Novas publicações

  • Entrada
  • 17 SÉCULOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO ANTECEDEM AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES EUROPEIAS

17 SÉCULOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO ANTECEDEM AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES EUROPEIAS

17 SÉCULOS DE PENSAMENTO FILOSÓFICO ANTECEDEM AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES EUROPEIAS

Por A. M. Galopim de Carvalho

Foi nas colónias gregas da Ásia Menor, mais precisamente na Jónia, entre os séculos VII e VI a.C., que encontramos as primeiras manifestações de um pensamento dotado de exigência e compreensão racional.

Foi aqui que alguns dos seus habitantes mais letrados esboçaram as primeiras tentativas de explicar o mundo que os rodeava sem recorrerem à mitologia, o que era a prática comum da época. Só meio século depois, Pitágoras (circa 570-495 a.C.) deu o nome de “filosofia” a essa atitude mental.

Nascido em Mileto, cidade desta colónia, Thales (c. 623-546 a.C.) terá sido o primeiro pensador a afastar-se das crenças religiosas que conduziam a sociedade grega mais antiga e, como tal, o primeiro filósofo ocidental. Foi o surgir de um pensamento que virou costas à tradição mítica de deuses e heróis e começou a fundamentar-se nas realidades observadas no dia-a-dia. Pode dizer-se que, com ele, a experimentação quotidiana conduziu à laicização do conhecimento e à sua condução no caminho do racional.

Dentro deste espírito surgiram na Escola que fundou em Mileto e noutras, ao longo dos séculos VI e V a.C., as primeiras ideias, ditas filosóficas, como o embrião de uma ciência teórica, meramente especulativa, sem qualquer apoio experimental. Estas escolas foram comunidades de pensadores ditos pré-socráticos (Tales, Anaximandro, Anaxágoras e Heráclito, entre outros), cujas ideias, muitas vezes divergentes entre si, foram os primeiros passos na procura do conhecimento no mundo ocidental. Dizemos ocidental porque havia outros a oriente, não menos importantes, nomeadamente, na índia, na Mesopotâmia, na Pérsia e na China, pensamentos que, é preciso dizer, tiveram influência na cultura grega.

Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos, muitos outros, menos conhecidos do grande público, legaram-nos um pensamento despido de deuses e heróis, considerado o caldo das escolas e universidades medievais.

Esta vitória do pensamento laico sofreu grande retrocesso com o advento do catolicismo (do grego“catholikós”, universal), em especial pela influência de Agostinho de Hipona (354-430), mais conhecido por Santo Agostinho e um dos maiores teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo. Segundo este doutor da Igreja, a única verdade era a dos Santos Evangelhos.

Instituição da Idade Média, a Universidade nasceu como algo mais do que a Academia de Atenas, fundada por Platão, no século IV a. C. (nos jardins de Akademós, o herói da mitologia grega e, daí, o nome). Tanto nesta Academia como no Liceu fundado pelo seu discípulo, Aristóteles, os mestres limitavam-se a especular e debater com os discípulos as suas ideias.

Durante, praticamente, toda a Idade Média, a Igreja Católica Romana deteve o monopólio da cultura e do pensamento. Daí, o ensino ser ministrado por eclesiásticos e os conteúdos e objectivos serem estabelecidos pela hierarquia religiosa, tanto nas Escolas (paroquiais, catedrais, monacais e palatinas), como nos Estudos Gerais e nas Universidades que, a partir deles, se formaram. Lembremos, a propósito, que a palavra “universidade” radica no latim “universum” (com o significado de “tudo junto” ou “tornado um”), de “unus”+”versus” (particípio passado do verbo “vertere”, tornar, verter).
Enraizadas na Europa Ocidental, a partir de meados do século XII, no contexto do chamado “Renascimento do Século XII”, as “Universitas Magistrorum et Scholarium”, as verdadeiras Universidades foram comunidades de mestres e discípulos, procurando funcionar como centros de ensino, de pesquisa e produção de saber e, ainda, pólos de debates, não raras vezes, conflituosos. Como locais propícios ao desenvolvimento de ideias, sofreram intervenções de reis, ordens religiosas e, até mesmo, dos papas. O elevado valor já então atribuído ao conhecimento científico, entendido como um “dom de Deus”, proibia os professores de receberem honorários. Assim, estes viviam das dádivas dos alunos (vindos, sobretudo, da nobreza) sob a forna de colecta.
Surgidas na Itália, na França e na Inglaterra, estas Universidades visavam o estudo do Direito, da Medicina e da Teologia, numa perspectiva do enobrecimento do espírito dos homens e na elevação das suas virtudes. Com raríssimas excepções, as mulheres não eram voltadas para essa educação.

Um parêntese para dizer que, anteriormente a estas Universidades, fora criada em Bolonha, em 1088, uma estrutura afim, vocacionada para, ao mesmo tempo, ensinar a nível então tido por superior e investigar no sentido de inovar conhecimento. Lembrada por Universidade de Bolonha,caracterizou-se por procurar um ensino liberto das amarras da Igreja Católica. Esta não foi, porém, a mais antiga de todas. Antes dela surgira a Universidade de Al Quaraouiyine, em Fez (Marrocos), no ano de 859, a de Hunan (Changsha), na China, em 976, e a de Al-Azhar, no Cairo, Egipto, em 988.
No final da Idade Média, já em pleno Renascimento, as Universidades viram aumentar o número de estudantes filhos de uma burguesia em crescimento, exigentes de uma formação mais ampla, incluindo a de caráter técnico, abrindo-se às Artes, à Matemática, à Filosofia e à Arquitetura. Entre 1200 e 1500 foram fundadas, na Europa, cerca de 80 universidades, muitas delas por bulas emanadas de Roma.
Entre elas, destacam-se:

Século XI – Bolonha e Oxford.
Século XII – Paris e Modena.
Século XIII – Cambridge, Salamanca, Montpellier, Pádua, Nápoles, Coimbra (1290)….
Seculo XIV - Lérida, Roma, Pisa…
Século XV – Turim, Leipzig, Poitiers, Lovaina…
Século XVI – Évora (Universidade do Espírito Santo)…


Foi o tempo da escolástica, a filosofia cristã colocada na base de todo o ensino, concebida como uma via para harmonizar a razão com a fé. Foram, porém e apesar de tudo, instituições de excelência internacional, consideradas os locais de ensino e de investigação mais prestigiados da Europa medieval.

Etiquetas:

Afixado por: A. M. Galopim de Carvalho às 14:45

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 1

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, abril 2020

Mulher ferida em confrontos em Adroana

in Cascais

Segurança Por Redação 03 abril 2020 Uma mulher, 59 anos, ficou ferida na sequência de uma desordem, esta sexta-feira, à noite, em Adroana, tendo necessidade de ser transportada à urgência do Hospital de Cascais, apurou…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e…

in Mundo

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e dos Coronabond, agora a Terceira Via passa pelo Banco Europeu de Investimento .  Por Roberto Ciccarelli Publicado por…
03, abril 2020

Ferido grave em despiste na estrada que liga Malveira da Serra ao Guincho

in Cascais

Por Redação  03 abril 2020 ( em atualização) Um despiste de um veículo, esta sexta-feira, pelas sete horas da tarde, na estrada que liga a Malveira da Serra ao Guincho, provocou um ferido grave, confirmou,…
03, abril 2020

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

in Mundo

  Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos…
03, abril 2020

Tribunal da UE condena três Estados-membros por negarem asilo a refugiados

in Mundo

  O Tribunal Superior da União Europeia (UE) condenou a Polónia, a Hungria e a República Checa por violarem a lei europeia ao não darem asilo aos refugiados que chegavam do sul da Europa, que…
03, abril 2020

Por expor brasileiros à COVID-19, juristas denunciam Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

in Mundo

© REUTERS / Adriano Machado A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) apresentou uma queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, contra o presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade…
03, abril 2020

A “diplomacia do coronavírus” pode aproximar a União Européia (UE) da Eurásia?

in Mundo

Paul Antonopoulos*   Global Research, April 03, 2020   A União Europeia (EU) e a União Económica da Eurásia (EEU), uma associação de estados pós-soviéticos, desempenham efetivamente uma função semelhante entre si como um bloco económico. Ao…
03, abril 2020

O melhor do Teatro Extremo, agora online

O Teatro Extremo junta-se ao movimento de partilha de peças online e apresenta alguns dos seus melhores trabalhos no YouTube, todas as sextas-feiras de Abril. Créditos / Teatro Extremo A iniciativa designada #teatroforadacaixanegra arranca hoje…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 10. “UE e BCE, não é assim que…

in Mundo

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 10. “UE e BCE, não é assim que se supera a crise”. O apelo de 110 economistas. Publicado por  em 24 Março 2020 (ver aqui) O Banco…
03, abril 2020

VIRAGEM DE PÁGINA GLOBAL

in Mundo

    Martinho Júnior, Luanda      As profundas alterações globais em curso estão em fase de agudização!...    Está a passar-se das alterações climático-ambientais, com toda a sua panóplia de fenómenos que tanto tem a…
03, abril 2020

Ministro a distância

A pouco mais de uma semana do início oficial do terceiro período, já todos perceberam que as escolas não abrirão tão depressa – e que o mais provável é que permaneçam encerradas aos alunos durante…
03, abril 2020

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

  Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril.   Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril,…
03, abril 2020

Cientistas chineses desenvolvem máscaras eletrostáticas que aniquilam organismos virulentos (FOTO)

in Mundo

© AP Photo / Chsa Song Ho A Escola de Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Eletrotécnica de Xian desenvolveu uma "máscara antiviral eletrostática" com um "purificador de ar" especial. O professor Tong Xufeng, desta…
03, abril 2020

Estamos todos no mesmo barco. Uns com boias, outros sem

(Daniel Oliveira, in Expresso, 03/04/2020) Daniel Oliveira   As medidas tomadas ao abrigo deste Estado de Emergência parecem-me genericamente acertadas para o agravamento controlado da pandemia e o perigoso período da Páscoa. Ir calibrando conforme…
03, abril 2020

O MONSTRO “INVENCÍVEL”

in Mundo

  Provocador, por onde passa obriga todos os Estados à genuflexão e os povos persignam-se. O ronco dos propulsores nucleares intimida, os radares espreitam e os sofisticados sistemas eletrónicos escutam e registam o mais ténue…
03, abril 2020

UE pede desculpas à Itália e promete 100 bi de euros para combater pandemia

in Mundo

© REUTERS / Remo Casilli A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu desculpas pela resposta descuidada que o bloco deu à Itália em relação à pandemia. "A Europa está hoje se mobilizando…
03, abril 2020

'Pretexto oportunista': chanceler cubano condena operação militar dos EUA perto da Venezuela

in Mundo

© AP Photo / Alex Brandon A operação militar dos Estados Unidos perto da Venezuela representa uma ameaça à paz na região, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. Em um…
03, abril 2020

O que explica escala do coronavírus no país mais rico do planeta?

in Mundo

© REUTERS / Andrew Kelly Os Estados Unidos contam com uma grande quantidade de profissionais capacitados, porém, já têm mais de 240 mil casos confirmados de infecção por coronavírus. Os Estados Unidos já somam mais…
03, abril 2020

Covid-19 | EUA registam pior recorde mundial diário de mortes: 1169 em 24 horas

in Mundo

    Os Estados Unidos registaram esta quinta-feira 1.169 mortes em 24 horas causadas pela Covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.   O número recorde de…
03, abril 2020

Convenção democrata para eleger candidato à Casa Branca adiada

in Mundo

  A convenção democrata nos Estados Unidos (EUA), para escolher o candidato que disputará a eleição com o Presidente Donald Trump em novembro, foi adiada para a semana de 17 de agosto, devido à pandemia…
03, abril 2020

Quem disse «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários»?

in Mundo

  Tese de um ministro japonês das Finanças, Taro Aso, que em 2013 defendeu que «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários». Tarō Asō, nascido em 20 de setembro de 1940,…
03, abril 2020

Ocultado pela impresa corporativa

in Mundo

http://www.informationclearinghouse.info/55005.htm Para não dizer uma coisa feia direi : ” pobres e mal agradecidos”  “O mundo é  um lugar doente. Não estamos a falar apenas da pandemia de coronavírus, por mais grave que isso seja, com…
03, abril 2020

Rússia acusa Ocidente de «egoísmo político» face à pandemia de Covid-19

in Mundo

EUA, Reino Unido, UE, Ucrânia e Geórgia chumbaram o projecto de resolução que a Rússia apresentou nas Nações Unidas com vista ao levantamento de sanções unilaterais no contexto da luta contra a pandemia. Um avião…
03, abril 2020

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

  Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate