Novas publicações

O jiadismo clubistico

É interessante constatar que jogadores e dirigentes dos clubes de futebol gozam de um estatuto especial, embora informal, quanto à repercussão social no que se refere às suas condutas criminais.
Enquanto na sociedade, em geral, os políticos estão, em boa medida, desacreditados por todo um conjunto de motivos que vão desde a corrupção até à permanentes promessas incumpridas, os dirigentes desportivos gozam de uma acalmia, senão mesmo, quando confrontados com processos judiciais, de uma grande benevolência.
A sociedade portuguesa a pouco e pouco distanciou-se da política; prefere deixar que outros decidam, argumentando que são todos iguais, o que querem é tacho…
É uma postura de descrença e de abandono do que há de mais nobre na vida em comunidade que é o de participar nas decisões que à sociedade dizem respeito, escolhendo de acordo com as opções de cada um.
Um país onde valha a pena ter uma vida minimamente digna passa certamente pela participação de cada cidadão nos assuntos de toda a sociedade.
Vale a pena confrontar o grau de criticismo em relação aos políticos com o grau de benevolência com que se “absolve” os escândalos do mundo do futebol.
O facto de Mourinho ou Cristiano Ronaldo fugirem aos impostos com milhões e milhões de euros passa quase incólume na vida social. O caso explode. Aparece nos media e morre.
Repare-se na diferença com que o aconteceria em relação a qualquer dirigente partidário que fuja ao pagamento dos impostos devidos, como já aconteceu.
O mundo do futebol que movimenta cada vez mais milhares de milhões de euros aparece como algo à parte de tudo o resto. É o mundo que a partir da paixão pelo futebol se organiza de modo a que os adeptos e simpatizantes vivam uma fé clubística que ultrapassa em muito a menor racionalidade.
Os cidadãos veem o futebol como algo inofensivo, com a perceção que os jogadores vêm das classes populares e chegam ao topo por mérito; enquanto os políticos são gente letrada que vai para a política para se servir, para enriquecer ou arranjar vencimentos que de outro modo não obteria.
Se Ronaldo, filho de um casal que vivia numa enorme pobreza, singra na vida e ganha muitos milhões, é encarado pela população como um caso de sucesso, não dando grande relevância ao facto de fugir com muitos milhões em impostos.
Porém, se um autarca ou um dirigente da função pública, ou um ministro o fizesse cairia este mundo e o outro.
O futebol, tal como se apresenta hoje, com doses cavalares diárias, em múltiplas competições, está a tornar-se uma nova religião, seguida por bandos de fanáticos, capazes de arriscar o seu emprego e o sustento de suas famílias, para agradar ao seu clube.
O caso E-toupeira que envolve uma acusação grave ao S.L.Benfica é bem reveladora do fanatismo que faz com que simples funcionários judiciais arriscam a ser presos e a perderem os postos de trabalho; aliás, um deles já se encontra em prisão preventiva há meses. E a troco de umas camisolas, de umas idas ao estádio e tirar umas fotos com jogadores do clube para as colocar no Facebook…
É também interessante analisar o modo como a própria SAD do Benfica reagiu ao despacho de acusação, fazendo de conta que o MP bateu à porta da catedral onde moram os mais ingénuos cidadãos, espécie de anjinhos dos novos tempos, desde o assessor jurídico até ao Presidente que recebia mails do referido assessor, mas não o lia, fechava os olhos para não ficar a conhecer as alegadas falcatruas de Paulo Gonçalves…
Há e haverá sempre quem as defenda as direções façam o que fizerem, assumindo o clube como uma causa suprema, acima de tudo.
Diga-se que a própria SAD dá esse exemplo mantendo Paulo Gonçalves ao seu serviço, contrariando o mais elementar senso comum. Aparecem agora vários conselheiros retardatários com rolos de kleenex a limparem o SLB do assessor que tão bem assessorava…
A sociedade está já encharcada em futebol e tende a substituir o seu envolvimento na construção de uma vida decente e digna por um amor clubístico que apenas precisa de impulsos primários.
Para construir uma sociedade melhor é necessário um empenho mínimo. Para seguir um clube basta aderir e dar azo às descargas de simples impulsos.
É talvez, por isso, que façam o que fizerem os jogadores e os dirigentes, haverá no plano social uma atitude benevolente, porque eles não são a fonte dos males do nosso viver; são um dos fatores de alienação. De certo modo o fervor religioso foi substituído pelo fervor clubístico e aos novos ídolos tudo se perdoa.

<

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 10

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
05, junho 2020

Noticias da pandemia

em Portugal

por Abril de Novo Magazine

  Lucros de milhões , não de milhares ... três exemplos1. A Corticeira Amorim vai manter a proposta de pagar um dividendo de 18,5 cêntimos aos acionistas. A empresa liderada por António Rios de Amorim propôs a…
05, junho 2020

'Se tivéssemos agido como o Brasil, teríamos mais mortes', afirma Trump

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

© REUTERS / Kevin Lamarque O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (5) que o país salvou ao menos 1 milhão de vidas na pandemia do novo coronavírus e apontou que, em…
05, junho 2020

Portugal | Ciganofobia socialista

em Portugal

por Página Global

    Paulo Baldaia | TSF | opinião   Quando um autarca socialista se refere aos habitantes de um prédio dividindo-os entre "famílias normais como nós" e "famílias de etnia cigana", não podemos aceitar reações…
05, junho 2020

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

em Portugal

por LM in ZAP

  O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto.   A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que…
05, junho 2020

Pandemia e industrialização

em Mundo

por Pedro Marin

“O coronavírus é inimigo da humanidade”. A frase, dita pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus em março, é apenas uma das muitas expressões bélicas que se tornaram parte do enfrentamento…
05, junho 2020

A solução judicial para o fim do governo Bolsonaro

em Mundo

por Brasil24/7

    Em várias ocasiões, o atual Presidente da República participou de atos públicos, convocados com o objetivo de derrubar a vigente ordem constitucional, de modo a instituir, em lugar dela, um regime político autoritário…
05, junho 2020

Covid, racismo, Amazónia e economia. Falta-me o ar.

em Mundo

por in 'Estátua de Sal'

(Daniel Deusdado, in Diário de Notícias, 05/06/2020) 1. O ar. A invisibilidade do oxigénio complica tudo. Se George Floyd estivesse a esvair-se em sangue durante 8 minutos, o imbecil que o sufocava talvez não tivesse…
05, junho 2020

EUA: Não é motim, é rebelião!

em Mundo

por Mudar de Vida

Este título é tirado de um artigo publicado pelo semanário comunista norte-americano Workers World que relata com detalhe os protestos desencadeados nos EUA, de costa a costa, em resposta ao assassinato de George Floyd pela…
05, junho 2020

A fractura social

em Portugal

por Le Monde Diplomatique PT

«Juízes recusam julgamentos em salas sem ar fresco e higienização», dizia a manchete do jornal Público de 3 de Junho. Por esses dias, as preocupações das autoridades sanitárias do país estavam concentradas no aumento das…
05, junho 2020

Legalização da prostituição discutida no Parlamento. Há “raparigas que ganham 500 euros por dia”

em Portugal

por ZAP in ZAP

    Uma petição que defende a legalização da prostituição foi, nesta quinta-feira, discutida no Parlamento. Os deputados ouviram as duas primeiras signatárias, uma das quais detém duas casas onde há mulheres a prestarem serviços…
05, junho 2020

Luta dos enfermeiros garante contratações

em Portugal

por in AbrilAbril

Depois da acção continuada do SEP junto do Governo, o primeiro-ministro anunciou o reforço do Serviço Nacional de Saúde com a contratação dos 2800 trabalhadores admitidos no âmbito do surto epidémico. Acção simbólica de protesto…
05, junho 2020

Federico García Lorca – 122.º aniversário do seu nascimento

em Mundo

por Carlos Esperança in 'PONTE EUROPA'

  Foi fuzilado pelas costas, aos 38 anos, quando a violência fascista e homofóbica era a norma da Espanha franquista, beata e clerical.   A homenagem ao pintor, compositor, pianista, dramaturgo e poeta, é um…
05, junho 2020

Precariedade é vulnerabilidade

em Portugal

por Ladrões de Bicicletas (José Gusmão)

  «As diferenças variam consoante os países, mas o banco liderado por Lagarde avisa que o desemprego tenderá a atingir mais os países com maior proporção de contratos a termo ou a prazo, outros vínculos…
05, junho 2020

Encontre-me se for capaz: cadê Guaidó?

em Mundo

por in 'Sputnik Brasil'

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou anteriormente que o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, estava se refugiando na embaixada francesa em Caracas e exigiu que ele fosse extraditado para a Justiça. O Ministério…
05, junho 2020

Vender carros Audi na Birmânia

em Mundo

por Le Monde Diplomatique PT

Desde a criação, em 1950, da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) até à constituição da União Europeia, passando pelo Tratado de Roma e pelo Mercado Comum, os arquitectos da Europa tiveram como…
05, junho 2020

Preconceito até mais não

em Portugal

por Vitor Dias in "O Tempo das Cerejas"

Ou muito me engano ou o comicio do PCP vai ser o novo bombo da festa Espectáculo de Bruno Nogueira no Campo Pequeno há dias Comentando as manchetes do dia na RTP/3, o director do…
05, junho 2020

Cascais sobe para 625 infectados com mais 16 novos casos

em Cascais

por Portal CASCAIS

  No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) registou 16 novos casos no número de infectados com o COVID-19 no Concelho de Cascais, subindo para 625 casos confirmados em Cascais. Os dados da…
05, junho 2020

Portugal com mais de 300 novos casos pelo terceiro dia consecutivo

em Portugal

por ZAP in ZAP

  Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais dez óbitos e 377 casos de infeção por covid-19, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde.   Portugal regista esta sexta-feira 1.465 mortes por covid-19, mais 10…
05, junho 2020

Depois de pedir repressão a antifascistas, Mourão diz que pedir golpe militar nas ruas é “liberdade de expressão”

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - O general vice-presidente Hamilton Mourão afirmou em entrevista nesta quinta feira (4) que os pedidos de golpe militar feitos por manifestantes bolsonaristas nas ruas são “liberdade de expressão”. A defesa dos…
05, junho 2020

Brasil tem 618,5 mil casos confirmados e 34 mil vítimas fatais da Covid-19

em Mundo

por Brasil24/7

      247 - As secretarias estaduais de saúde registraram, até a manhã desta sexta-feira (5), cerca de 618.554 casos confirmados da Covid-19 e 34.072 mortes provocadas pela doença no Brasil. O levantamento é…
05, junho 2020

A América perante a sua realidade

em Mundo

por Abril de Novo Magazine

  Caitlin  JhonstonEstamos testemunhando a colisão frontal entre a história que as instituições políticas, de informação e educacionais americanas contam aos americanos sobre seu país e a sua realidade realidade Aqui está uma pequena história oficial…
05, junho 2020

Cooperação médica cubana contra Covid-19 chega a 26 países

em Mundo

por Brasil24/7

    247 - Segundo dados oficiais, Cuba enviou até agora a 26 países de diferentes regiões do mundo mais de 2.600 membros do contingente internacionalista Henry Reeve, especializado em situações de desastre e epidemias…
05, junho 2020

Conselho Nacional decide realizar Semana Nacional de Luta - 22 a 26 Junho

em Portugal

por CGTP-IN

O Conselho Nacional rejeitou a política de agravamento da exploração e empobrecimento, de cortes nos salários e atropelo dos direitos e assumiu o compromisso de levar a cabo uma ampla acção de esclarecimento, mobilização e…
05, junho 2020

Brasil | Racismo e pandemia: São Paulo vive o maior apartheid social do país

em Mundo

por Página Global

    Carta Maior apresenta diáriamente o Cliping Internacional por Carlos Eduardo Silveira, esporadicamente aqui apresentado em Página Global – revista sobre o Brasil no mundo.     1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL…

Últimos posts (Cascais)

Itens com Pin
    Atividades Recentes
    • Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a...
      Artigo publicado neste site (secção Cascais) A educação e a realidade social do concelho de Cascais Comentário: Há quem se especialize em ver a realidade de pernas para o ar. Neste artigo, um assumido 'liberal', militante de um partido com algumas raízes iniludivelmente alimentadas pelo fasc...  http://tinyurl.com/y9zl8npo
      Mais
      0
      0
      0
      0
      0
      0
      Publicação sobre moderação
      Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
    Aqui ainda não existem atividades

    Últimos posts (País e Mundo)

    Itens com Pin
      Atividades Recentes
      • Plataforma Cascais juntou-se ao grupo Conversando sobre o País e o Mundo
        Publicação sobre moderação
        Item de fluxo publicado com sucesso. Item passa a ser visível no seu fluxo.
      Aqui ainda não existem atividades
      LOGO4 vert01
      A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
      Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
      exceto quando expressamente assinadas por esta.
       

      SSL Certificate
      SSL Certificate