Novas publicações

  • Entrada
  • Futebol: a cocaína do povo

Futebol: a cocaína do povo

O futebol português vive de celebrar uma cultura de sectarismo, fanatismo e violência. Os comportamentos mais fomentados entre os adeptos são encontrar apenas qualidades no seu próprio clube e defeitos nos outros, apoiar os seus mesmo quando não merecem e desculpar a violência quando parte do lado respectivo, ao mesmo tempo não tolerando qualquer comportamento deste género vindo do outro lado. Um adepto que veja um penalti bem marcado contra o seu clube é um traidor, outro que elabore teorias de conspiração envolvendo clubes adversários em qualquer cartão amarelo contra a sua seita merece ser ouvido com respeito.

O futebol português, hoje em dia, nada tem que ver com desporto, no sentido de celebrar virtudes como a capacidade de reconhecer as qualidades dos adversários, de premiar o esforço mesmo quando inglório ou de reconhecer que os árbitros devem ser respeitados mesmo quando não concordamos. É hoje claramente um problema social grave, o que infelizmente era de esperar muito, em particular desde o Euro 2004.


O que se pode fazer sem limitar liberdades fundamentais é muito pouco. Proibir programas televisivos que não fazem mais do que promover valores anti-desportivos de facciosismo, parcialidade e intolerância seria, há que reconhecê-lo, um atentado à liberdade de expressão. «Proibir claques» seria outro atentado, à liberdade de associação (para além de não ser exequível). Todavia, toda a cultura futebolística é um perigo para a democracia, a médio e longo prazo, como se viu esta semana. Não por acaso, o político mais xenófobo da democracia (André Ventura) veio do submundo do «comentário futebolístico», assim como o mais tacanhamente provinciano e bairrista (Rui Moreira).

O que fazer, então? Cortar subsídios públicos a grandes empresas que representam a maior indústria do entretenimento em Portugal seria ineficaz. Seria melhor proibir a entrada de crianças em estádios de futebol, e para isso há bons argumentos: nenhuma sociedade saudavelmente democrática progride com os valores que o futebolismo actual promove.


Noutra frente, e à semelhança do que se fez noutras paragens, a proibição de frequentar estádios de futebol deve ser vulgarizada como modo de afastar em massa os piores «adeptos» dos estádios de futebol.

Finalmente, seria uma medida de prevenção do agravamento da situação (e de higiene) que os políticos deixassem de procurar do modo infantil que o fazem os estádios de futebol, as respectivas bandeirinhas e cachecóis, os futebolistas populares e os dirigentes das seitas. Ao continuarem a «ir à bola» ostensivamente e ao usarem-na para se promoverem, os políticos estão a contribuir para alimentar um monstro.


Etiquetas: Comunicação, Desporto

Registe-se para ler o artigo completo...

  • Criado em .
  • Visualizações: 67

song-clipart-music-notes-clip-art1.jpgCanções

Playlist (clique aqui)

 

Registo para receber a informação da Plataforma Cascais

captcha 

Acessos ao site

6.png6.png8.png3.png2.png6.png
Hoje542
Ontem1320
Na semana8976
No mês38066
Total668326

O seu acesso

  • IP: 3.215.182.81
  • Navegador Unknown
  • Versão
  • Sistema Operativo Unknown

Agora no site

32
Online

29-03-2020

Número de visualizações de artigos.

Publicações mais recentes

Filtrar por categoria
28, março 2020

Câmara de Cascais promove alteração ao PDM em plena crise pandémica

in Cascais

Câmara de Cascais promove alteração ao PDM em plena crise pandémica   Em comunicado enviado à nossa redação a Comissão Concelhia de Cascais do Partido Comunista Português manifesta o seu repúdio pelo comportamento da Câmara…
28, março 2020

COVID19. Cascais é o 14º concelho do País com mais infetados:81

in Cascais

Por Redação 28 março 2020 Até às 24horas de esta sexta-feira, o concelho de Cascais registava 81 casos de covid19 confirmados, segundo dados avançados este sábado pela Direção Geral da Saúde, que voltou a incluir…
28, março 2020

Enquanto a COVID-19 se espalha, EUA intensificam sanções devastando o setor de saúde da Venezuela

in Mundo

Durante seu discurso em fevereiro, o presidente norte-americano Donald Trump prometeu “esmagar” e destruir o governo venezuelano. Seus votos foram seguidos pela renovação da ameaça de bloqueio naval ao país, um ato de guerra sob…
28, março 2020

DIÁRIO DO MÊS DA PESTE. O CONTÁGIO DAS HISTÓRIAS – por MARCELLO SACCO

    Diario del mese della peste – 13 Il contagio delle storie – 13, por Marcelo Sacco Q Code Magazine, 21 de Março de 2020 Selecção e tradução de Manuel Simões (por gentileza do…
28, março 2020

Câmara e Águas de Cascais alertam para assaltos com falsos cortes de água

in Cascais

Por Redação 28 março 2020 Embora, oficialmente, ainda não tenha sido registado nenhum caso no concelho de Cascais, a Câmara e a empresa Águas de Cascais lançaram um alerta para prevenir os munícipes contra assaltos…
28, março 2020

Pandemia acelera nos EUA e atinge os 120 mil infectados

in Mundo

Um jovem morreu após lhe ter sido recusado o atendimento num serviço de urgência privado próximo, por não dispor de seguro de saúde. A pandemia da COVID-19 acelera nos EUA e atinge os mais fracos.…
28, março 2020

Poluir com impunidade. Trump suspende leis antipoluição nos EUA

in Mundo

    A administração Trump acaba de autorizar empresas a quebrar as leis antipoluição durante a pandemia do Coronavirus. Companhias não sofrerão qualquer sanção por poluir o ar e a água. Por: Oliver Milman e…
28, março 2020

Carreata do ódio foi striptease ideológico

in Mundo

  Desde ontem o capitalismo brasileiro ficou nu. Em muitas cidades houve carreatas repetindo a homicida exortação de que o Brasil não pode parar. Os burgueses, protegidos dentro dos carrões, exigem que seus empregados voltem…
28, março 2020

Merkel agradece alemães na luta contra COVID-19 e anuncia confinamento até 20 de abril

in Mundo

© AP Photo / Ferdinand Ostrop Os alemães têm cumprido amplamente as regras para impedir a propagação do novo coronavírus, disse a chanceler Angela Merkel neste sábado, enquanto os casos confirmados no país continuam a…
28, março 2020

A ECONOMIA A SERVIR A VIDA

    Manuel Carvalho Da Silva* | Jornal de Notícias   Alguns desavergonhados neoliberais vêm reclamando a necessidade de se salvaguardar a economia - tal como eles a encaram -, mesmo que isso implique a morte…
28, março 2020

EUA modernizam armas nucleares estacionadas na Alemanha

in Mundo

    Washington estacionou armas nucleares em toda a Europa para intimidar Moscovo. Na Alemanha, o Parlamento aprovou retirada de bombas americanas em 2010, mas elas não só serão mantidas, como também modernizadas.   Em…
28, março 2020

A propósito de "disgusting"...

... nunca se esqueçam dos seus embaixadores nacionais. De todos aqueles, que nos mais destacados lugares da nossa hierarquia política, pugnaram por ideias que - vá se lá saber como - acabaram por os beneficiar…
28, março 2020

Os jovens trabalhadores «não são descartáveis»

O AbrilAbril conversou com dois jovens sindicalistas envolvidos na mobilização da manifestação nacional da Interjovem para assinalar o Dia da Juventude, que teve de ser suspendida no passado dia 26 de Março. CréditosMARIO CRUZ /…
28, março 2020

No meio da tempestade

in Mundo

(José Pacheco Pereira, in Público, 28/03/2020) Pacheco Pereira   A história é uma coisa muito complicada. Permite fazer comparações e permite enganarmo-nos com as comparações. Representa muitas vezes o único património de experiência para vermos…
28, março 2020

Despedimentos

España es diferente   aqui aqui   Ver original em "O Tempo das Cerejas" (aqui)
28, março 2020

Brasil | Dia de stand-up presidencial e disputa

in Mundo

Estamos dentro de um avião caindo com um piloto ensandecido estourando champanhe.     Bolsonaro quadruplicou a aposta. A quinta-feira (26) foi marcado por uma disputa. De quem é a culpa e/ou responsabilidade pela iminente…
28, março 2020

A crise do neoliberalismo

in Mundo

A história das crises econômicas e cíclica: seja da Depressão de 1929, seja nas crises econômicas posteriores, somente o estado acudiu as nações, em qualquer país do mundo.     Quando Ronald Reagan e Margaret…
28, março 2020

Coronavírus e biopolítica neoliberal

in Mundo

A biopolítica neoliberal coloca o homo economicus como um indivíduo real, um fim em si próprio. O Covid-19 mostra que ele é uma mera abstração.     “Vai custar muito caro. Você está preocupado com…
28, março 2020

Força, força companheiro Vasco, perdão, companheiro Bessa

E, se Daniel Bessa viesse afirmar que “m tempos de crises como esta, em que as economias colapsam, mais do que de crédito (como as empresas), os Estados precisam de dinheiro. E servem-se dos bancos…
28, março 2020

Despedimentos na Petrogal

Os trabalhadores da Petrogal recordam que, «no período 2008/2019, o Grupo teve 4.198 milhões de euros de lucros líquidos e distribuiu aos accionistas 3.227 milhões de euros». Trabalhadores da Petrogal têm realizado várias acções de…
28, março 2020

COVID- 19 – Oportunistas, canibais e promotores do pânico

Já cansa ouvir os dirigentes das Ordens dos Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e do SIM (Sindicato Independente dos Médicos) na batalha política contra as autoridades de saúde e no ataque ao Governo, sem se oferecerem para…
28, março 2020

Advogados reclamam apoios da Ordem e da Caixa de Previdência

A iniciativa Ordem na Ordem/Justiça na Justiça, alerta para o facto de os advogados, diferentemente dos trabalhadores independentes e por conta de outrem, não terem sido objecto de medidas de apoio. Marcha contra o regime…
28, março 2020

Coronavírus: 81 casos confirmados em Cascais

in Cascais

No relatório de hoje, da Direcção Geral da Saúde (DGS) foram confirmados mais 37 casos de COVID-19 no Concelho de Cascais, sendo o valor oficial neste momento de um total de 81 casos confirmados em…
28, março 2020

Coronavírus. Portugal regista 100 mortos e espera pico para final de maio

    Número de infetados no nosso país cresceu para 5170, anunciou a Direção-Geral de Saúde   A ministra da Saúde atirou para o final de maio o pico da pandemia de covid-19 em Portugal.…

Últimos posts

Itens com Pin
Atividades Recentes
Aqui ainda não existem atividades
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.
 

SSL Certificate
SSL Certificate