Novas publicações

  • Entrada
  • Quando os remediados são ‘convidados’ a enriquecer os ricos

Quando os remediados são ‘convidados’ a enriquecer os ricos

Clemente Alves
Clemente Alves

A pretexto de incentivar os proprietários a efectuarem obras para reabilitação de fogos degradados, a Câmara de Cascais definiu um conjunto de áreas urbanas, designadas por ARU-Áreas de Reabilitação Urbana, que geralmente correspondem aos núcleos antigos das localidades, dentro das quais quem proceda à recuperação dum prédio, ou fracção dele, pode recolher um conjunto de benefícios fiscais.

Tal medida, acolhida na Lei 82-D/2014, do tempo da maioria PSD/CDS e do Governo de Passos Coelho e Paulo Portas, é complementada por outra que possibilita à Câmara agravar o valor do IMI sobre imóveis degradados, independentemente da capacidade económica dos proprietários e ainda que os mesmos estejam habitados.

Para que beneficiem das isenções fiscais, basta que a Câmara reconheça que da intervenção resultou uma classificação energética igual ou superior a “A”.

Ao apelar à preservação de imóveis com interesse patrimonial relevante, obviamente que, à partida, nenhum eleito municipal se atreve a opor-se-lhe, sobe risco de ser acusado de não cuidar e não defender aquilo que marca a história dos lugares, as  vivências e as culturais que neles se desenvolveram. Até porque a reabilitação é ainda apresentada como a resposta para manter os habitantes mais antigos que guardam as memórias e humanizam os lugares.

Mas, o que na prática assistimos já não é tanto assim. Ou antes, não é nada assim.

Desde logo, quem vive numa casa degradada só ali está porque de todo não teve condições materiais para a conservar e melhorar ou, no caso em que a recebeu por  herança, também não conseguiu reunir os meios necessários para as obras ou, ainda, e muito provavelmente, porque o valor que lhe oferecem em venda é de desprezar.

É para “solucionar” estes problemas, de fazer ou largar, que a câmara decide aumentar o custo com o IMI, tornando-o no factor de pressão que vai induzir as famílias a desfazer-se da propriedade a qualquer preço, que só será o melhor para quem pode comprar. E para isso, cá estarão os “empreendedores”, atentos e com dinheiro fresco.

Enquanto Vereador, os exemplos de “reabilitação” que me têm passado pelas mãos compravam que, por detrás de bons propósitos quase sempre se escondem os melhores negócios e que aquilo que parece, normalmente não é.

Não é verdade que as pessoas estejam a ser incentivadas a permanecer nas casas e nos lugares onde habitam há dezenas de anos, porque são sempre outros os que ficam com as vivendas, os chalés, os prédios ou os andares “reabilitados”.

São sempre terceiros, os donos do dinheiro fresco, que fazem as recuperações e deoois revendem os imóveis a preços muito mais altos que aqueles que o mercado oferece para construções novas de raiz. Precisamente porque estão localizados nas zonas mais nobres e valorizadas.

Na única decisão de reunião da Câmara em que participei, e em que a reabilitação foi efectuada pelo próprio proprietário, que por decisão do PSD, CDS e PS arrecadou todas as bonificações fiscais possíveis, o mesmo já tinha logrado despejar todos os inquilinos que viveram no prédio durante décadas, voltando a arrendar os apartamentos a novos inquilinos a preços várias vezes multiplicados.

Não é verdade que a preservação da memória arquitetónica seja o valor que move o “empreendedor” e a quem na Câmara que lhe vai perdoar as taxas e os impostos. Porque nem sequer é preciso que ao “reabilitado” se lhe respeite o “esqueleto”. Não é único o caso em que no lugar do antigo se assistiu à construção integral de coisa nova, que nada tem a ver com o derrubado.

O caso do Grande Hotel do Monte Estoril, encerrado há anos e adquirido em 2014 por uma sociedade de investimentos por valores que não conseguimos aceder mas que se estima terem sido muito convidativos, é paradigmático dos grandes negócios, melhor será chamar-se-lhes negociatas, da “reabilitação urbana”.

Após a compra do prédio devoluto, a investidora submeteu à Câmara um processo de obras, aprovado em tempo supersónico, inferior ao que se leva a despachar a instalação duma marquise pedida por qualquer mortal munícipe, o que lhe permitiu concluir todo o processo de reabilitação em apenas 18 meses.

Desta feita, em vez de quartos de hotel, resultaram 15 apartamentos, que a imobiliária classificou de “Premium”(…) “dispondo de grandes terraços com vista panorâmica sobre o mar, piscina, ginásio, sauna, segurança 24 horas por dia”. E todos vendidos ainda antes de concluídas as obras “a preços de mercado entre 1.090.000 e os 3.670.000 euros”.

Em 19 de Novembro, a Câmara aprovou, apenas com voto contra do PCP, conceder à “reabilitadora” a isenção de pagamento das taxas de licença de obras, do Imposto Municipal de Transacções (IMT) na compra inicial do prédio e na venda dos apartamentos, o Imposto de mais-valias sobre os lucros da operação e, ainda, o IMI devido anualmente por quem comprou os apartamentos por 1.090.000 ou 3.650.000 de euros.

Tudo somado, pelas mãos do PSD e CDS-PP, e também do PS, a Câmara de Cascais isentou os “empreendedores” de entregarem milhões de euros ao município, permitindo-lhes aumentar os lucros, que tão grandes não alcançariam a construir outra coisa em qualquer parte.

De facto, para quê sacrificar os ricos se aquilo que a “gestão” de Carlos Carreiras faz pagar aos remediados de Cascais, já são dezenas de milhões de euros a mais do que incompetentemente a Câmara é capaz de gastar.

Clemente Alves

Etiquetas: Habitação

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 90

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, abril 2020

Mulher ferida em confrontos em Adroana

in Cascais

Segurança Por Redação 03 abril 2020 Uma mulher, 59 anos, ficou ferida na sequência de uma desordem, esta sexta-feira, à noite, em Adroana, tendo necessidade de ser transportada à urgência do Hospital de Cascais, apurou…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e…

in Mundo

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e dos Coronabond, agora a Terceira Via passa pelo Banco Europeu de Investimento .  Por Roberto Ciccarelli Publicado por…
03, abril 2020

Ferido grave em despiste na estrada que liga Malveira da Serra ao Guincho

in Cascais

Por Redação  03 abril 2020 ( em atualização) Um despiste de um veículo, esta sexta-feira, pelas sete horas da tarde, na estrada que liga a Malveira da Serra ao Guincho, provocou um ferido grave, confirmou,…
03, abril 2020

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

in Mundo

  Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos…
03, abril 2020

Tribunal da UE condena três Estados-membros por negarem asilo a refugiados

in Mundo

  O Tribunal Superior da União Europeia (UE) condenou a Polónia, a Hungria e a República Checa por violarem a lei europeia ao não darem asilo aos refugiados que chegavam do sul da Europa, que…
03, abril 2020

Por expor brasileiros à COVID-19, juristas denunciam Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

in Mundo

© REUTERS / Adriano Machado A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) apresentou uma queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, contra o presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade…
03, abril 2020

A “diplomacia do coronavírus” pode aproximar a União Européia (UE) da Eurásia?

in Mundo

Paul Antonopoulos*   Global Research, April 03, 2020   A União Europeia (EU) e a União Económica da Eurásia (EEU), uma associação de estados pós-soviéticos, desempenham efetivamente uma função semelhante entre si como um bloco económico. Ao…
03, abril 2020

O melhor do Teatro Extremo, agora online

O Teatro Extremo junta-se ao movimento de partilha de peças online e apresenta alguns dos seus melhores trabalhos no YouTube, todas as sextas-feiras de Abril. Créditos / Teatro Extremo A iniciativa designada #teatroforadacaixanegra arranca hoje…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 10. “UE e BCE, não é assim que…

in Mundo

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 10. “UE e BCE, não é assim que se supera a crise”. O apelo de 110 economistas. Publicado por  em 24 Março 2020 (ver aqui) O Banco…
03, abril 2020

VIRAGEM DE PÁGINA GLOBAL

in Mundo

    Martinho Júnior, Luanda      As profundas alterações globais em curso estão em fase de agudização!...    Está a passar-se das alterações climático-ambientais, com toda a sua panóplia de fenómenos que tanto tem a…
03, abril 2020

Ministro a distância

A pouco mais de uma semana do início oficial do terceiro período, já todos perceberam que as escolas não abrirão tão depressa – e que o mais provável é que permaneçam encerradas aos alunos durante…
03, abril 2020

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

  Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril.   Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril,…
03, abril 2020

Cientistas chineses desenvolvem máscaras eletrostáticas que aniquilam organismos virulentos (FOTO)

in Mundo

© AP Photo / Chsa Song Ho A Escola de Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Eletrotécnica de Xian desenvolveu uma "máscara antiviral eletrostática" com um "purificador de ar" especial. O professor Tong Xufeng, desta…
03, abril 2020

Estamos todos no mesmo barco. Uns com boias, outros sem

(Daniel Oliveira, in Expresso, 03/04/2020) Daniel Oliveira   As medidas tomadas ao abrigo deste Estado de Emergência parecem-me genericamente acertadas para o agravamento controlado da pandemia e o perigoso período da Páscoa. Ir calibrando conforme…
03, abril 2020

O MONSTRO “INVENCÍVEL”

in Mundo

  Provocador, por onde passa obriga todos os Estados à genuflexão e os povos persignam-se. O ronco dos propulsores nucleares intimida, os radares espreitam e os sofisticados sistemas eletrónicos escutam e registam o mais ténue…
03, abril 2020

UE pede desculpas à Itália e promete 100 bi de euros para combater pandemia

in Mundo

© REUTERS / Remo Casilli A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu desculpas pela resposta descuidada que o bloco deu à Itália em relação à pandemia. "A Europa está hoje se mobilizando…
03, abril 2020

'Pretexto oportunista': chanceler cubano condena operação militar dos EUA perto da Venezuela

in Mundo

© AP Photo / Alex Brandon A operação militar dos Estados Unidos perto da Venezuela representa uma ameaça à paz na região, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. Em um…
03, abril 2020

O que explica escala do coronavírus no país mais rico do planeta?

in Mundo

© REUTERS / Andrew Kelly Os Estados Unidos contam com uma grande quantidade de profissionais capacitados, porém, já têm mais de 240 mil casos confirmados de infecção por coronavírus. Os Estados Unidos já somam mais…
03, abril 2020

Covid-19 | EUA registam pior recorde mundial diário de mortes: 1169 em 24 horas

in Mundo

    Os Estados Unidos registaram esta quinta-feira 1.169 mortes em 24 horas causadas pela Covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.   O número recorde de…
03, abril 2020

Convenção democrata para eleger candidato à Casa Branca adiada

in Mundo

  A convenção democrata nos Estados Unidos (EUA), para escolher o candidato que disputará a eleição com o Presidente Donald Trump em novembro, foi adiada para a semana de 17 de agosto, devido à pandemia…
03, abril 2020

Quem disse «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários»?

in Mundo

  Tese de um ministro japonês das Finanças, Taro Aso, que em 2013 defendeu que «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários». Tarō Asō, nascido em 20 de setembro de 1940,…
03, abril 2020

Ocultado pela impresa corporativa

in Mundo

http://www.informationclearinghouse.info/55005.htm Para não dizer uma coisa feia direi : ” pobres e mal agradecidos”  “O mundo é  um lugar doente. Não estamos a falar apenas da pandemia de coronavírus, por mais grave que isso seja, com…
03, abril 2020

Rússia acusa Ocidente de «egoísmo político» face à pandemia de Covid-19

in Mundo

EUA, Reino Unido, UE, Ucrânia e Geórgia chumbaram o projecto de resolução que a Rússia apresentou nas Nações Unidas com vista ao levantamento de sanções unilaterais no contexto da luta contra a pandemia. Um avião…
03, abril 2020

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

  Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate