Novas publicações

  • Entrada
  • LAGOS E A CRISE DO TURISMO

LAGOS E A CRISE DO TURISMO

LAGOS E A CRISE DO TURISMO

«As maiores descidas nos hotéis do Algarve, em Junho, verificaram-se em Lagos e Sagres (menos 14,1%). Mas nas zonas de Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago houve subidas turísticas de 7,1%».
in Jornal do Algarve, 5 de Julho de 2018
.

Certo dia, em conversa com um coronel da Força Aérea, ouvi-lhe dizer uma coisa que nunca mais esquecerei: “Salvo em casos excepcionais, um avião nunca cai por UM único motivo. Há sempre VÁRIOS, simultâneos ou em cadeia, que concorrem para o desastre”.

Lembrei-me dessa afirmação a propósito dos maus resultados do turismo do concelho, pois, também nessa queda, as causas são muitas e variadas, valendo a pena distinguir três tipos de problemas:

.
- Aqueles contra os quais NADA SE PODE fazer;

- Aqueles que poderão ser RESOLVIDOS — não pelos lacobrigenses, mas pelos poderes públicos;

- Aqueles em que PODEMOS INTERVIR activamente.

.
No primeiro caso, a principal condicionante é a nossa situação geográfica: olhe-se para o mapa da Europa, e veja-se a que distância estão as fontes de turistas estrangeiros. Diria La Palice que “para que eles venham para cá, é preciso que não vão para outros lados”, uma verdade que nos obriga a concorrer com destinos de alta relação qualidade/preço, incluindo países que superaram, ultimamente, problemas de segurança interna que os afastavam.

Mas, em Portugal, Lagos (tal como a referida Sagres) ainda tem de competir num outro “campeonato”, nomeadamente contra Porto e Lisboa, estando, para mais, no extremo sudoeste do país. Como podemos trazer mais gente com um aeroporto a 80 km, uma A22 com portagens absurdas, uma 125 inenarrável e um comboio ao melhor nível da arqueologia industrial?

Tal como sucede com o nosso Hospital, as últimas três realidades não dependem dos lacobrigenses. São problemas estruturais (que exigem soluções de prazo variável), mas podemos pressionar os nossos políticos para que ajam em nosso favor — onde, quando e como puderem... e já não será pouco!

Também somos impotentes contra o Brexit e a desvalorização da libra, mas há muitas coisas que poderemos fazer; e é uma reflexão séria e desapaixonada acerca disso que se torna urgente... e já vai sendo tarde.

De facto, não está nas nossas mãos ir buscar os turistas e trazê-los para cá. Mas podemos fazer com que VOLTEM, nunca esquecendo que “O Homem é um animal de hábitos”, e o turista é-o, acima de tudo.

Sucede, porém, que isso obriga a ter em conta uma grande quantidade de problemas (todos bem conhecidos); mas a forma como eles são abordados entre nós nem sempre é isenta, despartidarizada e pacífica.

A juntar a isso, muita gente parece pensar e agir como se estivéssemos nos Anos 60 do século passado, quando sol, praia e bares chegavam e sobravam para manter o turismo algarvio florescente e de boa saúde.

Mas esse tempo acabou e não volta: o turista moderno, especialmente aquele com poder de compra, tornou-se muito mais exigente, até porque alternativas não lhe faltam por esse mundo fora.

Esse turista é sensível, pela negativa, a praias descaracterizadas, a ruas porcas ou esburacadas, a passeios atafulhados de carros, a paredes e monumentos grafitados, a ecopontos a transbordar de lixo (convocando gaivotas, ratos e baratas), a barulho sem horário nem regras, a indivíduos a urinar nas ruas, a árvores cortadas sem motivo, a casas-de-banho encerradas, sujas ou com horários absurdos, a ruas sem passeios dignos desse nome...

Porém, uma vez identificados os problemas resolúveis (assim haja vontade cívica e política para tal), Lagos poderá superar (ou pelo menos minorar) a crise que lhe está a bater à porta, mostrando ser um destino turístico de primeira qualidade, à altura dos desafios colocados por uma sociedade moderna e um turismo exigente.

.

Carlos Medina Ribeiro - "Correio de Lagos", Agosto de 2018

Etiquetas: ,

Afixado por: Carlos Medina Ribeiro às 10:42

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 10

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
07, abril 2020

COVID19. Doente suspeito abandona hospital de táxi e é intercetado mais tarde em casa por Bombeiros e pela GNR

em Cascais

por CASCAIS24

  Por Redação 06 abril 2020 Um homem, 86 anos, com suspeita de Covid19, abandonou esta segunda-feira, de manhã, o Hospital de Cascais e regressou de táxi a casa, em Manique de Baixo, mas acabou…
07, abril 2020

Esgotos poderiam revelar a verdadeira escala do surto de coronavírus

em Mundo

por resistir.info

por Smriti Mallapaty Mais de uma dúzia de grupos de investigação em todo o mundo começaram a analisar águas residuais em busca do novo coronavírus com um meio de estimar o número de infecções numa…
07, abril 2020

A recessão/depressão da economia causada pelo coronavirus

em Portugal

por resistir.info

– Impacto será desigual dentro do país – Assimetrias regionais e desigualdades sociais contribuem para isso – Desigualdades agravaram-se após a crise de 2008 por Eugénio Rosa Com este estudo procuramos mostrar que o país…
07, abril 2020

Quando nenhum sinal divino chega dos céus

em Mundo

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

Ultraortodoxos em Israel, evangélicos em França, nos EUA e em Singapura, outros cultos na Coreia, no Irão ou na Índia: são muitas as geografias onde o fanatismo religioso facilitou surtos expressivos da pandemia entre prosélitos…
07, abril 2020

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

em Mundo

por ZAP in ZAP

(CC0/PD) geralt / pixabay   O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones.   A empresa de segurança…
07, abril 2020

A história se repete: meias verdades, pandemias e vidas perdidas

em Mundo

por Pensar Contemporâneo

  Jennifer Delgado / Rincón de la Psicología Dizem que a história é cíclica. Até que aprendamos com nossos erros, teremos que enfrentar os mesmos problemas, tropeçar na mesma pedra, repetidamente. Porque cada problema, embora…
07, abril 2020

«Não deveríamos fazer um estudo em África, onde não têm máscaras e tratamentos?»

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Covid-19: Sugestão de experiências em África gera indignação: Jean Paul Mira, clínico do Hospital Cochin de Paris, avançou no canal LCI a pergunta que sabia ser «provocatória»: «não deveríamos fazer um estudo em África, onde…
07, abril 2020

Marcelo e a banca

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

“Encontrei um estado de espírito de grande mobilização no sentido de ajudar a economia portuguesa”, “a banca está motivada, empenhada e muito atenta. É uma luta nacional” e isso “é bom para Portugal e para…
07, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 17. Política alemã, terreno fértil para os nacionalistas. Por Marco Bascetta

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 17. Política alemã, terreno fértil para os nacionalistas.   Por Marco Bascetta Publicado por em 02/04/2020 (ver aqui)   Europa. A crise que tem bloqueado, devastado, desarticulado…
07, abril 2020

EUA registram mais de 10 mil mortes por COVID-19

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Tom Brenner Nesta segunda-feira (6), o número de óbitos causados pela COVID-19 nos Estados Unidos chegou a 10.335. Os EUA são o país com o maior número de casos do novo coronavírus,…
07, abril 2020

Banca foi além do que definiu o Governo. Marcelo diz-se motivado e tranquilo

em Portugal

por LM in ZAP

(Comentário: Exatamente a encenação que se previa. Rebelo de Sousa montou o drama necessário para defender a Banca e tranquilizar os banqueiros. Uma previsível jogada de antecipação para branquear uma atuação cada vez mais vista…
07, abril 2020

COVID19. Mais um funcionário de apoio infetado no departamento de Polícia Municipal e Fiscalização

em Cascais

por CASCAIS24

Por Redação 06 abril 2020 Com mais um caso de Covid19, aparentemente confirmado há dias, eleva-se a dois o número de funcionários infetados, que prestam serviço no Gabinete de Apoio ao Departamento de Polícia Municipal…
07, abril 2020

O Vox de Espanha

em Mundo

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Coisa de fascistas     E quando pensas que não se pode descer mais baixo, chega o Vox e publica uma fotomontagem da Grã Via de Madrid cheia de caixões Não têm ponta de vergonha…
07, abril 2020

China lança manual sobre coronavírus em português

em Portugal

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

China lança manual sobre coronavírus em português com orientações precisas para cada família e pessoa (leia versão integral)     O “Manual de Controle e Prevenção da COVID-19” explica sobre o novo coronavírus, quais são…
07, abril 2020

As armadilhas do “software grátis”

em Portugal

por António Duarte

Um alegado estado de emergência educativo tem vindo a ser usado como justificação para empurrar escolas, alunos e professores, para a implementação, do dia para a noite, do ensino a distância. Mas será que a…
07, abril 2020

Euroscetticismo

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues)

No seguimento do texto anterior, demos então um mais salto a Roma. “Tem de compreender que o meu partido é um dos mais europeístas de Itália e agora tenho militantes a dizer-me: para quê permanecer…
07, abril 2020

"Crise do coronavírus é o maior teste da história da UE", diz Merkel

em Mundo

por Página Global

    Chanceler federal alemã afirma que pandemia representa desafio para todos os países do bloco e defende programa europeu de revitalização da economia. Merkel diz que Alemanha está pronta para fazer sua parte.  …
07, abril 2020

Trabalhadores defendem reabertura dos serviços de saúde dos SAMS

em Portugal

por in AbrilAbril

Neste período de necessidade, os trabalhadores dos SAMS exigem a correcção das medidas que levaram ao encerramento das unidades de saúde deste subsistema, que as contribuições dos beneficiários continuam a pagar. Trabalhadores concentrados hoje durante…
07, abril 2020

Colômbia nega apoiar intervenção militar dos EUA na Venezuela

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© AP Photo / Fernando Vergara O governo do país vizinho da Venezuela, aliado dos EUA, afirma estar movimentando tropas com o fim de combater o narcotráfico e conter o surto da pandemia da COVID-19.…
07, abril 2020

Secretário-geral da ONU apela ao cessar-fogo mundial; quase dois milhões de pessoas já apoiaram

em Mundo

por cebrapaz

Está aberto e com o objetivo de angariar dois milhões de assinaturas o apelo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por um cessar-fogo mundial que suspenda hostilidades entre povos e nações…
07, abril 2020

Fogo na "Culto da Imagem" no DNA de Alcabideche não pára produção de viseiras contra covid19 para o SNS

em Cascais

por CASCAIS24

  Por Redação 06 abril 2020 Um incêndio que deflagrou, esta segunda-feira, pouco depois da uma hora da tarde, na empresa "Culto da Imagem", no centro empresarial DNA, em Alcabideche, foi rapidamente extinto pelos Bombeiros.…
07, abril 2020

MAIS DE 1200 MORTES EM 24 HORAS NOS EUA

em Mundo

por Página Global

Não entre em pânico, não é o coronavírus, é apenas o inofensivo covid-19! Cirurgião geral compara crise de coronavírus no país a ataque a Pearl Harbor     Cirurgião geral dos Estados Unidos compara crise…
07, abril 2020

Portugal | Ministro: "inaceitável e uma vergonha", morte de ucraniano no SEF

em Portugal

por Página Global

Igor morre no SEF, três inspetores detidos no domicilio     Caso de ucraniano morto é "inaceitável e uma vergonha", diz Cabrita. Vai haver mudanças profundas no SEF do aeroporto   As mudanças profundas do…
07, abril 2020

Israel mantém 200 crianças palestinianas na cadeia

em Mundo

por in AbrilAbril

Cerca de 200 crianças palestinianas estão em cadeias israelitas, em «condições desumanas», sendo sujeitas a «interrogatórios duros» e a «tortura», denuncia uma comissão de apoio aos presos. De acordo com a Comissão dos Assuntos dos…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate