• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • CASCAIS JAZZ CLUB – MIGUEL MARTINS TRIO CONCERTO ANTENA2 E JAM COM NANÃ SOUSA DIAS Programação de 13 a 17 de NOVEMBRO

"Explosivo" junto a embarcações ameaçou Marina de “ir pelos ares”

Por Redação
08 novembro 2019
A presença de um objeto suspeito, alegadamente um “engenho explosivo”, junto a embarcações, obrigou esta semana as autoridades a evacuarem a área portuária da Marina de Cascais e, inclusivamente, pela primeira vez no País, a recorrer à intervenção de uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº. 1 da Marinha Portuguesa. Podia ter sido a sério, mas felizmente não foi. 
 
Não passou tudo de um simulacro, coordenado pela Autoridade Marítima Nacional e que faz parte de um exercício anual realizado sob proposta da Oficial de Proteção das Instalações Portuárias da Marina de Cascais, que visou treinar os procedimentos a adotar quando é detetado um objeto suspeito abandonado na área reservada a passageiros, dentro das instalações portuárias. E, aparentemente, o teste foi, mais uma vez, um sucesso. Na sequência do alerta recebido, o Comando-local da Polícia Marítima de Cascais deslocou-se de imediato para o local, tendo-se procedido à delimitação de uma zona de segurança, em colaboração com os elementos da Marina de Cascais, que incluiu diversas interdições de passagens e a imediata retirada de todos os cidadãos da área visada, garantindo-se ainda a interdição da área molhada com recurso à embarcação da Polícia Marítima “Albatroz” e às embarcações afetas à Marina de Cascais, em redor do local onde se simulou a deteção de um engenho explosivo.
 
Sob o comando do Capitão do Porto e Comandante-local da Policia Marítima de Cascais, estiveram empenhados no local oito operacionais, três viaturas e uma embarcação semirrígida da Polícia Marítima de Cascais e dois tripulantes e uma semirrígida de salvamento marítimo da Estação Salva-vidas de Cascais.  Pela primeira vez, a nível nacional e no concelho de Cascais, foi testada a integração de uma equipa de mergulhadores pertencente ao Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº. 1 da Marinha Portuguesa. Em articulação próxima, estiveram também envolvidos meios dos Bombeiros Voluntários, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Serviço Municipal de Proteção Civil para atuarem dentro das suas competências, sob a coordenação do Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais. “Todo o exercício decorreu com normalidade, sem quaisquer incidentes a registar”, noticia a Autoridade Marítima Nacional na sua página oficial.
 
 
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_720.html

  • Criado em .
  • Visualizações: 94

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate