Novas publicações

  • Entrada
  • Democracia sim, Maçonaria não!

Democracia sim, Maçonaria não!

maconaria.jpg“Quando estou a falar de interesses secretos, obscuros, pouco transparentes, estou-me a referir claramente à Maçonaria”.

Dizendo “pressentir” que a sociedade maçónica “está um pouco por todo o lado e a tentar condicionar muitas coisas”, o líder social-democrata acrescentou: “Não tenho dúvidas sobre isso. Aliás, se eu não dissesse isto, era um hipócrita. Todos nós sabemos isto e ninguém tem coragem para o dizer, mas eu digo-o”.

Haja quem o diga claramente, e Rui Rio sobe na minha consideração por o fazer sem tibiezas: a Maçonaria é uma organização anti-democrática que congrega interesses obscuros.

Historicamente, a Maçonaria desempenhou um papel importante na luta pela liberdade, a democracia e a laicidade. Nos regimes absolutistas, princípios hoje universais como a igualdade de direitos, a liberdade de expressão ou o direito à participação política dos cidadãos eram ideias subversivas que facilmente poderiam condenar os seus defensores a longos anos de cadeia ou, nalguns casos, à forca. Num secretismo que, neste contexto, fazia todo o sentido, as lojas maçónicas eram espaços onde se podia pensar e falar livremente.  Aí se conspirava contra os poderes estabelecidos e aí, lentamente, foram germinando os ideais que deram origem às revoluções liberais.

Contudo, em sociedades abertas, livres e democráticas, as organizações secretas ou semi-secretas perderam por completo a razão que justifica a sua existência. Nunca foi tão fácil ao cidadão comum expor livremente as suas ideias e juntar a sua voz ao debate público sobre qualquer assunto. Todos podem associar-se livremente em torno de interesses ou projectos comuns, formando clubes, associações, partidos políticos. Porque é que algumas pessoas insistem então em organizar-se secretamente em instituições elitistas, segregacionistas e marcadas por rituais anacrónicos, como são as diversas obediências maçónicas, mas também o seu contraponto do lado do conservadorismo católico, a Opus Dei?

A resposta só pode ser uma: esperam alcançar dessa forma poder e influência que não obteriam por mérito dos próprios ou das ideias que defendem. O que é ilegítimo: quem quer influenciar ou determinar a vida política e as decisões que, em nosso nome, são tomadas pelos vários órgãos de soberania, deve fazê-lo publicamente, sob o escrutínio dos cidadãos, assumindo claramente quem é, ao que vem, quem o apoia.

Se é eticamente inaceitável que um governante nomeie um familiar próximo para um cargo público, ou assine em nome do Estado um contrato com os seus parceiros de negócios, como se pode aceitar que o faça em relação aos “irmãos” da sua loja maçónica, unidos numa irmandade de interesses que se sobrepõe até às lealdades partidárias? Claro que a única diferença é que as ligações familiares e empresariais são do conhecimento público ou podem ser facilmente encontradas pelos jornalistas. Já as outras, envoltas pelo secretismo maçónico, passam em regra despercebidas.

É por isso de saudar a atitude do ainda líder do PSD, marcando uma posição clara face a Luís Montenegro, um candidato com conhecidas ligações à Maçonaria. Sendo de lamentar que da parte do PS, o partido português mais permeável à infiltração maçónica, nunca ninguém tenha sido capaz de fazer a separação de águas que há muito se impõe.

Pela minha parte, não tenho dúvidas: as organizações secretas são uma potencial ameaça ao Estado democrático e este deve defender-se dessas organizações. E espero – sentado! – pelo dia em que todos partidos políticos concorrentes às eleições possam afirmar, preto no branco, que as suas listas não incluem membros de sociedades secretas…

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 7

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
29, março 2020

A politica externa de Trump

in Mundo

https://www.moonofalabama.org É um momento de crise e a política externa dos EUA está se tornando caótica O governo Trump está reagindo ao setresse pandémico atacando os inimigos internos e externos conhecidos. O secretário de Estado Mike…
29, março 2020

Carreatas de bolsonaristas em SC são recebidas com esterco de cavalo

in Mundo

  247 - Em oposição à quarentena, manifestantes foram às ruas para uma carreata na tarde desta sexta-feira (27). Na Capital, o movimento foi estimulado pelo movimento “Conservadorismo Floripa”, e reuniu cerca de 20 veículos”,…
29, março 2020

FRATERNIZAR – Consagração da Diocese do Porto à Virgem Maria – A QUÊ OU QUEM SE DIRIGE D. MANUEL LINDA?…

   
Quando, finalmente, a pandemia Covid-19 tiver passado, o bispo do Porto, ex-Bispo das Forças Armadas e de Segurança, e os seus três bispos auxiliares podem muito bem vir a terreiro gloriar-se de…
29, março 2020

Número de mortes nos EUA por Covid-19 ultrapassa as 2 mil

in Mundo

    O número de mortes causadas pela pandemia de coronavírus nos Estados Unidos ultrapassou no sábado os 2.000, enquanto o número de casos chegou a 120.000, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.  …
29, março 2020

Ministro alemão comete suicídio por causa da crise de coronavírus

in Mundo

  Jornal GGN – É destaque na imprensa internacional, neste domingo (29), que o ministro das Finanças Thomas Schaefer, do estado de Hesse, que inclui Frankfurt, foi encontrado morto com sinais de que cometeu suicídio.…
29, março 2020

Coronavírus: 110 casos confirmados em Cascais

in Cascais

No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) foram confirmados mais 29 casos de COVID-19 no Concelho de Cascais, sendo o valor oficial neste momento de um total de 110 casos confirmados em…
29, março 2020

Inquérito sobre o impacto da epidemia na vida dos portugueses

Promovido pelo ICS/ISCTE e com o apoio do COLABOR, está em curso um inquérito (disponível aqui) para começar a perceber os impactos da pandemia na vida dos portugueses. O objetivo do estudo é essencialmente o…
29, março 2020

O que fazer no terceiro período?

Nas vésperas do segundo momento de avaliação, com alunos e professores em recolhimento nas suas casas, o terceiro período continua a ser uma grande incógnita. Com as salas de aula fechadas, haverá condições, materiais e…
29, março 2020

«Os idosos preferem morrer a deixar que o Covid-19 prejudique a economia dos EUA»

in Mundo

O vice-governador Dan Patrick disse à Fox News: «Temos que fechar o país inteiro por isso? Acho que podemos voltar ao trabalho».   Enquanto Donald Trump pressionava para reabrir a economia dos EUA em semanas,…
29, março 2020

'As coisas vão piorar antes de melhorarem', alerta premiê do Reino Unido

in Mundo

© REUTERS / Hannah Mckay Primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que está com COVID-19, envia mensagem aos cidadãos alertando que os momentos mais difíceis da pandemia no país ainda estão por vir. Boris Johnson enviou uma…
29, março 2020

Rússia está preocupada com proximidade de laboratórios biológicos do Pentágono

in Mundo

© REUTERS / Dado Ruvic A Rússia está preocupada com a instalação de laboratórios de armas biológicas financiados pelo Pentágono próximo às suas fronteiras, disse uma fonte no Ministério russo das Relações Exteriores. Enquanto combate…
29, março 2020

UMA PEDRA NO CHARCO

 in,   O Partido Comunista Português leva quinta-feira ao parlamento projetos para suspender propinas e cortes de luz, água, gás e comunicações. A seguir Receitas das portagens não cobrem um terço dos encargos das PPP…
29, março 2020

Brasil | Sistema Único de Saúde (SUS) ou barbárie, diz Drauzio Varella

in Mundo

  247 - O médico Drauzio Varella afirmou em artigo publicado na Folha de S. Paulo deste domingo, que o país terá que "reparar em semanas os erros que cometemos no decorrer de anos" contra…
29, março 2020

Precariedade laboral tomou conta do sector agrícola

A pandemia de COVID-19 veio expor de forma acrescida a falta de soberania alimentar e um sector assente na contratação de mão-de-obra estrangeira ilegal. Créditos / Agronegócios Em nota à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores…
29, março 2020

Carlos Carreiras suspende consulta pública a alteração pontual ao PDM depois de indignação nas redes sociais

in Cascais

Atual Por Redação 29 março 2020 O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, suspendeu, por despacho de esta sexta-feira, dia 27, o período de discussão pública da alteração pontual ao Plano Diretor Municipal (PDM).…
29, março 2020

Event 201: «Os dons proféticos dos expoentes do neoliberalismo são, sem dúvida, admiráveis.»

in Mundo

  2020-03-26 José Goulão, Exclusivo O Lado Oculto/AbrilAbril «No dia 18 de Outubro de 2019, dezena e meia de tecnocratas de luxo ao serviço das mais altas esferas do regime neoliberal globalista reuniram-se num hotel…
29, março 2020

COVID19. Cascais com 110 casos de infetados

in Cascais

Por Redação 29 março 2020 Até às 24horas de este sábado tinha subido para 110 o número de casos de Covid19 confirmados no concelho de Cascais, tendo-registado um aumento de mais 29 casos desde sexta-feira,…
29, março 2020

Portugal | Milhares saíram este sábado. "Quem anda na rua arranja sempre uma justificação"

    De norte a sul do país, as autoridades confrontaram-se este sábado com milhares de pessoas que decidiram vir para a rua aproveitar o bom tempo.   Centenas de carros a fazer fila na…
29, março 2020

UE pode 'perder sua razão de ser' se não gerenciar bem crise do coronavírus, diz premiê italiano

in Mundo

© AP Photo / Alberto Pellaschiar As afirmações do premiê italiano Giuseppe Conte surgem depois que o bloco comunitário não conseguiu chegar a acordo relativamente ao plano de ação contra a pandemia, confirmando a divisão…
29, março 2020

Portugal | E os velhos, senhor?

    Domingos De Andrade* | Jornal de Notícias | opinião   É nos momentos de guerra e de crise profundas, como a que vivemos, que os grandes líderes se confrontam com a História. E…
29, março 2020

O megapacote financeiro dos EUA e as fraturas do sistema

in Mundo

  Dois biliões de dólares (1,85 biliões de euros), ou cerca de 10% do PIB dos EUA. É esta a dimensão do Coronavirus Aid, Relief and Economic Security (CARES) Act, o pacote de estímulos à…
29, março 2020

Coronavírus: existe uma lógica genocida por trás do falso dilema entre a economia e vidas

in Mundo

    “A vida em primeiro lugar, mas, sem emprego, a sociedade enfrentará um problema tão grave quanto a doença: a miséria”, regurgitou Bolsonaro. É mais uma ideia estúpida, sem nenhum sentido lógico, que condiz plenamente…
29, março 2020

EUA recurre a las mentiras para justificar una intervención armada en Venezuela!

in Mundo

    NA QUALIDADE DE COLABORADOR DA FAI, JUNTO-ME AO TEOR DESTE COMUNICADO, NUM MOMENTO EM QUE A HUMANIDADE DEVE ASSUMIR-SE PELA CIVILIZAÇÃO E CONTRA A BARBÁRIE!   A BARBÁRIE DESENCADEOU CRIMES CONTINUADOS CONTRA A…
29, março 2020

Em reunião tensa, Mandetta ergue a voz a Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'

in Mundo

  247 - O ministro da Saúde vai ganhando destaque, nem tanto por suas qualidade, mas por enfrentar Bolsonaro de maneira incisiva. Ao destacar, em reunião de emergância, que a pandemia de coronavírus não é…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate