• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • PSP apanha barman ilegal no País que também fazia de segurança por alegada ordem do patrão em discoteca do Estoril

Hacker Rui Pinto suspeito de ter espiado contas de email da Câmara de Cascais

                         24 outubro 2019
O hacker Rui Pinto, 30 anos, também é suspeito de ter espiado contas de email da Câmara Municipal de Cascais.
Pelo menos, é o que indica o relatório dos exames forenses feitos aos discos rígidos externos e aos computadores confiscados ao alegado fundador do Football Leaks, em Budapeste, na Hungria.
De acordo com os exames, traduzidos em relatório, na posse da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), Rui Pinto terá acedido a, pelo menos, duas contas de email na Câmara Municipal de Cascais.
Por enquanto, a PJ não divulga a quem pertenciam estas contas e qual o objetivo do acesso ilegítimo, embora, apurou Cascais24, tudo aponte para que o alvo possa ter sido altos responsáveis do executivo camarário.
O relatório forense da PJ aponta ainda, que Rui Pinto terá entrado, ilegitimamente, em contas de email de escritórios de advogados, com destaque para CCA Ontier (43 contas), Vaz Serra & Associados (16) e PMLJ- a sociedade de advogados de João Medeiros, que representava o Benfica no caso E-Toupeira.
Rui Pinto terá, também, realizado ataques a quatro contas da Procuradoria-Geral da República, a três de Fernanda Sousa Miranda (antiga companheira de Pinto da Costa, presidente do FCPorto), a uma do Ministério da Administração Interna e a cinco da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Portugal.
No entanto, o relatório revela que os clubes de futebol foram os principais alvos da alegada espionagem de Rui Pinto.
Ao todo, o hacker entrou ilegalmente em 141 caixas de correio eletrónico de clubes de futebol.
O Benfica foi o mais visado, com 43 contas de email atacadas, com Atlético Madrid (19) e FC Porto (12 contas) a fecharem o pódio.
A PJ recolheu ainda indícios de ataques a 22 clubes estrangeiros, bem como de ataques a 32 contas da FIFA e a três emails da UEFA.
Quase 90% dos ataques, alegadamente protagonizados informaticamente por Rui Pinto, foram dirigidos a entidades em Portugal, revela, ainda, o relatório da PJ.
Rui Pinto criou em 2015 o site Football Leaks para, alegadamente, denunciar a corrupção e  esquemas criminosos no futebol europeu. 
No ano seguinte, começou a colaborar com alguns órgãos de jornalismo de investigação, nomeadamente com a revista alemã Der Spiegel.
Em janeiro último, Rui Pinto foi detido em Budapeste e extraditado para Portugal por suspeitas criminais e com base num mandado de detenção europeu. 
Em março foi colocado em prisão preventiva pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Em setembro, Rui Pinto foi acusado pelo Ministério Público de 147 crimes pelos quais aguarda julgamento.
 
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_508.html

Artigos relacionados

ASAE fecha cozinha e cafetaria do hospital de Alcoitão por falta de hi...
ASAE fecha cozinha e cafetaria do hospital de Alcoitão por falta de hi... Por Redação 20 novembro 2019 As atividades da cozinha do refeitório e da cafetaria do Centro de Medicina de R... 56 views Thu, 21 Nov 2019, 16:35:10
Ele via longe
Ele via longe Logo que apareceram os telemóveis, o UmbertoEco avisou que ia ser assim   Ver original em "O T... 16 views Thu, 21 Nov 2019, 00:51:32
Trabalhadores das pedreiras: «ou fazemos em segurança ou não fazemos»
Trabalhadores das pedreiras: «ou fazemos em segurança ou não fazemos» Passado um ano dos trágicos acontecimentos nas pedreiras de Borba, os trabalhadores do sector dos mármores decidiram l... 17 views Tue, 19 Nov 2019, 16:46:09
Cuidado com vídeos! WhatsApp alarma sobre falha de segurança
Cuidado com vídeos! WhatsApp alarma sobre falha de segurança CC0 Uma falha de segurança no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp permite que os dispositivos com s... 19 views Tue, 19 Nov 2019, 16:20:38
EXPOSED: Political Censorship in Big Tech
EXPOSED: Political Censorship in Big Tech 19th November 2019 / Video News Ver o original em "TruePublica" (clique aqui)... 29 views Tue, 19 Nov 2019, 16:12:48
Portugal | Secretas vigiam guerra por controlo das polícias
Portugal | Secretas vigiam guerra por controlo das polícias     Movimentos anónimos disputam poder nas polícias que estava entregue aos sindicatos. A influência da ... 173 views Fri, 15 Nov 2019, 15:12:22

Segurança, TIC

  • Criado em .
  • Visualizações: 112

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades