete do ódio são cidadãos de bem e ameaça reagir

em Mundo

por Brasil24/7

247 – "Ver cidadãos de bem terem seus lares invadidos, por exercerem seu direito à liberdade de expressão, é um sinal que algo de muito grave está acontecendo com nossa democracia", postou Jair Bolsonaro, em…
28, maio 2020

Brasil | Trabalhar em casa significa fazer tudo ao mesmo tempo agora para os profissionais da educação

em Mundo

por Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

A suspensão das aulas por causa da pandemia do coronavírus acrescentou mais trabalho às professoras e professores. Para começar, o ensino remoto de apoio pedagógico não atinge a totalidade dos estudantes e acarreta mais tarefas…
28, maio 2020

Organismos internacionais alertam para violência contra enfermeiros

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

Os governos devem agir para conter a violência contra enfermeiros que trabalham com pacientes de covid-19. O Brasil é o país onde mais morreram profissionais de enfermagem na pandemia, até agora.     Ao parar…
28, maio 2020

Huawei desapontada com decisão da juíza do Canadá sobre caso de Meng Wanzhou

em Mundo

por XINHUA Português

Shenzhen, 28 mai (Xinhua) -- A gigante chinesa de tecnologia Huawei expressou nesta quinta-feira a decepção com a decisão de uma juíza canadense sobre o caso contra Meng Wanzhou, diretora financeira da companhia. "Nós expressamos…
28, maio 2020

Parlamento boliviano convoca Jeanine Añez após escândalo de corrupção

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Juan Karita A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, e a ministra das Relações Exteriores, Karen Longaric, foram intimadas a prestar depoimentos pela comissão do parlamento boliviano que investiga crimes de…
28, maio 2020

Governo quer habeas corpus preventivo para Weintraub

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Após uma reunião de emergência no Planalto, o governo formatou detalhes de um habeas corpus preventivo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, convocado pelo Supremo Tribunal Federal a prestar depoimento na…
28, maio 2020

Detenção de executiva da Huawei no Canadá é 'grave incidente político', diz embaixada da China

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Jennifer Gauthier A Embaixada da China no Canadá condenou a decisão da Justiça canadense pela detenção da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, como um "grave incidente político". Nesta quarta-feira (27), a…
28, maio 2020

A banalização do mal e o adormecimento das consciências

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  A jornalista Hannah Arendt acompanhou, em Israel, o julgamento de Adolfo Eichmann e, quer o carrasco nazi fosse ou não o homem comum que a jornalista viu nele, intuiu a tragédia da “banalidade do…
28, maio 2020

Congresso dos EUA aprova lei que prevê sanções contra a China

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Aly Song O Congresso Nacional dos Estados Unidos aprovou uma lei com o objetivo de responsabilizar a China por supostas violações de direitos humanos contra os uigures e também outros grupos minoritários…
28, maio 2020

CGTP-IN reivindica totalidade do salário para trabalhadores em ‘lay-off’

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

A CGTP-IN reafirmou, hoje, junto do Governo a necessidade de defender todos os empregos e as remunerações dos trabalhadores para evitar que estes continuem a empobrecer face à crise económica causada pela pandemia.    …
28, maio 2020

Após ameaça, Sara Winter xinga Alexandre de Moraes: "filho da puta" e "arrombado" (vídeo)

em Mundo

por Brasil24/7

(Comentário: Lá como cá, a extrema direita não olha a meios sendo o insulto, a violência e a mentira as suas ferramentas preferidas)  247 - A militante bolsonarista Sara Winter publicou um vídeo nesta quarta-feira…
28, maio 2020

As Abstinências dos Corruptos - Por Fernando Buen Abad Domínguez

em Mundo

por As palavras são armas

  As Abstinências dos Corruptos Por Fernando Buen Abad Domínguez Maio 24, 2020   “Imprensa sem subornos? Uma experiência nova na Indústria da Comunicação? “Luvas”, “subornos”, “prendas” ”recompensas” e “envelopes”... Acabou-se”. “Acabou-se a papa doce”…
28, maio 2020

Quanto nos custará, afinal, esta “bandeira”?

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Joaquim Vassalo Abreu, 27/05/2020) Eu sei que muitos virão dizer: mas quem já pagou, está a pagar e irá continuar durante muitos anos a pagar negras “bandeiras”, como o BPN, o BES e outros sacrossantos…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate