Novas publicações

  • Entrada
  • O que “passou-se” na TVI, Cristina, princesa da Malveira?

O que “passou-se” na TVI, Cristina, princesa da Malveira?

Claro. Claríssimo. Portugal não tem princesas das verdadeiras há mais de cem anos e toda a gente sabe bem a falta que elas fazem. O nosso reino conquistado à custa de varapaus contra Castela, Aragão e Muçulmanos ficou órfão dessas princesas reais.
Só que entretanto à custa de tanta basbaquice arranjou quem tivesse esse estatuto. E de repente novamente órfão. Insiste-se, de repente. Assim como não se espera que uma coisa vá acontecer e ela acontece.
A que vem isto a propósito? Dos factos maiores que marcam as nossas vidas para os dias de hoje e para sempre. É que temos alguém que se compara em termos genealógicos à duquesa que virou princesa casada com Carlos.
As árvores que distinguem os anónimos plebeus da grande nobreza já não vão buscar raízes à Casa de Bragança. Esqueçam.
Agora a grandeza ou a miséria dos lusitanos já nem sequer resulta da proximidade sanguínea de Dom Duarte Pio.
Um país de basbaques gosta de ficar a ver passar os comboios, sobretudo quando os pode agarrar, entre as dezanove e as vinte horas, pois é a esta hora da competição entre as três casas reais RTP 1, SIC e TVI.
No dia 18 deste mês a marquesa da Malveira, Cristina Ferreira, anunciou na SIC que a sua transferência da casa real TVI deixou-nos a todos em puro estado de estupefação. Disse-o ela a Rodrigo Guedes de Carvalho, sem pestanejar. Assim. Com toda a naturalidade própria de um estatuto de pura realeza.…”Foi como a morte da princesa Diana. As pessoas não estavam preparadas”… E se calhar não estavam. Quem é capaz de aguentar uma coisa destas? Ligar a TVI para a agarrar e zás nada de agarrar na TVI, só na SIC.
É extraordinário. Simplesmente sublime. Uma pessoa a querer agarrar alguém num canal e ter de a procurar noutro. Quem é capaz de aguentar este inesperado e estupefacto facto? Quem tem coração para semelhante empreitada? Quem? Se um português filiado na casa real TVI liga para lá e não apanha a duquesa da Malveira, e tem de a ir procurar na casa real SIC, como, sublinha-se, como se pode aguentar semelhante e inesperada reviravolta na vida?
É como a morte da princesa Diana. Nem o príncipe Carlos esperava. Nem a Rainha-mãe.
É bom que se tenha presente esta orfandade que foi bater à TVI e a todos os portugueses.
…”Foi como a morte da princesa Diana”… Vejam bem, foi como, sendo que este como vem trazer à frase todo o sal real que deixa todos desesperadamente órfãos dado o inesperado.
O que vale, diga-se em abono da verdade, é que morre uma princesa e logo outra nasce.
Nos tempos das Casas Reais mediáticas uma princesa é como um astro que morrendo num lado, logo nasce outro, quando o vil metal assegura um real vencimento.
A TVI não pôde agarrar a duquesa da Malveira, mas por cerca de oitenta mil euros por mês a SIC apanhou-a e se, num primeiro momento foi inesperado, num segundo está conforme o valor das princesas em tempos de euros.
Afinal não foi assim uma coisa tão difícil de perceber: basta carregar no canal 3 em vez do 4 e lá está ela toda aparelhada, convencida, com o mundo dos basbaques de queixo caído.
As monarquias têm destas coisas. Haja princesas. Haja Cristinas para que o nosso quotidiano tenha sobressaltos. Pobre país que só tem uma, dado que a outra, que ficou na TVI, não tem este estatuto maior na nobreza das audiências.
Princesa só há uma que começou como plebeia a ganhar alguns euros e agora ganhou estatuto e guincha quando está no ar. Sim, a Cristina guincha e é no seu guinchar de cima dos seus sapatos de cerca de seis salários mínimos que ela deixou toda a gente estupefacta. Como alguém diria, noutra grande instituição, que “passou-se”? Nada. Apenas a troca de canal para ganhar mais uns euros e entreter a massa plebeia embasbacada com tanto brilho e guincho.

Publicado no Público online hoje dia 20 de setembro

<

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 70

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
03, abril 2020

Mulher ferida em confrontos em Adroana

in Cascais

Segurança Por Redação 03 abril 2020 Uma mulher, 59 anos, ficou ferida na sequência de uma desordem, esta sexta-feira, à noite, em Adroana, tendo necessidade de ser transportada à urgência do Hospital de Cascais, apurou…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e…

in Mundo

  Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 11.Caos na União Europeia: depois do MEE e dos Coronabond, agora a Terceira Via passa pelo Banco Europeu de Investimento .  Por Roberto Ciccarelli Publicado por…
03, abril 2020

Ferido grave em despiste na estrada que liga Malveira da Serra ao Guincho

in Cascais

Por Redação  03 abril 2020 ( em atualização) Um despiste de um veículo, esta sexta-feira, pelas sete horas da tarde, na estrada que liga a Malveira da Serra ao Guincho, provocou um ferido grave, confirmou,…
03, abril 2020

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

in Mundo

  Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos…
03, abril 2020

Tribunal da UE condena três Estados-membros por negarem asilo a refugiados

in Mundo

  O Tribunal Superior da União Europeia (UE) condenou a Polónia, a Hungria e a República Checa por violarem a lei europeia ao não darem asilo aos refugiados que chegavam do sul da Europa, que…
03, abril 2020

Por expor brasileiros à COVID-19, juristas denunciam Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

in Mundo

© REUTERS / Adriano Machado A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) apresentou uma queixa no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, contra o presidente Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade…
03, abril 2020

A “diplomacia do coronavírus” pode aproximar a União Européia (UE) da Eurásia?

in Mundo

Paul Antonopoulos*   Global Research, April 03, 2020   A União Europeia (EU) e a União Económica da Eurásia (EEU), uma associação de estados pós-soviéticos, desempenham efetivamente uma função semelhante entre si como um bloco económico. Ao…
03, abril 2020

O melhor do Teatro Extremo, agora online

O Teatro Extremo junta-se ao movimento de partilha de peças online e apresenta alguns dos seus melhores trabalhos no YouTube, todas as sextas-feiras de Abril. Créditos / Teatro Extremo A iniciativa designada #teatroforadacaixanegra arranca hoje…
03, abril 2020

A Europa impotente face à perspetiva de uma tragédia global ? Texto 10. “UE e BCE, não é assim que…

in Mundo

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota Texto 10. “UE e BCE, não é assim que se supera a crise”. O apelo de 110 economistas. Publicado por  em 24 Março 2020 (ver aqui) O Banco…
03, abril 2020

VIRAGEM DE PÁGINA GLOBAL

in Mundo

    Martinho Júnior, Luanda      As profundas alterações globais em curso estão em fase de agudização!...    Está a passar-se das alterações climático-ambientais, com toda a sua panóplia de fenómenos que tanto tem a…
03, abril 2020

Ministro a distância

A pouco mais de uma semana do início oficial do terceiro período, já todos perceberam que as escolas não abrirão tão depressa – e que o mais provável é que permaneçam encerradas aos alunos durante…
03, abril 2020

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

  Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril.   Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril,…
03, abril 2020

Cientistas chineses desenvolvem máscaras eletrostáticas que aniquilam organismos virulentos (FOTO)

in Mundo

© AP Photo / Chsa Song Ho A Escola de Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Eletrotécnica de Xian desenvolveu uma "máscara antiviral eletrostática" com um "purificador de ar" especial. O professor Tong Xufeng, desta…
03, abril 2020

Estamos todos no mesmo barco. Uns com boias, outros sem

(Daniel Oliveira, in Expresso, 03/04/2020) Daniel Oliveira   As medidas tomadas ao abrigo deste Estado de Emergência parecem-me genericamente acertadas para o agravamento controlado da pandemia e o perigoso período da Páscoa. Ir calibrando conforme…
03, abril 2020

O MONSTRO “INVENCÍVEL”

in Mundo

  Provocador, por onde passa obriga todos os Estados à genuflexão e os povos persignam-se. O ronco dos propulsores nucleares intimida, os radares espreitam e os sofisticados sistemas eletrónicos escutam e registam o mais ténue…
03, abril 2020

UE pede desculpas à Itália e promete 100 bi de euros para combater pandemia

in Mundo

© REUTERS / Remo Casilli A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu desculpas pela resposta descuidada que o bloco deu à Itália em relação à pandemia. "A Europa está hoje se mobilizando…
03, abril 2020

'Pretexto oportunista': chanceler cubano condena operação militar dos EUA perto da Venezuela

in Mundo

© AP Photo / Alex Brandon A operação militar dos Estados Unidos perto da Venezuela representa uma ameaça à paz na região, afirmou o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla. Em um…
03, abril 2020

O que explica escala do coronavírus no país mais rico do planeta?

in Mundo

© REUTERS / Andrew Kelly Os Estados Unidos contam com uma grande quantidade de profissionais capacitados, porém, já têm mais de 240 mil casos confirmados de infecção por coronavírus. Os Estados Unidos já somam mais…
03, abril 2020

Covid-19 | EUA registam pior recorde mundial diário de mortes: 1169 em 24 horas

in Mundo

    Os Estados Unidos registaram esta quinta-feira 1.169 mortes em 24 horas causadas pela Covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.   O número recorde de…
03, abril 2020

Convenção democrata para eleger candidato à Casa Branca adiada

in Mundo

  A convenção democrata nos Estados Unidos (EUA), para escolher o candidato que disputará a eleição com o Presidente Donald Trump em novembro, foi adiada para a semana de 17 de agosto, devido à pandemia…
03, abril 2020

Quem disse «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários»?

in Mundo

  Tese de um ministro japonês das Finanças, Taro Aso, que em 2013 defendeu que «os cuidados de saúde com os mais idosos significam custos desnecessários». Tarō Asō, nascido em 20 de setembro de 1940,…
03, abril 2020

Ocultado pela impresa corporativa

in Mundo

http://www.informationclearinghouse.info/55005.htm Para não dizer uma coisa feia direi : ” pobres e mal agradecidos”  “O mundo é  um lugar doente. Não estamos a falar apenas da pandemia de coronavírus, por mais grave que isso seja, com…
03, abril 2020

Rússia acusa Ocidente de «egoísmo político» face à pandemia de Covid-19

in Mundo

EUA, Reino Unido, UE, Ucrânia e Geórgia chumbaram o projecto de resolução que a Rússia apresentou nas Nações Unidas com vista ao levantamento de sanções unilaterais no contexto da luta contra a pandemia. Um avião…
03, abril 2020

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

  Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate