• Início
  • Artigos
  • Cascais
  • Delegada de Saúde levanta interdição a banhos em Carcavelos e no Tamariz

cascais001Informação e opinião diversa que se refere ao concelho e suas freguesias.

Cortou água e luz para forçar inquilinas a sair uma delas com bebé de 4 meses

Atual

Por Redação
23 julho 2019

A dona de uma moradia, em Massapés, Tires, decidiu há cinco dias cortar a água e a luz por forma a pressionar duas inquilinas a abandonarem, respetivamente um anexo e um sótão que alugara há alguns anos.

O grave da situação é que uma das inquilinas, Catarina Veiga, tem um filho bebé de 4 meses e outro de 3 anos, e a outra, Marisa Cancela está grávida de 8 meses.

Ambas asseguraram a Cascais24 que “sempre cumpriram com o pagamento das rendas”.

A verdade, porém, é que nunca houve contrato de arrendamento e o valor das rendas eram entregues mensalmente, em dinheiro vivo, à senhoria, o que foi confirmado pela própria a Cascais24.


Marisa Cancela está grávida de 8 meses
“Ela quer nitidamente correr connosco”, disse, a Cascais24, uma das inquilinas.

Este domingo, à tarde, a dona da habitação, Maria Adelaide, confirmou que tinha cortado a água e a luz “só para os apressar a sair”. 

Reconheceu, no entanto, que não “foi a melhor opção” e prometeu a Cascais24 que iria “imediatamente religar a energia elétrica”. Porém, não o fez. “Ia fazê-lo, como tinha prometido ao seu jornal, mas fui depois aconselhada a não o fazer”, justificou esta terça-feira a senhoria.

Entretanto, dirigiu-se à Águas de Cascais e cancelou também o contrato de fornecimento de água, isto porque no sábado, as inquilinas, em desespero, forçaram a caixa da torneira de...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 3

Homem armado com faca lança pânico em comboio da linha de Cascais

Segurança

Por Redação
20 julho 2019

Um homem armado com uma faca, que exibia, lançou há quatro dias o pânico entre passageiros de um comboio que fazia a ligação entre Cascais e Cais do Sodré, acabando, no entanto, por seu neutralizado por agentes da PSP na estação de Oeiras.

Detido por agentes da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, em colaboração com a Divisão Policial de Cascais, o homem, no entanto, acabou por ser libertado posteriormente, mediante apresentações semanais, depois de ser submetido a primeiro interrogatório judicial junto do Tribunal da Comarca de Lisboa Oeste, em Oeiras.

O suspeito, de 42 anos, fora neutralizado pelos agentes e detido por suspeita da prática do crime de ofensas à integridade física.

A PSP interveio depois de ter recebido informação, através de um revisor da C.P., de que havia um homem que estava a ameaçar e insultar os passageiros dentro de um comboio, exibindo uma faca.

“O suspeito tentou fugir mas foi intercetado pelos polícias da PSP, apoiados por meios envolvidos na Operação Verão Seguro 2019, sem lograr os seus intentos”, disse, entretanto, fonte da PSP.

Já enquanto estava a ser identificado foi apresentada queixa por agressões a uma passageira, tendo os polícias concluído tratar-se do suspeito, entretanto intercetado.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_754.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 12

Paulo Lucas que comandou Divisão Policial de Cascais poderá suceder a Luís Farinha na Direção Nacional da PSP



 
 
Reúne consenso nas fileiras da PSP e é o oficial superior mais desejado para suceder a Luís Farinha no cargo de Diretor Nacional. Chama-se Paulo Pereira Lucas, tem 52 anos e atualmente é o Comandante Metropolitano da PSP do Porto, o oficial de Polícia com vasto currículo e que também passou pela Divisão Policial de Cascais como comandante.
 
A ser nomeado, como tudo indicia, Paulo Lucas é o segundo oficial que passou pela Divisão Policial de Cascais a atingir o topo de hierarquia da PSP, depois de Oliveira Pereira.
 
Paulo Pereira Lucas é, neste momento, um dos onze Superintendentes-Chefes que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tem sobre a mesa, para suceder a Luís Farinha na Direção Nacional da PSP.
 
“A tutela está a ponderar e, a haver substituição no cargo, certamente que escolherá a pessoa mais qualificada para desempenhar o alto cargo, na defesa da instituição, dos seus profissionais e do Estado de Direito”, declarou, a Cascais24, fonte muito próxima do MAI.
 
“Noticias postas a circular de que uma senhora Superintendente poderia vir a ser nomeada Diretor Nacional da instituição não passa de uma ridícula diversão”, assegurou, por sua vez, a Cascais24, uma fonte bem colocada, precisando que, “embora a nomeação seja politica, a mesma nunca poderá ir contra a Lei Orgânica e estamos a falar de que acima de Superintendente existem Superintendentes-Chefes, o escalão máximo no topo da...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 39

Resgate em Grande Ângulo salva jovem em queda de 15 metros para as rochas

Bombeiros de Cascais em ação resgatam vítima da área rochosa (Foto BOMBEIROSCASCAIS)
Por Redação
18 julho 2019

Um jovem, que caiu em área rochosa, de cerca de 15 metros de altura, junto ao Farol Desig Hotel, foi resgatado com sucesso, há dias, pelos corpos de Bombeiros de Cascais e do Estoril.
 
O jovem, na casa dos 20 anos e funcionário, em estágio, naquela unidade hoteleira, ter-se-á desequilibrado de um muro, depois de ter ido despejar o lixo, disse, a Cascais24, Pereira da Terra, Capitão do Porto e Comandante Local da Polícia Marítima de Cascais.
 
Já segundo um post publicado no passado dia 10, na página oficial do Facebook dos Bombeiros de Cascais, este Corpo de Bombeiros “foi accionado esta noite, cerca da 01h00 da madrugada, para uma queda, junto ao Farol Design Hotel, nas imediações da Marina de Cascais”.
 
Na operação de resgate estiveram mobilizados os Bombeiros de Cascais e do Estoril (Foto BOMBEIROSCASCAIS)
“Chegados ao local, e após reconhecimento foi detectado uma vítima do sexo masculino, caído na zona das rochas, num desnível de aproximadamente 15 metros de altura”, adianta o post, segundo o qual “foi assim accionado o Veiculo Plataforma do Corpo de Bombeiros do Estoril, para auxiliar nas operações de evacuação da vítima”.
 
O homem, depois de resgatado e o seu estado avaliado no local, foi transportado ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Não terá, felizmente, sofrido lesões graves...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 32

Dois feridos em agressões mútuas

Por Redação
18 julho 2019
Dois homens ficaram feridos na sequência de agressões mútuas, esta quinta-feira, ao início da madrugada, na via pública, no Penedo, Cascais, e tiveram necessidade de receber tratamento hospitalar.
 
Os intervenientes, alegadamente alcoolizados, agrediram-se mutuamente por motivos fúteis.
 
Fonte da PSP disse, a Cascais24, que os dois homens, na casa dos 30 anos, envolveram-se em agressões na rua Serpa Pinto e ambos foram transportados por duas ambulâncias à urgência do Hospital de Cascais.
 
A 56ª Esquadra da PSP (Trajouce) registou o incidente.
 
Já segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estiveram 6 operacionais, apoiados por 3 veículos.
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_924.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 26

Mural de Bosoletti em Cascais destruído

SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA:cascais24.cidadaoreporter@gmail.com
LUIZ SOUTA (Texto e fotos)
17 julho 2019
Entre estas duas fotos medeiam três anos e meio e elas ilustram bem o sentido transitório da Street Art enquanto «arte do efémero».

O velho Hospital de Cascais está totalmente demolido (ainda chegou a ser anunciado que uma universidade privada iria reconfigurá-lo para o ensino, num curso de medicina).

E neste desenfreado deita abaixo, nem o mural do argentino Bosoletti foi poupado!

Este é um espaço apetecível pela especulação imobiliária devido à sua centralidade e enorme área (ocupa quase uma quarteirão).

A insensibilidade dos ‘empreendedores’ da construção e a apatia da sociedade civil explicam esta incapacidade em consolidar este graffiti (do Muraliza 2015) como ‘património’ local.

Ficámos todos a perder!

PS: Saiba tudo sobre este mural no blogue “Estudo Geral” em https://luis-eg.blogspot.com

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/entre-estas-duas-fotosmedeiam-tres-anos.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 13

Mobilidade (ainda) não chegou à Cruz da Popa


SEJA UM REPÓRTER CASCAIS24 E ENVIE-NOS A SUA NOTICIA, FOTOGRAFIA OU VÍDEO PARA:cascais24.cidadaoreporter@gmail.com
MAFALDA CARNEIRO (Texto e fotos)
17 julho 2019


Num concelho, como Cascais, em que a mobilidade é tão apregoada e tem vindo a servir de bandeira aos autarcas no Poder, o sítio da Cruz da Popa, entre Alcabideche e Amoreira, porventura à semelhança do que acontece noutras localidades do concelho, é o exemplo triste de como o peão é discriminado.

As fotos, captadas entre as rua Moinho Vermelho e Carlos Anjos, na Cruz da Popa, junto ao cemitério e à agência municipal DNA, falam por si, mas não deixam de levantar questões muito pertinentes.

Mães com carrinhos de bebé!!!

Pessoas em cadeiras de rodas!!!

Acham mesmo que conseguem circular nestes passeios???

Tanta preocupação, tantas centenas/milhares de euros que vejo gastos em ciclovias para os ciclistas circularem na estrada (sem cumprir as regras de trânsito/código da estrada).

Não conseguem ajudar quem realmente precisa?

Eu tenho carro, mas nem toda a gente tem essa sorte. 

Viver em sociedade é, também, pensar no próximo! 


Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/num-concelho-como-cascais-em-que.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 5

Um ferido em escaramuça no Elefante Azul em Abuxarda

Segurança

Por Redação
16 julho 2019
Um ferido foi o balanço de agressões entre um funcionário e um cliente do centro de lavagens Elefante Azul, na avenida de Sintra, em Abuxarda, esta terça-feira, à tarde.

O incidente registou-se pouco depois do meio-dia, na sequência de um desentendimento entre um funcionário e um cliente.

O ferido, um jovem de 25 anos, teve necessidade de ser assistido a algumas escoriações na urgência do Hospital de Cascais.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e de Proteção Civil estiveram no local quatro operacionais, apoiados por dois veículos, dos Bombeiros de Alcabideche e GNR.





Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_197.html

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 15

Quinta do Barão" indignada com conduta da Câmara" reage com concentração frente à Assembleia Municipal

Atual

Por Redação
16 julho 2019

"Indignados com a conduta da Câmara Municipal de Cascais e do seu atual executivo", os moradores da Quinta do Barão, em Carcavelos, vão concentrar-se na próxima segunda-feira, dia 22, pelas 19h00, frente ao Centro Cultural de Cascais, onde terá lugar a Assembleia Municipal.

“Em dia de Assembleia Municipal vamos marcar presença e demonstrar que no concelho de Cascais, as pessoas estão primeiro!”, prometem os moradores que, através das redes sociais, estão a convidar os munícipes a juntar-se à concentração.

A desvalorização da qualidade de vida no concelho, sem respeito pelos direitos de moradores e proprietários, tem catalizado o eclodir de vários movimentos espontâneos de contestação, energias dispersas que, juntas, podem obter maior força e capacidade de intervenção cívica”, acrescentam os moradores, que “reagem para proteger a sua qualidade de vida”.

Os moradores da Quinta do Barão manifestam-se contra  o abate de árvores e opõem-se ao desvio do trânsito de uma estrada municipal para dentro da área residencial.


Em causa nesta luta dos moradores da Quinta do Barão estão as alterações de trânsito previstas no âmbito do projecto de requalificação dos terrenos da antiga fábrica de componentes eléctricos da Legrand, onde serão construídas residências universitárias, escritórios, espaços para restauração, superfícies comerciais comerciais e um hotel de...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 45
  1.   1 Comentar
  2.   45 Views
  Aires Esteves — Agora, andamos atrás do prejuízo. nde anda o tal PS que dizia, a tempos atrás, que não dava apoio a nova "administração privado" vereação do PSD/CDS!?...

Ferido ao "agredir" carro da ex-namorada


Por Redação
16 julho 2019
Um homem ficou ferido, com cortes numa das mãos e teve que ser transportado ao Hospital de Cascais ao partir a murro o vidro do automóvel da ex-namorada, esta terça-feira, ao início da tarde, no estacionamento do CascaiShopping, em Alcabideche.
 
Ao partir, a murro, por alegada vingança, um dos vidros da viatura, estacionada num dos parques daquela grande superfície comercial, o homem sofreu vários cortes, tendo sido socorrido e transportados à unidade hospitalar pelos Bombeiros de Alcabideche.
 
O incidente registou-se pouco depois do meio-dia e o transporte do ferido, leve, ao hospital, foi confirmado, a Cascais24, por Miguel Jerónimo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Alcabideche, o qual, no entanto, escusou-se a adiantar mais pormenores, por desconhecer.
 
A GNR de Alcabideche registou o incidente e agora, a partir de queixa da dona do veículo danificado, deverá elaborar uma participação para o Ministério Público (MP) de Cascais.
 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_907.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 35

Quem tem medo de Rui Rio ?

                                                                               16 JULHO 2019

Daqui até Outubro os órgãos de comunicação social vão ser determinantes para os resultados eleitorais e por isso se compreende que sejam intensamente abordados pelos partidos políticos com o objectivo de fazer passar as respectivas mensagens de campanha puxando a brasa à sua sardinha. Em boa verdade, de momento já podemos constatar um claro favorecimento das posições do Governo e do PS em detrimento do PSD e de Rui Rio. Isso já é bem patente, salvo raras e honrosas excepções, nos telejornais, bem como nos comentários e debates políticos.
 
É com frequência que já identificamos certos títulos dos jornais cuja redacção está habilmente preparada para nos levar a aceitar notícias que, embora se aproximem aparentemente da objectividade dos factos, não passam de ardilosas e bem urdidas peças de propaganda política ao serviço do poder e dos seus interesses, nomeadamente na apregoada tentativa de levar o PS à maioria absoluta.
 
Isto é tanto verdade que, um jornal de referência da nossa praça, mais precisamente o “Expresso” de ontem, foi buscar o tema inédito da proposta de Rui Rio que anuncia a baixa generalizada de impostos, para escarrapachar na 1ª...

Partido Social Democrata

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 34

22 JULHO às 19h em frente ao CENTRO CULTURAL de CASCAIS

barão

ACÇÃO!
22 Julho - 19h

Os moradores da Quinta do Barão convidam todos os munícipes indignados com a conduta da CMC e do seu actual executivo, para uma concentração na próxima segunda-feira dia 22 JULHO às 19h em frente ao CENTRO CULTURAL de CASCAIS.

A desvalorização da qualidade de vida no concelho, sem respeito pelos direitos de moradores e proprietários, tem catalizado o eclodir de vários movimentos espontâneos de contestação, energias dispersas que, juntas, podem obter maior força e capacidade de intervenção cívica.

Em dia de Assembleia Municipal vamos marcar presença e demonstrar que no concelho de Cascais, as pessoas estão primeiro!

A Quinta do Barão Reage!

Cidadania

  • Criado em .
  • Visualizações: 61

Piscina rebenta e estoira com muro e vedação de casa na Amoreira

                                                                                                                                                       (Foto BVAlcabideche)
Por Redação
13 julho 2019

O rebentamento de uma piscina plástica com cerca de 25 mil litros de água provocou, esta sexta-feira, ao início da tarde, o desabamento do muro e da vedação de uma habitação, na Amoreira.

O insólito acidente registou-se pouco depois do meio-dia, não sendo de descartar que na origem do acidente pudessem estar água em excesso na piscina e/ou a falta de estabilização da mesma na propriedade privada.
 
A verdade é que, na sequência da "explosão", a força das águas acabou por provocar o desmoronamento de um muro e de uma vedação da habitação.
 
José Palha Gomes
Águas e destroços caíram na via pública, que ficou obstruída.

O acidente não provocou acidentes pessoais.
 
Para proceder às operações de sinalização e de limpeza da via pública foi necessária a intervenção dos Bombeiros de Alcabideche, confirmou, a Cascais24, José Palha...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 55

Pais biológicos de menina "sequestrada" em liberdade estão proibidos de permanecerem nos concelhos de Cascais e de Oeiras

Por Redação
11 julho 2019
Os pais biológicos da menina que era escondida atrás de uma parede falsa no quarto da habitação, na região do Porto, sempre que alguma autoridade policial ou técnicos da Segurança Social apareciam a pedir informações, saíram em liberdade, com Termo de Identidade e Residência (TIR), apresentações semanais junto das autoridades da área da residência e proibição de contato com a menor e a mãe adotiva, bem como de permanecerem nos concelhos de Cascais e de Oeiras.
O casal, de 43 e 44 anos, ouviu esta quinta-feira, à tarde, as medidas de coação decididas pelo juiz de Instrução Criminal de Cascais, depois de ter sido detido, esta terça-feira, quando a menina, de 13 anos, foi encontrada e libertada na habitação, na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da Divisão Policial de Cascais, que contaram com o apoio da Unidade Especial de Polícia e do Comando Metropolitano do Porto.
Durante o resgate da menor os agentes puderam constatar que estava confinada à permanência na residência, sem liberdade de movimentos para o exterior, não tendo sequer frequentado a escola no último ano letivo.
Segundo a PSP, “a menor encontrava-se num esconderijo do quarto, disfarçado por parede falsa, preparado propositadamente, ao que tudo indica, para ali ser ocultada, sempre que alguma autoridade policial ou outra instituição, se aproximavam do imóvel, sendo o espaço exíguo, sem qualquer...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 85

Nova sede da Divisão PSP de Cascais vai ser inaugurada na próxima semana

A nova Divisão Policial de Cascais está concluída e vai ser, finalmente, inaugurada (Foto PAULO FERNANDES)
            10 julho 2019


Ao fim de 20 anos de avanços e recuos, de polémicas e mil trapalhadas pelo meio, às quais não foi alheio um dos arguidos no Processo Marquês – Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates - a nova Divisão Policial de Cascais da PSP vai ser inaugurada na próxima semana naquele que ficou conhecido pelo Edifício Amarelo, na avenida Engº. Adelino Amaro da Costa.
 
A inauguração está prevista para a próxima terça-feira, à tarde, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e o amarelo pertence ao passado, não deixando, contudo, de ser curioso e até irónico que o que nasceu torto numa governação socialista acabou por ser endireitado pela mesma corrente política tantos anos depois. E, agora, com direito a créditos, aos quais também não é alheio o chamado governo local de Cascais, liderado pelo polémico e controverso Carlos Carreiras.
 
No edifício ficarão instaladas a sede da divisão da PSP, a funcionar há 60 anos rua Afonso Sanches, no centro histórico de Cascais, bem como a Esquadra de Investigação Criminal, provisoriamente instalada no Monte Estoril, e a Esquadra de Trânsito. 
Div de Cascais funcionou 60 anos na rua Afonso Sanches (Foto CASCAIS24)
A inauguração chegou a estar prevista para até ao...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 79

Legrand, Construir Sem Planear

                                                                          10 JULHO 2019

No meio de enormes protestos dos moradores da zona, começaram em força as obras no espaço da antiga fábrica da Legrand, em Carcavelos.
Esta intervenção urbanística, pomposamente chamada de “Plano de Conversão Urbanística da Fábrica da Legrand”, que irá dar origem ao ainda mais pomposo “Alagoa Office & Retail Center”, tem de tudo menos de plano. O seu bonito nome em inglês, como não podia deixar de ser com esta administração autárquica, esconde uma insensibilidade ambiental, um desapego à realidade do território, uma incapacidade de planeamento e, o que é ainda mais grave, uma indiferença para com as condições de vida dos moradores na zona.
Como não poderia deixar de ser, tem suscitado fortes críticas de residentes e representantes de diversas forças políticas da oposição.
Mas comecemos pelos aspetos francamente positivos deste ''Plano''. Merece referência a oportunidade de fixar no concelho centenas de novos postos de trabalho e também a criação de uma série de residências universitárias para servir até 400 estudantes.
Mas a fatura é pesada. Destaco em particular a má implantação dos novos edifícios, a excessiva impermeabilização do solo, a inconcebível ausência de novos...

Negócio

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 66

Menina sequestrada pelos pais biológicos era escondida em parede falsa sempre que polícia e segurança social apareciam

 

Por Redação
10 julho 2019 (Em atualização)
Adotada por um casal de Cascais, uma menina de onze anos acabou por ser sequestrada pelos pais biológicos, que a escondiam atrás de uma parede falsa no quarto da habitação, na região do Porto, sempre que alguma autoridade policial ou técnicos da Segurança Social apareciam a pedir informações.
A menina foi encontrada e libertada esta terça-feira na habitação, na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da Divisão Policial de Cascais, que contaram com o apoio da Unidade Especial de Polícia e do Comando Metropolitano do Porto.
Os pais biológicos, um casal de 43 e 44 anos foram igualmente detidos e transportados para Cascais para serem submetidos a primeiro interrogatório judicial.
Durante o resgate da menor os agentes puderam constatar que estava confinada à permanência na residência, sem liberdade de movimentos para o exterior, não tendo sequer frequentado a escola no último ano letivo.
Segundo a PSP, “a menor encontrava-se num esconderijo do quarto, disfarçado por parede falsa, preparado propositadamente, ao que tudo indica, para ali ser ocultada, sempre que alguma autoridade policial ou outra instituição, se aproximavam do imóvel, sendo o espaço exíguo, sem qualquer tipo de luz e quase sem circulação de ar”. 
No entanto e ainda de acordo com a PSP, a menor encontra-se bem nutrida e, aparentemente, de boa saúde, ficando sob a alçada de...

Segurança

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 229

Carreiras perde ação e recurso contra vereador da CDU e munícipes é que vão pagar taxas de Justiça

Por Redação
09 julho 2019

O presidente do governo local de Cascais, Carlos Carreiras, acaba de perder no Tribunal de Relação de Lisboa o recurso que interpôs contra a decisão instrutória de um juiz de Instrução Criminal que tinha decidido não pronunciar o vereador da CDU Clemente Alves da prática de um crime de difamação agravada com publicidade e calúnia, apurou Cascais24.
O acórdão da Relação condena Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que veio a constituir-se assistente no processo e aufere mais de 3 mil euros mensais de salário pagos pelos munícipes cascalenses ao pagamento de custas do processo.
"Não vejo a decisão do Tribunal de Cascais, integralmente partilhada pelo Tribunal de Relação no Acórdão de 27 de Junho, como sendo uma vitória  pessoal. É, sim, uma derrota para alguém que, instalado no poder municipal, constantemente usa a calúnia e a ameaça de recurso aos tribunais para intimidar e cercear os direitos daqueles que não aceitam calar-se perante os abusos”, disse, a Cascais24, Clemente Alves, o vereador que, segundo analistas, "tem pautado a sua atuação nestes últimos dois mandatos por uma autêntica e verdadeira oposição" no executivo municipal, de maioria PSD/CDS, o que lhe "tem granjeado grande respeito e admiração junto de milhares de cascalenses". 
Ainda segundo declarações do vereador da CDU a Cascais24, “esta é uma vitória da Liberdade de Expressão e do direito das oposições de serem respeitadas no...

Município de Cascais

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 399

Dois agentes da PSP resgatam com sucesso mulher em risco de afogamento

Por Redação
08 julho 2019
Uma mulher, 40 anos, em risco de afogamento nas águas da praia de Carcavelos, foi resgatada com sucesso este domingo, ao final da noite, por dois agentes da PSP da 54ª Esquadra (Carcavelos) da Divisão Policial de Cascais.
 
Foi pelas 23h10, após terem conhecimento de que uma pessoa poderia atentar contra a sua própria vida na praia de Carcavelos, que os polícias convergiram rapidamente para o paredão.
Visualizaram, então, uma mulher a entrar no mar completamente vestida. 
 
Apesar de a terem tentado alcançar ainda no areal, quando chegaram à beira mar, a mulher encontrava-se a uma profundidade considerável, apenas com a cabeça à superfície. 
 
Não obstante os alertas dos polícias para que regressasse, a mulher continuou a afastar-se.
 
Sem outras alternativas, dado que a mulher estava em risco de afogamento, os agentes lançaram-se às águas e conseguiram alcançá-la.
Após um exaustivo regresso ao areal com a vítima e, entretanto, com o apoio dos Bombeiros de Carcavelos, foi possível fazer o seu transporte ao hospital de Santa Maria, em Lisboa.
 
Já depois de assistida, a mulher teve alta hospitalar.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_710.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 62

Ponto de situação de auditoria à Junta de Carcavelos e Parede deixa Assembleia de Freguesia em “brasa”

Por Redação
07 julho 2019

O relatório final da auditoria externa às contas do mandato da coligação liderada por Zilda Costa Silva na Junta de Freguesia de Carcavelos e Parede tem entrega prevista para as próximas semanas, mas a última Assembleia de Freguesia ficou marcada por duras críticas da oposição a um documento lido pelo tesoureiro do atual executivo em que fez um ponto da situação da empresa auditora, a BDO.
 
O documento relatava as dificuldades em realizar a auditoria, com alguns pontos “impercetíveis” que os membros presentes, incluindo alguns do PSD, não conseguiram perceber pela alegada “leitura, um tanto atabalhoada” com que foi feita, lamentou um membros presentes.
 
Na ocasião, os porta-voz dos partidos da oposição representados na Assembleia de Freguesia, com os votos contra da coligação, terão feito um requerimento à mesa, pedindo que fosse distribuída uma cópia do documento, mas a verdade é que o plenário encerrou sem que fosse entregue.
 
“O Executivo recusou-se não só a dar uma cópia do documento à Assembleia , como, também, a repetir a leitura, como sugerido pelo próprio PSD face às dúvidas levantadas”, disse, a Cascais24, um membro do PS, segundo o qual  “até parece que estão a tentar encobrir a auditoria”.

“Todos os partidos dizem estar interessados na verdade. Se assim é não há justificação para esconderem o ponto de situação da auditoria nem para a quererem apressar”, afirmou, Ricardo Pires, líder dos...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 131

Tudo tem um preço?

                                                                                   07 JULHO 2019

Depois da eleição de António Capucho em 2002 com um discurso claro de contenção no crescimento urbano, luta que foi conseguida enquanto se manteve na Presidência, eis que, com a passagem da Presidência da Câmara de Cascais para Carlos Carreiras começamos a perceber movimentações que demonstram claramente que os tempos atuais estão mais virados para a euforia da construção.
O episódio do golpe interrompido com a queixa apresentada por João Sande e Castro acerca da habilidade que pretenderam fazer alterando as regras do Plano Diretor Municipal “na secretaria” fez com que a CMC tivesse que reponderar algumas aprovações cirúrgicas de grandes operações urbanísticas concedidas ao abrigo da tramoia feita no PDM.
A operação nos terrenos da antiga Praça de Touros, e mesmo a operação projetada para os terrenos do Jumbo de Cascais são exemplos de uma nova onda de betão que se está a abater sobre Cascais.
Então no projeto da entrada de Cascais não consigo perceber que benefícios pode a população de Cascais tirar deste ato. Mas consigo ter a certeza que alguém vai tirar bom proveito desta aprovação.
Esta conjuntura que voltamos a viver, qual regresso a 2001...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 37

Incendiário violento detido em Cascais pela PJ em prisão preventiva

Por Redação
05 julho 2019
Um homem, de 51 anos, detido em Cascais pela Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa e Vale do Tejo por fortes indícios da prática de crimes de incêndio, violência doméstica, tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida, viu confirmada a prisão preventiva
Segundo anunciou esta sexta-feira a PJ, a investigação apurou que o crime de violência doméstica ocorria há alguns anos, tendo culminado com o atear de um fogo na porta da habitação da mãe da companheira do detido, em novembro do ano passado.
O incêndio colocou em risco as vidas da mãe e do padrasto, acamado, da companheira, só tendo sido extinto devido à pronta intervenção de vizinhos que o conseguiram dominar, apesar da porta ter sido consumida pelas chamas.
A Polícia Judiciária, nas diligências efetuadas ao longo de sete meses, recolheu evidentes indícios da prática do incêndio e da violência doméstica, bem como do cometimento de ilícitos de tráfico de estupefacientes e posse de arma proibida.
Submetido a primeiro interrogatório judicial, o homem viu confirmada a prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Caxias.

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_884.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 87

Ataque a empresário rende 110 mil euros

Por Redação
05 julho 2019
Enquanto aguardava a chegada de um UBER à porta de casa, na rua Viana da Mota, em São Pedro do Estoril, um empresário, 55 anos, foi atacado esta quinta-feira, à tarde, a soco por um homem, que lhe roubou uma mochila com 110 mil euros destinados ao pagamento de salários.
 
O ataque, seguido de roubo, registou-se pelas 17h15 e foi extremamente rápido.
 
O assaltante, com cerca de 30 anos, abordou a vítima, apertando-lhe a mão e, de seguida, desferiu-lhe um soco no rosto. 
 
Ato contínuo, agarrou na mochila com o dinheiro e um computador Mac e colocou-se em fuga num veículo, marca Mercedes, que o aguardava com um cúmplice ao volante.
 
Com a chegada do UBER, o empresário ainda procurou na área localizar o Mercedes em fuga, mas sem sucesso.

 
Os 110 mil euros roubados tinham sido levantados em notas de 200 euros nesta quinta-feira no balcão do BPI, em Cascais.
 
O roubo foi participado pela vítima na 52ª Esquadra da PSP (Parede).
 
A investigação deverá ficar a cargo da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Cascais.

 

Ver o original em "CASCAIS24" na seguinte ligação::

https://www.cascais24.pt/p/blog-page_730.html

Segurança

  • Criado em .
  • Visualizações: 72

Jogo de Estrelas sem praia à vista junta em Bicesse ex-futebolistas, árbitros, hoquistas, autarcas e policias

Desporto

Por Redação
04 julho 2019

Sem mar à vista, Bicesse vai ser cenário, esta sexta-feira, ao final da tarde, de um Jogo de Estrelas, com palco no campo de futebol de praia - Arena Madjer- a funcionar desde há dois anos no complexo desportivo da Associação para o Desenvolvimento e Melhoramentos (ADM).

O encontro organizado pela Sideline Events, em parceria com a Junta de Freguesia de Alcabideche e com apoios, entre outros, da própria ADMBicesse, Câmara Municipal e jornal “A Bola”, promete pela diversidade de jogadores em campo de areia.

No campo com 400 metros cúbicos de areia, da rua do Parque, na Urbanização do Viso, em Bicesse, vão estar Alan, jogador de futebol praia e os ex-futebolistas Andrade, Calado, Armando Sá, José Soares, Mário Jorge Ramos, os ex-árbitros de futebol Pedro Henriques e Marco Pina e, ainda, o antigo jogador de hóquei Filipe Gaidão, os autarcas Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, José Filipe Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche e Nuno Jorge, vogal para as coletividades e jornalista de “A Bola”.

Em campo vão estar, ainda, Jorge Resende, Subintendente da PSP, os apresentadores Miguel Domingues e Luís Filipe Borges, o cantor Gato, o presidente do Estoril Praia, Alexandre Faria, e o pasteleiro Marco Costa.

Vítor Alves, CEO da Sideline Events disse, a propósito do evento, a Cascais24, que "este jogo de estrelas não é mais do que um convívio desportivo, que congrega...

Continuar a ler

  • Criado em .
  • Visualizações: 39

Para estar informado(a)

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha