• Inicio
  • Partilha
  • Textos de reflexão teórica

Textos de reflexão teórica

teoria copy

Ideologia, socialismo e memória: notas sobre o anticomunismo de esquerda

Jones Manoel 25 Fev. 2021

A confusão entre a autocrítica e o anticomunismo liberal dentro de setores da esquerda brasileira e mundial não é apenas um erro teórico.

Por Jones Manoel | Revista Opera

"O comunismo soviético ameaça a educação", cartaz de propaganda anticomunista distribuído na Ásia no começo da década de 50.

Nos últimos anos, uma profusão de intelectuais lançaram obras imprescindíveis sobre a história do movimento comunista, traduzidas em dezenas de países. A escolha da derrota: as elites francesas na década de 1930, de Annie Lacroix Riz, O socialismo traído: por trás do colapso da União Soviética, de Roger Keeran e Thomas Kenny, e Vida cotidiana e terror na Rússia de Stálin: 1934-1941, de Robert Thurston, são alguns exemplos possíveis. Ainda assim, nenhuma dessas obras foi publicada no Brasil. 

Poderia citar vários outros exemplos de relevantes ensaios de uma corrente historiográfica e política dos últimos 30 anos, que busca repensar os consensos, mitos e...

Teoria, Socialismo



A alma do capital

Brasil24/7 15 Fev. 2021

Marx esteve perto de desenvolver uma teoria do inconsciente, do inconsciente do social

 

 

Por Paulo Silveira

(Publicado no site A Terra é Redonda)

Há pouco menos de um ano, ali pelos começos da pandemia, escrevi um texto teórico sobre este mesmo tema, que seria uma espécie de saideira. Uma leitora, sempre certeira, fez um curioso comentário, no qual comparava meu texto aos de um antigo filósofo razoavelmente reconhecido em certos círculos paulistas, especialmente da USP. Levei um baque, pois considero que os textos do tal filósofo destacam-se pela falta de clareza, justamente o que gostaria de ter evitado em meu pequeno ensaio.

 

Nele, examino preferencialmente textos de Althusser, Balibar, Derrida, Lukács e, claro, Marx. Esta “alma do capital” (I) foi publicada, ainda no 1º semestre do ano passado na revista Margem Esquerda com alguns pequenos cortes que visavam adequá-lo a um tamanho compatível com o requerido pela revista.[1]

Pois bem...

Teoria, Capital



Sobre Engels e A guerra camponesa na Alemanha

in 'Resistir.info' 20 Jan. 2021

por Prabhat Patnaik [*]

 No momento em que massas camponesas no país estão empenhadas numa luta corajosa para revogar as três infames leis do governo central e impuseram um cerco pacífico a Delhi, enfrentando chuvas e frio extremo, vale a pena recordar o estudo de Friedrich Engels sobre a guerra camponesa na Alemanha em 1525, também celebrada pelo seu destacado líder Thomas Muenzer. Tal recordação torna-se necessária por uma outra razão.

Entre muita gente há uma impressão de que apesar de a ideia de uma aliança operária-camponesa ter sido avançada por Lenine e retomada subsequentemente por Mao e outros revolucionários comunistas do terceiro mundo, tanto Marx como Engels haviam sido cépticos quanto ao papel potencial dos camponeses como aliados do proletariado na transição para o socialismo. A citação selectiva de observações esparsas de Marx, arrancadas do contexto, também contribuiu para a confirmação desta impressão.

Nesta matéria os anarquis...

Índia, Teoria



O 150º aniversário do nascimento de Rosa Luxemburgo: a Rosa Vermelha

in 'Resistir.info' 07 Mar. 2021

por Brinda Karat [*]

 O dia 5 de março de 2021 marca o 150º aniversário do nascimento de Rosa Luxemburgo. Luxemburgo, conhecida pelos seus camaradas como a Rosa Vermelha, foi uma brilhante teórica marxista, internacionalista, revolucionária e ativista nas lutas práticas da classe operária. Uma mulher de vontade indómita, a força e a coragem de Rosa lançou o medo nos corações cruéis dos exploradores. Era uma mulher que invadiu muitos redutos num mundo dominado pelos homens e cujo trabalho e exemplo se mantêm cem anos depois da sua morte brutal pelos traidores do movimento da classe operária, agentes das classes dirigentes.

Rosa Luxemburgo nasceu de pais polacos judeus, numa família da classe média na cidade polaca de Zamoœæ. Em jovem adoeceu gravemente e as marcas dessa doença, uma grave deformação da anca e da perna, condenaram-na a viver com dores físicas durante toda a vida. Mas a sua fragilidade física e as enfermidades físicas não perturbaram a sua enorme...

Teoria, Esquerdas



Lenine fez o melhor que pôde

Ladrões de Bicicletas (João Rodrigues) 27 Fev. 2021


Bem sei que Lenine tem as costas largas, sendo submetido a um nível de exigência ético-política que não se coloca aos internacionalistas liberais da mesma época, tantas vezes racistas e cúmplices do colonialismo, capitaneados por Woodrow Wilson e quejandos. E isto em contraste com alguém que inspirou, na teoria e na prática, tantos anti-colonialistas e anti-imperialistas, desiludidos com a circunscrição fundamentalmente europeia da ideia de autodeterminação nacional em 1919. Num dos seus sempre primorosos textos, o historiador Rui Bebiano denunciou: 
 
“Uma lógica [anti-americana] que continua a colocar dogmas e preconceitos à frente da realidade, definindo os EUA como inimigo principal de todos os projetos progressistas. Vale a pena recordar que, em ‘Imperialismo, estádio supremo do capitalismo’, de 1917, Lenine deu o mote a esta perpétua fixação da América como inimigo principal.” 
 
Quem ler o livro clássico de Lenine v...
Teoria

  • Criado em .
  • Visualizações: 1602
LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.