• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • COLÉGIO DA BOA NOVA. Carreiras destaca papel pioneiro da Igreja Católica na educação dos jovens e Cardeal Patriarca recorda freira assassinada

cascais001Informação e opinião diversa que se refere ao concelho e suas freguesias.

Crime ambiental em ribeira de Tires


SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA: cascais24.cidadaoreporter@gmail.com

JOSÉ COELHO MARTINS (Texto e fotos)
16 setembro 2019 
A ribeira do Goilão em Tires, está a ser palco de despejos ilegais de esgotos.

A manilha de águas pluviais existente debaixo do pontão em frente ao pavilhão dos escuteiros encontra-se em permanência a deitar esgotos para a ribeira e assim se mantém.

Há dias, também no mesmo pontão, a manilha do lado sul deitava esgotos em profusão para a ribeira.

O caricato da situação é que se encontrava estacionada mesmo ao lado do pavilhão dos escuteiros uma carrinha grande de caixa fechada da Cascais Ambiente e ninguém desta empresa se dignou providenciar no sentido de alertar as autoridades (dá para acreditar?), pelo  que tive de ser eu a fazê-lo, como já o fiz inúmeras vezes em momentos anteriores. 

A GNR/SEPNA foi informada, bem como a Polícia Municipal, que se deslocou ao local pouco tempo depois. 
 

Passado cerca de mais 30 a 40  minutos chegou um piquete da Águas de Cascais, que desentupiu o colector de esgoto da Rua Principal e no seguimento dessa iniciativa, a manilha de águas pluviais do lado sul parou de correr.

Mas o do lado norte continua a debitar esgoto em quantidade muito apreciável.

Não sou especialista na matéria, mas custa-me entender que havendo dois circuitos distintos, um de águas pluviais e outro de residuais domésticas, possa...

Ambiente

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 34

Idosa desaparecida no Estoril e encontrada morta em Odemira esteve 3 meses à espera de ser identificada

 

Praia de Nossa Senhora, na Zambujeira do Mar, onde a idosa foi encontrada sem vida
Por Redação
16 setembro 2019

Uma idosa, 74 anos, dada como desaparecida desde maio último da sua habitação, no Bairro do Fim do Mundo, na Galiza, em São João do Estoril, foi encontrada morta, menos de um mês depois em Zambujeira do Mar, Odemira, e só agora foi identificada.
 

O corpo de Maria Alice de Jesus foi encontrado no dia 12 de junho em avançado estado de decomposição, numa rocha na praia de Nossa Senhora, em Zambujeira do Mar, freguesia de São Teotónio, no concelho de Odemira, segundo avança o jornal Lidador de Noticias.


A idosa tinha desaparecido, em circunstâncias misteriosas, sem deixar rasto. Em casa tinha deixado as chaves, a carteira e o telemóvel. Vizinhos e amigos estranharam, então, a sua ausência, e participaram às autoridades.


De acordo com os vizinhos e amigos, Maria Alice de Jesus era considerada uma pessoa “muito reservada”, que convivia “muito pouco com os amigos”.


A autópsia realizada entretanto no Gabinete Médico Legal de Beja, não revelou sinais de violência, tendo depois sido enviadas amostras para serem efetuados testes de ADN, que revelaram agora a identidade da idosa. 
 
Os familiares foram posteriormente chamados para fazer os testes de reconhecimento.


A idosa terá caído ao mar e o corpo foi arrastado pelas águas do Oceano Atlântico até à costa alentejana, tendo o corpo ficado...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 29

"Universidade Segura” da PSP vai chegar a Cascais

Por Redação
16 setembro 2019
O programa da PSP “Universidade Segura”, atualmente em vigor nas áreas da 2ª. e 4ª Divisão, em Lisboa, deverá ser em breve alargado à Divisão Policial de Cascais, apurou Cascais24. 
 
Em causa está o polo universitário na região de Carcavelos. 
 
As Equipas Universidade Segura, da PSP, surgiram no universo académico a 29 de setembro de 2017. 
 
O objetivo é fomentar o estreitamento de relações com a comunidade do ensino superior, orientar a atuação e foco da PSP para a resolução de problemas de uma realidade e comunidade muito específicas, promover o patrulhamento assíduo e metódico na geografia académica, projetar e implementar campanhas de prevenção e sensibilização. Este é mais um projeto, tornado realidade no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade. 
 
“A prevenção criminal é, ainda, um dos principais objetivos das equipas, prestando especial atenção aos crimes relacionados com a condução sob efeito do álcool, toxicodependências, violência doméstica/ e no namoro, cibercrime e burlas relacionadas”, refere a PSP. 
 
Neste momento, na área do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS), este programa está em vigor na 2ª e 4ª Divisões, estando sediadas na sua área de responsabilidade 42 instituições de ensino superior, por onde passarão mais de 120.000 (cento e vinte mil) alunos e investigadores a cada 24...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 27

Maioria e oposição à “nora” com anúncio de “rentabilização” do Forte de Santo António em São João do Estoril

 


                  15 setembro 2019
A maioria PSD/CDS-PP no executivo camarário e a oposição (PS e PCP) terão sido apanhadas completamente de surpresa pelo anúncio, publicado esta sexta-feira, em “Diário da República”, de que o Forte de Santo António da Barra, em São João do Estoril, faz parte dos seis imóveis militares que o Estado quer “rentabilizar” no concelho de Cascais.
 
Carlos Carreiras foi o primeiro a reagir na sua página do Facebook, com a ameaça de avançar com uma providência cautelar junto da Justiça. No entanto, mais tarde, veio a recuar ao ficar mais tranquilo com a informação de que o Ministério da Defesa não pretende vender a fortificação.

Já a oposição com assento no executivo camarário, também apanhada de surpresa com o anúncio, só “ainda não tomou qualquer posição” por não “dispor de informação credível que só será possível esta semana com melhores e precisos esclarecimentos”, segundo disse uma fonte a Cascais24.

Clemente Alves (PCP)
No entanto, Clemente Alves, vereador pelo PCP,  em declarações, este domingo, a Cascais24, salvaguardou que "o PCP não está de acordo com a alienação do equipamento, quer à Câmara, quer a outras entidades, devendo permanecer na esfera do Estado Central para que ai seja criado um equipamento ligado à investigação e a atividades do Mar e, simultâneamente, aberto a toda a...

Privatização

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 53

COLÉGIO DA BOA NOVA. Carreiras destaca papel pioneiro da Igreja Católica na educação dos jovens e Cardeal Patriarca recorda freira assassinada

Por EMANUEL CÂMARA (Texto e fotos)
14 setembro 2019

Cascais tem que estar muito agradecido à Igreja Católica”. Esta afirmação foi feita, este sábado, de manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, perante o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, durante a cerimónia pública da bênção das novas instalações do Colégio Srª Boa Nova, do Centro Paroquial da Paróquia de Santo António do Estoril. 

“Antes de o Estado central e as autoridades públicas investirem na educação dos nossos jovens foram, de facto, instituições ligadas à Igreja Católica que tudo fizeram. Eu próprio beneficiei disso”, sublinhou o autarca, considerando que “tem existido um complexo em fazer este reconhecimento”.

“A Igreja chegou à frente e formou gerações de cidadãos, hoje de Cascais”, disse Carlos Carreiras, recordando que esta instituição também foi a primeira no campo social, dando como exemplo a Santa Casa de Misericórdia, activa desde 1551 no concelho. “Durante séculos esta instituição foi o único apoio social. E esta comunidade [municipal] está agradecida por tudo aquilo que a Igreja Católica nos tem proporcionado”, referiu o autarca. 
 

Carlos Carreiras recordou ainda que no local deste complexo existia “um dos maiores bairros de exclusão, o bairro do Fim do Mundo, um bairro de barracas onde não se garantia a dignidade humana em todas as suas dimensões.” As barracas deram lugar aos edifícios do bairro do Pinhal Novo e ao...

Igreja

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 87

Agrediu a mãe e ficou em preventiva

Segurança

Por Redação
10 setembro 2019
Um homem, de 46 anos, foi detido este sábado, na freguesia de São Domingos de Rana, por alegadas agressões e ameaças à mãe.

Segundo a PSP, o homem foi detido em flagrante delito e, mais tarde, submetido a primeiro interrogatório judicial, viu confirmada a prisão preventiva.

Os agentes da PSP intervieram na sequência de um desentendimento entre o suspeito e os pais, durante o qual chegou mesmo a agredir a mãe.

Já na presença dos agentes da PSP, o homem agrediu novamente a mãe com empurrões, fazendo-a desequilibrar-se, e proferindo por diversas vezes várias ameaças contra a sua vida. 

Só a pronta intervenção dos policias impediu consequências mais graves. 

Depois de ver confirmada a prisão preventiva, o homem recolheu ao Estabelecimento Prisional de Caxias.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_651.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 10

Estrangeiro que matou jovem tatuador do Estoril em preventiva por “perigo de fuga, perturbação do inquérito" e outros riscos

Segurança


                     09 setembro 2019
Um jovem, 24 anos, de nacionalidade estrangeira, suspeito de ter morto Bernardo dos Santos Belém, o jovem português tatuador do Estoril, de 26 anos, esfaqueado na sexta-feira, de manhã, no estacionamento do McDonald`s, em Santo Amaro de Oeiras, viu confirmada a prisão preventiva, este sábado, por verificar-se, “em concreto os perigos de fuga, perturbação do decurso do inquérito e colocar em perigo a aquisição e conservação da prova e perturbação da ordem e tranquilidade públicas”, apurou Cascais24.

Para o Departamento de Investigação de Ação Penal (DIAP) de Oeiras, que não divulgou a nacionalidade do arguido, este “ficou fortemente indiciado pela prática de um crime de homicídio, na forma consumada, e um crime de homicídio, na forma tentada”.

Ainda de acordo com o DIAP de Oeiras, “no essencial, e segundo os fortes indícios recolhidos, no dia 6 de setembro de 2019, no McDonald`s de Santo Amaro de Oeiras, o arguido, de 24 anos de idade, de nacionalidade estrangeira, envolveu-se numa discussão com as duas vitimas relacionada com um conflito que havia ocorrido horas antes, num estabelecimento de diversão noturna em Lisboa”.

Diz ainda o DIAP que “na sequência do desentendimento o arguido desferiu diversos golpes no corpo de um dos ofendidos, os quais foram causa direta e...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 26

DIREITO DE RESPOSTA. "Fogo em autocarro da Scotturb leva pânico a Alcabideche"


Ao abrigo da Lei de Imprensa n.º 2/99, de 13 de janeiro (Artigos 24.º, 25.º e 26.º), Cascais24 recebeu da Scotturb, através da prestigiada Sociedade de Advogados Miranda & Associados, o pedido de Direito de Resposta à notícia com o titulo "Fogo em autocarro da Scotturb leva pânico a Alcabideche"  publicada esta quinta-feira, dia 05 de setembro de 2019, que aqui reproduzimos:

Exmo. Senhor Diretor do Jornal “Cascais24Valdemar Pinheiro,


Scotturb – Transportes Urbanos, Lda, vem, com base no disposto no artigo 37º, nº. 4 da Constituição da República Portuguesa e nos artigos 24º e 25º da Lei da Imprensa, exercer o seu direito de resposta relativamente à noticia publicada no Jornal “Cascais24” dirigido por V. Exa, o que faz nos seguintes termos:

1.º No dia de ontem, dia 05.09.2019, foi publicada no Jornal “Cascais24” uma noticia intitulada “Fogo em autocarro da Scotturb leva a pânico em Alcabideche”.

2º. Lendo-se o corpo da noticia em apreço, de imediato se percebe que o referido titulo é alarmista, pois que não se registaram quaisquer danos para terceiros, pessoais ou materiais, nem se gerou qualquer “pânico em Alcabideche”. Aliás, a inexistência de imagens a acompanhar a notícia em apreciação é reveladora de que, de facto, não se registou nenhum incêndio no dito autocarro.

3º. O que esteve em causa foi uma avaria mecânica relacionada com o sistema de travagem de um autocarro da...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 15

Rajada de vento faz tombar aeronave durante aterragem em Tires

Segurança

Aeronave tombou sobre uma das asas (Fotos CM/CMTV)
Por Redação
10 setembro 2019
Uma aeronave de instrução do grupo Seven Air tombou sobre uma das asas durante a aterragem, esta terça-feira, a meio da tarde, no Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires, não havendo a registar acidentes pessoais.

Na origem do acidente terão estado as fortes rajadas de vento, que estão a assolar a região.

O acidente com o pequeno aparelho registou-se pouco antes das cinco horas da tarde.

As equipas de bombeiros privativos do aeródromo convergiram rapidamente para junto da aeronave tombada e, em pouco tempo, conseguiram posicionar, de novo, o aparelho, que recolheu ao hangar da escola de aviação. 


De acordo com o CM e a CMTV, que avançaram em primeira mão com a noticia, responsáveis pela Seven Air e pela empresa municipal Cascais Dinâmica, que explora o aeródromo, escusaram-se a prestar declarações.

Este foi o terceiro acidente com aeronaves registado no último ano no Aeródromo Municipal de Cascais, todos eles, felizmente, sem registo de feridos.

A 23 de outubro do ano passado, um aparelho do grupo Seven Air aterrou sem trem na pista e este ano, em julho, um outro aparelho, este um bimotor Piper PA-34. 200T Seneco II (G-Boum) também sofreu um problema com a roda dianteira antes de descolar da pista.


Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_803.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 15

Moto Clube da Vila de Cascais faz 7 anos com bastante animação na Charneca

Atual

Por Redação
12 setembro 2019

O Moto Clube da Vila de Cascais celebra o seu 7º. Aniversário, este sábado, na colina da Charneca, com um conjunto de atrações e iniciativas, onde não vão faltar diversões, comes e bebes e muita música.

É a partir das 12h00 que todos os caminhos vão dar à Charneca, onde centenas irão participar e conviver naquele que promete ser um animado encontro de amizade inesquecível.

O Moto Clube da Vila de Cascais foi fundado em setembro de 2012 por um grupo de amigos que tem paixão pelas motas, viagens e convívio e que, paralelamente, também procura divulgar Cascais e apoiar causas sociais e fortalecer as boas amizades.

Neste seu 7º. Aniversário, o Moto Clube da Vila de Cascais conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e das Juntas de Freguesia de Cascais e Estoril e de Alcabideche e, ainda, da Honda.

No recinto da avenida da Charneca os convivas vão poder visitar um mega stand da Honda LinhaWay – uma oportunidade para conhecer melhor e, ao vivo, toda a gama Honda 2019.

Haverá, ainda, tendas solidárias do CRID e da AMI.

Brincadeiras e sorteios em prol das ações sociais também não vão faltar.

E para não deixar ninguém de estômago vazio não vão faltar porco no espeto, servido em prato ou andes, e bifanas, entremeada e sopas.

Além de contar no recinto com um DJ de serviço0, que irá manter um clima festivo, irão marcar presença e atuar a banda Ténis Bar e os Clássicos.

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 11

Fogo destrói antiga casa de apoio ao GUDA e consome 300 m2 de mato

Segurança

Por Redação
11 setembro 2019
As instalações devolutas de apoio ao campo de futebol do GUDA de Alcabideche, em Atrozela, ficaram completamente destruídas, esta quarta-feira, por um incêndio que, mais tarde, devido a partículas arrastadas pelo vento, acabaram por consumir cerca de 300 m2 de mato, confirmou, a Cascais24, Miguel Jerónimo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche.

A casa devoluta de apoio do GUDA era, atualmente, usada por dois sem-abrigo.

O alerta para o primeiro incêndio foi dado pouco depois das dez horas da manhã, com a indicação de tratar-se de fogo em mato.

No entanto, ao chegarem, os Bombeiros de Alcabideche constataram que tinha deflagrado nas instalações devolutas, que ficaram completamente consumidas pelas chamas.

Nas operações estiveram empenhados 33 operacionais, apoiados por 9 veículos, dos Bombeiros de Alcabideche, Estoril e São Pedro de Sintra, bem como um meio aéreo, sediado em Mafra e, ainda, a GNR.

Mais tarde, 18 operacionais, apoiados por 5 veículos, dos Bombeiros de Alcabideche tiveram que regressar à mesma área, dado um incêndio que tinha deflagrado numa área de mato, que acabou por consumir cerca de 300 m2.

A libertação de partículas, levadas pelo vento e com origem no primeiro incêndio poderá ter estado na origem do segundo fogo, que foi rapidamente debelado pelos Bombeiros de Alcabideche.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 13

Fogo destrói carro e propaga-se a mato junto ao Aeródromo de Tires

Segurança

O incêndio começou num automóvel, que ficou completamente destruído, e alastrou a uma área de mato (Foto Arquivo)
Por Redação
13 setembro 2019
Um incêndio que deflagrou num automóvel, esta sexta-feira, de manhã, acabou por propagar-se a uma área de mato, no bairro Miradouro, junto ao Aeródromo de Tires, mas as chamas foram rapidamente debeladas pelos Bombeiros de Parede e de Alcabideche, confirmou, a Cascais24, Pedro Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros de Parede.

O fogo iniciou-se, pouco antes das nove horas da manhã, num veículo ligeiro, alegadamente com origem num curto circuito no sistema elétrico, disse, por sua vez, a Cascais24, fonte da PSP.

As chamas, que destruíram completamente o automóvel, acabaram por propagar-se a uma área de mato, tendo consumido cerca de 500 m2.

Nas operações de combate estiveram mobilizados os Bombeiros de Parede e de Alcabideche.

Habitações e o próprio Aeródromo de Tires nunca terão estado em risco, devido à pronta intervenção dos meios de combate às chamas.

No local estiveram, também, agentes da 56ª Esquadra da PSP (Trajouce), que registaram a ocorrência, que não provocou acidentes pessoais.





Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_839.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 13

Suspeito de 30 assaltos em 6 meses finalmente atrás das grades

Segurança


                12 setembro 2019
Para descanso dos polícias e alívio dos comerciantes de Cascais está, finalmente, em prisão preventiva um homem, 37 anos, antigo praticante de muay thai, suspeito de, pelo menos, 30 assaltos noturnos a estabelecimentos comerciais desde o início do ano, conforme Cascais24 avançou há dias.

Esta segunda-feira foi de vez. 

Pela 1h30 foi apanhado, em flagrante, pelos polícias a assaltar um outro estabelecimento. Foi detido quando transportava a gaveta de uma caixa registadora contendo 352 euros.

Foi o terceiro assalto, em que foi apanhado, em flagrante, em 3 meses. Curiosamente, os três estabelecimentos possuíam alarme, que foi acionado.

Recolheu, entretanto, ao Estabelecimento Prisional de Caxias.

Caído em desgraça desde que começou a consumir drogas, o suspeito fazia dos assaltos o seu habitual modo de vida. 

Sempre que era apanhado pelos polícias, aos quais nunca ofereceu resistência, era identificado, constituído arguido e libertado, embora notificado para comparecer em Tribunal, o que nunca fez. 

Os agentes da PSP de Cascais, bem como os comerciantes estavam a começar a ficar à beira de um ataque de nervos, devido à sucessão impune de assaltos.

"Com este tipo à solta, ninguém pode dormir descansado", afirmou, a propósito, na semana passada, a Cascais24, um comerciante, que pediu o anonimato e segundo o qual "amanhã...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 18

Matou jovem tatuador do Estoril e entregou-se à PJ 12 horas depois

Bernardo dos Santos Belém,  cuja grande paixão era a arte das tatuagens, morreu aos 26 anos
Por Redação
08 setembro 2019

“Divertido”, “alegre” e “amigo”, com uma enorme “paixão” pelas tatuagens, um “artista”, é como os amigos descrevem nas redes sociais Bernardo dos Santos Belém, o jovem de 26 anos, com estúdio de tatuagens no Estoril, esfaqueado mortalmente, esta sexta-feira, de manhã, no estacionamento frente à praia de Santo Amaro, em Oeiras.

Um amigo, de 22 anos, também do Estoril, que o acompanhava, foi igualmente golpeado, mas sobreviveu, depois de submetido a intervenção cirúrgica.

Bernardo e o amigo foram esfaqueados no final de uma noite de diversão, passada numa conhecida discoteca de Lisboa.

O conflito, por motivos fúteis, terá começado no estabelecimento de diversão noturna, mas o ajuste de contas teve o seu epílogo de forma sangrenta horas depois no estacionamento de Santo Amaro, junto à Marginal.

Saídos da discoteca, os dois amigos dirigiram-se ao McDonald`s, em Santo Amaro. No estacionamento ficou parado o carro de Bernardo Belém.

Foi ao dirigir-se para casa, em Nova Oeiras, na companhia de um amigo, que o alegado autor do crime avistou o veículo de Bernardo no estacionamento e decidiu fazer uma espera.
 

Bombeiros de Oeiras lavam o asfalto tingido de sangue das vítimas. Ao fundo, o carro de Bernardo Belém (Foto Nuno Pinto Fernandes/ Global...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 292

Divisão Policial de Cascais com novo comandante

 Por Redação
08 setembro 2019

 
O Subintendente Reinaldo dos Santos, 52 anos, é o novo comandante da Divisão Policial de Cascais, sucedendo no cargo ao Intendente Norberto Gomes, que assumiu funções como 2.º comandante do Comando Distrital de Setúbal, apurou Cascais24.

Norberto Gomes estava a comandar a Divisão Policial de Cascais desde 2015.

Já Reinaldo Manuel Piteira dos Santos, licenciado em Ciências Policiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, curso que concluiu em 2002, desempenhava ultimamente em Cascais as funções de adjunto do comandante de Divisão.

Com pós-graduação em Proteção de Menores, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra no ano letivo de 2003 e licenciatura em Ciências Sociais - Minor em Psicologia, setembro de 2012, na Universidade Aberta, o Subintendente Reinaldo dos Santos concluiu em 2015 o 1.º Curso de Comando e Direção Policial, ministrado no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

Reinaldo dos Santos, que ingressou na PSP em janeiro de 1991, foi, ainda, comandante da Polícia Municipal de Amadora – funções que exerceu em comissão de serviço - e adjunto do Comandante de Divisão na Divisão Policial de Amadora e, entre outras, desempenhou funções de Chefe de Núcleo do Departamento de Sistemas de Informação e Comunicações, Coordenador de Formação na área das Comunicações e Coordenador de Grupos de formação de Agentes.

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 43

Scotturb vai ligar Cascais ao Porto com Expressos diários por menos de 6 euros

Por Redação
08 setembro 2019
Royal Express é a nova carreira que a operadora de transportes de passageiros Scotturb criou para, a partir do próximo dia 27 de setembro, efetuar viagens diárias entre Cascais e o Porto.
 
Segundo revela, este sábado, a publicação digital NIT, que cita um comunicado que lhes foi enviado pela Scotturb, este novo serviço de autocarro Expresso irá ligar Cascais ao Porto em menos de quatro horas e por apenas 5,29 euros.
 
"Em comunicado à NiT, a empresa sediada em Cascais lembra que transporta atualmente 250 mil pessoas por mês, sobretudo neste concelho e em Sintra e Oeiras, lançando agora o novo serviço regular", refere a mesma publicação digital.
 
Já segundo Cascais24 apurou, as partidas dos autocarros Expresso, a partir de Cascais, têm lugar no próprio terminal rodoviário, no Cascais Villa, e as chegadas à garagem Atlântico, no Porto, na rua Alexandre Herculano. 
 
As saídas diárias do Expresso de Cascais para a cidade Invicta passam a ser às 7h00, 13h00, 19h00 e à 01h00 e, a partir do Porto para Cascais, às 10h50, 16h50, 22h50 e 04h50.  
 
Os chamados autocarros Premium, que irão fazer estas ligações, oferecem, ainda, aos passageiros, acesso a wi-fi, DVD, casa de banho e ar condicionado.


 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/atual-partir-do-dia-27-de-setembro-ha.html

Transportes

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 25

PSP conclui investigação a rede de tráfico com suspeitos em preventiva

Por Redação
07 setembro 2019  (Em atualização)
Um inquérito a uma rede de tráfico de haxixe acaba de ser concluído pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Cascais, com a detenção de mais três suspeitos, que ficaram em prisão preventiva, anunciou este sábado o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis).
 
Nesta operação que levou à detenção, em flagrante delito, dos três suspeitos, com idades entre os 25 e os 30 anos, os policias confiscaram cerca de 1.200 doses de haxixe, 320 euros em numerário, uma balança de precisão, telemóveis e cartões SIM e, ainda, um automóvel, marca BMW, modelo 320d.
 
Estas detenções e apreensões foram feitas no decurso do cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliárias, e quatro não domiciliárias, emitidos pela Autoridade Judiciária. 
 
Segundo a PSP, esta mais recente operação policial veio concluir as investigações do processo de tráfico de estupefacientes, à ordem do qual tinham, entretanto, sido detidos outros três suspeitos, dois deles cidadãos estrangeiros, bem como confiscados 51 quilos de haxixe, 4 mil euros em dinheiro, um revólver "Smith & Wesson 38, 5 munições do mesmo calibre, uma viatura ligeira de passageiros, telemóveis e cartões.
 

 
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_771.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 35

António Capucho acusa PSD Cascais de “cobardia política”

Por Redação
06 setembro 2019

António Capucho classificou, ao Cascais24, de “cobardia política” da Comissão Política da Secção do PSD de Cascais o parecer desfavorável à sua admissão na Concelhia de Cascais.

O histórico militante social-democrata e antigo presidente da Câmara de Cascais afirma, em comunicado enviado esta sexta-feira a Cascais24 de que “tomei conhecimento através da LUSA da aprovação pela Comissão Política da Secção de Cascais de uma "moção que dá parecer desfavorável à admissão na Concelhia de Cascais”.

“Não estranho a decisão, por razões que me abstenho de referir por agora”, sublinha António Capucho, segundo o qual “o processo entregue na sede nacional ainda não foi remetido à Secção de Cascais, pelo que a decisão é extemporânea”.

“Ignoro os fundamentos que têm obrigatoriamente de ser invocados para a recusa da minha admissão, escolhidos de entre os que constam no regulamento aplicável, mas não vislumbro que qualquer deles seja elegível”, refere o histórico militante. 

Segundo, ainda, António Capucho “nos termos do mesmo regulamento não se trata de uma decisão final, pois a recusa fundamentada seguirá para a Comissão Política Distrital e, se esta mantiver o parecer negativo, remete o processo ao Secretário-Geral e é a este que cabe decidir em definitivo sobre a admissão”.
 
“Indiquei a Secção de Cascais para a inscrição e não qualquer outra em que não tivesse qualquer dúvida sobre a emissão de parecer favorável (o...

Município de Cascais

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 32

“Tentativa de provocação”: autarca de Cascais critica regresso de António Capucho ao PSD

A concelhia de Cascais deu parecer desfavorável, por unanimidade, à admissão de António Capucho naquela secção. Carlos Carreiras acusa Rui Rio de “desconsideração”

 

Carlos Carreiras teceu fortes críticas a António Capucho e a Rui Rio nas redes sociais. No Facebook, o presidente da Câmara de Cascais considerou o regresso de Capucho ao PSD, assim como o pedido de admissão naquela secção, como uma “tentativa de provocação e desconsideração a Cascais por parte do presidente do PSD”. Um dia após a concelhia ter dado parecer desfavorável, por unanimidade, ao ex-vice-presidente social democrata, Carreiras quis tornar pública a sua “solidariedade e apoio à comissão política do PSD/Cascais”.

“A seu tempo e em tempo oportuno falarei sobre ‘cobardia política’ de quem, por mais de uma vez, se recusou a explicar aos militantes de Cascais as razões de querer regressar ao partido que o sustentou e continua a sustentar”, escreve Carreiras num post partilhado esta sexta-feira, acusando Capucho de “apoiar o Partido Socialista, aceitar ser nomeado pelo Governo socialista para uma Fundação, ter concorrido contra o PSD em Sintra e de ter, continuadamente, instigado e fomentado a oposição em Cascais”.

https://www.facebook.com/CarlosCarreiras/posts/2402605646513050?__xts__

https://www.facebook.com/CarlosCarreiras/posts/2402605646513050?__xts__

A concelhia de Cascais do PSD deu parecer desfavorável, por unanimidade, à admissão de António Capucho naquela secção, uma posição...

Partido Social Democrata

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 77

Fogo em autocarro da Scotturb leva pânico a Alcabideche

Segurança

Por Redação
05 setembro 2019
Um princípio de incêndio num autocarro da Scotturb, esta quinta-feira, ao final da tarde, causou algum pânico entre passageiros e populares no centro de Alcabideche, apurou Cascais24.

Um problema mecânico terá provocado o foco de incêndio, registado na retaguarda do autocarro, pouco depois das sete horas da tarde, na rua  João Pires Correia, junto à estação dos CTT.

Os passageiros foram evacuados em segurança, não havendo registo de acidentes pessoais, embora as densas camadas de fumo tenham provocado algum pânico na área.

No local, compareceram os Bombeiros de Alcabideche, com um veículo de combate a incêndios urbanos, apoiado por uma ambulância, para além da GNR de Alcabideche.

Controlada a situação, o autocarro acabou por seguir para as oficinas da Scotturb, na rua de São Francisco, em Adroana, escoltado por um veículo dos Bombeiros de Alcabideche, por forma a prevenir novo incidente.

Ao todo, segundo a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil, na operação estiveram mobilizados 7 operacionais, apoiados por dois veículos.

Não é a primeira vez que são registados incidentes do género com autocarros da Scotturb, para além de que as avarias são frequentes, com reflexos negativos nos passageiros e, ainda, em algumas das situações com os veículos a largarem densas camadas de fumo negro durante a circulação pelas localidades e estradas do concelho. 




Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 60

Idosa de 74 anos atropelada com gravidade no Pai do Vento

Equipas de socorro no local do atropelamento, no Pai do Vento (Foto BVAlcabideche)
Por Redação
05 setembro 2019
Uma idosa, 74 anos, foi atropelada com gravidade, esta quinta-feira, de manhã, no Pai do Vento, na freguesia de Alcabideche.
 
A septuagenária foi atropelada pouco antes das dez horas da manhã na rua das Calçadas, em circunstâncias que o Núcleo de Acidentes da GNR está a averiguar.
 
O condutor do veículo, que atropelou, manteve-se no local até à chegada do socorro e das autoridades policiais, tendo, alegadamente, assumido a responsabilidade pelo acidente.
 
Depois de assistida e estabilizada, a idosa foi transportada em estado grave para a urgência do Hospital de São Francisco Xavier, no Restelo.
 
Nas operações de socorro estiveram empenhados os Bombeiros de Alcabideche, com dois veículos, a VMER do Hospital de Cascais e, ainda, a GNR.
 
 
 
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_411.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 38

PJ investiga suspeitas de fogo posto no Pisão


                         04 setembro 2019
A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo está a investigar a origem suspeita de dois incêndios que, com um curto intervalo de três dias, deflagraram na área do Pisão, em Alcabideche, na área do Parque Natural Sintra e Cascais, apurou Cascais24.
 
O primeiro incêndio atingiu uma área de mato de cerca de mil metros quadrados e não chegou a pôr a risco o Centro Social do Pisão, entretanto protegido pelos Bombeiros.
 
Já esta segunda-feira, à noite, a poucos metros da primeira área flagelada, um novo incêndio, por detrás das instalações da construtora Jodofer, devastou uma área de cerca de 3 mil metros quadrados de pinhal.
 
"A ausência de vento acabou por facilitar o nosso trabalho", disse, a Cascais24, José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche, segundo o qual "não fora este factor, a situação podia ter-se complicado, apesar da intervenção musculada na primeira fase de combate".
 
Nas operações noturnas de combate a este segundo incêndio deflagrado na mesma área geográfica, estiveram empenhados 52 operacionais, apoiados por 15 veículos, dos Bombeiros de Alcabideche, Cascais, Estoril, Parede, São Pedro de Sintra e Almoçageme.
 
Cascais24, soube, entretanto, existirem fortes suspeitas de que os dois incêndios podem ter origem...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 59

Bombeiros de Alcabideche salvam felino de morte por asfixia



                         03 setembro 2019

Uma guarnição dos Bombeiros de Alcabideche salvou, in-extremis, um felino de morrer por asfixia, esta sexta-feira, pela manhã, em Adroana.

O alerta foi dado pelas 8h52, com a guarnição dos Bombeiros de Alcabideche, formada por José Carvalho, Fortunato Reis e José Pereira, e avançar para uma habitação na rua de São Francisco.

O felino, glutão, estava em risco de asfixia depois de ter enfiado o focinho numa pequena lata de ração. Tinha o crâneo e a mandíbula completamente bloqueados. 

Veja aqui o vídeo do salvamento!
 

Resgatado, foi colocado de seguida sobre uma mesa e, aqui, com um dos salvadores, José Carvalho, a segurá-lo, viu ser-lhe extraído por um outro bombeiro salvador, Fortunato Reis, com recurso a um alicate, a lata que tinha enfiada no focinho.

“Já está”, exclamou Fortunato Reis, no final da operação, ao extrair a lata que poderia ter asfixiado o felino, de nome “Branquela”. 
 

 
 
“Os bombeiros também servem para estas situações e é gratificante quando sabemos que fomos úteis e salvámos uma vida”, comentou, a propósito, José Palha Gomes, comandante dos Bombeiros de Alcabideche.
 

O Comandante dos Bombeiros de Alcabideche, em declarações a Cascais24, aproveitou para lançar um alerta aos donos de animais no...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 61

António Capucho regressa ao PSD para ajudar Rui Rio na “difícil disputa eleitoral” de outubro

Textos:
                                                             03 setembro 2019
“… Entendi ser minha obrigação, como apoiante e amigo de Rui Rio e empenhado na candidatura social-democrata, expressar publicamente a minha disponibilidade e empenho na difícil disputa eleitoral em curso”, é assim que António Capucho, 74 anos, militante histórico do PSD, justifica o regresso ao partido que ajudou a fundar em 1974. 
 
 
Em declarações a Cascais24, o antigo presidente da Câmara Municipal de Cascais declarou não saber qual o número de militante, que lhe vão atribuir. “Não escondo que solicitei a atribuição do mesmo número que me foi atribuído em 74”, revela António Capucho, segundo o qual “o meu papel durante a campanha eleitoral dependerá daquilo que o líder e a direcção de campanha entenderem útil”.
 
 
“Para além disso, não tenho, neste momento, qualquer perspectiva quanto ao futuro já que não tenho a mínima ambição pessoal de natureza política”, assegurou, ainda, a Cascais24.
 
 
Já em entrevista direta que concedeu à RTP3, no programa de Ana Lourenço, António Capucho esclareceu as razões que o...

Partido Social Democrata

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 61

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Vasco Graça updated his profile
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate