Novas publicações

  • Entrada
  • QUEM NÃO TEM MEDO DO MEDO? E DE BOLSONARO?

QUEM NÃO TEM MEDO DO MEDO? E DE BOLSONARO?

O medo existe para condicionar ou impor aos outros um determinado comportamento. Uma sociedade onde o medo impera não é uma sociedade em que os seus membros se sentem livres. Uma ditadura impõe-se pelo medo que provoca nos cidadãos. O medo é como um colete que se cola ao corpo e o aperta a lembrar-lhe o que não pode fazer.
As ditaduras não permitem que se exprimam as opiniões, que se organizem as correntes politicas, que os cidadãos se manifestem. Se não fosse o medo que impõem as ditaduras pouco tempo durariam.
Nem todas as ditaduras foram ou são iguais. Umas são mais sanguinárias, outras menos. Foi assim com Salazar, com Franco ou com os militares brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, bolivianos no poder que através das famigeradas operações Condor, impuseram a ignomínia e o terror, assassinando milhares e milhares de adversários políticos, torturando-os barbaramente e fazendo desaparecer os adversários. O medo foi a arma de Pinochet, Geisel, Bordaberry e Videla.
Todos deviam ter medo e acatar os tiranos. A sua tirania para impor o medo lançava ao mar, amarrados de pés e mãos, os compatriotas que não se vergavam ao medo.
Jair Bolsonaro veio, em plena crise do país, defender que no Brasil não houve ditadura militar, o que constitui realmente a defesa clara do regime do terror que amaldiçoou o país.
Mas Bolsonaro já tinha dito algo que assustava: defendeu que não é pelo voto que se resolve os problemas do Brasil, mas sim com a morte de mais de 30.000, mesmo que haja inocentes; defendeu o uso indiscriminado de armas, a esterilização dos pobres, a perseguição dos homossexuais, a misoginia do tipo DAESH, a aplicação da pena de morte.
Bolsonaro utilizou a violência bíblica-a condenação eterna ao fogo eterno- para ameaçar destruir a ferro e fogo a podridão na sociedade brasileira, criando uma certa confusão acerca dos alvos, mas percebendo-se que seriam Lula e os seus seguidores. Até o pobre da favela impregnado de fé pode seguir o cruzado da moral.
Jair Bolsonaro sabe que ao defender este “programa” convoca o medo para a partir dele pôr o Brasil na ordem ditatorial e na paz dos cemitérios.
Bolsonaro, por experiencia do seu militarismo, sabe que apela ao medo para acabar com o que chama a “gritaria”, isto é, a liberdade e a democracia.
Na verdade, com medo, só há medo. O medo existe para meter medo, para paralisar, para que se não respire.
Se o candidato diz que a ditadura não foi ditadura é porque a defende. Bolsonaro entrou em cena, no momento certo, para defender o que seria impossível noutras circunstâncias. Aproveitando-se de um clima de corrupção que vem do alto da sociedade, quer aparecer como salvador, como justiceiro, mesmo quando proclama que sonega impostos. Invoca uma espécie de moral dos pastores evangélicos para proclamar a violência. Defende os setores mais retrógrados do capitalismo- os terratenentes, os donos das minas, e os donos da indústria armamentista, daí a defesa da arma à cabeceira de cada brasileiro
Quando defende a esterilização dos pobres para combater a criminalidade e a miséria, tenta fazer confundir alta corrupção (Lava Jato) com a criminalidade dos bairros, servindo-se daquela para justificar a “necessidade de varrer” o Brasil do que apelida de podridão e acertando armas aos pobres que não podem ter filhos, ao contrário dos ricos, por isso, cortaria em todos os apoios sociais familiares.
Tal como Salazar defende que o povo não está preparado para receber educação e não se vai educar.
Bolsonaro sonha acabar com a gritaria e impor o medo e fazer do Brasil um país onde os ricos e setores da classe média alta possam andar e dormir armados para poder matar e substituir a justiça dos tribunais pela justiça privada.
Bolsonaro quer fazer do medo a sua arma. Já assegura que não respeitará as eleições, se não ganhar. Para ele o homem é o lobo do homem. Pobre é para esterilizar. Rico é para comprar arma. Voto não resolve nada. Mulher é para calar. Só trinta mil mortos resolverão o problema. Quem não tem medo?
Texto publicado hoje no Público

<

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 11

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
29, março 2020

A politica externa de Trump

in Mundo

https://www.moonofalabama.org É um momento de crise e a política externa dos EUA está se tornando caótica O governo Trump está reagindo ao setresse pandémico atacando os inimigos internos e externos conhecidos. O secretário de Estado Mike…
29, março 2020

Carreatas de bolsonaristas em SC são recebidas com esterco de cavalo

in Mundo

  247 - Em oposição à quarentena, manifestantes foram às ruas para uma carreata na tarde desta sexta-feira (27). Na Capital, o movimento foi estimulado pelo movimento “Conservadorismo Floripa”, e reuniu cerca de 20 veículos”,…
29, março 2020

FRATERNIZAR – Consagração da Diocese do Porto à Virgem Maria – A QUÊ OU QUEM SE DIRIGE D. MANUEL LINDA?…

   
Quando, finalmente, a pandemia Covid-19 tiver passado, o bispo do Porto, ex-Bispo das Forças Armadas e de Segurança, e os seus três bispos auxiliares podem muito bem vir a terreiro gloriar-se de…
29, março 2020

Número de mortes nos EUA por Covid-19 ultrapassa as 2 mil

in Mundo

    O número de mortes causadas pela pandemia de coronavírus nos Estados Unidos ultrapassou no sábado os 2.000, enquanto o número de casos chegou a 120.000, segundo uma contagem da Universidade Johns Hopkins.  …
29, março 2020

Ministro alemão comete suicídio por causa da crise de coronavírus

in Mundo

  Jornal GGN – É destaque na imprensa internacional, neste domingo (29), que o ministro das Finanças Thomas Schaefer, do estado de Hesse, que inclui Frankfurt, foi encontrado morto com sinais de que cometeu suicídio.…
29, março 2020

Coronavírus: 110 casos confirmados em Cascais

in Cascais

No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) foram confirmados mais 29 casos de COVID-19 no Concelho de Cascais, sendo o valor oficial neste momento de um total de 110 casos confirmados em…
29, março 2020

Inquérito sobre o impacto da epidemia na vida dos portugueses

Promovido pelo ICS/ISCTE e com o apoio do COLABOR, está em curso um inquérito (disponível aqui) para começar a perceber os impactos da pandemia na vida dos portugueses. O objetivo do estudo é essencialmente o…
29, março 2020

O que fazer no terceiro período?

Nas vésperas do segundo momento de avaliação, com alunos e professores em recolhimento nas suas casas, o terceiro período continua a ser uma grande incógnita. Com as salas de aula fechadas, haverá condições, materiais e…
29, março 2020

«Os idosos preferem morrer a deixar que o Covid-19 prejudique a economia dos EUA»

in Mundo

O vice-governador Dan Patrick disse à Fox News: «Temos que fechar o país inteiro por isso? Acho que podemos voltar ao trabalho».   Enquanto Donald Trump pressionava para reabrir a economia dos EUA em semanas,…
29, março 2020

'As coisas vão piorar antes de melhorarem', alerta premiê do Reino Unido

in Mundo

© REUTERS / Hannah Mckay Primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que está com COVID-19, envia mensagem aos cidadãos alertando que os momentos mais difíceis da pandemia no país ainda estão por vir. Boris Johnson enviou uma…
29, março 2020

Rússia está preocupada com proximidade de laboratórios biológicos do Pentágono

in Mundo

© REUTERS / Dado Ruvic A Rússia está preocupada com a instalação de laboratórios de armas biológicas financiados pelo Pentágono próximo às suas fronteiras, disse uma fonte no Ministério russo das Relações Exteriores. Enquanto combate…
29, março 2020

UMA PEDRA NO CHARCO

 in,   O Partido Comunista Português leva quinta-feira ao parlamento projetos para suspender propinas e cortes de luz, água, gás e comunicações. A seguir Receitas das portagens não cobrem um terço dos encargos das PPP…
29, março 2020

Brasil | Sistema Único de Saúde (SUS) ou barbárie, diz Drauzio Varella

in Mundo

  247 - O médico Drauzio Varella afirmou em artigo publicado na Folha de S. Paulo deste domingo, que o país terá que "reparar em semanas os erros que cometemos no decorrer de anos" contra…
29, março 2020

Precariedade laboral tomou conta do sector agrícola

A pandemia de COVID-19 veio expor de forma acrescida a falta de soberania alimentar e um sector assente na contratação de mão-de-obra estrangeira ilegal. Créditos / Agronegócios Em nota à imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores…
29, março 2020

Carlos Carreiras suspende consulta pública a alteração pontual ao PDM depois de indignação nas redes sociais

in Cascais

Atual Por Redação 29 março 2020 O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, suspendeu, por despacho de esta sexta-feira, dia 27, o período de discussão pública da alteração pontual ao Plano Diretor Municipal (PDM).…
29, março 2020

Event 201: «Os dons proféticos dos expoentes do neoliberalismo são, sem dúvida, admiráveis.»

in Mundo

  2020-03-26 José Goulão, Exclusivo O Lado Oculto/AbrilAbril «No dia 18 de Outubro de 2019, dezena e meia de tecnocratas de luxo ao serviço das mais altas esferas do regime neoliberal globalista reuniram-se num hotel…
29, março 2020

COVID19. Cascais com 110 casos de infetados

in Cascais

Por Redação 29 março 2020 Até às 24horas de este sábado tinha subido para 110 o número de casos de Covid19 confirmados no concelho de Cascais, tendo-registado um aumento de mais 29 casos desde sexta-feira,…
29, março 2020

Portugal | Milhares saíram este sábado. "Quem anda na rua arranja sempre uma justificação"

    De norte a sul do país, as autoridades confrontaram-se este sábado com milhares de pessoas que decidiram vir para a rua aproveitar o bom tempo.   Centenas de carros a fazer fila na…
29, março 2020

UE pode 'perder sua razão de ser' se não gerenciar bem crise do coronavírus, diz premiê italiano

in Mundo

© AP Photo / Alberto Pellaschiar As afirmações do premiê italiano Giuseppe Conte surgem depois que o bloco comunitário não conseguiu chegar a acordo relativamente ao plano de ação contra a pandemia, confirmando a divisão…
29, março 2020

Portugal | E os velhos, senhor?

    Domingos De Andrade* | Jornal de Notícias | opinião   É nos momentos de guerra e de crise profundas, como a que vivemos, que os grandes líderes se confrontam com a História. E…
29, março 2020

O megapacote financeiro dos EUA e as fraturas do sistema

in Mundo

  Dois biliões de dólares (1,85 biliões de euros), ou cerca de 10% do PIB dos EUA. É esta a dimensão do Coronavirus Aid, Relief and Economic Security (CARES) Act, o pacote de estímulos à…
29, março 2020

Coronavírus: existe uma lógica genocida por trás do falso dilema entre a economia e vidas

in Mundo

    “A vida em primeiro lugar, mas, sem emprego, a sociedade enfrentará um problema tão grave quanto a doença: a miséria”, regurgitou Bolsonaro. É mais uma ideia estúpida, sem nenhum sentido lógico, que condiz plenamente…
29, março 2020

EUA recurre a las mentiras para justificar una intervención armada en Venezuela!

in Mundo

    NA QUALIDADE DE COLABORADOR DA FAI, JUNTO-ME AO TEOR DESTE COMUNICADO, NUM MOMENTO EM QUE A HUMANIDADE DEVE ASSUMIR-SE PELA CIVILIZAÇÃO E CONTRA A BARBÁRIE!   A BARBÁRIE DESENCADEOU CRIMES CONTINUADOS CONTRA A…
29, março 2020

Em reunião tensa, Mandetta ergue a voz a Bolsonaro: 'Estamos preparados para ver caminhões do Exército transportando corpos?'

in Mundo

  247 - O ministro da Saúde vai ganhando destaque, nem tanto por suas qualidade, mas por enfrentar Bolsonaro de maneira incisiva. Ao destacar, em reunião de emergância, que a pandemia de coronavírus não é…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate