Novas publicações

  • Entrada
  • Greve pelo clima – e contra a Black Friday!

Greve pelo clima – e contra a Black Friday!

black-friday.JPGPor mais voltas que se dêem, há uma verdade insofismável: o espírito capitalista e consumista tão bem simbolizado pela Black Friday, os serviços de compras online com entrega personalizada, os circuitos comerciais que levam matérias-primas e mercadorias a dar a volta ao mundo antes de chegarem ao consumidor final – nada disto é compatível com a descarbonização da atmosfera, a preservação do ambiente e dos recursos naturais, a contenção das alterações climáticas e a luta por um futuro sustentável.

A verdade é que há modelos económicos e estilos de vida compatíveis com a preservação do ambiente. E outros que nunca o serão.

É por isso de saudar que, em mais uma sexta-feira de greves e manifestações em defesa do clima, se tenham começado finalmente a sinalizar alguns dos negócios e empresas mais inimigos do ambiente. E a perceber que a chamada nova economia, por mais partilhada ou colaborativa que se apresente, faz reviver práticas típicas do capitalismo mais selvagem, retrógrado e ambientalmente insustentável.

Dezenas de ativistas franceses bloquearam esta quinta-feira os acessos a um armazém da Amazon em Bretigny-sur-Orge, situado a sul de Paris. A BBC adianta que os ativistas formaram uma corrente humana e bloquearam as estradas com fardos de palha e eletrodomésticos antigos, como micro-ondas e frigoríficos. Mas a polícia conseguiu dispersá-los.
Esta foi uma ação de protesto contra a Black Friday, que decorre esta sexta-feira. Os ativistas protestaram contra o impacto ambiental do consumismo.
Os ativistas acusam a Amazon de estar a acelerar as alterações climáticas através do seu serviço de entrega de encomendas rápido, algo que, dizem, contribui para a emissão de gases com efeito de estufa. A gigante do comércio online distribui cerca de dez mil milhões de encomendas por ano, como dá conta a Reuters.

Os trabalhadores dos centros de distribuição da Amazon na Alemanha estão em greve na Black Friday, num dos dias mais movimentado do ano para o comércio a retalho online, disse à AP um dirigente sindical.
A Union ver.di disse que as greves decorrem esta sexta-feira em seis centros de distribuição por todo o país, mas que algumas delas vão prolongar-se até terça-feira.
O dirigente sindical Orhan Akman explicou à AP que os trabalhadores da Amazon querem “enviar um sinal de que seu trabalho não pode ser comprado com os grandes descontos que a Amazon oferece nesta época do ano”.

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 6

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
25, maio 2020

Parabéns!

em Portugal

por Francisco Seixas da Costa in "duas ou três coisas"

  Hoje, celebram-se 98 anos de vida do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles.   Somos um país com muito poucas unanimidades. Ribeiro Telles faz parte das escassas figuras, em Portugal, que merece um generalizado respeito, pela…
25, maio 2020

[James Corbett] BILL GATES - CONHEÇA O HOMEM

em Mundo

por Manuel Banet

    Ver o original em 'Manuel Banet' (clique aqui)
25, maio 2020

“Nenhuma era apenas um número”. NYT dedica toda a primeira página às 100.000 vítimas da pandemia

em Mundo

por ZAP in ZAP

(dr) NYT   Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar…
25, maio 2020

Chefe da diplomacia da UE diz que mundo está no início do 'século asiático'

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AFP 2020 / Isaac Lawrence Chefe da diplomacia da União Europeia (UE) apelou a uma estratégia mais robusta em relação à China em meio a sinais de que a Ásia está substituindo os EUA…
25, maio 2020

'Ato de pirataria moderna': Venezuela denuncia decisão dos EUA de vender ações da Citgo

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Marco Bello A Venezuela chama de fraudulenta a representação do país no caso decidido no Tribunal Distrital de Delaware, EUA, que "atua em detrimento do interesse nacional", diz. O ministro das Relações…
25, maio 2020

Costa e Marcelo, duas raposas (com picos de ouriço)

em Portugal

por in 'Estátua de Sal'

(Vítor Matos, in Expresso Diário, 25/05/2020) Líderes há muitos, estilos também, mas podemos dividi-los em dois grandes grupos: as raposas e os ouriços. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa teriam entrado em choque se…
25, maio 2020

OTAN | Aliados apelam aos EUA para que não se retirem do Tratado de Céus Abertos

em Mundo

por Página Global

    Numa reunião de emergência realizada na sexta-feira (22), todos os aliados da OTAN teriam apelado aos Estados Unidos para não deixarem o Tratado de Céus Abertos, informa a agência AMNA. Após os EUA…
25, maio 2020

Não à agressão à Venezuela

em Portugal

por CGTP-IN

No dia 3 de Maio, um grupo de mercenários, partindo da Colômbia, tentou entrar ilegalmente em território da República Bolivariana da Venezuela para aí desencadear ações de carácter terrorista. A tentativa de agressão foi gorada…
25, maio 2020

“Há muita gente a passar fome” no sector das Artes (alguns artistas receberam 50 euros de apoio)

em Portugal

por ZAP in ZAP

  foto: sxc Não vai haver condições para abrir muitas salas de espectáculos a 1 de Junho, como está permitido, alerta-se no sector das Artes, onde há “há muita gente a passar fome”. Alguns artistas…
25, maio 2020

A mafia da Banca e a Banca da mafia

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Máfia em socorro de empresas italianas em dificuldades As organizações criminosas prosperam em crises, como a que está ocorrendo hoje. Elas são capazes de emprestar dinheiro às empresas imediatamente, o  que os bancos recusam ou…
25, maio 2020

Cascais regista 5 novos infetados aumentando para 520 casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 5 novos casos no número de infetados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 520 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
25, maio 2020

Quando certos elogios soam como vitupérios!

em Mundo

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

1. O uso da metáfora enriquece certos textos jornalísticos, colorindo a abordagem de temas, de outra forma condenados a suscitar o bocejo entediado em quem os lê. Vem isto a propósito da tese de Vítor…
25, maio 2020

Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 arranca hoje

em Portugal

por Portal CASCAIS

Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 arranca hoje O Inquérito Serológico Nacional à Covid-19 que visa estimar a taxa de incidência da infeção pelo novo coronavírus na população residente em Portugal arrancou hoje em todo o…
25, maio 2020

Não é verdade...

em Portugal

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

... mas devia ser. Após todas as polémicas sobre o uso de máscaras a DGS alargou o uso obrigatório de máscara nas palestras televisivas de Marques Mendes e Paulo Portas, numa primeira reunião com virolologistas…
25, maio 2020

EUA destroem deliberadamente quadro global de estabilidade estratégica

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© CC BY 2.0 / Airwolfhound Retirada dos EUA do Tratado de Céus Abertos é um estratagema deliberado que visa a destruição do sistema de estabilidade estratégica e segurança no mundo, afirma representante oficial do…
25, maio 2020

A nova estratégia anti-chinesa de Washington

em Mundo

por Página Global

    Thierry Meyssan*   Independentemente da histeria anti-chinesa do grupo que impôs as respostas políticas sanitárias ocidentais à epidemia de Covid-19, esta demonstrou a dependência ocidental dos produtos manufacturados chineses. Esta constatação conduz a…
25, maio 2020

Medidas propostas pelo Governo vão provocar mais pobreza e mais desemprego

em Portugal

por CGTP-IN

Governo admite prolongar o lay-off. Para a CGTP-IN, as medidas propostas pelo Governo vão provocar mais pobreza e mais desemprego.   Ver original aqui
25, maio 2020

Abaixo-assinado exige aumentos salariais na EDP

em Portugal

por in AbrilAbril

Os trabalhadores exigem aumentos salariais «dignos» e pretendem, através da recolha de assinaturas, manifestar a sua indignação face às propostas patronais. António Mexia. Foto de arquivo. .CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA Ao fim de…
25, maio 2020

A resposta do BCE ao Tribunal Constitucional de Karlsruhe. Por Jean Claude Werrebrouck

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota   Por Jean Claude Werrebrouck Publicado por  em 13/05/2020 (aqui “La réponse de la BCE à la Cour Constitutionnelle de Karlsruhe”)   A situação causada pelo acórdão de…
25, maio 2020

O capitalismo é uma falácia!

em Mundo

por António Fernandes, em Braga in 'O TORNADO'

Há prosaicas discursatas que têm do capitalismo a visão de um modelo social necessário para a evolução das civilizações ao ponto de o apontarem como sendo o único vetor da História que de forma consistente…
25, maio 2020

Anticomunismo no mundo: do massacre nos anos 60 à direita global hoje

em Mundo

por José Carlos Ruy, em São Paulo in 'O TORNADO'

O massacre em massa de pessoas de esquerda na Indonésia, em 1965, como o golpe de 1964 no Brasil, foram atrocidade apoiada pelos EUA, que moldam o mundo de hoje     na Jacobin |…
25, maio 2020

Legislação de segurança nacional é uma benção para Hong Kong

em Mundo

por Página Global

    Hong Kong -- Quando a máxima legislatura da China iniciou a deliberação  num projeto de decisão sobre o estabelecimento e a melhoria do sistema legal e dos mecanismos de aplicação da Região Administrativa…
25, maio 2020

Portugal | Curados da Covid-19 continuaram internados por falta de respostas sociais

em Portugal

por Página Global

(Comentário: Uma situação que devia obrigar a uma reflexão séria (que não se irá efetuar porque os interesses instalados não o consentirão).Face à pandemia o Serviço Nacional  de Saúde (SNS) evidenciou capacidade de resposta enquanto…
25, maio 2020

Reunião de departamento

em Portugal

por António Duarte

Em videoconferência, claro. Mais um episódio da vida de uma Txitxa… Ver o original em 'Escola Portuguesa' na seguinte ligação: https://escolapt.wordpress.com/2020/05/25/reuniao-de-departamento/

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades

Últimos posts (País e Mundo)

Itens com Pin
Atividades Recentes
  • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
    Publicação sobre moderação
    Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate