Novas publicações

  • Entrada
  • LAGOS E A LÓGICA ECOLÓGICA

LAGOS E A LÓGICA ECOLÓGICA

LAGOS E A LÓGICA ECOLÓGICA

«Controla o lixo, e controlarás a cidade»

.

Conta-se que, nos anos 60 do século passado, um jornalista norte-americano se disfarçou de funcionário da limpeza urbana conseguindo, assim, apoderar-se do conteúdo do caixote do lixo do Presidente da República. Seguidamente, e do muito que ficou a saber acerca dos hábitos de Sua Exa., deu destaque ao facto de ele deitar fora os jornais ainda com as respectivas cintas — concluindo, com isso, que o homem mais poderoso do mundo não se preocupava muito em estar informado acerca do que nele se passava, e muito menos com a opinião pública ou publicada. Talvez essa conclusão fosse demagógica, mas a verdade é que o lixo diz quase tudo acerca de quem o produz; e, no que toca às urbes, até patenteia, e sem margem para dúvidas, o grau civilizacional das suas populações e de quem as dirige.

De facto, numa sociedade organizada, os cidadãos delegam nos poderes públicos a gestão do lixo (que, sem controlo, é um verdadeiro flagelo — veja-se Nápoles), e pagam-lhes para que o façam. Compete, pois, a estes, providenciar locais de deposição adequados, e àqueles respeitá-los; mas também neste último caso são os poderes públicos que têm de ter, ao seu serviço, fiscais competentes e em número suficiente, com funções dissuasoras e até repressivas, se necessário for. Finalmente, é ainda às autarquias que compete providenciar a remoção atempada dos resíduos, pelo que, tendo elas as funções decisivas em todo o ciclo que nos interessa, não podem eximir-se às suas responsabilidades, nomeadamente quando algo corre mal.

Dito isto, o que vemos em Lagos, especialmente nas chamadas “Ilhas ecológicas”, e nos últimos anos? Constatamos que muitos dos seus ecopontos estão, frequentemente, a abarrotar durante dias seguidos, tendo por fora o que devia estar dentro... mas já lá não cabe! Sendo assim, que moralidade tem, quem quer que seja, para nos exigir aquilo que, mesmo querendo, não podemos fazer? E que lógica tem disponibilizarem-nos as condições básicas para reciclagem, mas depois não darem seguimento aos esforços que fazemos para corresponder a esse imperativo cívico do nosso século?

.

O tema daria um livro, profusamente ilustrado com penosas imagens de Lagos (e também de lugares tão improváveis como o coração de Lisboa e o Parque Natural Sintra-Cascais), mas não é necessário, pois basta andar pelas nossas ruas para se esbarrar com a triste realidade que está diante dos olhos de QUEM QUER VER e (por vezes literalmente) debaixo dos pés, mesmo de quem não quer. Claro que não faltam os que desvalorizam o problema,nem os que apontam o dedo para o alvo errado — destacando-se os que recitam o mantra «As pessoas é que são porcas!». A estes, há que dizer que sim, que há pessoas porcas, e até muito porcas; só que isso qualquer criancinha sabe, pois é uma verdade de todos os tempos e de todas as latitudes. Mas nós também não pagamos à polícia para nos dizer que há criminosos, pois não?

Infelizmente, ainda há quem não entenda que tudo isto é muito mais grave do que uma fuga de água num jardim, pois configura uma tripla AGRESSÃO: um perigo real para a SAÚDE pública, a delapidação do nosso DINHEIRO e a degradação da IMAGEM da Cidade — com pesadas consequências para o TURISMO e, portanto, para a ECONOMIA local, que dele depende.

.

Claro que seria simpático terminar este texto com palavras de optimismo mas, como tudo isto se arrasta há anos (e tem piorando nos últimos tempos), não consigo. Todavia, se alguém tiver por aí algumas disponíveis, mande-mas, que serão bem-vindas!

.
Carlos Medina Ribeiro - "Correio de Lagos", Setembro de 2018

Etiquetas: , ,

Afixado por: Carlos Medina Ribeiro às 09:36

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 5

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
04, junho 2020

Trabalhadores da Portway pagam os custos do prolongamento do lay-off

em Portugal

por in AbrilAbril

O grupo multinacional VINCI, que, ao longo dos últimos anos, arrecadou mais de 800 milhões em lucros, quer prolongar o regime por mais um mês, recebendo apoios públicos e mantendo os cortes salariais. A Portway…
04, junho 2020

Os antirracistas tentam tomar o céu de assalto

em Mundo

por Jornal Tornado in 'O TORNADO'

O assassinato de George Floyd, um cidadão negro, desarmado e indefeso, por um policial branco, há 11 dias (em 25 de maio), em Minneapolis (Minnesota, EUA), foi o estopim do levante que incendeia as cidades…
04, junho 2020

Brasil | A hora é agora!

em Mundo

por Tereza Cruvinel, em Brasília in 'O TORNADO'

Junho colocou-nos diante da encruzilhada entre ditadura ou democracia de forma inequívoca, mas agora um vento novo sopra, embora não seja ainda uma ventania. A hora de derrotar o projeto golpista e neofascista está soando.…
04, junho 2020

Chuva civil molha militar

em Portugal

por in AbrilAbril

Os militares que requeiram a aplicação da licença para «assistência inadiável a filho ou outro dependente a cargo menor de 12 anos» vão ser penalizados nos respectivos vencimentos. Militares da Marinha Portuguesa perfilados no desfile…
04, junho 2020

Algumas razões para ser um otimista irritante, mesmo que com algumas reservas!

em Portugal

por jorge rocha in 'Ventos Semeados'

1. Quase por certo João Pinto, antigo capitão do F.C. Porto não sabia o que afirmara Winston Churchill décadas antes, quando lhe reproduziu a mesma ideia de forma muito simplificada, mas prefiro a versão original,…
04, junho 2020

Petição ao Governo de Portugal

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (Jorge Bateira)

  Segurança social para todos   Petição ao Governo de Portugal     Em muito pouco tempo, a pandemia da covid-19, combinada com o colapso económico que produziu, tornou evidente que as nossas vidas dependem…
04, junho 2020

A educação e a realidade social do concelho de Cascais

em Cascais

por Portal CASCAIS

Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fascismo, sinaliza meia dúzia de verdades…
04, junho 2020

Aos que nos querem esquecidos

em Portugal

por Administração web

  Anda por aí um neo-fascismo engravatado que tenta branquear a dôr, a miséria e a repressão sofrida pelo povo português durante décadas. Como se não tivesse existido a pobreza, a repressão e a guerra…
03, junho 2020

Mulher detida por agressões à mãe recolheu à cadeia de Tires

em Cascais

por CASCAIS24

SEGURANÇA Por Redação 03 junho 2020 Uma mulher, 47 anos, detida pela PSP, em Carcavelos, por intimidações e agressões à própria mãe, viu confirmada a prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Tires. A…
03, junho 2020

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção

em Portugal

por Página Global

    Portugal integrava, no final de 2019, uma lista de 15 países com baixo nível de cumprimento das recomendações anti-corrupção dirigidas a deputados, juízes e procuradores, indica hoje o relatório GRECO, organismo do Conselho…
03, junho 2020

Rio de Janeiro tem mais de 50 mil infetados, mas já iniciou reabertura confusa e gradual

em Mundo

por ZAP in ZAP

  O Rio de Janeiro, uma das cidades mais afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, iniciou hoje uma reabertura gradual e confusa de sua economia, com decretos a permitir algumas atividades e decisões judiciais limitando…
03, junho 2020

Mais 11 mortes e 366 novos casos. Há mais de 20 mil recuperados em Portugal

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Nas últimas 24 horas, morreram 11 pessoas com covid-19 em Portugal e registaram-se 366 novos casos.   De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado esta quarta-feira, morreram 11 pessoas nas…
03, junho 2020

Xi Jinping defende construção de forte sistema de saúde pública na China

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Durante a realização nesta terça-feira (2), em Pequim, de um simpósio com especialistas e estudiosos, o presidente da China Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China…
03, junho 2020

EUA têm uma «obsessão criminosa» com a Venezuela, afirma Arreaza

em Mundo

por in AbrilAbril

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela denunciou os ataques constantes dos EUA ao seu país, depois de, esta terça-feira, Pompeo ter anunciado sanções a novas empresas, para apertar o cerco. Em Maio de 2019,…
03, junho 2020

A encruzilhada da Universidade no pós-Covid. Por Isabelle Marc e Juan Varela Portas

em Mundo

por franciscogtavares in 'A Viagem dos Argonautas'

  Seleção e tradução de Francisco Tavares A encruzilhada da Universidade no pós-Covid Se, enquanto país, decidirmos combater as crises sanitárias, a dependência energética, as desigualdades e a catástrofe ambiental na perspetiva da reflexão científica…
03, junho 2020

Socialista Isabel Moreira acusa Governo de ignorar Parlamento e violar Constituição

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Quando um parelho partidário lida mal com a democracia acontecem estas 'fugas de informação' para queimar que ousa ter dúvidas ou criticar os chefes.Curioso (preocupante?) é ver dirigentes do PS a contrariarem uma sua…
03, junho 2020

IRC a 17%, quatro Autoeuropas e aposta no turismo nacional. O plano de retoma económica do PSD

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: Menos impostos para o patronato, fundos públicos para apoio aos negócios privados, vender ao estrangeiro e ter uns amigos a zelar pela aplicação da austeridade. Sempre mais do mesmo...)   O PSD apresentou esta…
03, junho 2020

As últimas palavras do último discurso de Martin Luther King

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

Discurso de Memphis, 3 de Março de 1968 As últimas palavras do último discurso de Martin Luther King: (…)Well, I don’t know what will happen now. We’ve got some difficult days ahead. But it doesn’t…
03, junho 2020

Protesto contra morte de negro na França acaba em confrontos e 18 presos

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Milhares de pessoas se manifestaram nesta terça-feira em Paris pelo assassinato há quatro anos de um jovem negro. A direita condenou a manifestação, proibida na véspera pela polícia. "Inadmissível", declarou o…
03, junho 2020

Bolsonaro, o “projeto secreto da cúpula militar”

em Mundo

por Brasil24/7

  “Líder!, Líder!, Líder! …”. Com esta exaltação ao estilo “Führer!, Führer!, Führer! …” da Alemanha dos anos 1930, os aspirantes-a-oficial da Academia Militar das Agulhas Negras recepcionaram o então deputado Jair Bolsonaro, recém reeleito…
03, junho 2020

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail “meia hora depois” de uma vigília de protesto

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Cerca de 13 trabalhadores “precários” da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho.   Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes…
03, junho 2020

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

em Portugal

por ZAP in ZAP

(Comentário: O populismo é assim. Manipulando o medo em torno da Covid-19 alguns setores 'incomodados com a democracia' utilizaram as comemorações do 25 de abril e do 1º de maio para, com falsos pretextos, combaterem…
03, junho 2020

Forças policiais já prenderam quase 10 mil pessoas em protestos nos EUA

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - Nos Estados Unidos as forças policiais estão prendendo em massa manifestantes que saem às ruas em protesto contra o assassinado do cidadão negro George Floyd por um policial branco na…
03, junho 2020

Mais de 100 escritores africanos solidários com protestos anti-racistas

em Mundo

por in AbrilAbril

Ondjaki, Grada Kilomba e Pepetela contam-se entre os muitos escritores que condenaram «actos de violência contra pessoas negras» nos EUA, apoiando os protestos naquele país «e em todo o mundo». Um homem passa por um…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    • Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a...
      Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fasc...  http://tinyurl.com/y9zl8npo
      Mais
      0
      0
      0
      0
      0
      0
      Publicação sobre moderação
      Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate