Marina de Cascais: A clave de dó

Authors: Teresa Gago in Cascais24

MarinaTeresaGago

A situação a que chegou a marina de Cascais é a expressão da incapacidade de diversos governos, nacionais e municipais, para se relacionarem com o mar. A ausência de uma estratégia atlântica tem permitido que a marina se venha transformando num “mono à beira mar” que estimula os apetites dos promotores imobiliários, a pretexto de uma alegada falta de sustentabilidade económico-financeira.

 

Lembrando factos históricos…

Poucos se recordarão que na génese da marina de Cascais se encontra o governo de Cavaco Silva (Decreto-Lei 335/91 de 7 de Setembro) e o mandato autárquico de Georges D’Argeant. Foi o mesmo governo PSD que conferiu à ENATUR os poderes de concedente, em representação do Estado Português, para a concessão da construção e exploração da marina (Decreto-lei 14/94, de 20 de Janeiro) a qual, a 21 de setembro de 1995, celebrou o contrato de concessão, por pelo menos 50 anos, com a empresa MarCascais, SA.  

Curiosamente, foi também durante um governo do PSD, o de Durão Barroso (Decreto-Lei 232/2003 de 27 de Setembro), que o Estado transferiu a posição jurídica da ENATUR para a Câmara de Cascais, liderada à época por António Capucho, “para libertar a Enatur, em fase de privatização, deste encargo” (Diário de Notícias 22/07/2003). 

 

Adensando a trama…

Desde o ano de abertura da marina (1999) se constatou que existiriam dificuldades com a exploração privada daquele espaço. Os pescadores, os proprietários das amarrações e os comerciantes queixavam-se dos excessivos valores de condomínio e de estacionamento. Foi desde então que se tornou evidente a necessidade da afirmação de um projeto público, de dimensão pelo menos municipal, capaz de potenciar as diversas atividades ali existentes com vista ao desenvolvimento da economia do mar. Embora a situação não fosse da responsabilidade de José Luís Judas, em fim de mandato e de forma injusta, rebentou-lhe nas mãos.

 

Foi novamente com o PSD no poder em Cascais que se voltou a polemizar a marina como espaço económico-estratégico de interesse privado, ressurgindo o (já entediante) argumento da falta de sustentabilidade financeira. Em primeiro lugar, surgiu o projeto da torre hoteleira de 100 metros (em 2006) e, em segundo lugar, a iniciativa de criação de um porto de cruzeiros e paquetes de luxo (em 2012) que segundo, Carlos Carreiras, iria “trazer vantagens brutais”. O resultado destas excentricidades teve como únicos méritos: (i) o de mobilizar a população em defesa da marina e da entrada marítima de Cascais e (ii) o de denunciar a estratégia do PSD/CDS para transformar a marina num espaço não democratizado e exclusivista.

TeresaGagoAinda em 2012, em ano pré-eleitoral, a Câmara de Cascais aprovou que a MarCascais deveria apresentar uma proposta de remodelação da marina” até ao ano de 2014 e, pese embora nada saibamos sobre o cumprimento, ou não, desta diretiva municipal, Pedro Garcia, administrador da concessionária, mostrava-se, à época, favorável à ideia de ali fixar hotelaria e residências turísticas (Correio da Manhã 28/05/2012).

Com efeito, através do PDM imposto pela coligação PSD/CDS, em 2015, a dita “remodelação da marina” transformou-se numa “reconversão e requalificação urbanística” em que se permite a construção de “novos edifícios e ampliação dos edifícios existentes (PDM, sub-UOPG 7.4). 

 Trata-se de transformar em vários ‘caixotes’ de apartamentos de luxo a anterior ambição de uma torre.

 Em seguida, de forma conveniente em 2017, a maioria camarária também impôs uma “misteriosa” mudança do controlo acionista da entidade concessionária (reunião de Câmara de 5 de Junho, ponto 42). Na verdade, foi objetivamente autorizado que interesses imobiliários tomassem conta da gestão quotidiana deste importante espaço público, fazendo segredo de qual o projeto subjacente.

 

Concluindo o enredo…

Apesar das polémicas geradas em torno da marina de Cascais não se sabe, atualmente, o que se perfila para o lugar. Sabe-se, isso sim, que o discurso institucional da falta de viabilidade económico-financeira da gestão privada tem vindo a impregnar a opinião pública (e partidária), propositadamente fazendo crer que não existem alternativas senão a da conversão para unidades de habitação turísticas, com aumento de construção.

 À semelhança de uma qualquer marina algarvia, parece entender-se que a descaracterização da identidade social e histórica da vila de Cascais é a via escolhida para a prossecução do desenvolvimento turístico. É escusado lembrar que os efeitos deste tipo de crescimento imobiliário (de cariz especulativo) como fonte geradora de riqueza pretere as populações locais, não cria sustentabilidade social, “privatiza” o espaço público, configura mais um atentado ambiental e não é gerador de mais-valia pública.

 Ou seja, qualquer projeto cujo fito seja a mera resolução contabilística da viabilidade económico-financeira não só desresponsabilizará o poder autárquico, como subtrairá interesse, intervenção e utilidade pública. Como vem sendo hábito, os argumentos economicistas e discursos fatalistas estereotipados são utilizados para esconder: (i) a destruição do ido projeto “Cascais Atlântico” (ii) o desinvestimento na cultura e no desporto; (iii) a desconsideração pelo património material e imaterial da náutica tradicional; (iv) o abandono da embarcação histórica, o galeão do sal, “Estou p´ra Ver”; (v) a tacanhez da gestão pública exclusivamente dependente dos interesses privados e (vi) a inépcia política para a administração do espaço público. 

 Para que a marina de Cascais seja elevada, de facto, a eixo de desenvolvimento local é fundamental que exista investimento, escrutíneo e fruição pública. É do interesse comum contribuir para “o aproveitamento das potencialidades turísticas da zona, o fomento dos desportos e turismo náuticos e a criação de melhores condições de abrigo para a frota piscatória local” (Decreto-lei 14/94, de 20 de Janeiro). 

 Para que o mar se possa tornar gerador de riqueza local e para que Cascais possa investir de uma forma social e ecologicamente sustentavel numa economia do mar, a marina de Cascais é um equipamento estratégico público fundamental. Para fomentar a sua efetiva integração na vila dever-se-ia começar por garantir que o “paredão” que se inicia na praia dos pescadores fosse totalmente pedonável (não “fechado” pelo Clube Naval de Cascais), afirmando-o o como caminho público. 

 

Posfácio…

Nesta fase de campanha eleitoral conviria que se tornasse claro o que é pretendido para a marina de Cascais. A lealdade do debate democrático assim o exige! Os cascaenses merecem poder escolher em consciência!

Estarei na luta com todo(as) os(as) que quiserem contrariar o dito popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, ou neste caso particular, “argumento mole em câmara indecisa, tanto bate até que privatiza”.

 

Leia original aqui

Artigos relacionados

Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ...
Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ... Por Redação 04 julho 2020 Um homem, 62 anos, foi encontrado ferido, dentro de uma viatura, com um tiro de pistola... 46 views Mon, 06 Jul 2020, 01:31:16
Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitaçõe...
Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitaçõe... (Fotos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana)Por Redação 04 julho 2020 Só a eficaz int... 24 views Mon, 06 Jul 2020, 01:30:33
Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois de...
Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois de... Por Redação 04 julho 2020 Uma perseguição iniciada pela GNR a um veículo, cujos ocupantes andariam a efetuar furt... 14 views Mon, 06 Jul 2020, 01:30:08
Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolix...
Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolix... Por Redação 04 julho 2020 Um funcionário, 55 anos, da empresa Cascais Ambiente, morreu esmagado por uma máquina, ... 123 views Mon, 06 Jul 2020, 01:29:50
Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52
Número de infetados em lar de Alcabideche sobe para 52 O número de infetados com covid-19 no lar de Alcabideche, em Cascais, no distrito de Lisboa, subiu para 52 depoi... 70 views Fri, 03 Jul 2020, 11:46:35
Jovem de 15 anos caiu nas rochas do Farol da Guia e foi resgatada com ...
Jovem de 15 anos caiu nas rochas do Farol da Guia e foi resgatada com ... Jovem, estabilizada, aguarda sob olhar atento dos Bombeiros e da Polícia Marítima chegada da embarcação ... 120 views Thu, 02 Jul 2020, 02:03:25
  • Criado em .
  • Visualizações: 2679

Comentários (0)

There are no comments posted here yet

Deixe os seus comentários

  1. Posting comment as a guest. Sign up or login to your account.
0 Characters
Anexos (0 / 5)
Share Your Location

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
06, julho 2020

Seis meses de coronavírus: o pior ainda está para vir

em Mundo

por Gonçalo Lopes

José Miguel Gaspar - 05/07/2020   Seis meses de pandemia: sem vacina ainda certa, o Mundo poderá ter que conviver com a covid-19 por muito mais tempo do que o esperado. A realidade é muito…
06, julho 2020

Tiroteio em discoteca na Carolina do Sul deixa 2 mortos e 8 feridos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / John Minchillo Na madrugada deste domingo (5), um tiroteio em uma discoteca no estado norte-americano da Carolina do Sul deixou ao menos 12 pessoas feridas em "várias condições", informou um oficial…
06, julho 2020

Caos no mercado de ouro afeta outros metais preciosos e causa grandes perdas aos bancos

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© Sputnik / Pavel Lisitsin O caos no mercado de ouro, causado pela pandemia de COVID-19, está atingindo outros metais preciosos, incluindo a prata e a platina, provocando grandes perdas em alguns bancos. O mercado…
06, julho 2020

Amante diz que os 65 milhões dados por Juan Carlos foram presente “de amor”

em Mundo

por Gonçalo Lopes

05/07/2020   Jornal “El Pais” teve acesso ao testemunho prestado à justiça suíça por Corinna Larsen. A ex-amante do rei emérito de Espanha fala sobre os 65 milhões dados por Juan Carlos. Corinna Larsen, ex-amante…
06, julho 2020

Encontrado com tiro na cabeça no carro junto ao Autódromo chega morto ao hospital

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um homem, 62 anos, foi encontrado ferido, dentro de uma viatura, com um tiro de pistola na cabeça, este sábado, ao início da noite, junto ao Autódromo do Estoril, acabando…
06, julho 2020

Bombeiros travam fogo em Polima e salvam oficina de carros e habitações

em Cascais

por CASCAIS24

(Fotos Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana) Por Redação 04 julho 2020 Só a eficaz intervenção dos Bombeiros, apoiados por um meio aéreo impediu que um incêndio, que deflagrou este sábado, à tarde,…
06, julho 2020

Perseguição a ladrões de carros acaba nas falésias da Guia com dois detidos

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Uma perseguição iniciada pela GNR a um veículo, cujos ocupantes andariam a efetuar furtos em viaturas estacionadas, terminou nas falésias da Guia, junto ao mar, em Cascais, com agentes da…
06, julho 2020

Funcionário da Cascais Ambiente morre esmagado por máquina na Tratolixo

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 04 julho 2020 Um funcionário, 55 anos, da empresa Cascais Ambiente, morreu esmagado por uma máquina, durante uma operação de descarga de resíduos, esta sexta-feira, de madrugada, na Tratolixo, em Trajouce.   A…
06, julho 2020

IMPÉRIO EQUIVOCADO…

em Mundo

por Página Global

    Martinho Júnior, Luanda  O Império da hegemonia unipolar tem feito sistematicamente cálculos equivocados sobre as potencialidades da revolução cultural chinesa, que perfez agora sete décadas de vida, numa altura em que, por seu…
06, julho 2020

Portugal/UE | Pólvora seca e vespeiros

em Portugal

por Página Global

    Carvalho da Silva* | Jornal de Notícias | opinião   O tempo para se adotarem políticas eficazes com vista à saída da crise escasseia e Portugal surge cada vez mais enredado em dois…
06, julho 2020

Projecto «Faz Ruído pela Igualdade»

em Portugal

por AbrilAbril

A Associação Projecto Ruído apresentou a campanha «Faz Ruído pela Igualdade», que se apresenta como «intrinsecamente ligado à vida e aspirações dos jovens». Créditos / MDM Esta associação juvenil foi criada por um grupo de…
06, julho 2020

Portugal | Jerónimo acusa Marcelo de "contribuir" para "novo bloco central"

em Portugal

por Página Global

    O secretário-geral do PCP acusou hoje o Presidente da República de estar a "contribuir" para colocar em marcha uma nova vida para um "novo bloco central de interesses políticos e económicos", e para…
06, julho 2020

Quando a capa de um jornal não bate certo com o seu editorial

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Nuno Serra)

1. A 27 de junho, com a divulgação da ordenação de escolas, Manuel Carvalho defendeu, em editorial no Público, que «os rankings não servem para criar hierarquias de escolas no sistema» mas sim, «pelo contrário,…
06, julho 2020

Lisboa e Vale do Tejo com 77% das novas infeções nas últimas 24 horas

em Portugal

por Página Global

  A região de Lisboa e Vale do Tejo registou 77% das novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas, com 254 dos 328 novos casos hoje contabilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).    …
06, julho 2020

Cantem-lhes os nomes

em Mundo

por span itemprop="author creator" itemprop="name" data-byline-name="Inês Pedrosa e Melo"Inês Pedrosa e Melo

A «greatness of America» – aquela que o Trump quer trazer de volta – está baseada em tudo aquilo que torna impossível de nela viver. Os EUA são um país construído em cima de uma…
06, julho 2020

Sentado em um café ao lado da igreja de Madonna di Loretto

em Portugal

por Beatriz Aquino in 'O TORNADO'

Os sinos de uma velha catedral ressoaram atrasados e aflitos. Decerto temerosos da bronca episcopal que ouviriam por desrespeitar a liturgia das horas. 5 Julho, 2020 Beatriz Aquino   Sentado em um café ao lado…
06, julho 2020

Portugal | Efacec nacionalizada «provisoriamente»

em Portugal

por Página Global

    Os recursos públicos são chamados a resolver os problemas da Efacec em nome da importância da empresa para o País. Mas logo o mais importante volta a ser privatizar o seu potencial lucrativo.  …
06, julho 2020

A Reforma Constitucional russa

em Mundo

por Página Global

      Bruno Veillard - Colaborador Voluntário | CEIRI em Jul 03 A Federação Russa declarou independência da União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS) em 12 de junho de 1990, todavia, sua conclusão ocorreu…
06, julho 2020

Vietname doou a Cuba 5000 toneladas de arroz

em Mundo

por AbrilAbril

A doação, oficializada a 17 de Abril último numa cerimónia em Hanói, foi concretizada esta semana em Haiphong, cidade portuária também no Norte do país asiático. A doação que agora se concretizou foi oficializada em…
06, julho 2020

Piquenique da Interjovem: «Já conhecemos bem a precariedade»

em Portugal

por AbrilAbril

«A luta é o caminho» para «fazer valer» a exigência de emprego estável, erradicação da precariedade, fim dos baixos salários e da reversão dos despedimentos que foram levados a cabo a pretexto da Covid-19. CréditosPaulo…
06, julho 2020

Os estéreis tacticismos de quem olha para o curto prazo

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Não me surpreende a notícia em como o governo gastou menos com a crise do covid do que estimara inicialmente: em vez de um impacto de 2,5% no PIB ele fica-se pelos 1,7%. Na realidade…
06, julho 2020

Asfaltamento na Fonte da Telha leva ministro do Ambiente ao Parlamento

em Portugal

por AbrilAbril

O PCP, perante a estupefacção das imagens de asfaltamento de caminhos na Fonte da Telha, em plena zona dunar, requereu audição do ministro do Ambiente e da Acção Climática. Créditos / Almadense A Fonte da…
06, julho 2020

Gato & Rato

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Angela Silva, in Expresso, 04/07/2020) Esta é a saga de um professor e de um aluno que, após 40 anos de encontros e desencontros, coincidiram no topo do Estado. Adoram jogar, competem entre si, mas…
06, julho 2020

Forças Armadas livres de racismo e xenofobia

em Mundo

por AbrilAbril

Os militares são embaixadores e defensores dos direitos e liberdades fundamentais, tanto no país como no estrangeiro, no quadro do desempenho dos seus deveres. CréditosManuel Araújo / Agência Lusa Numa declaração emitida pela Organização Europeia…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • LEGALIZAÇÃO DAS CASAS DE PROSTITUIÇÃO

        Um debate que provavelmente vai ganhar dimensão.
        Legalização da prostituição - petição apresentada na A.R
        Gravação da reunião na Assembleia da República
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      • Homicidal Cops Caught On Police Radio
        #TheJimmyDoreShow
        Homicidal Cops Caught On Police Radio
        42 219 visualizações
        •05/06/2020
        0
        0
        0
        0
        0
        0
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate