• Inicio
  • Artigos
  • Mundo
  • Carta revela possível envolvimento do FBI na morte de Malcolm X. Família exige reabertura do caso

Carta revela possível envolvimento do FBI na morte de Malcolm X. Família exige reabertura do caso

Escreva um comentário

Quase 56 anos depois de Malcolm X ter sido assassinado em Nova Iorque, advogados e membros da família do líder nacionalista negro e defensor dos direitos civis divulgaram novas provas que, afirmam, mostram que a polícia de Nova Iorque (NYPD) e o FBI terão estado envolvidos na sua morte.

 

De acordo com o jornal britânico The Guardian, numa carta revelada postumamente, um ex-agente infiltrado da Polícia de Nova Iorque alega ter sido pressionado por superiores a aliciar dois dos seguranças de Malcolm X a cometer crimes, alguns dias antes do seu assassinato, em 21 de fevereiro de 1965.

As detenções terão impedido os dois homens de gerir a segurança das portas do Audubon Ballroom, em Washington Heights, no dia do tiroteio que matou Malcolm X.

O antigo polícia, que queria que o seu depoimento se tornasse público apenas após a sua morte, afirma que a NYPD e o FBI mantiveram certos aspetos do caso em segredo.

A carta, escrita por Raymond Wood, foi autorizada para libertação póstuma por um primo e foi lida no sábado numa conferência de imprensa com a presença de três filhas de Malcolm X e membros da família de Wood. Não foram fornecidos detalhes sobre as circunstâncias e o momento da morte de Wood.

“Sob a direção dos meus manipuladores, disseram-me para encorajar líderes e membros de grupos de direitos civis a cometer atos criminosos”, lê-se na carta.

No ano passado, o assassinato foi o tema de um documentário de seis partes da Netflix, “Who Killed Malcolm X?”, que reviu questões antigas sobre se dois dos três homens condenados pelo crime eram inocentes. Em 2011, um detetive da NYPD envolvido no caso escreveu que  “a investigação foi malfeita”.

O documentário levou o procurador distrital de Manhattan, Cyrus Vance Jr, a rever as condenações no caso. Após a conferência de imprensa de sábado, o gabinete de Vance disse que a revisão foi “ativa e contínua”.

Numa declaração separada, o NYPD disse que “forneceu todos os registos disponíveis relevantes para o caso” a Vance e “continua empenhado em ajudar com esta revisão de qualquer forma”. O FBI não fez comentários.

Malcolm X foi baleado segundos depois de chegar a um púlpito para discursar. Dias antes, tinha dito a um entrevistador que acreditava que membros da Nação do Islão estavam a tentar matá-lo. A sua casa em Queens foi atacada uma semana antes de ser morto.

Malcolm X estava a ser vigiado pelo FBI na época.

Uma das suas filhas, Ilyasah Shabazz, disse na conferência de imprensa de sábado que viveu com décadas de incerteza. “Qualquer evidência que forneça uma maior compreensão da verdade por trás desta terrível tragédia deve ser investigada exaustivamente”, disse.

 
 

Ver a publicação original em 'ZAP.aeiou' na seguinte ligação:

https://zap.aeiou.pt/carta-revela-envolvimento-do-fbi-na-morte-de-malcolm-x-familia-382349

Artigos relacionados

EUA estiveram em 85 países em ações 'contraterrorismo' entre 2018 e 2020, revela estudo
EUA estiveram em 85 países em ações 'contraterrorismo' entre 2018 e 2020, revela estudo     © AP Photo / Darko Bandic Os EUA multiplicaram por dez suas bases militares ao redor do globo. Operações já causaram centenas de milhares de mortes e milhões de desabriga... 17 views Sat, 27 Feb 2021,
Informe da ONU sobre o impacto das sanções impostas à Venezuela
Informe da ONU sobre o impacto das sanções impostas à Venezuela O informe aponta "efeitos devastadores" das sanções contra a Venezuela, que incluem dificuldade de acesso a vacinas. Por CELAG | Tradução de Fernanda Rosa para a Revista Opera, com revisão de Rebeca Ávila (Foto: Adria... 17 views Tue, 23 Feb 2021,
Eu acuso
Eu acuso por Lúcia Gomes 16 Fevereiro, 2021 Ilustração de Renata Candeias Foi após ter visto J’accuse, de Roman Polanski, com Jean Dujardin e Louis Garrel sobre o infame caso Dreyfus, que, inevitavelmente ... 22 views Wed, 17 Feb 2021,
AS CRIMINOSAS "DEMOCRACIAS DE OPERETA"...
AS CRIMINOSAS "DEMOCRACIAS DE OPERETA"...   Martinho Júnior, Luanda 01- ... Ainda ressoam no Capitólio do Washington os sons da Praça Maidan no crepúsculo tempestuoso de Donald Trump!... ... Ainda subjaz entre névoas da memória o facto da República P... 18 views Sun, 14 Feb 2021,
O significado do primeiro discurso de Joe Biden sobre política externa
O significado do primeiro discurso de Joe Biden sobre política externa “Não há mais uma linha clara entre a política externa e interna. Cada ação que tomamos em nossa conduta no exterior, devemos levar em consideração as famílias americanas de trabalhadores.” 8 Fevereiro,... 16 views Mon, 08 Feb 2021,
EUA relatam maior número de casos diários de COVID-19, ultrapassando 400.000
EUA relatam maior número de casos diários de COVID-19, ultrapassando 400.000   Washington, 19 dez (Xinhua) - Os Estados Unidos relataram mais de 400.000 novos casos de COVID-19 em um único dia na sexta-feira, estabelecendo um sombrio novo recorde mundial enquanto o país está preparando ... 45 views Tue, 22 Dec 2020,

Crime, USA, Racismo

  • Criado em .
  • Visualizações: 9
Say something here...
Cancel
symbols left.
Log in with ( Sign Up ? )
or post as a guest
Loading comment... The comment will be refreshed after 00:00.

Be the first to comment.

LOGO4 vert01
A Plataforma Cascais - movimento cívico é um grupo aberto de cidadãos, autónomo de quaisquer interesses económicos, religiosos ou partidários.
Todas as publicações deste site refletem apenas as opiniões dos seus autores e não responsabilizam a PC-mc
exceto quando expressamente assinadas por esta.