Novas publicações

  • Entrada
  • Dívidas, Financeiros e Má Fama

Dívidas, Financeiros e Má Fama

Dívidas, Financeiros e Má Fama

Por Joaquim Letria
Passamos a vida importunados pela dívida e com os nossos bem amados dirigentes a zurrarem-nos que a culpa é nossa porque vivemos acima das nossas possibilidades, por mais precários que sejam os nossos empregos e exíguos os salários vergonhosos que nos pagam e com que nos metem medo. Mas nada disto é novo e eles devem-no saber, a menos que na sua gloriosa incompetência tal ignorem. Mas podemos lembrar-lhes algumas coisas ao mesmo tempo que aliviamos o nosso complexo de culpa.

Olhamos a Idade Média e vemos os empréstimos contraídos pelos monarcas, quase sempre de maneira disfarçada, uma vez que a condenação canónica da usura atingia, também, esta modalidade de crédito. Vemos, ao mesmo tempo, a actividade do financeiro perseguida e tendencionalmente confinada aos judeus, sendo os usurários ameaçados com a excomunhão e as penas do inferno por venderem um bem – o tempo – que só a Deus pertence.

No Deuterónimo estava expresso o mandamento“não exigirás do teu irmão juro nenhum nem por dinheiro nem por víveres, nem por qualquer outra coisa que se preste ao pagamento de juros.”Os pregadores medievais tornaram este tema dominante nos seus sermões, com o usurário inevitavelmente destinado ao Inferno. Alguns,“in extremis”, tentavam a salvação com a entrega a obras pias dos lucros acumulados, sem que tenham chegado até nós notícias do êxito de semelhantes iniciativas.

Alguns historiadores fizeram o delicioso levantamento das peças e das penas do Inferno que, inevitavelmente, aguardavam os usurários no imaginário difundido. Em alguns deles podemos mesmo encontrar as descrições das justificações com que a doutrina católica procurará corresponder às crescentes necessidades de aceitar uma prática que, na realidade, se difundia e seria fundamental para o aparecimento do Estado moderno. Muito mais tarde Benjamin Franklin soltaria a famosa frase“time is money”sintetizando uma nova ética do capitalismo.

Neste lento processo acabou por surgir a figura dos financeiros que normalmente indica uma classe de pessoas ligada ao dinheiro público, quer através de funções políticas ou como prestamistas do Estado. Ao mesmo tempo, os Estados foram aperfeiçoando a disciplina jurídica do endividamento bem como os mecanismos de gestão da dívida pública.

Da má fama não escapam nem uns nem outros, nem a dívida nem os financeiros. Importa que o Estado saiba usar a dívida com virtude e virtuosismo e que os financeiros aceitem regras adequadas que os afastem das penas do Inferno previstas pelos cânones.

E já agora que Deus lhes dê virtude a ponto de serem capazes de nos deixarem em paz sem nos fustigar cada vez mais intensamente, sempre a gritarem na sua imoralidade que a culpa é inteiramente nossa.

Publicado no Minho Digital

Etiquetas:

Afixado por: Joaquim Letria às 08:23

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 2

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, abril 2020

COVID19. Doente suspeito abandona hospital de táxi e é intercetado mais tarde em casa por Bombeiros e pela GNR

em Cascais

por CASCAIS24

  Por Redação 06 abril 2020 Um homem, 86 anos, com suspeita de Covid19, abandonou esta segunda-feira, de manhã, o Hospital de Cascais e regressou de táxi a casa, em Manique de Baixo, mas acabou…
07, abril 2020

Esgotos poderiam revelar a verdadeira escala do surto de coronavírus

em Mundo

por resistir.info

por Smriti Mallapaty Mais de uma dúzia de grupos de investigação em todo o mundo começaram a analisar águas residuais em busca do novo coronavírus com um meio de estimar o número de infecções numa…
07, abril 2020

A recessão/depressão da economia causada pelo coronavirus

em Portugal

por resistir.info

– Impacto será desigual dentro do país – Assimetrias regionais e desigualdades sociais contribuem para isso – Desigualdades agravaram-se após a crise de 2008 por Eugénio Rosa Com este estudo procuramos mostrar que o país…
07, abril 2020

Quando nenhum sinal divino chega dos céus

em Mundo

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Ultraortodoxos em Israel, evangélicos em França, nos EUA e em Singapura, outros cultos na Coreia, no Irão ou na Índia: são muitas as geografias onde o fanatismo religioso facilitou surtos expressivos da pandemia entre prosélitos…
07, abril 2020

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) geralt / pixabay   O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones.   A empresa de segurança…
07, abril 2020

A história se repete: meias verdades, pandemias e vidas perdidas

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Jennifer Delgado / Rincón de la Psicología Dizem que a história é cíclica. Até que aprendamos com nossos erros, teremos que enfrentar os mesmos problemas, tropeçar na mesma pedra, repetidamente. Porque cada problema, embora…
07, abril 2020

«Não deveríamos fazer um estudo em África, onde não têm máscaras e tratamentos?»

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Covid-19: Sugestão de experiências em África gera indignação: Jean Paul Mira, clínico do Hospital Cochin de Paris, avançou no canal LCI a pergunta que sabia ser «provocatória»: «não deveríamos fazer um estudo em África, onde…
07, abril 2020

Marcelo e a banca

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

“Encontrei um estado de espírito de grande mobilização no sentido de ajudar a economia portuguesa”, “a banca está motivada, empenhada e muito atenta. É uma luta nacional” e isso “é bom para Portugal e para…
07, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 17. Política alemã, terreno fértil para os nacionalistas. Por Marco Bascetta

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 17. Política alemã, terreno fértil para os nacionalistas.   Por Marco Bascetta Publicado por em 02/04/2020 (ver aqui)   Europa. A crise que tem bloqueado, devastado, desarticulado…
07, abril 2020

EUA registram mais de 10 mil mortes por COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Tom Brenner Nesta segunda-feira (6), o número de óbitos causados pela COVID-19 nos Estados Unidos chegou a 10.335. Os EUA são o país com o maior número de casos do novo coronavírus,…
07, abril 2020

Banca foi além do que definiu o Governo. Marcelo diz-se motivado e tranquilo

em Portugal

por LM in ZAP

(Comentário: Exatamente a encenação que se previa. Rebelo de Sousa montou o drama necessário para defender a Banca e tranquilizar os banqueiros. Uma previsível jogada de antecipação para branquear uma atuação cada vez mais vista…
07, abril 2020

COVID19. Mais um funcionário de apoio infetado no departamento de Polícia Municipal e Fiscalização

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 06 abril 2020 Com mais um caso de Covid19, aparentemente confirmado há dias, eleva-se a dois o número de funcionários infetados, que prestam serviço no Gabinete de Apoio ao Departamento de Polícia Municipal…
07, abril 2020

O Vox de Espanha

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Coisa de fascistas     E quando pensas que não se pode descer mais baixo, chega o Vox e publica uma fotomontagem da Grã Via de Madrid cheia de caixões Não têm ponta de vergonha…
07, abril 2020

China lança manual sobre coronavírus em português

em Portugal

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

China lança manual sobre coronavírus em português com orientações precisas para cada família e pessoa (leia versão integral)     O “Manual de Controle e Prevenção da COVID-19” explica sobre o novo coronavírus, quais são…
07, abril 2020

As armadilhas do “software grátis”

em Portugal

por António Duarte

Um alegado estado de emergência educativo tem vindo a ser usado como justificação para empurrar escolas, alunos e professores, para a implementação, do dia para a noite, do ensino a distância. Mas será que a…
07, abril 2020

Euroscetticismo

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

No seguimento do texto anterior, demos então um mais salto a Roma. “Tem de compreender que o meu partido é um dos mais europeístas de Itália e agora tenho militantes a dizer-me: para quê permanecer…
07, abril 2020

"Crise do coronavírus é o maior teste da história da UE", diz Merkel

em Mundo

por Página Global

    Chanceler federal alemã afirma que pandemia representa desafio para todos os países do bloco e defende programa europeu de revitalização da economia. Merkel diz que Alemanha está pronta para fazer sua parte.  …
07, abril 2020

Trabalhadores defendem reabertura dos serviços de saúde dos SAMS

em Portugal

por in AbrilAbril

Neste período de necessidade, os trabalhadores dos SAMS exigem a correcção das medidas que levaram ao encerramento das unidades de saúde deste subsistema, que as contribuições dos beneficiários continuam a pagar. Trabalhadores concentrados hoje durante…
07, abril 2020

Colômbia nega apoiar intervenção militar dos EUA na Venezuela

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Fernando Vergara O governo do país vizinho da Venezuela, aliado dos EUA, afirma estar movimentando tropas com o fim de combater o narcotráfico e conter o surto da pandemia da COVID-19.…
07, abril 2020

Secretário-geral da ONU apela ao cessar-fogo mundial; quase dois milhões de pessoas já apoiaram

em Mundo

por cebrapaz

Está aberto e com o objetivo de angariar dois milhões de assinaturas o apelo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por um cessar-fogo mundial que suspenda hostilidades entre povos e nações…
07, abril 2020

Fogo na "Culto da Imagem" no DNA de Alcabideche não pára produção de viseiras contra covid19 para o SNS

em Cascais

por CASCAIS24

  Por Redação 06 abril 2020 Um incêndio que deflagrou, esta segunda-feira, pouco depois da uma hora da tarde, na empresa "Culto da Imagem", no centro empresarial DNA, em Alcabideche, foi rapidamente extinto pelos Bombeiros.…
07, abril 2020

MAIS DE 1200 MORTES EM 24 HORAS NOS EUA

em Mundo

por Página Global

Não entre em pânico, não é o coronavírus, é apenas o inofensivo covid-19! Cirurgião geral compara crise de coronavírus no país a ataque a Pearl Harbor     Cirurgião geral dos Estados Unidos compara crise…
07, abril 2020

Portugal | Ministro: "inaceitável e uma vergonha", morte de ucraniano no SEF

em Portugal

por Página Global

Igor morre no SEF, três inspetores detidos no domicilio     Caso de ucraniano morto é "inaceitável e uma vergonha", diz Cabrita. Vai haver mudanças profundas no SEF do aeroporto   As mudanças profundas do…
07, abril 2020

Israel mantém 200 crianças palestinianas na cadeia

em Mundo

por in AbrilAbril

Cerca de 200 crianças palestinianas estão em cadeias israelitas, em «condições desumanas», sendo sujeitas a «interrogatórios duros» e a «tortura», denuncia uma comissão de apoio aos presos. De acordo com a Comissão dos Assuntos dos…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate